Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Confira a evolução de PES desde sua primeira versão

A série Pro Evolution Soccer (PES) é um dos maiores nomes em jogos de futebol em todo o mundo. Com o crescimento em importância da franquia, a Konami obteve aos poucos competições, times e jogadores licenciados, o que colocou a série lado a lado com sua principal concorrente: Fifa, da Electronic Arts. Confira a evolução da franquia:



Os elementos característicos dos jogos de futebol da Konami, como o radar e os nomes dos jogadores na tela, foram apresentados no clássico International Superstar Soccer (Perfect Eleven no Japão), lançado para o Super Nintendo em 1994. De lá para cá a empresa aperfeiçoou jogabilidade, gráficos e sons, acompanhando a evolução natural do mercado de games.

Pro Evolution Soccer – PlayStation One / PlayStation 2


Imagem

Principais características:

  1. Chutes mais potentes
  2. Possibilidade de fazer gols por cobertura utilizando botão auxiliar
  3. Jogadores licenciados (pela primeira vez nos jogos da Konami)
  4. Presença de clubes (ainda fictícios)


O game chegou às prateleiras em 2001 trazendo um título mais focado em campeonatos de clubes, diferente dos anteriores (que contavam quase que exclusivamente com seleções). As equipes eram formadas por jogadores reais em equipes que traziam os nomes das cidades às quais pertencem como Londres para o Arsenal, Istambul/Galatasaray e até Buenos Aires/Boca Juniors e Rio de Janeiro/Vasco – que, junto com o Palestora/Palmeiras, representa o Brasil na edição.

Pro Evolution Soccer foi o nome dado pela Konami ao Winning Eleven 5, continuação da série já consagrada no Oriente e que nunca havia alcançado o mesmo sucesso do International Superstar Soccer no Ocidente. Este também foi o primeiro game de futebol da empresa lançado para o PlayStation 2.

Pro Evolution Soccer 2 – PlayStation One / PlayStation 2 / GameCube


Imagem

Principais características:

  1. Novo motor gráfico
  2. Modelos de jogadores e estádios ainda mais realistas


A segunda versão do game que é a cara do PlayStation 2 (ao menos nos países onde o futebol é popular) recebeu um novo motor gráfico, com acabamento digno dos consoles de 128 bits. Os estádios foram remodelados considerando detalhes como alambrado, cadeiras e ambientação em dia de jogo, com faixas, sinalizadores, bandeiras e uma torcida em pseudo-3D que se movimentava de maneira mais convincente.

Os modelos dos jogadores também foram redesenhados para ficarem mais realistas e detalhados, mantendo a movimentação fluida. Uma curiosidade é o nome que as equipes da América do Sul (não licenciadas) receberam: Pampas era o River Plate, Patagonia o Boca Juniors, Selvas representava o Vasco da Gama e Mato Grosso (?!) era o Palmeiras.

Pro Evolution Soccer 3 – PlayStation 2 / PC

Imagem

Principais características:

  1. Física da bola e comportamento da IA renovado
  2. Master League com quatro divisões
  3. Novo motor gráfico


Por ostentar o árbitro Pierluigi Collina (que apitou a final da Copa de 2002) na capa do jogo, era de se imaginar que a terceira edição do PES daria mais atenção à arbitragem. A inteligência artificial (IA) foi retrabalhada, o que permitia aos juízes virtuais reconhecerem situações de jogo como obstruir a trajetória da bola com a mão ou mesmo aplicar a lei da vantagem quando o time que sofreu a falta estiver em condições de gol.

A física da bola também foi MUITO melhorada, dando ao game cara de simulador de futebol, sendo necessárias jogadas elaboradas para criar chances de gol. Tudo isso contribuiu para uma jogabilidade mais complexa, complementada por gráficos ainda mais detalhados. Outra boa notícia foi o aumento da Master League, que passou a contar com quatro divisões (que reunia todos os clubes do jogo, independentemente do país).

Pro Evolution Soccer 4 – PlayStation 2 / PC / Xbox


Imagem

Principais características:

  1. Ligas licenciadas
  2. Jogadores da Master League podem se aposentar
  3. Modo de edição apurado
  4. Árbitro sempre presente durante as partidas
  5. Uniformes que se sujam conforme as condições do gramado
  6. Modo online


Com dez anos das séries famosas de futebol da Konami completados em 2004, a empresa teve uma das maiores conquistas: a inclusão das ligas licenciadas da Itália, Espanha e Holanda. Outra novidade é o árbitro, que antes só aparecia nas animações, incluso durante as partidas, correndo junto aos jogadores lance a lance.

A Master League do PES 4 tinha jogadores que evoluíam a cada rodada, atingido o pico da carreira e envelhecendo até a aposentadoria. O modo de edição também foi melhorado, formando a base detalhada de customização presente na série até hoje. Além disso, os uniformes se sujavam em partidas realizadas com o campo molhado, por exemplo. Mais uma adição importantíssima foi o modo para partidas online, que se mantém até hoje.

Pro Evolution Soccer 5 – PlayStation 2 / PC / Xbox / PSP


Imagem

Principais características:

  1. Rostos dos jogadores mais realistas
  2. Novas e detalhadas animações
  3. Inclusão do clima de neve


A preocupação estética de PES 5 fica visível em detalhes como o ar quente que saia da boca dos jogadores nos dias frios e os inúmeros detalhes que diferenciavam cada atleta, como o uso de calções térmicos, bandanas, munhequeiras, camisa para fora do calção, entre outros.

Os rostos dos jogadores, tanto reais quanto fictícios, ganharam traços e expressões convincentes. As partidas na neve, muito comuns a partir da Europa Central foram incluidas no game, mas sem que os flocos se acumulassem. Em campo, porém, os times ficaram mais retranqueiros, utilizando táticas defensivas de vitória, como a exploração constante do contra-ataque e o jogo pelas laterais.

Pro Evolution Soccer 6 – PlayStation 2 / PC / PSP / Xbox 360 / Nintendo DS


Imagem

Principais características:

  1. Novo motor gráfico (no Xbox 360)
  2. Modo de Eliminatórias da Copa
  3. Liga Francesa licenciada


A apresentação incrível do game anterior com uma jogabilidade aprimorada que privilegiava os diferentes estilos de jogo fizeram de PES 6 um dos lançamentos mais aclamados da série. A estreia da franquia no Xbox 360 também foi marcada por um novo motor gráfico, mas mantendo o alto padrão com a bola rolando, ainda que a versão tenha chegado sem vários recursos e modos.

Uma das adições mais marcantes da edição foi o International Challenge, que reproduzia as Eliminatórias para a Copa de 2006, com os métodos de disputa próximos à realidade, inclusive com a possibilidade de disputar a fase final na Alemanha. A inclusão da Liga Francesa foi outra grande novidade, já que a França é um dos países onde a série é mais vendida.

Pro Evolution Soccer 2008 – PS2 / PC / PSP / Xbox 360 / Nintendo DS / PS3/Wii


Imagem

Principais características:

  1. Novo motor gráfico (Xbox 360 e PS3)
  2. IA com capacidade de aprender as táticas do jogador
  3. Novo modo de controle (Wii)


Com o lançamento do PlayStation 3, PES 2008 foi completamente concebido para a nova geração. O jogo trouxe modelos e partidas mais realistas, e uma ambientação que dava mais realismo às partidas. Até o Wii ganhou uma versão diferenciada, que fazia uso dos controles de movimento do console, sendo preciso apontar a direção dos passes e chutes.

Uma adição que afetou todas as versões do jogo foi o Teamvision, um novo sistema que dava à inteligência artificial a capacidade de aprender o estilo de cada jogador, tentando criar jogadas para anular as tentativas de quem estava com o controle.

Pro Evolution Soccer 2009 – PS2 / PC / PSP / Xbox 360 / Nintendo DS / PS3/Wii/Móvel


Imagem

Principais características:

  1. Modo "Become a Legend"
  2. Inclusão da Liga dos Campeões da UEFA oficial


Com o surgimento do modo "Be a Pro" da série Fifa, a Konami incluiu em PES 2009 o modo "Become a Legend", que consiste exatamente na mesma premissa: criar um jogador e controlá-lo desde as categorias de base até o sucesso internacional. Melhorias também foram implementadas para tornar o controle de bola mais realista, permitindo jogadas mais elaboradas ao estilo de Messi ou Cristiano Ronaldo.

Esta também foi a primeira edição a incluir a Liga dos Campeões da UFEA de forma oficial, com todos os patrocinadores, vinhetas e formatos de disputa do maior torneio de futebol do mundo. Infelizmente o título contou com a ausência de licença de vários clubes espanhóis e da liga italiana.

Pro Evolution Soccer 2010 – PS2 / PC / PSP / Xbox 360 / Nintendo DS / PS3/Wii/Móvel




Principais características:

  1. Inclusão da Liga Europa da UEFA
  2. Master League renovada
  3. Inclusão de cartas de habilidade


A ascensão do concorrente Fifa fez a Konami correr para acrescentar novidades em PES 2010 capazes não só de segurar os antigos fãs, como de trazer novos adeptos. O primeiro acréscimo foi a Liga Europa da UEFA (antiga Copa da UEFA), fazendo do jogo o único com as licenças das duas principais competições da Europa.

A Master League também foi reformulada, passando a contar com as duas competições no calendário, o que trouxe mais realismo. Além disso, o modo também incluiu preceitos típicos dos jogos estilo manager, como utilização de moedas reais e a importância de construir história e reputação das equipes.

Em campo, as grandes novidades foram as cartas de habilidades, que definem o estilo de jogo de cada jogador. Assim, o atleta que possuir a carta "Covering" sempre vai cobrir os espaços em campo deixado pelos companheiros, ou o goleiro com a carta "Penalty Saver", que se torna um verdadeiro pegador de pênaltis.

Pro Evolution Soccer 2011 – PS2 / PC / PSP / Xbox 360 / Nintendo DS / PS3/Wii/Móvel




Principais características:

  1. Completamente em português do Brasil
  2. Inclusão da Copa Libertadores da América
  3. Modo de criação de estádios
  4. Inclusão da Master League online


Em PES 2011 as atenções da Konami também se viraram para um público extremamente apaixonado por futebol, mas que nunca teve a devida atenção nos jogos: os sul-americanos. Foi incluida a Copa Libertadores, com todas as equipes participantes e todo aparato visual da competição. A versão brasileira do game também contou, pela primeira vez, com menus e narração em português, feita pela dupla Sílvio Luiz e Mauro Beting.

Outra novidade foi o modo de criação de estádios que, ainda que limitado, permitiu o desenvolvimento de templos virtuais do futebol. A inclusão da Master League online foi extremamente comemorada pelos fãs, que permitiu a competição contra outros jogadores reais, com recursos iguais aos presentes no modo offline, como compra e venda de jogadores e melhoria de habilidades.

Pro Evolution Soccer 2012 – PS2 / PC / PSP / Xbox 360 / Nintendo DS / PS3/Wii/Móvel




Principais características:

  1. Controle de jogadores sem bola
  2. Melhorias na inteligência artificial dos árbitros
  3. Novas animações


A possibilidade de controlar companheiros de time sem a bola durante os ataques já existia há algum tempo na série Fifa, mas a Konami incluiu o recurso somente no PES 2012. O título chegou com outras novidades dentro de campo, como o aprimoramento dos árbitros.

Um dos grandes defeitos da edição anterior, o excesso de impedimentos, também foi corrigido, com a IA evitando posições de impedimento e fugindo da chamada "linha burra", que consiste no avanço coordenado da zaga para colocar o jogador adversário além da linha da bola. Novas animações também figuraram no jogo, com a torcida mais realista e aparições dos técnicos e aquecimento dos reservas.

Pro Evolution Soccer 2013 – PS2 / PC / PSP / Xbox 360 / Nintendo DS / PS3/ Móvel




Principais características:

  1. Inclusão do Campeonato Brasileiro


A última versão lançada da série, PES 2013, também é uma das mais fracas em termos de novidades. Para os brasileiros, o grande chamativo é a inclusão de todos os times e jogadores do Campeonato Brasileiro de 2012. Ainda assim, os times vieram com estatísticas semelhantes às equipes fictícias do jogo, sendo os piores do game. Mesmo o Corinthians, campeão do mundo em 2012, é fraco até se comparado com equipes menores que disputam a Liga Europa da UEFA.

A falta de novidades e polimento teria feito PES perder terreno para a série Fifa mesmo nos lugares onde costumava ser líder, como Espanha e França. Resta a esperança aos fãs da série de que a Konami retome a briga na próxima edição, PES 2014, com a qualidade já conhecida.


Fonte: Techtudo

Comentários

26 Mai, 2013 - 16:58

Comentários

xXMMMMXx 27 Mai, 2013 11:48 1

Também eu a partir do PES 11 deixei o jogo está muito mau mesmo e joguei desde 2004, ou se não o Fifa é que melhorou bastante. Espero que o PES faça de novo um grande jogo que os 3 últimos em certos pormenores está uma miséria mesmo

Ewertonh 27 Mai, 2013 10:12 1

Winning Eleven e no oriente no ocidente é PES ate hoje lé é Winning Eleven.

spaizer 27 Mai, 2013 00:34 1

mas antes ainda levava o nome: Pro Evolution Soccer:Winning Eleven." no caso do ISSC não levava PES no nome

jrhardcore 26 Mai, 2013 17:36 3

Mas a contagem ai é quando tinha mudado de nome mesmo, pois se for ver, havia antes também o "International Super Star Soccer". Forte Bombaa!!! kkkk

spaizer 26 Mai, 2013 17:21 3

na vdd o PES se inicia no Winning Eleven,falta uns jogos ae

jrhardcore 26 Mai, 2013 17:05 1

Ohh louco, estou velho mesmo kk. Já joguei todos eles, mas desde o PES 2011 eu só jogo FIFA agora, pra mim o futebol mais real que já joguei.