Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Depois de mais uma treta, Phil Fish põe fim ao desenvolvimento de Fez II



É inegável que Phil Fish tenha passado por momentos de bullying extremo por parte dos costumeiros arruaceiros da internet durante o desenvolvimento de Fez. Até o documentário Indie Game: The Movie deixa claro que algumas pessoas não tinham muitas reservas quando o assunto era humilhar verbalmente o criador na página oficial da Polytron, o seu estúdio-de-praticamente-um-homem-só. Quando Fish anunciou que estava trabalhando em Fez II, foi natural esperar que as sessões de crítica iram se repetir mais uma vez. O que era impossível de se suspeitar é que o designer ficasse tão tormentado com o bullying virtual a ponto de cancelar todo o projeto.

A gota final parece ter sido um vídeo de Marcus Beer, do GameTrailers, que critica pesadamente Jonathan Blow, criador de Braid, e Phil Fish, dizendo que eles sempre querem chamar a atenção da mídia. Em um desabafo no Twitter e no site da Polytron, Fish disse que desiste não somente de Fez II, mas de toda a indústria dos games. "Acabou. Não aguento mais. Esse não é o resultado de uma única provocação, mas é o fim de um longa e sangrenta campanha. Vocês venceram", diz o recado final emotivo na página da empresa.

Considerando que dessa vez o chilique de Fish teve um tom um tanto mais trágico que o tradicional, veículos da imprensa entraram em contato com o desginer, que disse que realmente está cancelando Fez II e deve tirar um tempo para repensar a vida. Ele voltou ao Twitter, que agora está fechado apenas para antigos assinantes, e disse que, "Não estava cancelando FEZ II por conta de uma idiotice que um imbecil disse, estou cancelado porque quero sair dos games… e quero sair dos games porque eu não consigo mais lidar com todo o abuso"

Phil Fish constantemente se envolve em discussões e polêmicas nas redes sociais, uma característica que já fazia parte da sua personalidade pública ranzinza. É possível que ninguém algum dia pensasse que o criador realmente cedesse aos comentários ardidos dos seus críticos, muito menos que ele desistisse de toda a sua carreira como criador.

Também existe a possibilidade dessa ser a forma com que o designer consiga desaparecer da mídia o tempo o bastante para ele terminar os seus projetos futuros sem a pressão popular. Talvez Fish realmente esteja emocionalmente abatido com toda a situação, e decidiu jogar a real depois de tanta luta. De uma forma ou de outra, desejamos o melhor para o criador de Fez.

Fonte: Kotaku

Comentários

28 Jul, 2013 - 17:56

Comentários

firefox 30 Jul, 2013 08:54 1

Acho que ele simplesmente colheu o que plantou.

Vivia dando declarações polêmicas, deu no que deu.

sophos_nsm 28 Jul, 2013 22:23 -1

nintendo, japoneses, devs japoneses, jogadores de pc, jogadores em geral... o cara atirou para todo lado.

de por mim ja vai tarde. espero que deixe a boca fechada.

Tyller 28 Jul, 2013 19:22 2

É punk, dos jogos citados no filme FEZ ainda me parece o melhor.

Delutto 28 Jul, 2013 19:19 3

Aí meu, quem gosta de falar shit tem que saber ouvir shit.
Você é nenhum santo, não gstava de falar mau da Nintendo?
Se lasca.