Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar
10
Análise de Toren de Tribo Gamer

Toren: A garota, a torre e o dragão



Jogar Toren, um jogo de aventura em terceira pessoa com uma atmosfera ligada ao fantástico e inspirações em jogos como Ico e Shadow of Colossus. Jogar Toren foi uma experienca imensamente prazerosa e certamente uma das melhores experiências em games que já tive dado o nível de excelência artística, deste jogo, poucas vezes vista em forma de video game.

Inicialmente é necessário frisar que é possível sim perceber que o estúdio de Toren, o SwordTales segue as pegadas de Fumito Ueda, Jenova Chen e até dado ponto Shigeru Miyamoto. Mas não se engane! Embora seja um sucessor espiritual a altura o jogo não é Ico, não é Journey e não é Shadow of Colossus.

Toren é um jogo brilhante em si mesmo tendo vida e luz própria e em diversos pontos pareceu-me superior as suas inspirações constituindo-se em um jogo independente a altura da nova geração de games.


Imagem

A narrativa do jogo é uma atração a parte. Construída em forma de belo poema, misteriosa, intrincada e bem pensada, com fortes inspirações na Cabala e em mitologias ainda mais antigas Toren nos trás a sensação não apenas de jogar, mas de viver a história da garotinha que cresce no entorno da arvore, no interior da torre.

A protagonista, Moonchild, é uma atração a parte. Embora o jogo mostre que há um cavaleiro está vindo salva-la, ela não senta e espera. É uma personagem forte e cheia de personalidade que sozinha explora e desvenda os mistérios da torre, bem como das múltiplas dimensões, baseadas na arvore da vida cabalistica, que a cercam e enfrentam um terrivel mago-dragão o derradeiro vilão do jogo.

Os gráficos do jogo são lindissimos, coisa rara de se ver em jogos independentes. É visível o esforço e o cuidado empregado nos modelos, texturas, efeitos e iluminação do jogo. Tudo pensado e construido de forma impecável, com um perfeccionismo incomum que constroi um estilo próprio que dá personalidade ao jogo, entre o cartoon e o realismo.

E por último uma trilha sonora absolutamente fantástica arremata os gráficos, a historia e o gameplay numa apresentação incrível, um momento, até agora, singular na atual geração de games.

Mas ao contrário de ICO e Journey esse jogo não é apenas uma experiência contemplativa. Há sim o componente contemplativo e o centro ainda é contar uma história, uma garotinha rumo a idade adulta. Mas não há tranquilidade e o game está longe de ser um passeio pelo parque.

A mecânica é bem construída e bastante fluida. O jogo é marcado por desafios, e neste ponto ele parece muito mais ágil do que os jogos que aparentemente o inspiraram. Você deve se sentir na pele da protagonista e não apenas assisti-la e o estúdio obteve enorme sucesso em contar uma história e colocar desafios frente ao jogador e principalmente sem quebras de gameplay.

As cutscenes existem mas elas acrescentam ao gameplay e a mecanica é provavelmente o grande astro do jogo e isso é muita coisa considerando que é um jogo é uma fantástica experiencia sensorial.


Imagem

O game é marcado por uma diversidade de ambientes e desafios, tanto nas áreas internas e externas da torre que dá nome ao jogo quanto nas múltiplas dimensões que cercam o crescimento da protagonista.

Prepare-se para saltar, correr, se esconder ou enfrentar um terrível dragão, escapar de seu bafo petrificante ou da ventania causada pelas suas asas, resolver puzzles, escapar de territórios áquaticos ou gelados… Bem, não vou contar muito mais sobre isso para não estragar as surpresas do jogo.


Imagem

Quantas horas de jogo? Muitas, mas diante de uma obra prima você sempre sente que não é suficiente. Sempre vai querer mais e mais e claro, aguardar por uma continuação.

Gráficos: 10

Música: 10

Gameplay: 10

História: 10

Nota geral: 10

Fonte: Tribogamer

17 Comentários

12 Mai, 2015 - 14:43

2450 Views

10

Como você avalia o Toren?

0
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Escrever Análise

Comentários

saulo_002 23 Mai, 2015 23:21 1

Acabei de zerar
Ponto para jogo por ser brasileiro
porem mal acabado, jogo muito rápido virei em 4 hora, são 20,00 que foram jogados fora.
o Chroma squad é muito melhor.

joacill 14 Mai, 2015 14:39 -4

nota 10 por fazer uma historia maneira . e o game esta muito bonito

francisbrands 14 Mai, 2015 13:16 1

Nota 10 das criticas? WTF?!? Eu não estou julgante, pois nem joguei, mas achei estranho. Eu confio mais e critica de usuário, mas fiquei interessado agora.

andersonzero 13 Mai, 2015 10:30 -4

O jogo é **** mesmo, tem q valorizar, se fosse o mesmo jogo feio por uma das suas grandes empresas favoritas iam estar pagando maior pau! Deixem de ser idiotas seus haters e aprendam a valorizar um bom jogo sem preconceitos!

sophos_nsm 12 Mai, 2015 22:29 -4

mimimi mimimi mimimi mimimi mimimi mimimi mimimi

soqueroeu 12 Mai, 2015 21:47 5

Também não precisa exagerar né?
O game tem um monte de falhas técnicas e a narrativa é um pouco sem emoção.

starbearer77 12 Mai, 2015 21:11 1

só acho que o jogo não merece 10 em gráficos, algumas texturas são bem feinhas e mal animadas.

firefox 12 Mai, 2015 21:00 4

A opinião do so...alguma coisa não conta.

sophos_nsm 12 Mai, 2015 20:39 -7

media dos comentarios
a maioria que jogou acha que merecia 10, ou quase isso.
a maioria dos que não jogou ta ai falando de que não merecia.

vlw gente mas vou pelos que jogaram.

ddestroyer 12 Mai, 2015 18:40 -1

Eu já estou jogando e posso garantir que o jogo só não merece 10 por pequenos detalhes que não contam na jogatina, historia empolgante, realmente você vive a personagem e sempre fica curioso do que lhe espera lá na frente, uma obra prima, eu aposto nesse jogo de melhor indie do ano, goty! O jogo pode ter semelhanças de outros jogos, mas em diversos aspectos é muito inovador, me surpreendi, JOGUEM!!!

fabiobracinho 12 Mai, 2015 18:34 -3

joguei o game e vale dez esses caras que não entendem de um bom game, tem bom enredo e vicia joguem seus escrotos para depois falar rararararaar

Marlon018 12 Mai, 2015 17:51 10

GamingTrend - 80
Destructoid - 60
GameSpot - 50
Game Rant - 30


Metascore: 55

Bem distante do 10. Acho que exageram na nota, rsrs.