Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar
6.0
Análise de The Amazing Spider-Man 2 de GameHall

The Amazing Spider-Man 2



"O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro" estreiou nos cinemas do Brasil em 2 de maio, mas o game inspirado no filme já está disponível desde o dia 29 de abril. O jogo, desenvolvido pela Beenox, mostra uma história paralela ao filme e promete um sistema maior de habilidades e upgrades, além de uma progressão com maior liberdade, em relação ao título anterior.

O super-herói, um dos mais adorados por crianças e fãs de quadrinhos, ganhou bons jogos no passado como "Spider-Man": Shattered Dimensions", "Spider-Man: Edge of Time" e "The Amazing Spider-Man", todos também produzidos pela Beenox. Mas será que a empresa conseguiu manter o alto nível de qualidade? Sim e não. Continue nos acompanhando e veja os pontos que gostamos, ou não, do jogo.

Fãs dos quadrinhos vão apreciar

O jogo possui uma narrativa que deve agradar aos fãs do aracnídeo, com algumas influências dos filmes e mais ainda dos quadrinhos. Dois anos se passaram desde a morte de Tio Ben e Peter Parker continua na caça do seu assassino, como o espetacular Homem-Aranha. A medida que o jogo avança, novos perigos e super-vilões surgem, deixando a vida do herói ainda mais complicada. Para quem acompanha o personagem nos quadrinhos, vai gostar de saber que temos presenças ilustres que não aparecem nos filmes, como Shocker, a Gata Negra, Kraven, Carnificina e o Rei do Crime, além dos Electro e Duende Verde, que estão no longa-metragem.

A história é bem amarrada e une todos os vilões de forma bem eficaz, como numa grande saga nos quadrinhos. Um dos pontos fortes do jogo é o de ter as missões principais bem variadas, com objetivos como derrotar capangas, desativar equipamentos, tirar fotografias, chegar em determinados lugares e infiltrar-se sorrateiramente em bases inimigas - e nesse último o seu sentido de aranha funciona como um excelente radar para detectar a presença de inimigos ou objetos importantes, bastante similar ao modo detetive da série "Batman".


Imagem

Herói ou ameaça em uma grande cidade para explorar

Outro fator que se destaca é a cidade muito bem construída, com vários tipos de prédios, carros e pessoas andando em uma Nova York colorida, viva e bonita. O Aranha possui uma série de movimentos e acrobacias ao balançar entre os arranha-céus que são um espetáculo na tela da TV, passando uma experiência muito emocionante e divertida.

A cidade possui várias missões paralelas – como capturar bandidos, tirar fotos, salvar reféns, perseguir carros em fuga – usadas para o sistema "herói ou ameaça", que classifica o jogador de acordo com as suas ações: impeça crimes e veja sua popularidade aumentar; deixe os criminosos à solta e veja J.J. Jameson massacrar com a sua reputação e ser considerado uma ameaça à cidade. Isso garante uma boa longevidade para o game após terminar a campanha principal, além de ter vários colecionáveis para os jogadores que gostam de caçar tesouros, como uniformes especiais, revistas em quadrinhos e até estatuetas, disponíveis na loja de quadrinhos de Stan Lee, criador do personagem – e com dublagem do próprio.


Imagem

Não tão espetacular assim

O jogo possui um sistema de evolução, em que o jogador vai ganhando pontos de experiência que podem ser usados para melhorar o sistema de combate, o lançamento de teias e os uniformes utilizados, deixando o personagem mais forte e ágil. Mas de forma geral, a mecânica de combate ficou simplista, não necessitando grandes estratégias ou comandos complexos para derrotar os inimigos – basta dar porrada e se esquivar de vez em quando. E se a coisa ficar preta (o que é raro acontecer), é possível usar a teia nos ferimentos para recuperar energia.

E já que começamos, vamos falar dos outros pontos negativos: o principal deles é o de ser muito parecido com o jogo antecessor, "The Amazing Spider-Man", de 2012. A Beenox pegou toda a estrutura original e a usou de novo, aumentando as áreas, deixando cenários mais bonitos, adicionando algumas pequenas novidades, mas no fim o que temos aqui é um grande "deja vu". É verdade que o sistema de teias e de se balançar está mais fluído do que antes, usando os dois analógicos como os braços direito e esquerdo – ao usar os dois ao mesmo tempo é possível lançar o Aranha como um míssil em grande velocidade no ar. Temos também o sistema de moralidade e a possibilidade de se jogar pela primeira vez como Peter Parker (seu alter eg0 é uma parte importante na mitologia do Homem-Aranha), fazendo missões investigativas, o que é até bastante interessante e cheio de potencial, mas que infelizmente teve um resultado final superficial. No geral, o nível de criatividade e originalidade ficaram abaixo do esperado, com ideias boas que podiam ter sido melhor aproveitadas.


Imagem

Apesar de apresentar uma cidade com um belo visual, o jogo não possui gráficos que impressionem, especialmente para os novos consoles. Os visuais de áreas fechadas, como o interior de prédios, bases e laboratórios inimigos são genéricos e sem inspiração, mas ao menos oferecem pontos estratégicos para se usar os poderes do Aranha, especialmente no modo furtivo, que está mais arrojado do que antes.O destaque fica para o design do Aranha, com uma movimentação de corpo bastante fluída e realista, com várias animações diferentes para as acrobacias mirabolantes do personagem. Tanto se balançando no ar como combatendo inimigos, o herói se destaca elegantemente na tela. Por outro lado, sua contraparte Peter Parker se apresenta de maneira estranha, pouco lembrando o ator Andrew Garfield nos novos filmes e sua namorada, a bela Gwen Stacy, um dos elementos de maior destaque dos longas, foi completamente ignorada neste jogo.

Já os inimigos seguem um estilo basicão e repetitivo, como capangas com visuais parecidos ao longo de todo o jogo. Ao menos os chefões possuem um visual mais elaborado, porém as batalhas contra eles não exigem muita estratégia. Além disso há alguns bugs como o personagem atravessando paredes, parando no meio do ar e em algumas cutscenes podemos perceber falta de sincronia no som com as imagens. Sem falar que as vezes durante as animações de diálogos, o Cabeça de Teia fica se remexendo enquanto fala, como se estivesse apertado para ir ao banheiro. A impressão que dá é que o jogo foi feito as pressas para coincidir com o lançamento do filme. Quem sabe se estivesse livre de amarras cinematográficas, o resultado final fosse bem melhor.


Imagem

Conclusão: "The Amazing Spider-Man 2? não é um jogo que impressiona visualmente ou que tenha mecânicas inovadoras, mas se você for fã do personagem, certamente vai gostar dele. Possui uma história bem amarrada com vários personagens e missões variadas que o tornam bastante divertido. Balançar entre os prédios está mais emocionante do que nunca e se você teve uma boa experiência com o jogo anterior, há boas chances de apreciar esse aqui também, já que não passa de uma versão melhorada. Mas não espere um game no nível de qualidade de um "Batman: Arkham City".

Pontos Positivos

  1. Narrativa vai agradar aos fãs do herói
  2. Design do Aranha se apresenta muito bem na tela
  3. Balançar no prédios é bem divertido
  4. Missões variadas
  5. Modo furtivo ficou mais arrojado
  6. Sistema de moralidade foi uma novidade bem-vinda


Pontos Negativos

  1. Gráficos podiam ser mais bonitos, especialmente nos novos consoles
  2. Apesar das melhorias, possui a mesma estrutura do jogo anterior
  3. Sistema de combate poderia ser mais complexo
  4. Jogabilidade como Peter Parker é muito superficial
  5. Cadê a Gwen Stacy?
  6. Bugs visuais e falta de sincronia no áudio em alguns momentos

Fonte: Gamehall/Uol

7 Comentários

07 Mai, 2014 - 16:35

3583 Views

6.0

Como você avalia o The Amazing Spider-Man 2?

0
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Escrever Análise

Comentários

evillion 05 Jun, 2014 10:44 0

Melhor Jogo do Aranha pra mim foi o ULTIMATE SPIDER MAN!!!

juniorfla 07 Mai, 2014 22:46 -1

Pior q esse jogo só o filme mesmo.

Dinizap9 07 Mai, 2014 18:58 1

Gostei do jogo anterior, não era bom, mas era divertido (o que um jogo tem que ser). Apesar desse estar melhor em varias aspectos, ele perdeu algum brilho. No 1 eu adorava me balançar pela cidade, nesse já não tem tanta graça...e as sidemissions são tão chatas quanto sair para jogar boliche no GTA IV, vc meio que é obrigado a faze-las se não quiser que sua moralidade baixe...O sistema de combate também poderia ser muito mais bem explorado, ele não passa de apertar "X" sem parar...

amarosuper 07 Mai, 2014 18:36 -1

so falta a tradução pra fica melhor ainda

will-gamer 07 Mai, 2014 18:09 -1

A única coisa que me decepcionou mesmo neste jogo foi só os bugs tirando isso foi bom viver o aranha neste segundo jogo.

El23 07 Mai, 2014 17:46 1

Marromeno...achei bem curto o game, nem precisa de estrategia pra derrotar os bosses, deveria pegar o esquema dos bosses do Web of Shadows.

Sobre a moralidade, deveriam trabalhar mais, no WoS tem uns lances de agir bem ou mal e que modificavam a historia...

tixeunem 07 Mai, 2014 16:56 1

Gostei do jogo anterior e continuo neste.
Algumas coisas realmente podiam ser melhores. Exemplo, caso um assalto qualquer que apareça na cidade seja ignorado, pontos negativos na popularidade são adicionados, o que é bem chato, no anterior eles eram estaticos e poderiam ser ignorados no momento para serem solucionados depois, caso desejado. O nível para cada skin não me agradou, isso é chato porque desestimula a troca de roupa sempre que possível, pois o nível de uma que ainda não foi utilizada é bem inferior a que estiver utilizando, desanima.