Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar
9.0
Análise de Project CARS de BaixakiJogos

Project CARS

Queira você ou não, o gênero de "corrida" no entretenimento eletrônico encontra-se hoje fortemente dividido. Enquanto em outras eras a busca do realismo parecia ser o único ânimo de desenvolvedores e entusiastas, a capacidade de recriar o automobilismo em ambientes virtuais acabou extrapolando em muito a paciência de alguns jogadores mais interessados em uma diversão rápida.

Entretanto, o espectro com limites opostos de "simulação" e "arcade" atualmente em vigor certamente admite cultos ecumênicos como os de Forza Horizon ou DriveClub — estrategicamente posicionados para conceder uma diversão rápida, mas sem se esquecer de cobrar boas doses de habilidade do jogador. Bem, esse com certeza não é o caso de Project CARS.

Imagem

Em vez disso, a criação da Slightly Mad Studios é abertamente uma ode ao automobilismo puro; à paixão nutrida por fanáticos por carros e por corridas — o tipo de jogador que se mete a calibrar os pneus, ajustar o tempo de frenagem, evitar alegremente a maior parte das assistências... E descer o sarrafo em qualquer um que se atreva a utilizar câmbio automático (vá lá, nós sabemos que você faz isso).

Embora não evite algumas derrapadas, Project CARS lança mão de uma quantidade absurda de detalhes gráficos e de ajustes mecânicos, os quais são acompanhados por uma jogabilidade tão punitiva quanto realista — embora não seja tão carrasco a ponto de não contar com algumas opções para principiantes promissores e interessados.

Execução e recompensa

Mesmo com um bom periférico de volante, Project CARS não é exatamente um jogo fácil. Ou, pelo menos, não é um jogo que possa ser confundido com uma abordagem mais arcade. Não mesmo. Na verdade, para quem não tem muita prática ao volante, até manter o carro sobre a pista pode ser um belo desafio — "Este carro está andando sobre sabão?!" é um comentário bastante comum, principalmente quando se exclui a vantagem mecânica do controle de tração.

Imagem

Apesar disso, longe de ser uma instrutora de autoescola sádica, a Slightly Mad oferece diversas opções para não espantar os pilotos virtuais de primeira viagem. Logo no início, por exemplo, é possível escolher entre "Novato", "Amador" e "Profissional", determinando questões como a troca de marchas e a dificuldade dos pilotos controlados pela I. A. (inteligência artificial).

Mas há também as opções-padrão. Nestas se incluem a famosa linha de frenagem, o ("vergonhoso") câmbio automático e por aí vai. Entretanto, mesmo assim, o resultado ainda pode mandar gente para as fileiras de títulos mais desencanados, como Need for Speed, DriveClub, Forza Horizon 2 etc.

Modo Carreira

Embora não traga um modo de jogo exatamente original, Project CARS oferece uma abordagem suficientemente cuidadosa para entreter por bastante tempo. E isso a começar pelo Modo Carreira. Assim que você for contratado por alguma escuderia, haverá um calendário completo de treinos, testes classificatórios e corridas. Não quer perder tempo treinando em uma pista que já conhece bem? Sem problema.

Imagem

Afinal, qualquer compromisso pode ser apenas "simulado" — embora não participar de uma prova classificatória provavelmente vá fazê-lo largar na última posição.

E também não há qualquer restrição para iniciar a sua jornada em Project CARS; suas primeiras voltas tanto podem ser em um kart quanto em um carro de Fórmula 1. Independentemente da sua escolha, o nome do seu piloto ainda estampará manchetes de jornais hipotéticos, o que pode resultar em convites de escuderias maiores. Basta ficar atento à seção de emails e às novidades da "Rede de Pilotos".

Fidelidade nos mínimos detalhes

Project CARS é um jogo belíssimo. Desde os efeitos atmosféricos até as texturas das pistas e os mínimos detalhes dos mais de 70 carros disponíveis, tudo aqui deixa transparecer o trabalho cuidadoso da Slightly Mad — com certeza um dos jogos mais belos e realistas da atual geração.

Imagem

Mas talvez seja esse mesmo preciosismo que, no exagero de detalhes e no tratamento primoroso, tenha acabado por deixar algumas pontas soltas. Não é incomum, por exemplo, encontrar cenas panorâmicas que façam desaparecer o asfalto ou que transformem a neblina em uma espécie curiosa de navalha no horizonte. Ou, durante a largada, assistir ao asfalto desaparecer sob os pneus dos competidores. Nada muito gritante, é verdade. Mas, ainda assim, é difícil não torcer o nariz.

Nada de "motosserras" aqui

Os carros de Project CARS não são apenas bonitos. Na verdade, eles também soam muito bem. Diferente das "motosserras" encontradas em outros games de simulação, cada Renault, dada BMW, cada Lamborghini e cada McLaren soa incrivelmente convincente. De quebra, isso ainda confere uma sensação de velocidade notável, mesmo para um game de simulação.



Falhas mecânicas, pneus, combustível

Caso você queira realmente mergulhar no realismo oferecido pela Slightly Mad, uma das opções que com certeza não deveriam passar batido é a inclusão das "Falhas mecânicas".

Quer dizer, sendo o carro uma máquina, um objeto falível, é possível que ele simplesmente se recuse a funcionar ou "peça água" dependendo de quanto for puxado durante uma prova, não? Este redator, por exemplo, teve o motor de seu Renault Clio fundido alguns metros antes de cruzar a linha de chegada em primeiro lugar... Até pareceu coisa deliberada. (Ok, admito que forcei o carrinho um pouco mais do que o razoável durante a corrida).

Imagem

Além disso, também é possível complicar mais a própria vida (todo fã de simulação é também um masoquista, certo?) selecionando desgastes realistas dos pneus e consumo igualmente realista do combustível. Isso torna a coisa ainda mais interessante quando se lança mão de estratégias diferentes de pit stop — em que é possível determinar quanto combustível é adicionado, o que altera perceptivelmente a inércia do carro.

Falhas mecânicas involuntárias

É claro que boa parte das falhas mecânicas ocorridas durante as corridas é apenas a prova do trabalho rigoroso da Slightly Mad na recriação de provas reais. Entretanto, há falhas eventuais que são obviamente involuntárias.

Imagem

Pode acontecer, por exemplo, de o seu carro simplesmente não engrenar nenhuma marcha no momento da largada — ou de puxar marchas absurdamente, reduzindo da quarta para a primeira, por exemplo. Ou, também durante a largada, de você ver o "ponto morto" saltar diretamente para a segunda marcha, sem qualquer motivo.

Menus difíceis de acessar

Alguns menus de Project CARS têm seu acesso desnecessariamente dificultado, sobretudo durante as corridas. Para alterar configurações de controle, mudar o esquema de marchas (automático, manual e manual com embreagem) e efetuar diversas regulagens do carro, você precisará sair completamente do modo em que estiver, voltando para o menu inicial. Enfim, algo que certamente poderia ser corrigido, evitando muito transtorno e perda de tempo.

O computador é um competidor duro, mas justo

A inteligência artificial de Project CARS é bastante decente. Na maior parte dos casos, os pilotos controlados pelo computador sabem se portar de forma bastante realista — com agressividade, mas sem sair jogando tudo e todos para fora da pista. Além disso, o nível de habilidade dos seus competidores virtuais pode ser selecionado antes de qualquer corrida.

Danos nos carros

Imagem

O nível de dano causado nos carros de Project CARS é outro campo que pode ser ajustado de acordo com o gosto do freguês. Vai-se aqui de "nenhum dano" a "apenas danos cosméticos" e, finalmente, "danos totais". Em "danos totais", há o limite da experiência simulada do game, já que qualquer batida pode detonar o motor ou uma das suspensões, colocando você imediatamente para fora da corrida.

Embora a parte visual das batidas normalmente funcione adequadamente, nós cruzamos algumas vezes com danos nada menos do que sobrenaturais. Vez ou outra, é possível bater de frente com um carro e acabar com o porta-malas e com as portas amassadas.

Condições atmosféricas

Imagem

Project CARS não apenas permite que você escolha as condições meteorológicas de cada corrida como também dá a opção de prever alterações — começa com chuva, vai para neblina, termina com céu ensolarado e por aí vai. Seja qual for o caso, o resultado é um espetáculo gráfico de cair o queixo. Mesmo que, após uma chuva, a pista às vezes seque um pouco rápido demais.

HUD personalizável

Imagem

Prefere o velocímetro ao lado da tela? A representação do traçado ficaria melhor mais para cima? Ok, Project CARS respeita as suas preferências. Todos os elementos exibidos na tela podem ser arrastados para diversos pontos alternativos. E, se algo estiver simplesmente sobrando, basta excluir.

Uma proposta certeira

Das dezenas de opções de ajuste mecânico ao detalhamento gráfico e, daí, ao comportamento da inteligência artificial, fica claro que a Slightly Mad não imaginou Project CARS como um jogo para todos os gostos. Mesmo que seja possível "amaciar" um pouco a experiência com as várias assistências disponíveis, o resultado é um título que ainda pode ser bastante "agreste" para jogadores menos acostumados ao gênero.



Para os fãs de automobilismo, entretanto, é um prato cheio. É possível afinar e ajustar mesmo os menores detalhes, com uma exigência de habilidade que confere aquela valiosa sensação de "dever cumprido" após a conquista de uma pole position. Além disso, o calendário completo, com treinos, testes classificatórios e provas, expande ainda mais o realismo.

Sendo assim, se você é do tipo que reclama de jogos pouco convincentes e que gasta centenas de reais em um bom kit com volante e pedais... Então, meus parabéns. É bem provável que você tenha encontrado o seu jogo.

Fonte: Baixakijogos

11 Comentários

15 Mai, 2015 - 19:02

3189 Views

9.0

Como você avalia o Project CARS?

0
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Escrever Análise

Comentários

zoiao 16 Mai, 2015 15:14 0

#hagros: Tem isso também bem lembrado.

gustavomoraes 16 Mai, 2015 14:22 0

Ponto negativo: a desenvolvedora se vendeu pra NVIDIA
Pontos positivos: todo o resto

hagros 16 Mai, 2015 12:24 0

# zoiao: Também tem o fato dele ser melhor no PC pelo que dizem, aí a galera dos consoles deprecia o game.

vlasovas 16 Mai, 2015 12:19 0

Project cars antes do lançamento, eu nao o engolia muito, mas foi muito bem polido, nas opções vá em controle e configure, a sensibilidade das coisas vá testando e seja paciênte, o jogo fica muito gostoso de se jogar quando vc encontra sua afinação, vc consegue achar o ponto entre arcade e simulador, se fizer direito, não ha jogo pra bater ele mais, se corrigirem a AI o unico a arranhar a tinta do pCars é o Assetto, nenhum dos titulos citados abaixo tem capacidade pra isso, crianças esse é pro papai, as crianças podem ir brincando com os outros brinquedinhos

zoiao 16 Mai, 2015 11:02 0

#hagros quem que ta reclamando mais é o pessoal que joga simuladores por causa do forcefeedback ruim e a galera da AMD por causa do desenpenho.

DanielEvil 16 Mai, 2015 10:47 0

O game esta o Maximo, mais seria legal ter um Kit de Volante + Pedais
dai sim a imersão seria total, tem horas que o controle da umas mancadas uhauahuahuah , mais o game é perfeito.

slblopes1986 16 Mai, 2015 05:07 0

O jogo está muito bom! Os outros k não gostaram só falam ****a.

hagros 16 Mai, 2015 00:16 0

Não entendo porque tanto hate nesse game, to jogando no PS4 e curtindo bastante, como é bem diferente do Driveclub da pra jogar os dois de boa.

Edu220937 15 Mai, 2015 23:19 -9

Querem jogos bons de corrida então optem por games como forza horizon ,gran turismo e forza

fabiobracinho 15 Mai, 2015 22:50 0

chris você não entende nada de games de carro só ta falando ***** o game e bom seu escroto

chris kohls 15 Mai, 2015 21:18 -5

Sério? no meu pc rodei o Project Cars no ultra, e mesmo assim é uma porcaria de jogo, muito inferior aos concorentes!!!