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Steam Controller - o 3º anúncio da VALVE/STEAM

Um tipo diferente de controle

Nós começamos com uma única meta: levar a experiência completa do Steam para a sala de estar. Nós sabíamos como montar a interface, sabíamos como montar uma máquina e até mesmo um sistema operacional. Mas sempre sobrava o controle -- nosso maior elo perdido. Nós percebemos cedo que nossas metas exigiam um novo tipo de tecnologia para controles -- uma tecnologia que fosse capaz de fechar o buraco entre a sala de estar e o mesa do computador sem comprometer nada. Nós passamos então um ano experimentando novas formas de controlar e, agora, acreditamos que temos algo bom o suficiente para compartilhar e testar com vocês.

Catálogo completo

O Controle Steam foi feito para funcionar com todos os jogos do Steam: passados, presentes e futuros. Até mesmos os títulos mais antigos do catálogo e aqueles que não foram feitos com suporte para controle. (Nós enganamos aqueles jogos antigos para que eles acreditassem que estão sendo jogados com um teclado e mouse, mas o controle que criamos não tem nada a ver com estes periféricos.) Acreditamos que você concordará que estamos no caminho certo com o Controle Steam e agora queremos a sua ajuda com o processo de design.

Desempenho superior

Controles tradicionais nos forçam a aceitar limitações. Uma de nossas metas era melhorar a firmeza e fidelidade de controle possíveis com estes periféricos. O controle Steam oferece um esquema novo de controlar que, em nossa opinião, é amplamente superior e que lhe permite jogar do conforto do seu sofá. Feito com tecnologia de alta precisão e focado em desempenho de baixa latência, o controle Steam é justamente o que a sala de estar pediu.

Trackpads duplos

Os elementos mais proeminentes do controle Steam são seus dois trackpads circulares. Dirigidos pelos polegares do jogador, os dois dedos terão um trackpad de alta resolução em sua base. São também clicáveis, permitindo que toda a superfície funcione como um botão. Os trackpads permitem uma fidelidade de absorção muito maior do que possível anteriormente com controles manuais tradicionais. Jogadores do Steam que estão acostumados com PCs apreciarão que a estabilidade do Controle Steam se aproxima ao patamar de um mouse de mesa.

Estilos de jogos que antes eram jogáveis apenas com teclado e mouse agora serão acessíveis do sofá. Estratégia em tempo real e em turnos. Jogos casuais centrados no cursor. Jogos de exploração espacial 4x. Uma imensa variedade de jogos indies. Simuladores. E claro, Euro Truck Simulator 2.

Adicionalmente, jogos como atiradores em primeira pessoa, que são desenvolvidos ao redor de miras precisas dentro de um amplo campo de visão, serão beneficiados pela potência e controle absoluto de posicionamento dos trackpads.

Sensorial

Pela sua natureza, trackpads são menos físicos do que direcionais analógicos. Por si sós, eles são dispositivos de toque leve e não oferecem o tipo de resposta visceral que jogadores recebem ao mover seus joysticks livremente. Enquanto investigávamos dispositivos de controle baseados em trackpads, através de testes ficou claro que nós precisávamos adicionar mais fisicalidade à experiência. Ficou claro também que a implementação tradicional de vibrações (um peso desigual girando ao redor de um eixo único) não seria o suficiente. Nem um pouco.

O Controle Steam foi construído ao redor de uma nova geração de resposta háptica super precisa, empregando atuadores lineares ressonantes duplos. Estes pequenos, fortes e pesados imãs eletromagnéticos estão acoplados em cada um dos trackpads. Eles são capazes de gerar um alta variedade de força e vibração, permitindo controle preciso sobre a frequência, amplitude e direção de movimento.

Esta capacidade háptica fornece um canal de informação vital ao jogador – oferecendo informações de jogo sobre velocidade, limites, limiares, texturas, confirmações de ações ou qualquer outro evento que os desenvolvedores de jogos queiram que os jogadores notem. É um canal de informação háptico de maior frequência do que existe em qualquer outro produto para consumidores que temos conhecimento. E feito um truque de boteco eles podem até tocar ondas sonoras e funcionar como caixas de som.

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Tela sensível ao toque

No centro do controle está outra superfície sensível ao toque, esta aqui com uma tela de alta definição. Esta superfície também é fundamental em alcançar a meta primária do controle – suporte a todos os jogos do catálogo Steam. A tela permite disponibilizar uma infinidade de ações distintas ao jogador sem exigir uma infinidade de botões físicos.

A tela em si também é clicável como um grande e único botão. Ações não são invocadas por um simples toque – elas exigem um clique. Isso permite que o jogador toque a tela, veja ações disponíveis para só então decidir o que fazer. Jogadores poderão navegar por páginas de ações em jogos em que isso seja propício. Quando programadas por desenvolvedores de jogos utilizando nossa API, a tela sensível ao toque pode funcionar como menu de rolagem, marcador radial, centro de informações secundárias como mapas ou outros modos de uso personalizáveis que ainda não foram imaginados.

Para evitar uma divisão de atenção forçada entre telas, uma característica fundamental do Controle Steam vem de sua profunda integração com o Steam. Quando um jogador toca a tela do controle, a imagem é sobreposta no jogo que esteja sendo jogado, permitindo que o jogador dedique sua atenção apenas onde pertence - na ação.

Botões

Os botões e as zonas de absorção foram distribuídos tendo em mente frequências de uso, necessidade de precisão e conforto ergonômico. Há um total de 16 botões no controle Steam. Metade deles são acessíveis ao jogador sem exigir que os polegares saiam dos trackpads, incluindo dois na parte de trás. Todos os controles e botões foram colocados simetricamente, tornando esquemas para canhotos ou destros apenas uma configuração de software.

Configurações compartilhadas

Para podermos dar suporte ao catálogo completo de jogos já existentes no Steam (nenhum dos quais foram pensados para o Controle Steam), nós temos um modo de legado que permite que o controle apresente-se como teclado e mouse. A Comunidade Steam pode usar a ferramenta de configuração para criar e compartilhar esquemas de controle para seus jogos favoritos. Os jogadores poderão escolher de uma lista com as configurações mais populares.

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Abertura

O Controle Steam foi criado desde o princípio para ser hackeável. Assim como a Comunidade Steam e os contribuidores da Oficina proporcionam um valor tremendo com suas adições aos produtos de software no Steam, nós acreditamos que a comunidade também contribuirá para o design do Controle Steam. Nós planejamos disponibilizar ferramentas que permitirão a participação dos usuários em todos os aspectos da experiência, desde o design industrial até a engenharia elétrica. Estamos ansiosos para ver o que vocês vão criar.

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Perguntas!

Esta é a mesma fase beta das máquinas Steam ou é algo separado?


Mesma coisa. Você só precisa se registrar uma vez.

Como que a fase beta funciona? Quando vai começar? Como vocês escolherão os participantes?

Leia a seção de perguntas sobre máquinas Steam onde já respondemos várias perguntas importantes.

Eu sou um cliente contente contentemente usando meu teclado e mouse contente. Eu não quero um controle?

Não dá pra transformar uma frase em pergunta só colocando um ponto de interrogação no final. Mas estamos contentes que esteja contente, e sem sombra de dúvida siga utilizando qualquer método de controle faça mais sentido para você. Fique tranquilo, nós não vamos abandoná-lo. Nós também amamos o teclado e o mouse.

Posso usar um controle se eu não tiver uma máquina Steam?

Sim. Funcionará muito bem com qualquer versão do Steam.

Eu sou um desenvolvedor - como posso incluir suporte para o Controle Steam em meu jogo?

Mais pro fim do ano, no mesmo dia em que os protótipos forem enviados para os usuários, a primeira versão de nossa API também será disponibilizada para desenvolvedores de jogos.

O controle beta é muito diferente daquele que será vendido no ano que vem?

Há algumas diferenças importantes: as primeiras 300 ou mais unidades betas não incluirão uma tela sensível ao toque e também não serão sem fio. Estes controles beta terão quatro botões no lugar da tela e exigirão um cabo USB.

E agora?

Já não temos mais anúncios e prometemos mudar de marcha e sermos mais específicos aqui na página da comunidade do Universo Steam.. Falaremos em breve sobre o processo de design e como chegamos ao nosso protótipo atual. (Publicaremos também nesta semana especificações detalhadas do nosso protótipo para a sala de estar do SteamOS.)

Estamos empolgados para trabalhar junto com você no futuro do Steam na sala de estar.

Fonte: Store/Steampowered

Comentários

27 Set, 2013 - 14:14

Comentários

Ioryogi 28 Set, 2013 17:09 1

Parece muito bacana, mas só vou saber se é bom mesmo usando um. Mas uma coisa é certa, se conseguir emular algo próximo do teclado e mouse, vai ser fantástico, pelo menos pra mim xD
Sobre o preço, barato não vai ser, muita tecnologia pra isso, mas acredito que será justo.

chucky515 28 Set, 2013 08:48 0

parece muito show, muito diferente com que todos nós somos acostumados, acho que vai ser difícil aceitação no começo mas depois de alguns meses já vai s epopularizar

enfim... MAE EU QUERO OH MEU ^^

smokeN 28 Set, 2013 01:40 2

# leostrife
Lembro da epoca do famicom, nitendinho que nao existia esses controles com cruzinha, era todos manetes, estilo arcade, quando fui jogar nesse da cruizinha, so consegui andar no jogo com a mira na diagonal pra baixo (contra) e achava esses controles muito ruim, com um pouco de esforco ja estava andando normal, com a mira do boneco na horizontal, e hoje nos usamos essa cruzinha em todos os controles e aos poucos ela esta sendo substituida pelo analogico. O que eu quero dizer é, quando aparece uma tecnologia, uma forma nova de jogar, primeiro experimentamos pra depois falar algo.

spycode 27 Set, 2013 18:05 0

agora sim eu vi vantagem!

Wankaster 27 Set, 2013 17:55 0

So faltou informa quanto ira custar +/- que eu já vou jutando grana.

thesoulza 27 Set, 2013 17:36 1

Eu estava doido pelo Joy. do One, mas agora quero esse...fico com meu de 360 mais esse ai, não sei se para todos os estilos ele vai ficar legal, mas para alguns deve ficar muito ****.

sophos_nsm 27 Set, 2013 17:29 0

em um quipamento tecnologia touch, led e haptica... barato? dificil heim.

fahfts 27 Set, 2013 17:24 0

Espero que nao seja caro

sophos_nsm 27 Set, 2013 17:20 0

Metralha eu gostei da ideia de poder compartilhar melhores configuraçoes para cada jogo. isso é genial. quando fui jogar portal fiquei perdidão nas configurações ate fazer uma a que eu me adaptasse. se tivesse online eu so escolheria as 2 ou 3 mais populares e teria algo que eu me adaptaria bem

sophos_nsm 27 Set, 2013 17:11 0

esse console da valve tem tudo para vingar e quem sabe substituir as empresas tradicionais como nintendo e sony. Ou não, elas podem se recuperar apenas adotando o so da valve modificado em suas proprias maquinas.

sobre o controle: otimo para alguns estilos aparentemente ruim para games como luta que preciso ter a maõ uma grande quantidade de botões (chutes, socos, etc).

O ideal é manter o suporte ao controle tradicional para aguns tipos de jogos e deixar esse dai para rts e fps mesmo.
-
alem dsso ajuda o pc. ja que todos os games desse console rodarão no pc (com steamos claro).

jsoneycamarada 27 Set, 2013 16:51 0

É só uma questão de tempo da Valve em breve dominar o mundo dos games. Aguardem, meus amigos, apenas aguardem.

freman41 27 Set, 2013 16:38 1

#Luchta
Cara é por isso q não canso de dizer q a valve é uma empresa única! Da pra notar um desprendimento por ideias meramente capitalistas, percebe se que o tio Gabe SABE que oferecendo um serviço de qualidade ele vai ter um retorno financeiro ÓTIMO e por isso sempre tentam fazer coisas incriveis!
É como alguns dizem " a revolução esta no PC" e como falou um cara na GV, a valve cumpre essa frase da melhor forma possível!
Parabéns valve, e muito sucesso!

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