Guia Sobre Memórias RAM

Local disponível para discutir sobre Processadores, Placas-Mãe e Memórias RAM.

Guia Sobre Memórias RAM

Em 01 Set 2010, 15:56

Uma das maiores dúvidas que se tem ao comprar um novo computador ou fazer uma atualização no atual é em relação às memórias. Além da quantidade de gigabytes, também temos que nos preocupar com o tipo de memória: DDR2 ou DDR3. Como as próprias denominações sugerem, o padrão mais recente é o DDR3, com uma frequência de operação e outros recursos sendo mais avançados que os das memórias DDR2.

Imagem

Informações básicas sobre DDR2 e DDR3

Assim como o antigo padrão DDR, o DDR2 está sumindo pouco a pouco do mercado, abrindo as portas para o DDR3 ser o padrão mais utilizado em computadores novos. Porém, existem plataformas que só será um gasto de dinheiro sem retorno no desempenho investir em DDR3. Veremos isso no decorrer do texto.

Uma das características inovadoras do DDR3 em em relação ao DDR2 (assim como ocorreu com o DDR e DDR2) é a diminuição no consumo de energia. A tensão de um pente de memória DDR2 é de 1.8 V, enquanto dos pentes DDR3, 1.5 V. Nos antigos DDR, a voltagem era 2.5 V.
Não que todas as memórias sigam essa marca (há pentes DDR3 com 1.65 V e 1.35 V, por exemplo), nem que as memórias apresentem um consumo tão significante quanto um processador, mas sim que o poder de overclock da memória também é melhor, permitindo que os pentes venham com maior frequência operacional em seu padrão.
Outro ponto forte é que o menor consumo se torna muito atrativo para fabricante de notebook, já que a bateria do equipamento pode durar mais tempo fora da tomada com equipamentos que consumam menos energia.

As memórias DDR3 trabalham com um buffer de 8 bits, ou seja, o dobro das memórias DDR2. Isso permite que os módulos de grande capacidade tenham uma latência reduzida, auxiliando ainda mais na melhora do desempenho.

Assim como as memórias DDR2, as DDR3 continuam com 240 pinos de contato. Mas, para evitar que sejam feitos encaixes incorretos (já que ambas as memórias são incompatíveis entre si), o sulco foi movido para o canto direito da memória, impossibilitando o encaixe de memórias DDR3 em soquetes para memórias DDR2 e vice-versa.

Imagem

Veja acima dois pentes de memória da Corsair, um DDR2 e abaixo um DDR3. Note a diferença nos pinos de contato.
Além disso, podemos diferenciar os dois pentes pelas etiquetas das memórias, o que impossibilita comprar "gato por lebre".

As memórias DDR2 são marcadas por PC2, sendo o 2 referindo-se ao padrão da memória, que é DDR2. Como podemos adivinhar, o mesmo ocorre com o DDR3, sendo marcado por alguns como PC3.


A questão da quantidade de memória

É muito importante saber que quantidade não significa desempenho, se tratando de memórias. Não adianta ter um Celeron com 16 GB de memória, o desempenho do PC será baixo e muito inferior a um Core 2 Duo com 4 GB, por exemplo.
Só que 1 GB é muito pouco para os padrões atuais. Precisamos saber equilibrar o necessário para cada tipo de usuário.
Um gamer pode ficar tranquilo com 4 GB. É muito difícil algum jogo que consiga ultrapassar essa quantia de memória.
Para algum usuário que somente utilize o PC para navegar na Internet, fazer planilhas no Excel e ouvir músicas, 2 GB é mais do que suficiente.
É comum vermos dúvidas em relação da escolha das memórias por quantidade versus padrão. Dúvidas como, "8 GB DDR2 800 MHz ou 4 GB DDR3 1.333 MHz?", são facilmente encontradas em fóruns sobre informática ao redor da Internet. É claro que o padrão DDR3 leva a melhor nesse caso, já que praticamente não há processos que utilizem mais de 4 GB, ficando os outros 4 GB sem uso algum.
Assim como nas placas de vídeo, quantidade de memória a partir de uma boa margem (4 GB), acaba sendo só gasto de dinheiro sem um desempenho significativo.


Clock X Latência

É sempre bom termos componentes equilibrados em computadores, desde processadores do mesmo nível que placas de vídeo para evitar uma possível perda de desempenho. O mesmo acontece com memórias, onde é sempre recomendado equilibrarmos o clock com a latência.

Uma explicação fácil e inteligente sobre latência foi escrita pelo nosso amigo Kaiser Tyamat e eu guardei para a minha vida inteira:
"Imaginemos dois caminhões andando a uma velocidade de 1333 km/h. O primeiro deve repetir seu percurso antes de chegar ao local pretendido 9 vezes, enquanto o segundo, deve fazer o mesmo, só que em menos vezes, 7 vezes. O segundo caminhão chega mais rápido, já que precisa repetir o caminho menos vezes.Imagine também que o segundo caminhão andasse a 1600 km/h, só que tivesse que repetir o caminho 8 vezes. Ele mesmo assim ainda seria mais rápido que o primeiro caminhão, pois além de repetir o caminho menos vezes, tem uma velocidade superior."
O mesmo ocorre com as memórias.

Vamos a uma tabela, onde temos os melhores valores de latência para determinado clock:

DDR2 667 MHz - CL 3/CL 4
DDR2 800 MHz - CL 4
DDR2 1066 MHz - CL 5
DDR3 1333 MHz - CL 6
DDR3 1600 MHz - CL 7
DDR3 1800 MHz - CL 8
DDR3 2000 MHZ - CL 9
Lembre-se que CL = Cas Latency.

Encontramos valores menores do que esses mostrados na tabela só em memórias preparadas exclusivamente para entusiastas e gamers.


Memórias em plataformas

Dependendo da plataforma escolhida, podemos pensar em memórias de padrão diferente. Abaixo exponho a minha opinião sobre as melhores memórias para os padrões mais usados atualmente.

Intel - soquete LGA 775
O soquete LGA 775 da Intel trabalha com processadores com FSB (front side bus), que de certa maneira, limita bastante o desempenho das memórias nesse sistema.
O dual-channel permite dobrar a taxa de transferência máxima teórica da memória, fazendo com que duas memórias de 800 MHz trabalhem como se fossem um pente de 1.600 MHz. Só que o FSB do processador mais potente do soquete 775 é de 1.600 MHz, um valor que, na teoria, gargalaria com um dual-channel de simples memórias de 1.066 MHz. Não teria vantagem alguma partir para DDR3 então, já que os processadores não trabalhariam na potência máxima da memória e o custo para essa plataforma é alto. Uma placa-mãe decente com suporte a duas placas de vídeo e memória DDR3 pode passar da faixa de 500 reais.
Com uma plataforma dessa, um dual-channel de memórias DDR2, totalizando 4 GB, é mais do que suficiente.

Intel - soquete LGA 1156
Nesse caso não há FSB nos processadores, e ainda por cima o controlador de memória não está mais nos chipsets, mas sim, nos próprios processadores. Como há um limite de memórias de até 1.65 V, atente para sua escolha. Uma memória com uma voltagem maior, pode simplesmente danificar o processador. Como ele trabalha com dual-channel, vale a mesma escolha que acima, só que com memórias DDR3, afinal, essa plataforma trabalha somente com DDR3.
Não se esqueça que um clock muito alto em uma memória exige um clock alto também no controlador de memória do processador, que também pode danificá-lo, além de aumentar consideravelmente a sua temperatura. Recomendo no máximo memórias de 1.600 MHz, para algum usuário caseiro que não deseja ter dor de cabeça com sua máquina.

Intel - soquete LGA 1366
Muito parecido com o sistema de seu irmão menor, a única diferença é que esse trabalha com triple-channel (alias, é a única plataforma que trabalha com triple-channel). É necessário três pentes de memória para o desempenho máximo ser atingido.
Os outros pontos, são iguais ao acima.

O lado verde da força: AMD - soquete AM2+
Somente suporta memórias DDR2. Com uma plataforma dessa, assim como com o LGA 775, um dual-channel de memórias DDR2, totalizando 4 GB, é mais do que suficiente.

AMD - soquete AM3
Esse somente suporta DDR3, com o diferencial de não ter limite de tensão. Pode-se usar memórias DDR3 de clock bem alto, só que seu controlador de memória não faz um uso muito interessante, não valendo a pena. Pegar 1.333 MHz em dual-channel, totalizando 4 GB, é o essencial para tirar o máximo de sua plataforma AMD.


E o desempenho?

Você pode ver o desempenho de memórias, assim como de outros componentes, em vários sites de reviews que temos pela Internet. É só digitar o modelo da memória correspondente e review na frente, como DDR3 1.600 MHz review no Google que você vai encontrar vários resultados.
Indico abaixo somente alguns reviews muito interessantes a respeito de memórias, que comparam alguns modelos diferentes.

DDR3 REVIEW , BENCHMARK , TECHNICAL INFORMATION AND DDR2 COMPARISON (XTrereviews)
DDR3-1333 Speed and Latency Shootout (Tom's Hardware)
Super Talent DDR3-1866 Review - DDR3 grows up? (NeoSeeker)
Corsair Dominator 6GB 1866 MHz DDR3 review (Guru3D)


Conclusão

Cada caso é um caso. Não tem como falarmos: as melhores são as DDR3 e pronto, pois há plataformas que não se encaixam bem com essa opção. Resta a você ver qual é o melhor modelo para seu caso e adquiri-lo sem peso na consciência.



E para você, qual é o melhor padrão de memórias atualmente?
Qual é a quantidade ideal para termos em um computador?


Tiago Computer,
20/08/2010
Imagem

Re: Guia Sobre Memórias RAM

Em 02 Set 2010, 00:24

Acho que o melhor padrão seria a ddr3, pelo que você disse, o consumo menor de energia (o que deve evitar de queimar, eu acho)!

Como a nova geração usa o pc para fins de internet, photoshop pra modificar suas fotos do orkut e tal, com certeza vou apoiar a tua idéia de que 2gb é mais do que suficiente! :mrgreen:

Muito boa matéria thiago! Continue iluminando nós (pelo menos eu :lol: ) leigos em hardware com sua sabedoria!
Ainda vou bombardear o fórum com perguntas pra você, vai ver só! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:



Parabéns!
Imagem

Forte Abraço e Sucesso!
E se quiser add: [email protected]

Re: Guia Sobre Memórias RAM

Em 02 Set 2010, 01:08

Cara, parabéns, belíssima matéria, eu sei de tudo q está aí, pois tbm spu técnico em hardware, mas não tenho a paciência pra escrever tudo isso.

Com certeza vai ajudar muito leigos no assunto, principalmente aqueles que compram PC com 4Gb de Ram pra ficar no orkut jogando mini fazenda. :geek:

Parabéns, e continue assim.

Abraços.

Re: Guia Sobre Memórias RAM

Em 02 Set 2010, 13:29

Obrigado pelos comentário pessoal!

Tenho mais alguns artigos, quando der eu copio mais alguns para vocês.
Imagem

Re: Guia Sobre Memórias RAM

Em 02 Set 2010, 15:55

Blz thiago! Enquanto mais artigos, mais você nos enriquecerá com conhecimentos! ;)
Imagem

Forte Abraço e Sucesso!
E se quiser add: [email protected]

Re: Guia Sobre Memórias RAM

Em 02 Set 2010, 17:07

Caramba, o Tiago manja d+......queria ter 1% do conhecimento dele...kkkkkkkkkkk
Imagem
Imagem
MEU NOVO E-MAIL E SKYPE: [email protected]

Re: Guia Sobre Memórias RAM

Em 04 Set 2010, 16:27

SirArucard escreveu:Blz thiago! Enquanto mais artigos, mais você nos enriquecerá com conhecimentos! ;)
:lol:
EdnaldoTrajano escreveu:Caramba, o Tiago manja d+......queria ter 1% do conhecimento dele...kkkkkkkkkkk
:roll:

Não sei tanto assim não gente... é um conhecimento muito básico e elementar.
Imagem

Re: Guia Sobre Memórias RAM

Em 04 Set 2010, 19:43

Você pode não saber muito, mas consegue ensinar a nóis que não sabemos nada aquilo que você sabe! Isso é uma atitude louvável! ;)
Imagem

Forte Abraço e Sucesso!
E se quiser add: [email protected]

Re: Guia Sobre Memórias RAM

Em 04 Set 2010, 21:57

SirArucard escreveu:Você pode não saber muito, mas consegue ensinar a nóis que não sabemos nada aquilo que você sabe! Isso é uma atitude louvável! ;)
Então tá bom.

É isso que eu queria ouvir ler.
Imagem

Re: Guia Sobre Memórias RAM

Em 05 Set 2010, 15:43

Todo conhecimento sempre é bem vindo.

Tiago, agora temos que arrastar o Kaiser pra cá. Já pensou vocês dois juntos aqui?
A galera vai à loucuuuuura!
Core i5 2500 | 8 GB HyperX 1600 MHz | GTX 1050 2GB

Re: Guia Sobre Memórias RAM

Em 05 Set 2010, 15:47

hahaha.. se ele vir vocês não precisam mais de mim..
Imagem

Re: Guia Sobre Memórias RAM

Em 06 Set 2010, 16:44

Que nada, 2 é melhor do que 1! :lol:
Imagem

Forte Abraço e Sucesso!
E se quiser add: [email protected]

Re: Guia Sobre Memórias RAM

Em 10 Jan 2011, 01:10

realmente ddr3 esta melhor, mas como o tiago explicou, depende do processador, entao no caso dos gamers,no minimo 4gb ddr2 e win 7 ultimate x86 e uma placa d video 9400 em diante...


mas ja no meu caso se eu tivesse condiçoes dava um up no meu pc...
to com um phenom ii x4(am3), numa placa mae am2+ (ddr2) em dual channel (4gb), gts250 512mb e win 7 ultimate x64,
pelo q ja deu pra perceber q e uma "bagunça" d configuraçao, cpu am3 com ddr2 e amd(cpu) com nvidia(gpu)...
mas eu to pesando em colokar uma placa mae am3 e 8gb d memoria so pro win 7 x64 fikar mais leve, compensar a falta d video e elevar o desempenho do meu phenom...
"Fez besteira, comeu poeira." LF26
PC: Phenom ii x4 945 @3.0, Zogis Nvidia GTS250 512mb, Gigabyte M68MT-S2P v3.0, Kingston 4Gb DDR3 1333, Wisecase 500W, Volante Leadership Gamer Twin Turbo, Joystick PS2 Smart, Receptor Wirelles Xbox360.
Som do PC: H-Buster 8300BT, 2 Cornetas Premium 50W rms, 1 Subwoofer Hinor Road 12" 300W rms, 1 Woofer 10" 150W rms, Amplificador Sony LBT-A495.

Re: Guia Sobre Memórias RAM

Em 11 Jan 2011, 12:37

Essa maior quantidade de memória não vai mudar quase nada... Você nunca vai usar 8 GB em um PC de jogos.
No lugar desses 8 GB eu pegaria um cooler para processador e faria um overclock.
Imagem


Voltar para “CPU / Placa-Mãe / RAM”

Ir para

Quem está online


Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante