Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Brasil nega pedido de asilo a Edward Snowden, que revelou PRISM: “não há intenção de responder”



Depois que Edward Snowden revelou sua identidade, ele não teve paz. Foi Snowden quem delatou o PRISM, programa americano de espionagem na internet. Por isso, o governo dos EUA o processou formalmente, e quer apreendê-lo para julgamento.

Depois de se refugiar em Hong Kong, o ex-funcionário da CIA voou rumo a Moscou buscando asilo no Equador. No entanto, isso não aconteceu: ele está barrado no aeroporto Sheremetyevo e pediu asilo em 21 países, incluindo o Brasil.

O Itamaraty confirmou ao G1 que recebeu o pedido de Snowden, feito à embaixada brasileira em Moscou. No entanto, diz que "não há intenção de responder" ao pedido. Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores reiterou que o governo brasileiro não irá conceder o asilo.

Segundo o Wikileaks, que está ajudando Snowden, o pedido de asilo foi enviado a 21 países. No entanto, sete deles (Áustria, Espanha, Finlândia, Índia, Irlanda, Noruega e Polônia) também negaram o pedido: dizem que, para receber o status de refugiado, é preciso já estar em seu país.

Até a semana passada, parecia certo que Snowden iria permanecer no Equador. No entanto, o vice-presidente dos EUA, Joe Biden, pediu diretamente ao presidente do Equador, Rafael Correa, que não aceitasse o pedido de asilo. Correa, então, voltou atrás e desistiu de ajudar o informante.

Então fez-se o pedido à Rússia. O presidente, Vladimir Putin, disse que jamais entregaria Snowden aos EUA. Mas! Se ele quiser asilo, precisa "parar o seu trabalho que visa prejudicar nossos parceiros americanos".

Porém, nos útimos dias, foram revelados mais segredos sobre a NSA (Agência de Segurança Nacional) e seu programa de espionagem. Segundo slides vazados pelo Washington Post, o PRISM permite que a NSA faça vigilância em tempo real de 117.675 alvos, incluindo seus e-mails e mensagens instantâneas.

Além disso, segundo a revista alemã Der Spiegel, os documentos vazados por Snowden mostram que a NSA espionou não só cidadãos europeus, mas também órgãos da União Europeia nos EUA. As autoridades da UE estariam pedindo a suspensão das relações de livre-comércio com os americanos.

Agora, considerando que o Brasil disse não, restam apenas onze países que ainda podem ajudá-lo: Alemanha, Bolívia, China, Cuba, França, Holanda, Itália, Islândia, Nicarágua, Suíça e Venezuela.

O ex-funcionário da CIA agora está preso num aeroporto de Moscou, sem passaporte (revogado pelos EUA) e sem documentos de refugiado, já que nenhum país ainda lhe concedeu asilo.

No início do mês, documentos vazados revelavam o PRISM, programa da NSA para obter informações privadas – como e-mails, fotos e arquivos – de alvos estrangeiros, com possível envolvimento de grandes empresas como Google, Apple e Facebook. Na época, Snowden disse: "não quero que a história seja sobre mim". Mas, enquanto não cessar a tensão geopolítica que seus pedidos de asilo criaram – e enquanto Snowden não estiver realmente seguro – será difícil atender ao pedido dele. [G1, Front]

Fonte: Gizmodo/Uol

Comentários

02 Jul, 2013 - 12:36

Comentários

paulomalluko 05 Jul, 2013 17:56 1

Levou a sorte grande no final das contas, só quem mora aqui sabe a maior roubada que é viver nesse pais explorador.
Agora o que me intriga mais é saber que os EUA cometem um crime tão grave como espionagem internacional, e ao inves de todos os paises que foram vitimas do mesmo protegerem o delator, o repudiam como se ele fosse o verdadeiro criminoso.É contradição de mais pro meu gosto, e é claro que o pais onde "O POSTE MIJA NO CACHORRO"(Brasil) não podia ficar de fora dessa polemica, não é mesmo?!

Battleface 02 Jul, 2013 14:42 1

o cara tá preso no aeroporto

http://4.bp.blogspot.com/_WoPlCCgQMHw/S7-SBwlP_OI/AAAAAAAAABA/UtaUm8PQfO4/s1600/o+terminal.jpg

domino 02 Jul, 2013 14:31 1

aff esse cara ja era coitado do mano, so pq falou a verdade esses fdp de ingleses cham que mada no mundo, os países nao dão asilo a ele comedo dos EUA fdp, se ugo chaves tivesse vivo ele daria asilo a este cara, acho que o iria também da asilo a esse cara, esse cara ta correto falado sobre isso tem tanta coisa que nos nao sabemos, a rede dos maçom que controlar o mundo com sua riqueza e muita gente sabe sobre isso só assistir aos documentários, sabem aquelas torres que tem em são paulo e um simbolo dos maçoms

israelg1 02 Jul, 2013 14:27 0

o brasil deveria conceder asilo politico,e por o cara pra trabalhar no brasil,investigando o estados unidos pra ver oq eles estão tramando contra o brasil,ou vcs num viram q os estados unidos estão de olho na reserva de miobio ,q pra eles é algo fundamental pra economia americana

sophos_nsm 02 Jul, 2013 14:05 3

tenho que ensinar a ***** desse estado brasileiro a agir... quando não é o legislativo que faz barbeiragem é o executivo!




CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988

Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:
X - concessão de asilo político.


para mim parece obvio que é perseguição politica. portanto não importa o quão importante seja os eua para o Brasil. NOSSA CONSTITUIÇÃO É EXPRESSA EM OBRIGAR O EXECUTIVO A CONCEDER O ASILO.

TH1AGOWAR 02 Jul, 2013 13:19 2

Essa ***** de governo e muito engraçado,pra dar asilo a um cara que denunciou o MAIOR esquema de espionagem no mundo não pode,mais pra da asilo a FDP de um terrorista italiano pode.
Esse Itamarati tem que parar de se "prostituir"para os "americans"

Delutto 02 Jul, 2013 13:04 1

@Rael_MK
Ele não aparecerá morto, ele simplesmente irá sumir.

Rael_MK 02 Jul, 2013 12:56 1

Infelizmente acredito que logo logo esse cara aparecerá morto e sem maiores explicações do porque, ele cutucou algo que está acima que qualquer sistema ou lei e sempre que alguém faz isso pode se considerar morto literalmente ou socialmente falando.

Espero que esse cara consiga se proteger em algum país, o que ele fez apesar de não parecer muito para nós (pessoas comuns), foi de certa relevância para o mundo tomar conciencia de que nem tudo que é dito por aí são pensamentos conspiracionistas divulgados por "lunáticos".