Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

A maior usina solar do mundo está matando pássaros ao derretê-los com o calor



A maior usina solar do mundo é sensacional – caso você não seja um pássaro como este na imagem publicada pela BrightSource Energy. Esta ave voou por cima da usina e foi morta por seus altíssimos níveis de calor, que podem chegar a 573C. Aparentemente, isso já era esperado.

Imagem

O Wall Street Journal e um relatório mensal da Ivanpah Solar Electrict Generating System (em PDF) já apontavam para o que seria um dos efeitos colaterais da usina de US$ 2,2 bilhões e 40 andares ao sudoeste de Las Vegas.

Quando seus 350.000 espelhos convergem para as caldeiras de água no topo das torres, eles efetivamente se transformam em um raio gigantesco da morte. Tudo o que passar pelos feixes de luz concentrada será morto.

Imagem

A Comissão de Energia da Califórnia diz que a perda de vida selvagem – e outros problemas ambientais relacionados a isso – é aceitável já que "os benefícios do projeto sobrepõe esses impactos". De acordo com eles, a usina produzirá energia elétrica o suficiente para alimentar 140.000 lares quando estiver na sua capacidade máximo, com uma grande redução de emissão de carbono. Ambientalistas afirmam que os benefícios podem não ser tão claros assim.

Para piorar as coisas, biólogos dizem que os pássaros podem estar confundindo o mar de espelhos com um lago, o que os atrai para uma miragem mortal.

As imagens das aves vieram do relatório mensal. Onze pássaros foram encontrados feridos ou mortos no período.

Fonte: Gizmodo/Uol

Comentários

18 Fev, 2014 - 21:33

Comentários

vbmvagner 19 Fev, 2014 22:16 1

Putz, falei besteira! Isso é uma "termoelétrica" "movida" a espelhos... É mais "engenhoso" do que pensei, aquecer água para turbinas com o calor do sol, isso é realmente efetivo? Mas mesmo assim meu comentário anterior não teve sentido. Quanto ao preço das placas acho que iria diminuir com a procura, ou mesmo o estado poderia custeá-lo.

tiago5555 19 Fev, 2014 18:11 2

como impedir os passaros de passar, simples, só fazer como no livro de stephen king, under the dome.... poe uma redoma a volta ( só que sem o teto ), assim os passaros o maximo que faria seria bater nela...

Curanda 19 Fev, 2014 13:50 3

vbmvagner escreveu:
Porém, sinceramente tenho uma critica a fazer: porque uma usina de energia solar? Quero dizer porque não uma painel solar em cada casa? Sem impacto, sem raio da morte! Me fica o raciocínio, com uma usina se pode vender energia, mas se cada um tiver como produzir sua energia é o fim de um ramo empresarial. Isso me parece outra manobra capitalista que deu errado.


*Eu rí no "me diz que os USA não leu isso" xD

** Quanto à ter placas solares em casa.

Não tenho dados sólidos ou links para lhe comprovar, mas tive um professor de física que participou de um campeonato mundial de aproveitamento solar.

Em 1º lugar, se não me engano, ficou a Rússia com 47% de aproveitamento.
Enquanto o Brasil ficou com 9% de aproveitamento.

Se levar em conta o preço de uma placa solar, talvez não compense muito cada um ter a sua. Na imagem a energia parece ser gerada pela água quente, e não por placas solares. Só vi espelhos alí.

lencerskay 19 Fev, 2014 13:41 1

Qual foi o filme em que essa usina apareceu mesmo ?

scorpion91 19 Fev, 2014 12:50 1

Mother of God! Isso me fez imaginar, o quão interessante seria apontar esse treco lá para Brasólia. Mother of God! Adeus ladrões engravatados. Cereal

Marlon018 19 Fev, 2014 10:01 1

Creio que deve ser um problema solucionável. Só precisam arrumar um jeito de manter os pássaros longe. Tudo na vida tem contras, mas o que não pode acontecer é deixar os contras serem mais impactantes do que os prós.

DrHost 19 Fev, 2014 09:27 0

Ew facil !
So colocar placa de ..
AVISO
PROIBIDO TRANSITO DE PÁSSAROS

La funcionaria, pq nas terras gringas se respeitas as leis de transito.
Ja se fosse no brasil, terra dos huehuehue br, os passaram faziam de tiro ao alvo, tacavam fogo, e depois postavam no youtube.

vbmvagner 19 Fev, 2014 07:38 5

"Quando seus 350.000 espelhos convergem para as caldeiras de água no topo das torres, eles efetivamente se transformam em um raio gigantesco da morte. Tudo o que passar pelos feixes de luz concentrada será morto."

Me diz que o Exercito dos EUA não leu isso. Quanto aos pássaros alguém tem que pensar alguma coisa pra mante-los afastados, como disseram um pássaro não é nada comparado energia "limpa" e renovável. E uma usina hidrelétrica deve matar centenas de peixes diariamente, mas afinal quem se importa com peixes...
Porém, sinceramente tenho uma critica a fazer: porque uma usina de energia solar? Quero dizer porque não uma painel solar em cada casa? Sem impacto, sem raio da morte! Me fica o raciocínio, com uma usina se pode vender energia, mas se cada um tiver como produzir sua energia é o fim de um ramo empresarial. Isso me parece outra manobra capitalista que deu errado.

everson3k 18 Fev, 2014 23:47 4

A maior usina de energia limpa do planeta e neguin esquentando a cabeça com um pardal q morreu!...
pense nao qntidade de vidas q uma hidroeletrica ou uma usina termo-eletrica mata indiretamente todos dias!...sempre tem gente do green peace radicalizando o bagulho!

falcon64 18 Fev, 2014 22:47 -1

Toda criação do homem tem seus prós e contras,mais ultimamente só andam tendo contras...........tenso!!!!

gustavomoraes 18 Fev, 2014 21:47 7

Talvez existam maneiras de manter os pássaros afastados, mas o que pode se afirmar com certeza é que qualquer usina termoelétrica, hidrelétrica entre outras mataria muito mais do que 11 pássaros.

joao2345 18 Fev, 2014 21:41 -1

se fosse uma pessoa já tinham fechado a usina e os construtores já estariam na prisão mas são apenas pássaros então é "aceitável"