Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Steam Dev Days é evento que deve mostrar plano de dominação global do Steam



Não é segredo para ninguém que, com a chegada do SteamOS e das Steam Machines, a disputa pela supremacia na nova geração vai ficar ainda mais acirrada. O Steam Dev Days é um evento que ocorre em Seattle, nos EUA, nos dias 15 e 16 de janeiro, e se trata de um acontecimento restrito somente a alguns profissionais da indústria – nem mesmo a imprensa pode estar lá dentro.

A ocasião é oportuna para que a Valve mostre seus planos de dominação global, que agora envolvem o SteamOS e as Steam Machines. A realidade virtual, que está pouco a pouco sendo alicerçada pelo Oculus Rift desde que o seu kit de desenvolvimento foi lançado, faz parte desses ambiciosos planos.

Hoje, o Steam é o maior serviço de distribuição digital de games, sendo melhor referido como uma plataforma, e não um mero serviço. É como se a Valve quisesse ser dona do futuro, e não apenas participar dele. O Beta do SteamVR, lançado antes do início do Steam Dev Days, mostra o quão agressiva a companhia está com o mercado, reporta o site Polygon.

Os outros que se cuidem – especialmente a Microsoft

Não há qualquer entrevista, registro de vídeos ou imagens do conteúdo apresentado/discutido no Steam Dev Days. O evento é absolutamente restrito a empresas como AMD, NVIDIA, Unity, Intel, Oculus e, é claro, a própria Valve, que deve falar sobre as pontes que pretende criar entre serviço de distribuição, hardware e software que vão conduzir as Steam Machines – bem como as pessoas que fazem os games que jogamos na plataforma.

Uma das preocupações da Valve deve girar em torno do sistema operacional Linux. Ela precisa convencer os desenvolvedores a abraçar essa ideia, já que o SteamOS será baseado no Linux. Ou seja, questões como portabilidade de jogos, otimização de ferramentas para utilização no sistema operacional do pinguim e outros tópicos devem ser abordados.

Imagem

Nesse cenário, a Microsoft é uma das maiores candidatas a tremer na base, afinal de contas, seu sistema operacional, o Windows, será colocado em xeque com a expansão agressiva do Linux junto ao SteamOS. Neste momento, o sistema do Bill Gates não tem nada a temer, mas a ideia de que Valve, AMD, NVIDIA e Intel estão numa panelinha com desenvolvedores para delinear um futuro sem o Windows deve fazer os executivos da Microsoft "borrarem as calças". Eles ao menos devem estar numa situação bastante desconfortável.

Tanto Valve quanto Microsoft têm planos de estarem presentes na sala de estar de todo e qualquer jogador. Só que se formos comparar o SteamOS e as Steam Machines com o Xbox One, por exemplo, constatamos ecossistemas bem diferentes e com filosofias visivelmente distintas. O fato de zilhões de desenvolvedores terem manifestado interesse pela nova empreitada da Valve com o Linux certamente está tirando o sono da Microsoft.

Futuro incerto – e com muita guerra entre as marcas

Subestimar ou superestimar qualquer companhia é um erro. O mais seguro a fazer, neste momento, é ponderar sobre as possíveis possibilidades para o futuro. A Valve busca modelar o seu próprio futuro numa empreitada ousada e que vai cutucar toda a concorrência com uma filosofia favorável a desenvolvedores e gamers.

O Steam Dev Days certamente dará um aperitivo desse panorama do futuro. Só o tempo dirá de que forma o mercado vai reagir perante tantas circunstâncias, mas uma coisa é certa: a batalha será bastante acirrada, e a Valve tem planos bem delineados para o seu pelotão.

E você, como acha que será o futuro?

Fonte: Baixakijogos

Comentários

16 Jan, 2014 - 23:44

Comentários

shyko 17 Jan, 2014 11:44 0

Falam a mesma coisa dos consoles a tanto tempo e o PC continua ai, recebendo bons jogos (mesmo que com atraso muitas vezes), muito mais facil ele ameaçar os consoles que os PCs.

XOmegaZeroX 17 Jan, 2014 10:20 0

só tenho windows por que é compatível com alguns programas que uso, e também é compatível com todos os jogos disponíveis. quando os Steam Machines sair eu vou ser o Primeiro a comprar, pois o OS vai ser focado para jogos, e como eu não faço nada no PC alem de jogar...
mas uma coisa que eu quero saber é se vai ser compatível com outros controles ou com o velho teclado e mouse.

wesleyfrd 17 Jan, 2014 09:28 1

o povo nao intende que o sistema e livre se voce quise tira o steam os e poem um Ruimdows no luga, quer um controle diferente? pega o do xbox e liga na steam machine algumas steam machines ja confirmaram usar Dual boot para ter linux/windows

Czarniano 17 Jan, 2014 08:20 0

GalaxyDev escreveu:Eu acho que mesmo que o Steam OS faça sucesso, o Windows ainda vai ter espaço no mercado pois ninguém compra o Windows pra jogar, se a Microsoft dependesse dos gamers ela já tava morta até por que o windows tá indo pra outro mercado que é os tablets agora.

meracado de tabletes ja ta dominado amigo não tem espaço para M$
claro que esse comentário foi um exagero mais o mectado de tabletes e smartfones a Google e a Apple já praticamente domina e elas não vão abri as pernas para M$.

Sobre Steam Machines é difícil dizer mas eu acredito que no futuro elas ameaçem os consoles, a muito tempo atrás todo mundo dizia que o android e IOS nunca seriam bons pra gamers e hoje a sony disse que eles são os culpados das vendas baixas do ps vita.

Eu nunca testei esse Oculus Rift por isso não coloco muita fé não mas pelo proposta deve ser **** pra um fps frenético como Left 4 Dead.

GalaxyDev 17 Jan, 2014 00:28 2

Eu acho que mesmo que o Steam OS faça sucesso, o Windows ainda vai ter espaço no mercado pois ninguém compra o Windows pra jogar, se a Microsoft dependesse dos gamers ela já tava morta até por que o windows tá indo pra outro mercado que é os tablets agora.

Sobre Steam Machines é difícil dizer mas eu acredito que no futuro elas ameaçem os consoles, a muito tempo atrás todo mundo dizia que o android e IOS nunca seriam bons pra gamers e hoje a sony disse que eles são os culpados das vendas baixas do ps vita.

Eu nunca testei esse Oculus Rift por isso não coloco muita fé não mas pelo proposta deve ser **** pra um fps frenético como Left 4 Dead.

VelhoGamer 17 Jan, 2014 00:27 4

No caso do steamos nao tenho medo algum,afinal de contas e de graça e posso muito bem fazer um dual boot.