Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Don't Starve: Um teste para sua resistência mental em forma de jogo

Depois de ter relativo sucesso com jogos como Shank e Mark of The Ninja, era de se prever que o próximo título do estúdio Klei Entertainment fosse seguir pela rota da ação. Porém, em Don't Starve, a empresa segue por um caminho totalmente diferente, apostando em um simulador de sobrevivência em um ambiente bizarro.



Sem muitas explicações, o game joga você em uma ilha aparentemente deserta e pede que você cumpra somente uma única missão: não morra de fome. Feito isso, você está livre para explorar todos os ambientes a seu redor, tarefa que deve ser feita de maneira cuidadosa — afinal, a noite está chegando acompanhada por terrores dignos de seus piores pesadelos.

Aprovado

Incentivo à exploração

Ao não fornecer ao jogador qualquer instrução de como lidar com o mundo ao seu redor, Don't Starve é um game que incentiva muito a exploração e a experimentação. Investigar todos os elementos dos cenários é essencial para sobreviver à aventura, já que é somente com o auxílio deles que você vai conseguir prosseguir em seus objetivos.



O game conta com um sistema de construção complexo, no qual cada recurso que você coleta desempenha um papel bastante importante. Para criar um machado, por exemplo, é preciso combinar gravetos com pequenos pedregulhos encontrados pelo chão — feito isso, é possível cortar árvores e, a partir de sua madeira, criar novos objetos.

A maneira como o sistema de evolução é construído faz com que o jogador queira continuar no mundo de Don't Starve para saber o que vem pela frente. Enquanto no começo é fácil se contentar com somente uma fogueira segura, logo você vai estar pesquisando o melhor lugar para construir uma casa ou métodos para ampliar a produção de sua pequena fazenda.

Perigos em cada esquina

O que diferencia o game da Klei Entertainment de títulos como Terraria ou Minecraft é o fato de que você se sente em perigo constante. Mesmo quando você se julga protegido, o jogo é capaz de apresentar uma criatura poderosa que pode forçá-lo a abandonar seu abrigo e tudo aquilo que foi acumulado até o momento — a única alternativa a isso sendo a morte de seu personagem.


Imagem

Essa sensação faz com que você tenha que planejar suas decisões com cuidado, já que o protagonista do game não é exatamente resistente. Com isso, até mesmo destruir uma colmeia se mostra algo perigoso, já que as abelhas em seu interior estão prontas para atacar qualquer inimigo.

A descoberta constante de novos elementos e perigos faz com que você tenha que repensar suas estratégias e objetivos de forma constante. Para construir sua casa, por exemplo, pode ser preciso antes investir no desenvolvimento de equipamentos que permitam destruir os monstros que rondam determinada região no período noturno.

Luta pela sanidade física e mental

Outra forma encontrada pela Klei Entertainment para fazer com que Don't Starve se tornasse uma experiência mais variada foi a adição de uma certa dose de realismo ao jogo. Prova disso é o fato de que, se você alimentar o protagonista sempre com a mesma comida, logo ele vai se enjoar dela — algo que resulta em um estômago menos cheio.


Imagem

Assim, enquanto pequenas amoras e algumas cenouras no começo são suficientes para que você sobreviva, logo será preciso procurar algo com uma quantidade de calorias mais substancial. Com isso, você será forçado a arriscar sua vida para derrotar bisões e outras criaturas capazes de recompensá-lo com um pedaço saboroso de carne.

Além de ter que gerenciar a fome a energia de seu personagem, também será preciso lidar com a insanidade causada pela falta de sono. Quanto mais tempo você permanece acordado, maiores as chances de começar a ver elementos que não correspondem à realidade — o que começa com algumas figuras piscando na tela logo se transforma em um mar de monstros que, apesar de frutos da fantasia, são capazes de causar danos reais.


Imagem

E são justamente os momentos em que é preciso repousar que trazem mais incerteza em Don't Starve. Além de o personagem controlado acordar com uma fome bastante acentuada, é preciso levar em conta o fato de que ele está totalmente desprotegido enquanto dorme, o que se mostra a oportunidade perfeita para que monstros realizem algum ataque.

Reprovado

Avanço lento

Um dos principais problemas de Don't Starve é o fato de que o game, ao menos em seus momentos inicias, possui um ritmo bastante lento. Com isso, ao criar um personagem novo (algo que você provavelmente vai ter que fazer várias vezes), não é incomum perder de uma a duas horas de jogo simplesmente criando equipamentos básicos.

Imagem

Mesmo que a cada morte (que tendem a ser várias) você reinicie a aventura com mais sabedoria, é difícil não ficar com a sensação de que o game progride em um ritmo bastante burocrático. Com isso, quem não tem paciência para perder horas coletando madeira ou minerando pedregulhos dificilmente vai se sentir estimulado em chegar aos estágios mais avançados do game.

Experiência frustrante

Caso você seja daqueles que acreditam que o único intuito de um jogo é divertir, melhor passar longe de Don't Starve. Apresentando um desafio inicial bastante alto, o game só tende a aumentar em dificuldade conforme você progride.


Imagem

Por mais que a sensação de conquista resultante de vencer algum desafio seja alta, ela nem sempre compensa o trabalho necessário para fazer isso. Somando ao fato de que seu personagem perde tudo o que coletou caso sua morte chegue, o novo trabalho da Klei Entertainment pode se provar uma experiência nada satisfatória para muitas pessoas.

Vale a pena?

Apresentando uma dose alta de desafio, Don't Starve é aquele tipo de game que ou você ama ou odeia com todas as forças. A seu favor, o game tem o fato de que sua estrutura incentiva a descoberta de novos elementos e a exploração de novos cenários, algo que ajuda a aventura a parecer sempre uma novidade.

Imagem

Por outro lado, a lentidão dos processos iniciais necessários para progredir e a dificuldade brutal fazem com que o game não seja adequado a todos os tipos de público. Talvez a característica que torne isso mais evidente é a falta completa de qualquer tipo de instrução, o que vai resultar em várias mortes acidentais até que você se habitue ao universo do título.

Caso você consiga lidar com os sacrifícios que Don't Starve exige para ser desfrutado inteiramente, o jogo se mostra uma experiência viciante. Mesmo morrendo várias vezes, não há muito que se iguale ao prazer de finalmente destravar determinado equipamento ou matar aquele monstro perigoso após horas de esforço.


Fonte: Baixakijogos

Comentários

02 Mai, 2013 - 17:48

Comentários

Priston31 03 Mai, 2013 23:05 2

O jogo é muito bom, ele é realmente pura sobrevivencia e exploração, no inicio o jogo é mt dificil pode chegar a ser chato se vc nao tiver paciencia mas depois q vc pega o jeito vc consegue sobreviver por dias ate chegar o inverno ai ferra tudo denovo kkk, mas eu recomendo o jogo, pra quem nao tem mt paciencia existe uma wikia do jogo q ajuda mt (http://dont-starve-game.wikia.com/). Não aprovo a pirataria mas eu acho q hj em dia é valido para testar o jogo e ver se gosta ou nao ja q tem mt porcaria no mercado, nao vou dar o link mas basta procurar Don't Starve no the pirate bay.

sophos_nsm 03 Mai, 2013 05:07 -2

bem depois de ler as opiniões decidi pela não compra do jogo. ao menos do preço atual. talves se lançarem num bundle um dia.

diegodiegui 03 Mai, 2013 01:24 1

Esse jogo e pura sobrevivência o.O
muito difícil mesmo
No começo achei que seria um jogo divertido e fácil mais PQP o joguin difícil vc fica meio perdido e desesperedado varias vezes kkk quando a sanidade cai ai que vira uma desgraça KKK
o jogo e muito legal mais se torna meio Irritante e decepcionante pq se vc morre Ja era tem que começar tudo denovo ¬¬'' isso estraga o jogo

sophos_nsm 02 Mai, 2013 22:56 0

quero comprar mas tou meio cabreiro de pagar e ser ruim. o preço ta salgado pra um indie

CadastrodeSite 02 Mai, 2013 22:26 1

O jogo é excelente, mas é do tipo estressante. Quando achar um trainer voltarei a jogar só pra ver como a historia acaba.

gustavoqueiroz 02 Mai, 2013 22:13 2

tem como baixar?

Marlon018 02 Mai, 2013 18:49 1

Legal. Não tinha me interessado no game, mas depois dessa análise vou comprá-lo.