Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Games esquecidos parte 5: Vagrant History.

Olá pessoinhas da TG.

Dando a continuidade ao artigo de games que estão nos porões das produtoras, hoje falarei de Vagrant History (infelizmente não se tornou uma franquia)

Rebobinando a fita até o ano 2000.....a ano do bug do milênio.

E no inicio...

..Final Fantasy era pra ser o último game, na época da quase falida, Square..ops

Vagrant History foi um game de Rpg de Ação lançada em 2000 pela toda poderosa Square, para Ps1.

No game, o jogador era Ashley Riot (tem nada a ver com a prima do Will Smith rs), um agente de elite, chamado de RiskBreaker.

Imagem
Protagonista do game


No prologo do game, Ashley está investigando uma ligação entre um líder cultista e um membro do Parlamento do reino de Valendia, Duque Bardorba. Ashley foi acusado de ter assassinado o duque, e para mostrar o porque da acusação, o game volta uma semana antes do assassinato, e ai que começa a historia do game.

Imagem
Só era possível enfrentar esse dragão se o jogador assistisse o prologo do game


O game se passa na cidade de Leá Monde, uma cidade milenar, que no passado era uma cidade prospera, se torna um lugar destruido, graças a um terremoto que ocorreu 25 anos antes.

Asheley e sua parceira, Callo Merlose, estão em busca de Sydney Losstarot, o lider da facção cultista Müllenkamp, que sequestrou o filho do Duque Bardorba em busca de uma chave.

Imagem
Ashley, Callo e Sidney


Logicamente que o enredo não se trata somete disso, a historia é muito complexa, com vários personagens que aparecem e são importantes e tal, e para total entendimento de tudo que Vagrant History tem para oferecer, talvez tenha que pegar um pouco de Final Fantasy Tatics e XII (sim, ocorre em uma linha de tempo diferente, mas é do mesmo universo as historias dos 3 games).

Imagem
Rood Inverse


E o game?

O game é um action rpg, os inimigos parecem na tela (antigamente em game de rpg não era muito comum os inimigos aparecerem na tela, geralmente o jogador estava andando e do nada a tela mudava, e entrava na tela de batalha.). Não tinha tela de batalha, era só aproximar do inimigo, apertar o botão de ação e....."apertar o X que em um doido??". Nãoo, a batalha era do estio de Parasite Eve, tinha um globo que demonstrava a área de ataque, e o legal, dava pra escolher em que parte do corpo do inimigo você queria atacar Cada inimigo tinha um ponto fraco, ai era só escolher e dar o ataque.

Em um ponto do game, era possível dar combo, era atacar, e na hora exata aperta o botão de ação, e um outro golpe era desferido por Ashley.era fácil de aprender, mas dominar....era muito, mas muito difícil.

Imagem

Os gráficos do game eram lindos para a época(considerado uns dos games mais bonitos do PS1), a trilha sonora do game era perfeita, os diálogos do game eram por balões, tipo HQ, e a jogabilidade, depois de se pegar a manha, era muito boa.

Imagem

Não existia lojinhas de itens no game, Ashley era capaz de customizar e de criar armas e armaduras, e de acordo com o material, era mais efetivo a uma criatura, e não tão efetivo em outra.

Imagem

E tinha magias??

Sim, Ashley aprendia magias graças a itens que o inimigos deixava após morrerem, chamado de Grimoire, após utilizar o item, Ashley aprendia a magia que estava nele, e poderia usar a vontade, ou até a barra de MP acabar.rs

Também tinha as habilidades de cada arma, no game chamado de Break Arts, funcionava assim, se você matasse um certo numero de inimigos com um tipo de arma, você liberava um Break Art dessa arma. Existam vários Break Arts para cada tipo de arma, e como Vagrant contava com um numero generoso de tipos de arma, era gasto um bom tempo para liberar todas as Breaks..



"O game era fácil?"

No começo, dava impressão que era fácil......mas depois...o game se tornava muuuuuuuuuuito difícil.

Tinha chefe que era quase impossível de derrotar, alguns inimigos eram chatinhos e tal, o jogador tinha que ter vários tipos de armas de materiais diferentes, uma especifica para cada tipo de inimigo.

"mas isso era ruim?"

Não, o jogador precisava pensar antes de atacar, analisar que tipo de inimigo era antes de atacar(aquela fucking magia que você tanto usava, poderia nem fazer cocegas dependendo do inimigo, e aquela magia de recuperar HP poderia matar aquele boss chato)



O game era muito bom, recomendo até hoje pra quem curte Rpg, bons tempos que a Square sabia fazer RPGs decentes ...... ah.. Vagrant é um dos poucos games que conseguiram a nota máxima da revista japonesa Famitisu..

Assim acaba esse post, desse game, que se for falar de tudo, ficaria mais extenso do que se falasse de uma franquia com vários games.

Valeu pessoas..

Próximo post, Breath of Fire..

Bonus round

Final Fantasy XII tem muitas referencias e semelhanças com Vagrant History, desde o estilo de combate, o design dos personagens, o estilo gráfico e muito mais, mas o que chama a atenção mesmo, é que uma região em FFXII, se chama Valendia, logicamente que os dois games acontecem no mesmo mundo, juntamente com FF Tatics, somente em linha de tempo diferente.

Ao terminar o game, era possível jogar novamente com as habilidades adquiridas, e com isso, alguns lugares secretos ficavam acessíveis.

Fonte: Tribogamer

Comentários

07 Dez, 2013 - 23:49

Comentários

Lone3x 08 Dez, 2013 18:55 0

Sem duvida um dos melhores rpgs que joguei na vida.
Muito bom, inteligente.
Eram horas e horas criando uma arma efetiva pra poder derrotar um inimigo.
E os quebra cabeças eram ****s, podendo fazer tempo melhor e talz.
Muita coisa pra fazer num jogo so.
SInto falta de nos mergulhamos num jogo.

yurifortunat 08 Dez, 2013 17:53 1

ainda consegui baixar o jogo em português só falta coragem pra terminar meu antigo save no play1 eu tinha zerado 6 vezes e não tinha pego tudo nem a holy win

leostrife 08 Dez, 2013 15:55 0

Sinceramente não curti muito esse game, acho q a única franquia q curti de RPG estratégia foi a saga Shinning Force...

N3LiON 08 Dez, 2013 14:32 0

blasfemia, ele nunca foi esquecido ele ainda reina em nossos corações. Um dos melhores jogos de todos os tempos

diegoelric2005 08 Dez, 2013 13:08 0

adrianodt escreveu:Seria excelente você linkar os posts anteriores no fim da postagem \o

podia ter isso do começo né

akumariper 08 Dez, 2013 12:45 0

Eita jogo bom esse ai heim !!!

sephiroth0 08 Dez, 2013 12:12 1

Ótimo post!
Vagrant era excelente. Um dos últimos jogos que joguei no PSX. Era bem obscuro na época, descobri meio sem querer, peguei o game porque era da Sqaresoft, era um fã dos Final Fantasy na época, e achei que seria bom. O game foi muito melhor que pensei na época. O enredo é excelente. Diria que junto com o Tactics (não os Advance) seriam os enredos mais dark da Square.

Powerock 08 Dez, 2013 10:49 0

Muito bom, excelente game Vagrant History, enredo, história muito bem criados, bons tempos áureos da squeare!

jeopaladino 08 Dez, 2013 10:43 0

muito legal teus artigos leio todos,a maioria dos games tenho saudades tbm e não sei pq ainda nao foi lançado reboot.cara vc devia postar esses artigos no alvanista tbm.
http://alvanista.com/

uchirra wesley 08 Dez, 2013 02:50 0

com muito custo terminei este game que e um exemplo de um verdadeiro RPG, saudades da época de quando passava ate mês para terminar um game, mas jogando honestamente

adrianodt 08 Dez, 2013 01:16 6

Seria excelente você linkar os posts anteriores no fim da postagem \o

Notícias