Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar
9.0
Análise de The Walking Dead - Season Two: A House Divided de Tribo Gamer

The Walking Dead: Season Two - A House Divided

"A House Divided" é um forte retorno de tudo aquilo que nos fez apaixonar pela obra episódica da Telltale. Um dos melhores episódios de toda a saga de Clementine.

Imagem

The Walking Dead é, sem dúvida, um dos universos fictícios mais badalados da atualidade. Com adaptações em praticamente todos os meios de entretenimento, a obra de Robert Kirkman encontrou na Telltale Games um estúdio capaz de produzir algo capaz de atrair para a marca um público que, de outra forma, poderia nunca mostrar grande interesse no seu mundo pós-apocalíptico. "A House Divided", segundo episódio da segunda temporada da série, tem todos os condimentos necessários para comprovar a frase anterior e, após o término das suas duas horas de duração, assume-se como um dos melhores que a série já nos proporcionou até ao momento.

Se vocês estão lendo esta análise, provavelmente já tiveram contato direto com alguns dos episódios e compreendem que todo o seu encanto está confinado à sua narrativa e personagens. Desta forma, não vou mencionar qualquer tipo de detalhe específico do enredo do episódio, limitando-me a referir que o segundo episódio começa logo após os eventos em que o seu antecessor terminou.

Dito isto, tal como a produtora nos tinha habituado com a primeira temporada, "A House Divided" não perde tempo em liberar emoções fortes. Qualquer que tenha sido a sua escolha no final do episódio anterior, decisão que afetará diretamente o início do capítulo seguinte, o jogador nunca ficará sentindo que perdeu algum momento importante devido ao caminho que optou por seguir. Agarrando o jogador pelo colarinho desde o começo, o novo episódio segue os passos do anterior e mostra-nos uma Clementine mais adulta e capaz. Não só se afirma como um dos elementos mais fortes do seu novo grupo, mas também não tem medo assumir uma postura de líder. Aliás, essa é uma das grandes conquistas deste capítulo. Pela primeira vez na série, o futuro do grupo será frequentemente colocado nas mãos da jovem garota, com todas as consequências que isso naturalmente acarreta.

A tensão é algo que está sempre associado a qualquer momento de The Walking Dead, seja durante o confronto com uma avalanche de zumbis ou simplesmente durante os diversos desentendimentos entre os membros do novo grupo de sobreviventes que nos foi apresentado no início da temporada, nunca existe um momento de pura distração ou diversão. O ambiente que rodeia os personagens é desolador e isso transmite-se constantemente através dos mesmos. No entanto, o mais recente episódio apresenta-nos novos personagens com uma visão diferente do mundo. Uma visão mais agradável e menos entristecedora que aquela que pauta a maioria do elenco. A inserção desta nova interpretação de como o mundo poderia ser diferente se os sobreviventes se comportassem de forma diferente, é feita de forma brilhante e acaba por ter um propósito bastante definido quando os créditos começarem a rolar.

Um dos principais problemas apontados à estreia da segunda temporada da série foi as poucas motivações que nos foram apresentadas para nos relacionarmos com os membros do novo grupo ou até mesmo para estabelecermos ligações emocionais com os mesmos. "A House Divided" rapidamente acaba com essa falha e faz um excelente trabalho em conseguir que cada um dos personagens secundários fique rapidamente preso no pensamento do jogo. Cada um dos sobreviventes terá direito aos seus momentos para forjarem uma relação com Clementine, e cabe a nós, o jogador, decidir como as queremos encarar. Uma coisa é certa, no final deste episódio, vocês saberão o nome de cada elemento do grupo e terão uma ideia bastante apreciável das suas motivações e personalidades. Ainda assim, continua sendo um pouco cedo para perceber se o novo grupo conseguirá ser tão memorável como o grupo liderado por Lee Everett na primeira temporada do jogo.




Se "All That Remains", primeiro episódio, nunca nos deu uma perceção completa do caminho que o arco narrativo da temporada seguirá, o novo capítulo trata de estabelecer isso logo no primeiro terço do episódio. Carver, homem que já havia sido mencionado na entrada anterior, é o centro de todas atenções durante "A House Divided" e acaba por assumir-se como o grande obstáculo que Clem e o seu grupo terão de ultrapassar. Felizmente, graças a um trabalho de voz simplesmente brilhante, Carver é o vilão que uma narrativa como a de The Walking Dead precisava. Um homem com uma voz profunda, extremamente calmo e que não precisa de grande alarido para provar aquilo que é capaz de fazer e o porquê de ser um líder tão temido.

Apesar de o enredo ter um caminho geral estabelecido, durante todo o episódio o jogador é confrontado com decisões ou momentos passados que nos obrigarão a enfrentar as suas consequências, sejam elas positivas ou negativas. Além disso, o novo capítulo é provavelmente aquele que possui as decisões mais difíceis de tomar e que resultarão em cenas totalmente diferentes, incentivando os jogadores a jogá-lo mais que uma vez. Uma vantagem de finalmente terem razões para se preocuparem com o futuro dos personagens secundários é o fato de a Telltale poder nos forçar a escolher alianças, mesmo que isso signifique ficarem em lados opostos a personagens com quem desenvolveram relações amistosas.

Embora o nosso papel durante o episódio passe maioritariamente por escolher entre várias opções de diálogo, "A House Divided" conta também com algumas sequências de puzzles bastante simples. Além disso, o segundo capítulo da nova temporada oferece igualmente algumas das seções de combate mais intensas de toda a série, em que sabendo que a produtora não tem medo de se desfazer de um personagem em meros segundos, o jogador fica constantemente com os nervos à flor da pele com medo de cometer o mais pequeno erro. Ainda assim, estes momentos servem o único propósito de acentuar o quanto Clementine cresceu, uma vez que o verdadeiro interesse está sempre fixado nos personagens e suas relações.

Em termos técnicos, o novo episódio permanece fiel à qualidade a que a Telltale nos habituou. O estilo visual que aproxima o título à forma de entretenimento em que a série se iniciou permanece imaculado e com uma enorme atenção ao detalhe. Jogar o episódio é como ler uma história quadrinho em que somos nós quem avançamos na história. Simples linhas no rosto das personagens são mais do que suficientes para percebermos rapidamente o que estão sentindo e quando estão prestes a explodir. No entanto, os problemas técnicos habituais continuam presentes, como o jogo "engasgar" durante diversas transições entre cenas. Já a trilha sonora prima pela sua suavidade, estando maioritariamente ausente durante o episódio, uma vez que é o som ambiente que ajuda a tornar credíveis todos os cenários pelos quais passamos. Por sua vez, e como já é habitual, o trabalho de voz continua soberbo, não sendo possível identificar um elo mais fraco em todo o elenco.


Imagem

The Walking Dead - A House Divided é um excelente episódio que deixa antever um resto de temporada bastante interessante. Nem mesmo os já habituais problemas técnicos impedem o segundo capítulo da nova temporada de se firmar como uma das entradas mais bem sucedidas de toda a série. Muitas dúvidas permanecem no ar, sobretudo em relação à capacidade do novo grupo poder superar o da primeira temporada, mas a Telltale Games provou mais uma vez toda a sua qualidade e entregou uma experiência obrigatória para qualquer jogador.

Pontos fortes

  1. Vilão que faz jus ao universo.
  2. Confere personalidade aos personagens secundários.
  3. Decisões com peso emocional.


Pontos fracos

  1. Problemas técnicos habituais.


Versão analisada: PC.

Via: VideoGamer Portugal

Fonte: Pt/Videogamer

12 Comentários

05 Mar, 2014 - 20:42

2440 Views

9.0

Como você avalia o The Walking Dead - Season Two: A House Divided?

0
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Escrever Análise

Comentários

rauniwolf 10 Mar, 2014 21:34 0

traduçao plz :-:

MatHil 09 Mar, 2014 14:00 1

vei, cade a tradução? pfv

juliocsrd 06 Mar, 2014 19:20 1

lança a tradução a é

chinobistar 06 Mar, 2014 17:32 0

escreveu:# Hunter of Games | 06/03/2014 (13:36)
alguém aqui não salvou o nick? quero saber o que acontece se salvar o velho em vez do nick...


O tio morre e o Nick fica vivo, independente de sua escolha.

Christian Johnny 06 Mar, 2014 15:17 0

Pow, eu salvei o nick porq o tio dele havia sido mordido!!

Hunter of Games 06 Mar, 2014 13:36 0

alguém aqui não salvou o nick? quero saber o que acontece se salvar o velho em vez do nick...

michelsk8manobra 05 Mar, 2014 21:57 0

goty 2014 caraiiii dificil
mais que é um jogao é

everton666 matador 05 Mar, 2014 21:40 1

esse jogo ta muito top melhor que o outro.
imagina quando a empresa lança o jogo Game of Thrones baseado no seriado e tambem o Borderlands ai sim voces vão fica malucos.

chinobistar 05 Mar, 2014 21:31 0

Nem sabia que já tinha saído. Baixando agora. Assim que o dinheiro colaborar, pego no Steam.

LHCM 05 Mar, 2014 21:17 0

Ero_Sennin

Se eu fosse vc eu aproveitava que está na promoção e comprava, o jogo tá muito ****! Eu vou comprar o meu amanhã :)

Ero_Sennin 05 Mar, 2014 21:12 0

Cara to me segurando pra não compra-lo, será que eu devo comprar? Deve está muito ****.

LHCM 05 Mar, 2014 20:59 5

Ponto forte do episodio:
http://imgur.com/PJKNnVn