Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Será o fim de Pro Evolution Soccer?

Iremos descobrir como se iniciou e como pode chegar ao fim uma das maiores lendas do mundo dos games.



Iremos descobrir como se iniciou e como pode chegar ao fim uma das maiores lendas do mundo dos games. A série premida Pro Evolution Soccer.

Tenho certeza que poucos sabem, mas essa premiada série da Konami teve seu inicio em 15 de março de 1996. Com lançamento para o então vídeo game do momento PlayStation que tinha sido lançado em Dez\1994.

Inicialmente sendo chamando de Goal Storm (Tempestade de Gols) nos EUA e Winning Eleven no Japão. Até o momento não tínhamos grandes jogos de futebol apenas o FIFA que também estava em seu inicio.

Logo no próximo ano, a Konami vendo que obteve sucesso, se apressou e lançou o Goal Storm 97. E assim teve inicio essa fantástica série, que mais tarde iria adotar o nome, até hoje utilizado, de Pro Evolution Soccer.


Imagem

Para sermos mais precisos o nome Pro Evolution Soccer começou a ser adotado de forma definitivamente e mundialmente falando em Out/2007 quando foi lançado PRO EVOLUTION SOCCER 2008, que seria o equivalente ao Winnig Eleven 11. Já tínhamos adotado o nome atual PES em 2001, porém ainda era lançado como Winning Eleven no Japão.

E me parece que foi exatamente nesse momento que começou a acabar a magia com a franquia. Talvez os mais novos não consigam se lembrar, porém o PES como é conhecido hoje, foi o jogo que mais inovou tanto tática quanto visualmente falando, lançamento após lançamento.

Todo novo lançamento era uma nova surpresa, te levando cada vez mais para um realismo absurdo para a época. Esquema tático cada vez mais avançados, inteligência artificial fantástica. Como um fanático jogador de PES na época não vi nenhum outro jogo que pudesse chegar aos pés, desse fenômeno.

Eis o erro da produtora KONAMI, pois imaginando serem os absolutos do ramo, foi a cada novo lançamento nos trazendo uma menor quantidade de inovação, fazendo com que assim aos poucos seus seguidores, não tão fiéis, se debandassem para o outro lado, FIFA, que ano após anos vinha em uma crescente, modesta, mas continua.

A pergunta que não quer calar nesse momento para os milhões de fãs de PES.

É... O que está acontecendo com a KONAMI?




Principalmente para o mercado atual, onde é necessário realizar um investimento relativamente alto para adquirir cada novo lançamento no mercado Brasileiro. Pode ser que esteja sendo um tanto quanto exagerado, ou apaixonado, não podemos analisar ainda, porém não consigo ver uma versão valiosa de PES há algum tempo. Para ser sincero acho que a pelo menos 5 anos, os lançamento da franquia tem sido um completo fiasco, alguns anos menos, outros anos mais.

Porém de 2010 pra cá tem ficado cada vez mais clara a falta de criatividade da equipe de criação do jogo, que começou a perder fãs aos montes.

Vamos pontuar duas falhas na franquia atualmente.

  1. Licenças: A cada novo lançamento tem um menor número de licença dos clubes, tanto os locais quanto os europeus, chegando a versão 2014 do jogo a vir sem estádios tradicionais com Santigo Bernabeu e Cam Nou.
  2. Modo on-line: A cada novo ano eles fazem tentativas frustrantes de melhorar essa opção determinante nos jogos das gerações atuais, com falhas grotescas de conectividade, favorecendo assim os maus jogadores, com bugs e legs.


Vale lembrar que se formos mais afundo, teremos inúmeras criticas.

Talvez eles precisem voltar ao inicio da franquia, voltar ao jogos Goal Storm, para entender a magia desses jogos, o que os primeiros produtores pensavam e como eles executavam isso, com a pouca tecnologia na época.

Esses jogos eram feitos de jogadores para jogadores, e isso não vem acontecendo mais. Talvez se eles se dedicassem por um maior período em um determinado titulo, sem essa coisa de ter que fazer um lançamento novo a cada ano, consiga recuperar o que foi perdido. Redescobrir a essência perdida.


Imagem

Vamos pensar em PES 2014, jogo lançado recentemente, com o valor normal do mercado brasileiro R$200 sem choro nem vela. Imagina o cara que pega o jogo e não acompanhou nada sobre a criação do mesmo, irá realizar suas partidas de reconhecimento da nova versão e descobre que o mesmo tem disponível apenas 13 estádios licenciados, isso fica mais grave ainda quando paramos para olhar os clubes e seleções, que são em sua maioria, sem licenças.

E o mais absurdo dos absurdos que já pude ver... o jogo não tem o modo chuva, a justificativa da produtora seria a falta de tempo para trabalhar nesse modo para o jogo, levando em consideração que eles tinham mudado todo o motor gráfico.

Concordemos que isso não justifica, se o jogo não está pronto não faça o lançamento. Porém a gana de ganhar dinheiro é maior do que o bom senso e assim faz com que se perca ainda mais credibilidade no mercado. Há algumas semanas tive o desprazer de jogar a versão 2014 do jogo, e fiquei abismado com a pouca qualidade do jogo, onde apresenta Lags fora de uma uma partida online. Absurdo. Vale lembrar que o jogo não aparece nos novos consoles - Xbox One e PS4.

Somente o FIFA 14 tem lançamento para essas plataformas. Pelo caminhar da coisa, não vejo muito anos de vida útil para a franquia, talvez mais três ou quatro anos, até a KONAMI anunciar o fechamento do estúdio responsável pela produção do jogo. O que vocês acham, PES aguentará muito nessa caminhada?

Para os nostálgicos, segue abaixo um vídeo de uma das melhores aberturas que a franquia já teve e consequentemente uma das melhores edições da mesma.


Fonte: Brasilgamer

Comentários

14 Dez, 2013 - 11:01

Comentários

andre2908 15 Dez, 2013 22:46 1

Que pena pois o Fifa já esta cagando pra os jogadores, agora sem concorrencia vai ser pior ainda

lucastankian 15 Dez, 2013 06:23 1

Brynko-dgs escreveu:Já o NBA esta cada ano melhor!!!
Bwahaha! Troll! Freddy! SO MUCH WIN! Forever Happy! Ahh!


Não é bem assim não, a versão pra pc, ps3 e x360, parece mais um NBA 2K13.5, não teve muitas melhorias, pelos vídeos na net pros novos consoles sim teve melhorias.

Brynko-dgs 15 Dez, 2013 02:12 1

Já o NBA esta cada ano melhor!!!
Bwahaha! Troll! Freddy! SO MUCH WIN! Forever Happy! Ahh!

razak159 15 Dez, 2013 02:11 3

pes 14 ta uma ***** foi o pior pes ja lançado o 13 ate que era legalzim mais do 13 pra ca mudei pro fifa e nao me arrependo pois gostei mto do fifa 13 e o 14 ta espetacular

SergioKool 15 Dez, 2013 01:42 1

Eu sempre joguei os dois pes e fifa desde o inicio dos dois , fifa desde o 96 e pes desde o iss do ps1, ambos sofreram evoluções umas satisfatórias e outras menos , agora verdade seja dita a partir do ano 2010 finais para mim o pes morreu aí na praia, e fifa desde o 11 só me tem apaixonado pelo seu realismo e jogabilidade :) enquanto todos os pes a partir dessa data me desapontaram, so o 2013 me deu um pouco gosto mas rapidamente desisti face ao fifa 13 que adorei :) o pes 2014 a konami acho que está a tentar voltar ao estilo antigo e achei isso legal, alem do jogo ser uma porcaria, a ideia está ficando legal se para o ano que vem inovarem na jogabilidade que para mim desde o 2010 é o que mais falha , incluir mais licenciamentos e incluírem os gráficos do 2013 ou superiores, aí sim teremos um bom jogo, mas face a um possível fifa 15 não sei não, vou manter a esperança de dias melhores para o pes que ja me apaixonou mais :) força konami :)

will-gamer 14 Dez, 2013 19:37 -1

a cara eu não sei o que está aconteçendo com o PES para as pessoas falarem assim dele mas espero que ele não acabe, eu sempre jogo PES desde o PS1 sempre gostei e não nunca gostei de jogar FIFA não vejo nada de especial naquele jogo nem nos de hoje, podem me negativar mas mesmo com o PES 14 e FIFA 14 eu ainda vou de PES mesmo tendo jogado ambos, talvez seja paixão só isso mesmo.

lucastankian 14 Dez, 2013 18:46 2

Fico triste por um jogo que marco a minha infância chega a esse ponto, parece até o vasco, todo ano é vice,rsrsrsrs, e esse ano não entro nem entre os 5 melhores jogos esportivo do ano, o fifa ( que é o melhor jogo hoje disparador ) está lá todo ano. ainda bem que eu comprei o Fifa, mas vamos espera 2015, pra ver se vale a pena compra os dois ou só o Fifa.

lucastankian 14 Dez, 2013 18:40 1

IDAS escreveu:
luisprovisao escreveu:sempre joguei PES, mas essa ultima versão que saiu a pes2014 foi simplesmente um lixo, as faces, os gráficos, a jogabilidade ficou tudo ruim, tive que voltar pra pes2013, mas estou pensando seriamente em migrar para o FIFA14. a konami já deu o que tinha que dar.


Concordo na parte do PES 14 um lixo e ter que voltar ao PES 13, mas na parte de migrar para FIFA eu tentei mas sinceramente não da, hoooo jogo chato do baralho, falo sem negócio de fan boy, PES é um nível muito superior a FIFA tanto em gráfico como em jogabilidade, eu digo pq joguei os dois e escoli o PES sem fan******gem, essa é minha opinião. É claro se a KONAMI continuar com essa jogabilidade do PES 14 ela vai perder muito, pq pessoas como vc e eu vão tentar o FIFA, e algumas como eu não vão gostar e se manter no PES e outras talvez como vc pode gostar e ficar no fifa.

Cara eu pensava igual a você, aí passei a joga Fifa com mais frequência e me apaixonei pelo jogo.

lucastankian 14 Dez, 2013 18:33 1

Tuonela escreveu:O ultimo PES que saiu não devia ter sido lançado, não esse ano. Foi tudo feito as pressas.
É uma engine totalmente nova, o jogo ficou bonito e dinâmico, mas cheio de falhas. Acho que deveriam ter feito um patch de atualização no outro PES pra deixar os times com elencos atuais e tal, e focarem pra em 2014 lançarem um novo PES lisinho, bem mais trabalhado.

E o FIFA ele vem com essa proposta há uns 2 ou 3 anos né, e ficou melhor que o PES antigo. Mas aposto que eles não lançaram nada de muito diferente esse ano pra estudarem e prepararem um FIFA melhor trabalhado pros novos consoles.


Lançaram sim, o Modo Dirigente está totalmente novo, tem a temporada Co-op, e sem conta o modo online que é muito bom.

Tuonela 14 Dez, 2013 16:00 0

O ultimo PES que saiu não devia ter sido lançado, não esse ano. Foi tudo feito as pressas.
É uma engine totalmente nova, o jogo ficou bonito e dinâmico, mas cheio de falhas. Acho que deveriam ter feito um patch de atualização no outro PES pra deixar os times com elencos atuais e tal, e focarem pra em 2014 lançarem um novo PES lisinho, bem mais trabalhado.

E o FIFA ele vem com essa proposta há uns 2 ou 3 anos né, e ficou melhor que o PES antigo. Mas aposto que eles não lançaram nada de muito diferente esse ano pra estudarem e prepararem um FIFA melhor trabalhado pros novos consoles.

vallum 14 Dez, 2013 14:35 1

Mas analisando mais friamente, o fato da Konami querer lancar um PES a cada ano nao seria exatamente pra rivalizar com FIFA Soccer? Todo mundo sabe que ha bastante tempo a EA tem essa mania de explorar suas melhores franquias com um jogo "novo" a cada ano...
Se a Konami nao acompanha, fica pra tras. Se acompanha, perde qualidade. Assim fica dificil pra ela. :P

valder 14 Dez, 2013 13:59 0

PES ta horrivel desde 2010, jogo não evolui só regridi, esse PES 14 pra mim é uma versão beta pq nunca vi um PES tão bugado, prometem mil maravilhas e na hora q vai jogar não vê nada q prometeram, senão fizerem um PES next gen, ai sim PES morri de vez.