Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Retro City Rampage é um presente de 20 mil dolares para o fãs, diz criador



Finalmente o jogo Retro City Rampage está chegando, depois de alguns longos anos de espera o jogo que foi confirmado lá em 2010 está chegando. Explicando o por que da demora o criador afirma que trazer esse jogo para o antigo serviço da Nintendo (o Wiiware) não foi um serviço fácil.

A Nintendo ouviu varias das queixas dos desenvolvedores indies e nesse novo console (WiiU) a empresa melhorou sua politica com os indies. Mas ele desenvolvendo um jogo para o Wii, ainda teve que lidar com os termos de serviço do Wii que colocavam freios nos desenvolvedores indies.

Segundo ele as politicas da Nintendo tinham as melhores das intenções, mas isso acabou tendo efeito nefasto sobre os desenvolvedores indies.

Ele cita mais especificamente dois exemplos. O primeiro era a exigência de um escritório com um certo tamanho minimo, para quem quisesse desenvolver jogos para o Wii. Ele afirma que a empresa de Retro City Rampage é nada mais que ele sozinho.

Como unica pessoa do estúdio ele poderia simplesmente fazer o jogo de casa, mas a exigência de um escritório drenou parte dos recursos da empresa - dinheiro que tinha guardado ao longo dos anos - e encareceu o processo de criação do jogo.

O segundo exemplo era a necessidade do jogo ter vendas minimas, ou seja vender uma certa quantidade de copias. Se o jogo não obtiver essa quantidade minima de jogos o estúdio de criação simplesmente não recebe nada pelo jogo.

Ele afirma que as medidas tinham as melhores das intenções. Ambas tinham como meta afastar os shovelwares (gíria utilizada para descrever jogos de baixíssima qualidade, ou seja lixo). Isso evitaria que a loja da Nintendo se tornasse uma AppStore/GooglePlay ou um novo Atari no pior sentido possível, onde uma quantidade absurda de jogos ruins prejudica o consumidor alem de acabar sufocando os poucos jogos de qualidade lançados no Android/Ipad (e Atari).

O grande problema segundo ele é que o serviço WiiWare não foi o sucesso que estava previsto. Embora houvesse milhões de consoles vendidos, poucos consumidores baixavam jogos.

Como resultado muitos jogos não venderam a cota minima e os developers não receberam um centavo por isso. Como maneira de cortar suas perdas muitos dos desenvolvedores que perceberam que não atingiria a cota minima cancelaram seus jogos para o serviço.

Ele no entanto tinha dado a palavra aos fãs no Wii, e não queria jogar sua palavra no lixo. Então mesmo com os custos do aluguel do escritório, dev-kits, classificação do jogo, além de vários outros custos ele resolveu ir em frente e cumprir o que prometeu: entregar o jogo na WiiWare.

Ele afirma que se decidisse não trazer o game para o Wii poderia ter economizado 20 mil dólares (isso sem contar o próprio salario). Mas resolveu ir em frente e dar isso aos fãs como um presente, um presente de 20 mil dolares.

Ele termina afirmando que está feliz de finalmente lançar o jogo e está de dedos cruzados para muitas pessoas comprarem o jogo para que atinja a cota minima de vendas em ao menos uma região e assim obter parte do dinheiro investido de volta.


Fonte: Nintendoeverything

Comentários

01 Mar, 2013 - 20:59

Comentários

nerdralls 15 Out, 2013 02:20 0

Infelizmente ou não, eu comprei esse jogo mas só agora, pra PC

sophos_nsm 01 Mar, 2013 21:00 1

faz dois anos que eu não compro nenhum jogo no wiiware.

mas esse cara merece meu respeito. vou comprar com gosto. precisamos de mais gente assim nessa industria.