Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar
8.0
Análise de Alien: Isolation de BaixakiJogos

Alien: Isolation - O silêncio vale ouro



Antes das cenas de ação com fuzileiros espaciais, da colônia carcerária decadente e de uma ressurreição indigesta, a série "Alien" era um perfeito exemplo cinematográfico de uma boa história de terror espacial.

Há décadas, jogos licenciados da franquia são lançados no mercado, falhando miseravelmente em captar o espírito que nasceu com a saga. Bom, é aí que entra a ideia diferencial da desenvolvedora britânica The Creative Assembly: por que não voltar às raízes do primeiro filme e fazer em um game aquilo que deu tão certo em 1979?

Por isso, abandone tudo que você sabe sobre conflitos entre xenomorfos e outras raças alienígenas de penteado afro ou mesmo o conforto de exterminar os cabeçudos usando armas gigantes: nós estamos aqui para falar de Alien: Isolation, uma angustiante experiência de survival horror.

O legado Ripley

Na trama, Amanda Ripley, filha da protagonista Ellen Ripley, há anos tenta descobrir o paradeiro de sua mãe — que está em sono criogênico no espaço e passará mais algumas décadas assim. Ao aproveitar uma oportunidade que poderia dar um final feliz à sua busca, ela acaba se envolvendo em um acidente que a prende na gigantesca estação espacial Sevastopol.

Depois disso, é questão de tempo até que ela descubra que o lugar caótico e semiabandonado está sendo aterrorizado por uma criatura assassina.

Alien: Isolation não é um game restrito apenas aos fãs que conhecem os filmes, mas são eles que, sem dúvida, mais aproveitarão a experiência. Nunca um jogo da franquia foi tão competente ao criar uma atmosfera que remetesse aos filmes e trouxesse tantos elementos familiares.

Imagem

Fan service visual

Os androides bons e maus, os aliados traidores, a IA que compromete a segurança dos humanos, o Space Jockey... Está tudo lá. Sem mencionar o design deslumbrante de cenários, que reproduz com perfeição os mesmos conceitos visuais da nave Nostromo de "Alien: o Oitavo Passageiro" — muita tecnologia analógica e cheia de botões brilhantes que reflete o típico "futuro" imaginado em ficções científicas dos anos 70.

Isolation é rico em detalhes. É impressionante a quantidade de objetos presentes nos cenários e o cuidado que a desenvolvedora teve com a iluminação. Luzes baixas, luzes falhando, cabos em curto circuito, fogo.... E névoa. A saudosa névoa que funciona como charme tão característico dessa mitologia e que aparece tanto como vapor nas naves, quanto nos ninhos dos xenomorfos.

Imagem

Mas se artisticamente o visual é praticamente impecável, em aspectos técnicos ele não sai tão ileso assim. Há frequentes problemas com colisão de elementos na tela, queda de quadros durante as cutscenes e NPCs com animações tão inexpressivas que parecem bonecos de ventríloquo. Não é nada que arruíne a beleza do game, mas é estranho que um projeto tão polido em conceitos tenha uma execução gráfica tão carente de lapidação.

Alien, no singular

Alien: Isolation — pelo menos em boa parte da campanha — é uma constante perseguição de gato e rato. E, exceto por desenhos animados, o que ratos fazem quando estão sendo caçados por seu predador? Exatamente, se escondem.

É preciso entender que Isolation é diferente em tudo em relação a Colonial Marines. Isolation é inspirado em "Alien, o Oitavo Passageiro", de Ridley Scott, um terror espacial. Colonial Marines é derivado de "Aliens, O Resgate", de James Cameron, um filme de ação.

Aqui, você não mata o alien. Exceto pelo lança-chamas, que pode afastar o monstro por alguns segundos, armas são inúteis contra ele. O núcleo deste jogo é a sobrevivência do mais fraco, por isso o silêncio e sua capacidade de ser furtivo são suas melhores chances de não ser morto pelo monstro invencível — proposta que, por algumas horas, é executada de forma brilhante.

Imagem

No espaço, ninguém pode reclamar da sonoplastia

Alien: Isolation é muito competente ao construir um ambiente de medo e ansiedade nos primeiros estágios de sua trajetória. O enredo se desenvolve de forma propositalmente lenta, conduzindo com maestria os picos de tensão e medo a cada nova porta que se abre.

Em uma campanha em que o silêncio é vital para o gameplay, a composição sonora ganha muito mais destaque. Por sorte, Isolation conta com um dos melhores designs de som já executados em um video game.

Além de efeitos sonoros precisos, a tensão musical funciona de forma dinâmica, reproduzindo de forma orgânica alguns trechos remasterizados da trilha do filme original — algo que acontece de acordo com a sua proximidade em relação ao alien. Isso contribui dramaticamente para a criação da atmosfera de aflição que a história pede.

Imagem

Não estava no roteiro

O xenomorfo é a coisa mais interessante e ao mesmo tempo a mais frustrante em Alien: Isolation. Interessante porque, além de vermos esteticamente a melhor versão do alienígena já reconstituída nos games, a performance da criatura é incrivelmente dinâmica e imprevisível.

A parte frustrante é que ela é imprevisível demais. Goste ou não, a inteligência artificial dos inimigos precisam oferecer o mínimo de padrão de comportamento em games baseados em furtividade. Se a conduta do NPC é puramente aleatória, todo o fator estratégia vai por água abaixo.

Após algumas horas, você passa a ser importunado incansavelmente pelo bicho. Missão após missão, ele simplesmente não vai embora! O que devia ser o grande trunfo do game acaba se tornando com o tempo seu componente mais irritante, pois a presença do alien deixa de ser usada apenas em momentos-chave e passa a ser um elemento constante.

Imagem

Com isso, temos uma significativa quebra de intensidade na experiência e uma desconstrução daquela imersão incrível do início. Há algumas dezenas de sobreviventes espalhados na metrópole sideral e o monstro parece não desgrudar da sua cola por algum motivo pessoal, fazendo rondas em looping, como se tivesse perdido sua carteira na área onde você está e não se lembrasse de onde a colocou.

Arquitetura mal planejada

Para piorar, Isolation sofre com alguns problemas de level design. Se por um lado a Sevastopol é apresentada de forma detalhada e instigante, como uma Rapture espacial, algumas idas e vindas pedidas pelas missões não fazem sentido.

Os checkpoints manuais, por exemplo, não parecem seguir regra alguma quanto à distância que mantêm entre si. Alguns estão muito próximos, outros demoram dezenas de minutos para serem alcançados. E não se trata de progressão de dificuldade, tudo é muito aleatório, punindo o jogador um sem motivo aparente.

Imagem

Alien: Isolation faz com que você vá de ponta a ponta da estação para fazer algumas tarefas, mas não traz a sensação de recompensa com isso. Nem em evolução para a personagem e nem em termos de narrativa.

Horas de filler

Após certa altura na campanha, há uma trégua na perseguição do alienígena, deixando você finalmente respirar um pouco, mas também dando lugar a um tipo de jogo que é totalmente diferente daquele que você viu nas primeiras 5 ou 6 horas.

Daí pra frente, são dezenas de horas indo e vindo no mapa com o pretexto de ativar terminais e realizar tarefas supostamente decisivas. É uma eterna promessa de uma conclusão que nunca chega, de resoluções que nunca resolvem.

São eventos que, apesar de contribuírem para a história, dissolvem toda a boa paranoia que fez o game funcionar, em primeiro lugar. Pode parecer ridículo falar isso sobre um título single player, mas Isolation tem uma campanha que peca por ter sido esticada demais.

Imagem

E em meio a tantos lançamentos que recebem modos multiplayer desnecessários, este é um jogo que teria um enorme potencial para um multiplayer. Imagine várias pessoas, indefesas, presas em um mapa com o xenomorfo, tentando vencer ao ser o último a morrer. Creative Assembly, nós pedimos: faça os DLCs valerem a pena.

Sessão Nostalgia

Um dos poucos momentos interessantes após essa segunda metade da história cheia de eventos filler é a "ida" ao planeta LV-426, onde acontece a "concepção" das criaturas dos dois primeiros filmes e do prequel "Prometheus". Definitivamente, um dos estágios mais nostálgicos para os fãs e um dos pontos altos do game.

Aliás, falando em saudosismo, aqueles que fizeram a pré-compra do jogo tiveram acesso ao DLC Tripulação Descartável. Nesse modo extra, você volta à nave Nostromo e pode lidar com o alien controlando três personagens de "O Oitavo Passageiro", incluindo a própria Ellen Ripley.

O modo é de curta duração e é basicamente uma versão old schooldo modo Sobrevivente, mas foi uma bela cortesia da desenvolvedora trazer para o game não apenas os rostos dos atores que trabalharam no filme, mas também reunir todos eles depois de tantos anos para dublar suas próprias vozes.

Imagem

Por isso, fica nossa recomendação: se você tiver domínio da língua inglesa, mude o idioma de sua plataforma e jogue o game com a dublagem original. A versão brasileira, além de ter uma dublagem fraquíssima, apresenta problemas sérios de sincronia labial e de volume de som. Um erro técnico desastrado e indesculpável tornou a voz de Amanda Ripley quase inaudível durante todo o gameplay.

No fim das contas...

Alien: Isolation é um respeitável capítulo da mitologia dos xenomorfos. Um título que consegue brincar com as emoções do jogador por várias horas através de uma competente condução inicial da história e de uma coordenação de efeitos sonoros absolutamente fantástica. Possivelmente, uma das melhores adaptações já feitas de um filme de cinema para um video game e sem dúvida a melhor homenagem que a série Alien já ganhou em um jogo eletrônico.

O game sofre com algumas falhas técnicas, mas elas seriam perdoáveis se a campanha, que começa tão promissora, não se tornasse uma enrolação interminável e se depois de um tempo seu antagonista-chave não passasse a ser usado de forma banal.

Alien: Isolation é a meia jarra de um delicioso suco que teve meio litro de água adicionado para "render mais", estragando aquilo que já era quase perfeito. São excessos que acabam desconstruindo a atmosfera imersiva tão bem desenvolvida nas primeiras horas e que impedem que este seja o jogo definitivo da franquia Alien.

Alien: Isolation foi cedido pela Microsoft para a realização desta análise

Fonte: Baixakijogos

12 Comentários

15 Out, 2014 - 22:49

2737 Views

8.0

Como você avalia o Alien: Isolation?

0
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Escrever Análise

Comentários

agent008 19 Out, 2014 12:56 1

Comprei e não me arrependi!

Rafaelramos 16 Out, 2014 22:13 0

concordo com a review, não é um jogo de terror e chega ser enjoativo voltar um lado para o outro forçadamente para alongar o game. mas não deixa de ter uma boa IA, um bom suspense um ótimo jogo liso e leve..nota 8.0 pelo gameplay e profundidade que teve ao encarnar o filme..

leopositivo 16 Out, 2014 14:57 2

chinobistar

Cara aonde vc viu eu falar da nota no meu comentário? Eu me referi unica e exclusivamente a ***** que eles falaram sobre IA do game que muito boa. Antes de vir falar ***** leia o comentário com atenção. E GOW pra mim vai ser e sempre será jogo de esmagar botão mesmo na maior dificuldade.

jack5000br 16 Out, 2014 13:44 0

eu particularmente gostei do alien trilogy e alien ressurreiçao

chinobistar 16 Out, 2014 13:18 -1

leopositivo

A nota final do jogo é 8. Quanto é bom o suficiente pra você? 10? Vocês têm que se desacostumar a querer dar nota alta pra tudo quanto é jogo. Nota acima de 9 são só uns 3 ou 4 jogos por ano que devem ganhar. Nota 10 é algo entre 4 e 5 por geração. Neste ano, até agora, inclusive, não há nenhum jogo que mereça nota igual ou superior a 9. E quanto a esmagar botões, quero ver você zerar God of War na dificuldade mais elevada.

sainttioago 16 Out, 2014 12:31 -4

Gostei ótimo analise de profissionais os caras são críticos e não amadores que sai dando 10 a tudo que é games odiei esse Alien o bicho parece que veio de Kripyton é inume a tudo brota do nada ti matando toda hora que tiver sem da chances nenhuma e o pior é volta tudo de novo pôs o sistema de salve é horrível o unico medo que tive é de ser morto toda hora e de volta tudo de novo tive a secação de esta jogando Splinter Cell aquelas missões a onde não pode ser visto.

rafapascoa 16 Out, 2014 12:30 2

analise de site amador, fazer oq...

leopositivo 16 Out, 2014 09:59 3

A pior análise já feita, nunca li tanta besteira. Uma das melhores IA que eu já vi num game e o cara vem falar que o jogo se torna frustrante por que não se tem um padrão de IA? Como assim!!! É justamente isso que nós queremos, ser surpreendidos a todo momento, nem que morramos 1000 vezes, queremos uma IA que jogue como nós jogaríamos.

"Háaaa, mais aí vai vai ficar muito difícil né!!!"

Então vai jogar GOW, ou outro jogo qualquer de esmagar botões e não perca o seu tempo fazendo uma analise de ***** dessa!!! Affff

SERGIO_372 16 Out, 2014 09:18 0

To pensando em comprar no natal.

Pacatoo 16 Out, 2014 00:16 1

Gente o pouco que joguei é bom o jogo, passa realmente aquela apreensão do filme , vc tem que filar ligado todo tempo olhando os barulhos , andando com cautela bem bacana vale a pena sim!

senhorwg 15 Out, 2014 23:44 1

Não vejo a hora d jogar esse game.

spaizer 15 Out, 2014 23:38 5

esse ai vai pro meu Top 1 Revelação do Ano, um jogo que eu não tinha mt expectativa e se provou um fodedosão jogo de horror survivor. (Terror de sobrevivência mesmo, e não sobrevivência no terror.) XD