Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Top 10 - Jogos inspirados em livros

Selecionamos os games que tiveram sua inspiração nascida no universo literário. Aproveite para jogar ou ler o que indicamos



O tempo gasto para ler um livro é maior do que para terminar um jogo, que por sua vez é maior que a duração de um filme. Por esse motivo que a maioria das adaptações de uma mídia para outra acabam perdendo a qualidade da obra original. Como exemplo disso, temos a regra de ouro de que (quase todos os) jogos de filmes não prestam.

No entanto, em raras exceções existem obras inspiradas em outras que conseguem se adaptar a um novo formato, chegando até a amplificar o valor da referência original. Quando isso acontece, é muito prazeroso gastar um bom tempo mergulhado nesse universo adaptado.

E aproveitando que as férias escolares estão aí, o Top 10 dessa semana é sobre jogos inspirados em livros. Aí você aproveita para jogar e/ou ler o que indicamos nesta lista. Porque cultura nunca é demais! Nem que seja pra você impressionar seus amigos pagando de intelectural da turma. Quem nunca né?

Mas fique ligado que essa lista é sobre jogos que são baseados em livros e não o contrário. Por isso a série de livros de Assassins's Creed não está nessa lista.


Imagem

10 - OZombie

OZombie é um Kickstarter pra fundar um jogo que se passa numa re-imaginação do universo criado no livro O Maravilhoso Mágico de OZ escrito por Lyman Frank Baum. Esse Kickstarter é o novo projeto do estúdio Spicy Horse, de American McGee.

Imagem

9 - S.T.A.L.K.E.R.

S.T.A.L.K.E.R.: Shadow of Chernobyl é um FPS com elementos de horror lançado em 2007. Ele se passa em uma realidade alternativa onde ocorre um segundo desastre nuclear no reator de Chernobyl. Uma série de livros com o mesmo nome foi lançada próximo ao lançamento do jogo. Atualmente a série de livros de S.T.A.L.K.E.R. conta mais de 45 livros traduzidos para russo, inglês e alemão. Essa franquia de jogos e livros foi diretamente influenciada pelo livro Roadside Picnic de 1971 escrito pelos irmãos Arkady e Boris Strugatsky.

Imagem

8 - Enslaved: Odyssey to the West

Jornada ao Oeste é um clássico da literatura chinesa escrita por Wu Cheng'en em meados do século 16. Além do jogo Enslaved: Odyssey to the West, esse conto influenciou várias outras obras como o filme O Reino Proibido (2008) com participação de Jackie Chan e Jet Li e o clássico do mangá e animação japonesa, Dragon Ball.

Imagem

7 - Dante's Inferno

A Divina Comédia de Dante Alighieri é considerado como um dos maiores trabalhos da literatura mundial e conta a jornada de Dante pelo inferno, purgatório e paraíso. Já no game, Dante é reimaginado como um templário que atravessa o inferno e luta em busca de sua redenção.

Imagem

6 - The Witcher

A série de livros The Witcher escrita por Andrzej Sapkowski conta a história de Geralt de Rivia, um "bruxo" que recebeu treinamento especial durante sua infância para caçar as criaturas do mal. E o próximo game da série desenvolvido pela CD Projekt RED, The Witcher 3: Wild Hunt será lançado para Xbox One e PlayStation 4.

Imagem

5 - American McGee's Alice

American (sim, esse é mesmo o primeiro nome dele) aparece novamente neste Top 10. Na quinta posição, American McGee's Alice é uma versão "alternativa" que adapta em um universo sombrio a continuação para os livros escritos por Lewis Carroll, Alice no País das Maravilhas e Alice do Outro Lado do Espelho.

Imagem

4 - Metro 2033

Em 2010 a empresa 4A Games lançou seu primeiro jogo, Metro 2033. Essa empresa foi fundada por ex-funcionários da GSC Game World, desenvolvedora da franquia S.T.A.L.K.E.R.. Outra semelhança entre os dois estúdios é que os principais títulos de ambas são jogos em primeira pessoa ambientalizados num cenário pós-apocalíptico. O jogo Metro 2033 é baseado no livro escrito por Dmitry Glukhovsky e publicado em 2004. Uma última curiosidade é que tanto Metro 2033 como S.T.A.L.K.E.R. possuem uma referência em comum, o livro Roadside Picnic dos irmãos Arkady e Boris Strugatsky.

Imagem

3 - Parasite Eve

Em terceiro lugar temos o livro que inspirou o clássico da Square para o PlayStation 1. O livro Parasite Eve, escrito por Hideaki Sena e publicado em 1996, foi adaptado para os games além de ter um filme e um mangá.

Imagem

2 - Halo: Reach

Escrito em sete semanas por Eric Nylund e publicado em 2001, esse livro conta a história da origem da classe de super soldados SPARTAN II. E em 2010 o jogo Halo: Reach permitiu aos jogadores vivenciarem um pouco dessa história.

Imagem

1 - Spec Ops: The Line

Spec Ops: The Line é inspirado pelo livro Coração das Trevas escrito por Joseph Conrad e publicado em 1899. O nome de nascença do autor é Józef Teodor Konrad Korzeniowski. E o nome de um dos personagens do jogo é John Konrad. Será coincidência ou um inteligente agrado aos conhecedores do livro?

Fonte: Playtv

Comentários

29 Jun, 2013 - 12:08

Comentários

chucky515 01 Jul, 2013 17:56 2

assassin's creed também tem uma história legal e diablo também '-'

Ursinho 30 Jun, 2013 22:18 2

parasite melhor

rafael_344 30 Jun, 2013 17:39 1

Faltou Bioshock!

cetaceo_rafael 30 Jun, 2013 14:14 1

Esqueceu de colocar o mais importante, onde posso comprar esses livros?

Achei o Metro 2033 que já comprei, mas estou comproblemas para achar os livros do Stalker e do Halo.

andrerizzo 30 Jun, 2013 12:14 1

esse spec-ops the line é um jogaço!
um dos melhores q ja joguei, nao somente pela jogabilidade, mas pelo enredo e o final da historia,... sendo de modo multipla-scolha, axei muito interessante,.. como q o cara muda ao passar do game hein!
hehe....agr me lembrei do konrad do jogo, é vdd! kkkkk

hagros 30 Jun, 2013 04:16 2

Spec Ops: The Line e The Witcher valeram por toda a lista.

sandrorato69 30 Jun, 2013 02:28 4

Spec Ops: The Line é ****!(2x)

Pena que não foi muito reconhecido...

vinydows 30 Jun, 2013 00:08 1

Bom, não joguei todos os jogos então não posso falar muito, mas eu achava que o Dante's Inferno merecia uma posição melhor do que 7º, pq o jogo é muito massa, lembra muito God of War, realmente um jogo muito bom. E a vantagem é que temele tanto pra ps3 quanto pra X-box, só não tem pra PC (uma pena)

oseiascs 29 Jun, 2013 18:50 4

Já joguei The Witcher e sinceramente me fez querer muito ler o livro! Interessante que coloquei o Spec Ops na Steam para baixar a poucos minutos.

Kaizoku 29 Jun, 2013 18:00 6

Spec Ops: The Line é ****!

Stiifler_X 29 Jun, 2013 17:51 1

Enslaved, Dante´s Inferno e Metro 2033 foram os únicos que joguei desse top 10 e eles são bem divertidos principalmente o Dante´s Inferno que tem tipo um aspecto de God of War

Metralha 29 Jun, 2013 15:43 2

Se é um TOP 10, então com certeza são os melhores jogos baseados em livros, segundo o autor, é claro.

;)