Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar
10
Análise de South Park: The Stick of Truth de BaixakiJogos

South Park: The Stick of Truth; A busca pelo “graveto da verdade” não poderia ser mais divertida



Desde que chegou às telas de TV nos Estados Unidos, a série "South Park" se tornou um sucesso que ganhou fãs por onde passou. A animação estrelada pelos quatro garotinhos —Stan, Kyle, Cartman e Kenny — trazia temas controversos, tudo tratado com um humor politicamente incorreto e que caçoava de valores dos EUA.

A série chegou a ser adaptada para os games em alguns títulos que cobriam desde FPS, corridas de kart até programas de auditório com mini-games. Quando a THQ anunciou que, em parceria com a Obsidian, criaria um RPG de "South Park", muitas pessoas se animaram com a possibilidade.




As primeiras imagens do título indicavam uma paródia do gênero, cheia do humor escrachado da série de TV. Só que, com os problemas financeiros da THQ, o jogo acabou ficando em risco, principalmente após a empresa pedir falência.

Eis que surgiu a Ubisoft, pronta para comprar a licença do game, além de ajudar a terminá-lo e lançá-lo. Depois de meses de adiamentos e trailers que apenas deixavam os fãs dos garotinhos desbocados do Colorado mais ansiosos, South Park: The Stick of Truth finalmente está entre nós e é possível falar tranquilo que valeu a espera.

Tudo é mais épico visto pelos olhos de uma criança

Desde os primeiros momentos de jogo, é possível notar que South Park: The Stick of Truth é um grande episódio da série de TV em forma de game. No controle de um personagem completamente novo (sendo possível criá-lo do zero), você deve ajudar o Mago Cartman em uma épica jornada na recuperação e proteção do "Cajado da verdade".

Por se tratar de crianças brincando, as coisas são apresentadas de maneira muito mais séria do que realmente são. O grande reinado de Cartman é um castelo de papelão que fica no quintal do gordinho, as armaduras são roupas encontradas e modificadas de qualquer maneira por garotos de 8 anos. As magias nada mais são do que coisas nojentas, como o domínio do seu flato contra os inimigos.


Imagem

Como é possível notar somente com esses parágrafos, South Park: The Stick of Truth não puxa o freio na hora de aparecer nos games, contendo todo o tom ácido e sem noção pelo qual a série de animação se tornou famosa e influente.

Você deve escolher uma entre quatro classes para começar a batalhar. Como em qualquer RPG, você encontrará o cavaleiro, mestre no combate corpo a corpo, um ladrão, um mago e a classe "judeu", já que estamos falando de uma equipe liderada pelo canalhíssimo Eric Cartman.


Imagem

Sim, South Park: The Stick of Truth é politicamente incorreto até a raiz, e isso apenas deixa as coisas mais divertidas.

I'm going down to South Park gonna have myself a time

Se você já assistiu a algum episódio da animação South Park, sabe que ela se passa na cidade de mesmo nome, no estado do Colorado, nos Estados Unidos. Por ser uma "pacífica cidadezinha nas montanhas", ela não conseguiu crescer muito e, na teoria, nada deveria acontecer ali.

Em The Stick of Truth, você pode visitar toda a cidade (e sua meia dúzia de ruas), além de poder acessar casas e prédios que você conhece da TV. Apesar de não parecer um cenário grandioso para um jogo de RPG, a maneira como a Obsidian construiu o jogo faz com que ele pareça ser maior do que realmente é.


Imagem

Por estar no controle de crianças de 8 anos, tudo parece grandioso: uma travessia de duas quadras parece ser uma grande viagem, assim como qualquer evento se torna épico, por mais que seja algo mundano. Quem não se lembra de lugares ou acontecimentos da infância de uma maneira parecida, apenas para notar que as coisas são bem mais simples e menores quando vistos pelos olhos de um adulto?

South Park: The Stick of Truth consegue traduzir bem essa sensação, trabalhando com a limitação e usando-a ao seu favor.

Um RPG pra ninguém botar defeito

Só que você pode se perguntar se South Park: The Stick of Truth é realmente tão bom como jogo ou é apenas um grande fanservice para aqueles que acompanham a série há anos. Pois saiba que o game lançado pela Ubisoft é mais divertido que grande parte dos jogos do gênero que chegaram ao mercado nos últimos tempos.

O segredo do sucesso de The Stick of Truth é que ele não complica a vida do jogador e, mesmo assim, consegue ser desafiador na medida certa. Utilizando um esquema de combate por turnos bem similar ao utilizado em títulos como os RPGs estrelados pelo Mario, em que você pode aplicar um golpe mais forte nos inimigos ao apertar botões específicos no momento certo. Isso faz com que o game se torne mais dinâmico e emocionante.


Imagem

Além de poder criar sua estratégia no seu turno e esperar para saber o que o oponente fará, você deve ficar sempre atento, já que o seu sucesso no ataque e defesa depende da sua atenção.

Você é a estrela de um episódio da série

É de conhecimento geral que "South Park" não é a animação mais primorosa do mundo. Com muita irreverência, a série tornou a sua falta de qualidade visual em um estilo próprio, que conseguiu ser recriado com perfeição em The Stick of Truth.

Desde os primeiros momentos do game, você não sabe direito se está vendo uma cutscene ou está dentro do gameplay. Essa transição quase imperceptível é vital para o sucesso do jogo, já que ele consegue fazer com que você se sinta dentro da série de TV.


Imagem

Outro elemento que ajuda bastante nisso é a presença de personagens conhecidos da animação, todos com as mesmas vozes, graças ao time de dubladores (que inclui os criadores Trey Parker e Matt Stone), que trabalhou magnificamente no título.

Uma vantagem para os jogadores que não dominam muito a língua inglesa é que a Ubisoft traz o game com a opção de legendas em português. A melhor parte disso é que nenhum dos diálogos foi abrandado para o nosso público, traduzindo muito bem palavrões e expressões que fazem muito sentido ao público brasileiro.

Surpreendendo como poucos conseguiram

South Park: The Stick of Truth é um game que sempre mostrou um imenso potencial, mas os problemas com a THQ e os constantes adiamentos sempre deixaram fãs com um pé atrás em relação à qualidade do título.

Apesar de ser considerado um grande título, o game parece chegar de mansinho, sem o alarde que outros jogos recebem, o que provavelmente mostra por que ele consegue ser tão surpreendente.

Do primeiro minuto do game em diante, ele conseguiu cativar e, o mais importante, divertir como pouquíssimos títulos conseguem. Seja pela sensação de se estar estrelando um episódio da série de TV, pelo excelente e divertido esquema de combate por turnos, pelo humor completamente sem noção ou simplesmente por ele ser um jogo realmente bem-feito, South Park: The Stick of Truth é um jogo praticamente sem defeitos.


Imagem

Ele consegue entregar com excelência todos os pontos que se prontificou a oferecer, sem apresentar elementos que atrapalham o que deve ser considerado o mais importante em jogos: a sua diversão.

Não importa a classe que você escolha, se você prefere humanos a elfos, se consegue se importar com o Cajado da Verdade ou com o Mr Hankey, o Cocô do Natal. South Park: The Stick of Truth é o jogo ideal para quem quer se divertir como nunca.


Uma game que surpreende pela sua qualidade como RPG, adaptação e passatempo muito bem-humorado


Pontos positivos

  1. Gráficos idênticos ao da série de TV
  2. Humor escrachado e na medida
  3. Sistema de combate competente e divertido

Fonte: Bj

12 Comentários

04 Mar, 2014 - 18:57

3001 Views

10

Como você avalia o South Park: The Stick of Truth?

0
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Escrever Análise

Comentários

ARM33 05 Mar, 2014 13:04 0

Esse jogo é sensacional... muito f... mesmo ... não consigo parar de jogar...

guitar_speedy 05 Mar, 2014 12:37 0

denahi : eu disse a mesma coisa e parei de jogar quase 2 da madrugada ahuahua, muito bom, muito divertido e ainda mais pra quem assisti a serie

denahi 05 Mar, 2014 11:20 2

Depois que baixei e instalei o jogo eu disse "vou jogar uns 30 minutos para testar" acabei testando ele por quase 3 horas seguidas, é hilariante para quem curti o desenho e muito bom para quem gosta de rpg, vale muito a pena jogar.

luizzulato 05 Mar, 2014 04:38 0

spaizer | 05/03/2014 (01:07)
eu escolhi a classe do Guerreiro, o Judeu faz oq? É tipo um priest? E o Thief tem alguma skill de roubar itens secretos?

Cara escolhi thief ele apenas causa debuff nos inimigos(Sangramento,Vomito, E tipo uma barreira anti shield) O Roubo dele as vezes dropa taco de ressucitação e alguns itens, até agora não roubei arma e nem equipamento.

spaizer 05 Mar, 2014 01:07 0

eu escolhi a classe do Guerreiro, o Judeu faz oq? É tipo um priest? E o Thief tem alguma skill de roubar itens secretos?

ggfn22 04 Mar, 2014 23:49 0

so de olhar pensei que seria uma *****, mas quando eu joguei mano achei muito **** esse jogo *-*

henryanime 04 Mar, 2014 19:59 0

esse jogo ta perfeito não me arrependi em nada em te feito a compra na pré-venda,jogo sensacional

ash br 04 Mar, 2014 19:48 1

Esperando entrar em promoção na steam(pobre é **** XD).Não gosto de jogos de rpg por turno como pokemon e final fantasy,mas parece que esse te da ações para fazer enquanto os outros atacam.Espero não me decepcionar,sou fã do desenho(vejo geralmente quando vou dormir no CC) e espero entender todos as piadas e referências.

starbearer77 04 Mar, 2014 19:45 5

Sei que a galera leva muito a sério essas paradas da crítica especializada, mas seria muito engraçado se nessa próxima VGX o South Park ganhasse GOTY

MathielRei 04 Mar, 2014 19:23 0

Vou ser sincero : sou fã de South Park e eu não esperava muito desse jogo ,mas pelo visto ele é mt bom/ as pessoas gostaram , então vou dar uma chance para ele

JonatasReal0025 04 Mar, 2014 19:19 2

Puta que pariu, pra quem é fã da série esse jogo é um prato cheio!!Que jogo divertido, surpresa do ano até agora.

LHCM 04 Mar, 2014 19:11 2

Esse jogo é ****! Ele faz vc imergir no mundo de South Park de uma maneira incrível!