Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Coluna: Ferramentas para quem é gamer #01

Nesse numero #01 vamo falar sobre ferramentas que nos auxiliam saber quão grande é o gameplay de um determinado jogo. Vamos apresentar 4 ferramentas que auxiliam nesse trabalho: Howlongtobeat, Gamelenghts, Gameanyone e Structure Gaming.



Quantas vezes já pensamos:

  1. Quero comprar esse game, mas será que o Gameplay é longo o suficiente?
  2. Será que vale a pena investir meus pobres 120 reais nesse jogo sem saber quantas horas de gameplay ele tem?
  3. Quantas horas de diversão eu vou ter se comprar esse jogo?
  4. Esse game está baratinho demais... mas será que é comprido o suficiente?


A coisa também pode ser invertida e você pode ser rico e ter dinheiro para pagar em games de poucas horas e se perguntar:

  1. Quero um game curto para que eu não tenha o compromisso de joga-lo por 1000 horas seguidas sem conseguir chegar ao final, será que esse jogo é curto?
  2. Quero uma experiência de game rápida então quero um game que não passe de 10 horas, será que esse game aqui do Steam atende meus requisitos?
  3. Será que vou levar quanto tempo para zerar toda a serie de Mass Effect inteira?
  4. Consigo terminar esse game no fim de semana?


É claro que não mandamos ninguém comprar o game apenas por que tem gameplay longo (ou curto). Muitas outras coisas devem ser observadas como execução do game (qualidade), retro jogabilidade, diversão, proposta do game, etc.


Imagem

Mas sugerimos uma olhadinha nas ferramentas para que se possa ter uma ideia disso antes... melhor conferir do que se frustrar depois certo?

Comprar um game sem saber a resposta para essas perguntas pode ser ruim, especialmente se o game foi caro.

Pode ser bastante frustrante ao descobrir que o game que você gastou 50 dólares ou 250 reais tem um gameplay médio de 8 horas (alô Diablo 3)... Ou que aquele game apesar da qualidade não passará de 2 horas de gameplay (alô Gunman Clive). Ou que aquele jogo que você esperava terminar antes da semana de provas levará mais tempo para zerar do que você achava (alô Sophos que já perdeu prova de concurso por que queria terminar um game longo demais antes de começar a estudar).

Então, como diria o Casseta e Planeta: Seus problemas acabaram! Apresento agora uma serie de ferramentas que darão cabo de lhe dizer quanto tempo em media você demorará para fechar aquele jogo que você vai adquirir.

Ferramenta 1: HowLongToBeat

De longe a mais completa entre todas as ferramentas do gênero. Possivelmente a ferramenta especializada em tempo médio de gameplay mais antiga e com certeza a que tem a biblioteca de games dentre todas. De games famosos como BioShock Inifinite ao brasileiro Oniken; de games antigos como The Legend of Zelda (sim o do nintendinho) ao novos como The Last of Us está tudo lá.

A organização do site é muito boa, sendo possível procurar games por plataforma, por nome, pela ordem alfabética, etc.

Além disso ele também tem outras ferramentas relacionadas ao tempo médio do jogo:

  1. Quanto tempo o gamer que terminou o jogo mais rapidamente levou?
  2. E o mais lerdinho? Quanto tempo levou?
  3. E o que fechou o game com 100% mais rapidamente?
  4. E o que passou correndo sem pegar nada pelas fases?


Essas e outras informações estão disponíveis. É possível saber por exemplo que teve gente terminando Zelda Ocarina of Time do 3DS m 9 horas, e teve gente terminando o mesmo jogo em 90 horas.

Além disso o site tem algumas perfumarias como reviews e notas do usuários para o game, pagina de discussão do jogo, etc.

O único ponto fraco é justamente o ponto forte. A base de dados é alimentada por usuários (você também pode colocar lá quanto tempo levou nos jogos). Ser alimentado por pessoas dá uma vantagem ao serviço por que rapidamente a base de dados cresce. Mas também (tal qual a Wikipedia) diminui a credibilidade especialmente dos tempos mínimos.

Algumas pessoas podem simplesmente mentir e dizer que terminaram Skyrim em 1 hora e meia sem cheat. Isso não é problema para jogos famosos como Skyrim no qual centenas de pessoas alimentaram a base de dados corretamente mantendo um tempo médio regular e portanto correto apesar do mentiroso. Mas se for um jogo que gere pouco interesse com poucas ou apenas uma entrada algumas distorções podem ocorrer. Felizmente ainda não encontrei problemas nesse sentido, está tudo certinho o que sugere que devam ter algum tipo de moderação para evitar espíritos de porco.


Imagem

Ferramenta 2: Gamelenghts

A ferramenta é basicamente igual a anterior. É alimentada por usuários, apresenta informações sobre o tamanho do gameplay e o sistema de busca é muito bom. Mas em nome da simplicidade elimina informações desnecessárias e deixa apenas o tempo máximo, mínimo e médio de gameplay em forma de gráfico.

A maior desvantagem é a base de dados menor que a da ferramenta anterior (tanto em numero de jogos quanto em números de entradas de cada jogo). Se não achou o jogo que queria na anterior dê uma olhadinha nessa que o game pode estar aqui.


Ferramenta 3: Gameanyone

Com uma proposta um pouco diferente das anteriores essa pode ser um complemento ideal para elas. Nessa ferramenta além do tempo para terminar o jogo você encontra também reviews sobre ele e videos com detonados nas mais diversas dificuldades do game.

O site é bastante organizado e o sistema de buscas é eficiente. A credibilidade, mesmo para jogos com poucas entradas é maior que as das ferramentas anteriores já que elas são retiradas dos videos de detonados e não da confiabilidade da palavra do cidadão. Ah! E a ferramenta está disponível em aplicativo para Android, o que significa que você pode utilizar o detonado no Android enquanto joga.

A maior desvantagem é a base de dados que é muito pequena. Para jogos novos e famosos isso não é um problema, mas para jogos menores, indies ou antigos... bem... você não deverá achar o game.


Imagem

Ferramenta 4: Structure Gaming

Essa realmente não é uma ferramenta dedicada ao tamanho do gameplay do jogo. O site é um pouco bagunçado e é mais dedicado a fazer reviews (e dar notas aos jogos). Além disso o sistema de busca é ruim e mistura noticias com reviews, além disso a base de dados de reviews não é grande.

Nos reviews onde o texto apresenta o tamanho médio do gameplay (apenas alguns) ele fica perdido no meio do texto (em inglês).

Mas se não achou nada nas anteriores não custa dar um pulinho nela não é? O ponto positivo é que em alguns games ele apresenta informações que não encontra nas outras ferramentas como por exemplo o numero de fases do game.

---------------

Opa! Estou iniciando essa coluna ainda sem periodicidade definida. Pretendo apresentar algumas ferramentas que conheci ao longo dos anos na internet que facilitam a vida de quem é gamer, algumas são bastante conhecidas e auxiliam por exemplo na hora de escolher o game como o famoso Metacritic (essa vai ficar mais para frente por que muita gente já conhece) outras são menos conhecidas como essas que foram apresentadas nessa coluna... No proximo numero uma solução analogica: Como fazer consoles e computadores amarelados voltarem a cor normal? (quem quiser pode pesquisar, mas não vale contar aqui heim? :P


Confira mais ferramentas e dicas:

***

PARTE 2 - PARTE 3 - PARTE 4 - PARTE 5 - PARTE 6

Fonte: Tribogamer

Comentários

12 Ago, 2013 - 01:47

Comentários

firefox 13 Ago, 2013 15:15 4

Ferramenta pra mim é isso aqui: http://www.ferragemigor.com.br/uploads/produto_imagem/filename/igor01364.jpg

sophos_nsm 12 Ago, 2013 23:56 1

valeu jeopaladino. eu ja enumerei alguns assuntos e vou tentar fazer um ou dois numeros por semana. :)

jeopaladino 12 Ago, 2013 13:59 4

post utilidade publica vlw mesmo

sophos_nsm 12 Ago, 2013 13:37 2

lol... serio... alguem leu o que estava escrito? rs. São ferramentas para saber o tempo de duração do jogo e não para falar sobre o jogo em si como o zangado faz.

freman41 12 Ago, 2013 13:33 0

review pra mim só com o zangado!

Raykkonen 12 Ago, 2013 10:02 4

Costumo assistir aos Reviews do Zangado.

Marlon018 12 Ago, 2013 07:34 2

Prefiro muito mais me entreter com um game de 50 horas que dure, sei lá, 15 dias, do que um de 5 que dure 2 dias. Jogo curto quando começa a ficar bom, termina. Não dá pra sentir o "gosto", sabe?

Depende do gênero, claro. Por exemplo, FPS e TPS precisam ter no mínimo 10 horas para causar aquele impacto, corrida de 15 a 20 horas, RPG de 30 a 300 horas (depende do RPG, por isso essa diferença ), RTS de 20 a 30 horas. E por aí vai.

Mas jogo de tudo. De FPS a RTS, dos curtos aos longos. Longa duração é apenas minha preferência e é neles que acho válido investir dinheiro.

sophos_nsm 12 Ago, 2013 03:01 0

ah e quem tiver alguma sugestão tanto de outra ferramenta do mesmo tipo dessas acima quanto de outra materia para a coluna

posta aqui ou me manda por mp que eu incluo aqui ou escreve uma outra coluna com a ferramenta sugerida.

sophos_nsm 12 Ago, 2013 01:48 0

espero que gostem