Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Relembre os maiores sucessos e os maiores fracassos da sétima geração

Jogos muito ruins, falta de marketing ou o que? O que explica o fato de tantos jogos legais terem vendido tão mal e alguns dado prejuízo as suas produtoras? Veja abaixo alguns dos maiores fracassos dessa geração. E só lembrando que não é por que o jogo vendeu mal que ele é ruim.

Enslaved: Odyssey to the West

Imagem

Enslaved se encaixa naqueles jogos legais que não tiveram marketing necessário e nem apoio dos gamers. Logo nos primeiros dois meses de lançamento já era possível encontrar lojas vendendo o jogo por 20 dólares e talvez seja por isso que ele tenha chegado em 970 mil cópias vendidas, o jogo foi lançado em 2010 e obteve média 8.2 nas reviews mundiais, a história do jogo era muito boa, o gameplay era divertido e com bastante desafios em algumas horas e mesmo assim no primeiro mês de lançamento o jogo não chegou nem em 100 mil cópias vendidas, recentemente foi lançado para PC na Steam mas quem disse que alguém sabe? Do ponto de vista comercial ele foi uma bela decepção.

Driver: San Francisco

Imagem

Driver era um jogo muito legal nos seus primórdios lá do PS1 mas as sequencias decepcionaram a todos então a franquia ficou adormecida um bom tempo até que os gênios da Ubisoft tiveram resolver trazer o jogo de volta e o resultado foi um fracasso nas vendas, o jogo até foi elogiado pelas reviews mundial e obteve média 8 mas quem disse que alguém queria comprar? Assim como Enslaved, hoje é possível achar Driver: San Francisco a preço de banana nas lojas, o jogo lançado em 2011 até hoje vendeu 1.60 milhões de cópias, muito abaixo da expectativa de 3 milhões da Ubisoft e dessa é muito provável que a franquia tenha morrido mesmo.

Bulletstorm

Imagem

Bulletstorm foi uma aposta alta da EA, produzido pela People Can Fly o jogo ainda foi dirigido por Cliff Bleszinski, que também é o criador do famoso Gears of War. O jogo em si era legal, inovador e engraçado, seu humor era negro. Mas no final quem disse que alguém ligava pra isso? O jogo vendeu 1.51 milhões de cópias até hoje isso que ele foi lançado em 2011, o jogo era legal e foi bem recebido pela crítica obtendo média 8.2, alguns atribuem as suas vendas baixas ao fato do jogo não possuir modos multiplayer competitivos. É um jogo que merecia muito uma sequencia que infelizmente não deve vir.

Alan Wake

Imagem

Dos mesmos criadores de Max Payne vem Alan Wake, esse jogo entra pra lista dos jogos que sofreram com a pirataria. Lançado como um exclusivo do Xbox 360 em 2010, o jogo sofreu nas mãos dos piratas e não vendeu absolutamente nada, em 2012 pelas mãos da Nordic Games o game chegou pra PC e vendeu cerca de 100 mil cópias, quando a nova DLC American Nightmare foi anunciada, a Microsoft deu uma força no marketing pra versão de Xbox 360 e conseguiu fazer o jogo deslanchar, mais do que merecido para um ótimo jogo, até hoje o jogo vendeu 1.2 milhões de cópias e a sua produtora não descarta uma sequencia e esperamos que dessa vez deslanche mais rápido né.

Dead Space Extraction

Imagem

Muitos de vocês vão ler o nome do jogo e ficar pensando "que jogo é esse?", pois é foi uma tentativa frustrada da EA de tentar levar o terror e a violência de Dead Space até o Nintendo Wii, como haviam poucos jogos violentos para o Wii, a EA achou que o jogo faria um sucesso estrondoso mas quem disse que os jogadores de Wii ligavam pra isso? O jogo vendeu muito pouco e acabou dando prejuízo pra EA, o jogo foi bem nas reviews obtendo média de 8.2 e ainda disseram que era um jogo obrigatório para todos que tinham Nintendo Wii mas quem tinha Nintendo Wii não estava nem ai, o jogo foi lançado depois para o Playstation 3 para ser jogado com apoio do PS Move mas mesmo assim o jogo não foi pra frente e o pior de tudo é que de acordo com a EA o jogo não é spin off ou seja ele faz parte da saga principal e muitos fãs da saga sequer sabem que ele existe. O jogo foi lançado em 2009 pra Wii e e 2011 para PS3 e até hoje vendeu 440 mil cópias.

Agora chega de falar sobre o fracasso alheio, vamos falar um pouco sobre o sucesso alheio. Assim como muitos jogos fizeram seus produtores chorarem de tristeza outros tantos fizeram seus produtores pularem de alegria, vamos relembrar alguns agora.

Imagem

Franquia GTA

Imagem

Não foi nessa geração que amada e polêmica franquia GTA foi consagrada mas foi nessa geração que a Rockstar teve que arrumar mais cofres pra guardar tanto dinheiro. Tanto GTA 4 tanto GTA 5 foram sucessos comerciais assustadores. Até hoje, GTA 4 vendeu 21.24 milhões de cópias mundialmente e GTA 5 vendeu 29.77 milhões de cópias mundialmente, juntos os dois jogos venderam 51.01 milhões de cópias gerando um lucro estimado de 2 bilhões e 550 milhões de dólares, valor que é quase 10 vezes mais do que o valor que foi gasto pra fazer os dois jogos.

Franquia Call of Duty

Imagem

Amada por muitos e odiada por outros tantos, Call of Duty é de longe a franquia mais rentável da história da indústria do entretenimento superando até clássicos do cinema como Star Wars e Senhor dos Anéis. Os números da franquia são assustadores se comparados a qualquer outro jogo, contando todos os jogos da franquia lançados para essa geração (PS3, Xbox 360, Wii, PC) sem contar os spin off's para portáteis e as vendas para nova geração (PS4, Xone e WiiU) ao todo foram vendidos 153 milhões e 470 mil jogos gerando um lucro de 7 bilhões e 673 milhões de dólares, isso é mais dinheiro do que pode ser encontrado em toda a Nicarágua por exemplo

Franquia Super Mario

Imagem

O nosso querido enganador bigodudo continua enchendo os cofres da Nintendo desde 1984 e nessa geração não foi diferente, se contarmos os jogos lançados para Wii e DS (Aqui estamos contando o DS por que não existe spin off's em Super Mario pois afinal não existe saga principal) foram vendidos ao todo 88 milhões e 420 mil jogos gerando um lucro de 4 bilhões e 421 milhões de dólares e ainda dizem que a Nintendo está falindo.

Franquia Need for Speed

Imagem

A EA tem muitíssimo bom gosto na hora de lançar fotos para promover o game. Assim como Call of Duty, Need for Speed também é amado por muitos e odiado por outros tantos mas mesmo com tantos haters Need for Speed ainda consegue fazer a EA sorrir a cada lançamento, vamos ver afinal o quão feliz está a EA com a franquia, lembrando que aqui não estamos levando em conta os spin off's lançados para portáteis. se contarmos os jogos para Wii, PS3, Xbox 360 e PC foram vendidos ao todo 32 milhões e 500 mil jogos gerando um lucro de 1 bilhão e 625 milhões de dólares é realmente parece que a EA está muito feliz com a franquia.

Franquia The Elder Scrolls

Imagem

A Bethesda não lança muitos jogos mas quando ela lança meu filho sai da frente. Foram lançados apenas dois The Elder Scrolls nessa geração e ambos venderam absurdamente bem e levaram inúmeros prêmios de jogo do ano, ao todo os dois jogos lançados nessa geração venderam 22 milhões e 560 mil cópias gerando um lucro estimado de 1 bilhão e 128 milhões de dólares, mais do que merecido para um ótimo RPG.

Alguns jogos de 2013 que ninguém quis jogar:

DmC: Devil May Cry - 860 mil cópias vendidas

Beyond: Two Souls - 610 mil cópias vendidas

Resident Evil: Revelations - 600 mil cópias vendidas (A Capcom tava zuando quando colocou um port do 3DS na Steam por 90 reais né)

Metro: Last Light - 520 mil cópias vendidas

Army of Two: The Devil's Cartel - 270 mil cópias vendidas

Remember Me - 220 mil cópias vendidas

Lost Planet 3 - 160 mil cópias vendidas

Sonic: Lost World - 160 mil cópias vendidas

Alguns jogos de 2013 que todo mundo quis jogar:

GTA 5 - 29.77 milhões de cópias vendidas

Call of Duty: Ghosts - 8.57 milhões de cópias vendidas (Sem dados do Xone)

FIFA 14 - 6.40 milhões de cópias vendidas (Sem dados do Xone também)

The Last of Us - 3.43 milhões de cópias vendidas

Battlefield 4 - 3.27 milhões de cópias vendidas (Sem dados do Xone também)

Tomb Raider (2013) - 3 milhões de cópias vendidas

Bioshock Infinite - 2.78 milhões de cópias vendidas

Assassin's Creed IV: Black Flag - 2.60 milhões de cópias vendidas (Sem dados do Xone também)

Crysis 3 - 1.51 milhões de cópias vendidas

Dead Space 3 - 1.40 milhões de cópias vendidas (E deu prejuízo por que de acordo com a EA era pra vender 5 milhões)

Perguntas e Respostas:

1°: Por que não contamos spin off's? Por que são jogos que não acrescentam em nada na saga então se eles vendem bem ou mal não faz diferença

2°: Os números citados são exatos? Não, não são contadas vendas digitais de Steam, Origin, PSN, Xbox Live, Wii Ware

3°: Nenhum jogo que eu gosto está citado na parte de Sucessos então quer dizer que ele é ruim? Não, um jogo não precisa vender 20, 30 milhões para ser bom, Metro e Bioshock são a prova disso

4°: Por que não tem dados do Xone? Por que o console é muito novo, deve demorar uma semana ainda pra ter

5°: Quando o GTA 5 vai sair pra PC? Quando CoD vai ter uma nova engine? Quando a Nintendo vai falir?

A resposta para essa e outras perguntas estão aqui:

Imagem

Fonte: Tribogamer

Comentários

30 Nov, 2013 - 16:05

Comentários

iwanh 03 Dez, 2013 23:59 0

todos os jogos sao obra de arte obra prima sao unicos desde os primeiro ate o atual e questao de gosto de cada um pra quem nao gostou vao todos pra america..

firefox 02 Dez, 2013 09:27 0

Não é que os games estão vendendo mal, o problema é a indústria de games achar que são popstar igual a Hollywood, inflando sua produção com coisas que a maioria massiva dos gamers pouco se importam.

fernandom 02 Dez, 2013 01:40 0

DioDioW escreveu:Muito triste pelo Metro LL ter vendido tão pouco, um dos melhores jogos que joguei esse ano, comprei na pré venda


não vendeu pouco não.Por que o custo de produção não foi tão alto e o jogo vendeu bem mais que seu antecessor.

maxshark 01 Dez, 2013 20:57 1

"A resposta para essa e outras perguntas estão aqui:..."
eu ri e to indo hehe!

jack544 01 Dez, 2013 17:28 2

Enslaved: Odyssey to the West, Bulletstorm, Alan Wake + DLC, DmC, Resident Evil: Revelations, Metro: Last Light,Remember Me...São jogos ótimos, comprei na steam e não me arrependo...

Alan Wake, zerei 2 vezes o piratinha e voltei a zerar mais 3 na steam, tem uma história tão complexa e ****, que vale cada centavo...

DmC, pra mim foi um dos Devil May Cry que mais fez sentido, contou tudo certinho e tem mais sentido o desentendimento de Dante e Vergil, além de ter uma jogabilidade espetacular,.

Metro Last Light nem argumento, nem merecia estar nessa lista de mau vendidos...

Agora Lost Planet 3, que não citei, comprei e gostei, Tipo fica meio que uma cópia Dead Space 3 e Lost Planet 3, até pensei estar jogando o mesmo game, maior parte planeta de gelo, escuro, monstros (sendo que Lost Planet 3 na minha opinião esta mais obscuro que DS3)

DioDioW 01 Dez, 2013 17:02 1

Muito triste pelo Metro LL ter vendido tão pouco, um dos melhores jogos que joguei esse ano, comprei na pré venda

leosenin 01 Dez, 2013 10:51 1

Eu acrescentaria o Silent Hill downpour (por volta de 350 mil copias no ps3 e 250 mil no 360), sempre fui fã da série, com ápice no 3º mas ate o homecome eu gostei, apesar de muitos terem reclamado, já o ultimo não foi feito pela KCET (konami tokio) e o estúdio vatra americano que assumiu o projeto é uma bosta, jogo repetitivo, combate travado, cenários parecem montados no RPG maker de tão repetitivos, história fraca, passem longe!

leosenin 01 Dez, 2013 10:44 0

Raizen_Heine escreveu:DmC: Devil
May CryBeyond: Two Souls
Lost Planet 3
Esses três, eu só to esperando preços bons

Dos 3 eu joguei Beyond e achei bem fraco, não chega nem aos pês do heavy rain, e fiquei puto com vários reviews dando 10, as vendas mostram a verdade, mas não é de todo ruim, se conseguir pegar barato, vale pela história.
Devil may cry eu acho que foi o mais injustiçado, só pelo fato do reboot (e Dante emo), também não curto reboot, mas o novo DMC é bom, bem feito e o principal divertido.
Já o lost planet 3 eu só vi o começo, como já não sou fã da saga me abstenho, sigo os conselhos do marlon018.

ananindeua 01 Dez, 2013 09:01 1

o alan wake é um jogo muito **** parece que o jogador esta dentro de um livro do Stephen King,não sabia que tinha vendido tão mal.

buiusemluxo 01 Dez, 2013 08:38 1

ainda bem que tomb raider vendeu bem porque e um p#ta jogo

PedroIgor 01 Dez, 2013 07:40 -1

Franquia NFS sucesso? Só pro bolso da EA porque Need morreu!

Era pra ter colocado assim:

Franquia NFS (sucesso entre fãns até o MW1)

Marlon018 01 Dez, 2013 04:07 0

Raizen_Heine escreveu:DmC: Devil
May CryBeyond: Two Souls
Lost Planet 3
Esses três, eu só to esperando preços bons

Lost Planet 3 não vale a pena. Comecei a jogar ontem e pensa numa campanha tediosa.