Utorrent ou Bitcomet: qual é o melhor, mais rápido e seguro?

Geral > SoftwarePor: Rael_MK em 27 Mai, 2013 - 21:56
O uTorrent e BitComet estão entre os programas mais populares para baixar torrents. Mas, com duas opções poderosa como eles, como decidir qual deles usar? O TechTudo preparou uma comparação entre os softwares para mostrar qual é o melhor e o mais seguro e, assim, ajudar aqueles que estiverem indecisos para escolher a aplicação ideal.

Imagem

uTorrent

O uTorrent é um cliente BitTorrent leve e eficiente. Em pouco tempo tornou-se popular entre os usuários que baixam arquivos torrents em todo o mundo. Ele dispõe de alguns recursos que não são encontrados em boa parte dos outros clientes do gênero, como a priorização de banda, agendamento, leitor de RSS e muitos mais.

BitComet

O BitComet é um aplicativo que possui uma ampla gama de recursos para gerenciar seus torrents. Ele é um cliente de download rápido e fácil de usar. O software suporta downloads simultâneos, redes DHT (trackerless), fila de download, cache de disco, limites de velocidade e diversos outros recursos.

Plataformas

No quesito compatibilidade com sistemas operacionais, o BitComet é praticamente massacrado pelo uTorrent. Ele conta apenas com versoes para Windows. O consolo para os usuários é que ele cobre praticamente todas as edições da plataforma, com edições Windows Vista/7/8 de 32bit e 64bit, tendo também versões de 32bit para o Windows XP/2003/2000.

Disponível para os sistemas operacionais Windows, Mac, Linux e Android, o uTorrent sai na frente do BitComet e com isso permite que seus usuários não fiquem limitados a uma única plataforma, podendo usá-lo nos principais sistemas da atualidade.

Imagem
uTorrent possui versões para Windows, Mac Linux e Android
(Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)


Interface

A interface é uma fator importante em qualquer programa, porém, em clientes de BitTorrent ela não pode ser simples nem complicada demais, o que cria um grande desafio para os desenvolvedores. O BitComet tem um visual composto de ícones chamativos e uma infinidade de opções que lhe dão mais controle sobre seus downloads. Sua interface não é uma das mais bem feitas no aspecto visual.

O aplicativo possui muitos botões e links espalhados, especialmente na barra de tarefas. Por causa disso ele não é tão fácil ou prático de se navegar. Estamos falando do ponto de vista de um usuário que não está muito acostumado a baixar arquivos por meio de compartilhamento P2P.

Imagem
Interface do BitComet (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)


Já o uTorrent tem uma interface mais limpa e todas as suas funcionalidades estão dispostas de forma prática e intuitiva. Ao abrir o programa, o usuário já visualiza os principais menus na parte superior, bem como os campos de busca, botões para gerenciamento de download e dois tipos de visualização.

Além disso, o desenho do programa é altamente customizável, sendo possível personalizar os itens que serão exibidos ou utilizar a ocultação de recursos. Desta forma, o usuário pode identificar as funções que mais usa e organizá-las de acordo com a suas preferências e utilização da aplicação.

Imagem
Interface do uTorrent (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)


Consumo de recursos

O uTorrent é certamente um dos menores clientes de BitTorrent, com menos de 1 MB. O programa exige muito pouco do sistema e possui uma instalação muito mais rápida do que a maioria dos softwares atuais e de seus concorrentes. Durante sua execução, o programa mantém seu baixo consumo, principalmente se comparado com o BitComet. Na prática, com ele é possível ter um bom número de arquivos para baixar e ainda ser capaz de usar seu PC sem sofrer qualquer atraso.

Infelizmente, o BitComet apenas confirmou que um programa com tamanho maior consume mais recursos quando está sendo usado. O aplicativo usa muito mais recursos e, por isso, se memória é importante para você, o uTorrent é a melhor opção nesse quesito.

Imagem
uTorrent além de pequeno, usa menos memória
(Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)


Segurança

Na questão da segurança, o uTorrent oferece uma opção que permite criptografar sua transmissão. entretanto, ela necessita que todos os usuários que participam da troca do arquivo tenham a criptografia ativada. Esse recurso pode trazer um beneficio indireto, impedindo que o traffic shaping feito pelas operadoras afete a conexão. O traffic shaping é um mecanismo que as prestadores de internet estão usando para reduzir a banda de conexões que usam qualquer tipo p2p (como o clientes de torrent). Com os dados criptografados, não tem como ninguém saber se os itens que saem do seu PC são do torrent ou do programa de e-mail.

O BitComet também permite a criptografia, o que iguala os programas na questão segurança. O maior perigo está em baixar torrents com softwares maliciosos. Não há maneira de ter certeza que o que você está baixando é um arquivo seguro. A melhor precaução é verificar se o antivírus está atualizado e, caso não esteja, atualizá-lo. É importante manter um firewall ativo também. Geralmente, os aplicativos que contêm vírus são arquivos .exe, por isso, muito cuidado com eles.

Funcionalidades e adicionais

Algo comum a maioria dos aplicativos clientes de BitTorrent é fato deles não se limitarem a apenas fazer sua função básica (baixar arquivos torrents) e trazem funcionalidades e adicionais, que facilitam a vida do usuário. Por causa disso, na hora de decidir qual a melhor opção, é importante analisar o que cada programa pode oferecer.

O uTorrent permite olhar novos downloads sem precisar abrir o navegador. É possível pesquisar os sites de torrent digitando o nome do arquivo que está sendo procurado em uma caixa localizada no canto superior direito da interface. Ele também inclui um downloader RSS para receber feeds dos sites de torrent favoritos. Esta característica é ótima para conferir todos os itens novos em um clique.

O software possui ainda vários recursos para que você possa gerenciar e organizar seus downloads da forma que desejar. Ele possui um sistema de avaliação e comentários, uma ferramenta para acesso remoto que pode ser acessada por qualquer navegador da web, ou por meio da versão para dispositivos Android. O programa também tem sua própria loja de aplicativos, que podem estender suas funcionalidades, além de uma opção de stream de conteúdo, que permite ver diretamente na aplicação o conteúdo de arquivos de áudio e vídeo.

Uma das melhores características do BitComet, no entanto, é uma opção é a pré-visualização de mídia, que força o torrent para download, sequencialmente, em vez de aleatoriamente, permitindo visualizar todos os downloads multimídia. Este recurso garante que o usuario cheque a qualidade do arquivo antes que mesmo de terminar de baixá-lo completamente no seu computador.

O programa permite pausar um download e continuá-lo posterioremente, possibilita a aceleração do processo por meio de utilização de vários mirrors ao mesmo tempo, priorizar os arquivos que mais precisa, além de verificar a presença de vírus nos arquivos. No BitComet também é possível configurar a porta onde o serviço bittorent responde, bloquear IPs e limitar a banda utilizada para download e upload. São tantas opções que os programas ficam quase empatados, mas por oferecer recursos mais variados e úteis, o uTorrente vence essa disputa.

Velocidade

Para medir a velocidade, foi baixado um arquivo de 3.8 MB nos dois programas e medido o tempo gasto por eles para executar a tarefa. O uTorrent ganhou a disputa, fazendo o tempo de 21,5 segundos, enquanto o BitComet demorou 35 segundos. Apesar da vitória, a velocidade é algo complicado de ser avaliado em se tratando de arquivos do gênero. De qualquer forma, o uTorrent é de longe a melhor opção quando se quer um download mais rápido.

Conclusão

Mesmo com todos seus recursos, o BitComet perde na maioria dos critérios avaliados neste comparativo, enquanto o uTorrent mostra que é uma ótima opção para quem quer baixar arquivos. Diante disso, pode até parecer que o primeiro não é um bom aplicativo para a tarefa que se propõe, mas isso não é verdade. O programa é bom, mas a proposta era descobrir qual é o melhor e ele perde quando comparado ao uTorrent.


Fonte: Techtudo | 28 Comentários | 4956 Visualizações | +18

Veja Mais

Comentários

Negrito Itálico Underline Smiles
1000
Avatar de usuário
NilsonFM | 31/05/2013 (21:42)
Pronto, já apareceram fanboys de software.
A reportagem é excelente. Parabéns!

Avatar de usuário
helio1985 | 29/05/2013 (15:28)
Sem dúvida o Bitcomet é melhor, o Utorrent é bom, mas o Bitcomet tem mais recursos e é mais rápido. Esse teste parece ter sido forjado, o teste de velocidade que foi feito é muito ridículo, a única coisa que o Utorrent ganha de fato é no consumo de memoria e talvez na estabilidade.
Avatar de usuário
lcclaudio | 28/05/2013 (22:11)
sem comparaçâo o utorrent è muito melhor ja o bitcomet e seguramente o pio programa de torrent que existe.
AkumaMasterEvil | 28/05/2013 (22:08)
que boa matéria.
ja usava o utorent antes e agora
ja é...

Avatar de usuário
thiago52192 | 28/05/2013 (19:48)
Sempre uso o utorrent pra baixar meus jogos.
Avatar de usuário
ExiliaEths | 28/05/2013 (18:52)
utorrent .final
Avatar de usuário
Ewertonh | 28/05/2013 (18:50)
BitTorrent está comigo a uns 8 anos nunca me falhou.
Avatar de usuário
DrHost | 28/05/2013 (12:51)
Desta vez tenho que concordar com vc buisemluxo! :/
Avatar de usuário
Sjr83 | 28/05/2013 (12:46)
até hj uso o utorrent 2.0, rodando perfeitamente no win8 64
Avatar de usuário
buiusemluxo | 28/05/2013 (12:08)
DrHost
com toda certeza, mais no caso da actionvision eu uso o utorrent mesmo

Avatar de usuário
SergioKool | 28/05/2013 (09:08)
Gostei muito da materia :) mas sou fã do utorrent ;) O bit comet tambem não é mau mas o utorrent acho que o ganha em tudo claro que tudo tambem depende de numero de seeders que os arquivos tenham , ou internet que possuam ,pois se tiver poucos ou net ruim ,tanto um como outro nao vão fazer milagres ;)
Avatar de usuário
Alves_TR | 28/05/2013 (08:54)
Eu uso e prefiro o Utorrent