Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

8 perguntas sobre o marco civil da internet que você tinha vergonha de fazer



Como você sabe, o Congresso está discutindo já faz algum tempo o marco civil da internet no Brasil. Basicamente, um conjunto de leis que definam direitos e deveres de usuários e empresas que usam a rede ou oferecem infraestrutura para que ela funcione. O projeto pode ser votado a qualquer momento. Já sua aprovação, e o que vai estar dentro do projeto, ainda depende de algumas negociações entre governo e oposição.

No final de 2013, o Giz fez um guia para explicar o Marco Civil. Mas, de lá para cá, algumas coisas mudaram. O governo abriu mão dos data centers no Brasil, por exemplo.

Para clarear um pouco a situação, pedimos ajuda para o advogado Luiz Fernando Marrey Moncau, vice-coordenador do Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundação Getúlio Vargas – Direito, no Rio de Janeiro. Moncau tem uma longa experiência como advogado de direito do consumidor e trabalhou muito tempo no Idec (Instituto de Defesa do Consumidor). Ele aceitou responder algumas perguntas muito simples sobre o marco. Afinal, a lei vai afetar todo mundo. Saber o que vai mudar – e o que precisa NÃO mudar – é fundamental. Abaixo, as perguntas e as respostas.


Por que eu tenho de me importar com o Marco Civil?

Porque o Marco Civil vai definir quais são os seus direitos e deveres ao utilizar a internet!

Por que muita gente diz que o Marco Civil é só uma desculpa para o governo controlar a internet?

Muita gente diz isso porque não quer o Marco Civil. O Marco Civil limita o poder das empresas de telecomunicações e existe um imenso lobby contra o projeto. Em ano de eleição, muitos deputados da base do governo que estão insatisfeitos querem cargos e partidos da base querem ocupar ministérios. Além disso, a oposição quer derrotar o governo em tudo que for possível. Mas ninguém vai dizer isso publicamente.

É importante dizer que quando a internet surgiu, os defensores de uma internet livre acreditavam que este deveria ser um espaço livre de regulação. Hoje em dia essa percepção mudou. As entidades que trabalham com a internet sob uma perspectiva de interesse público passaram a defender uma regulação que assegure direitos. Foi assim que surgiu o Marco Civil da Internet.

Por que o argumento das empresas de telefonia não é justo? O Google e o Facebook ganham muito dinheiro com a infraestrutura das telefônicas…

As empresas de telefonia querem poder cobrar nas duas pontas. Das empresas que prestam serviços, para lhes garantir a capacidade de oferecer seus serviços com qualidade aos usuários de internet. E do consumidor, para acessar diferentes tipos de serviço (ex: um plano somente para e-mail. Um plano somente para redes sociais. Um plano somente para vídeo). Se isso for possível, a internet tal como a conhecemos acabou. Ficará muito mais parecida com a sua TV a Cabo (na qual você pode acessar vídeos mas não pode navegar livremente). Será muito ruim para a concorrência. Se eu inventar um novo serviço, só poderei vendê-lo aos consumidores finais se tiver um acordo comercial com as teles. No final das contas, o consumidor perderá opções e liberdade de escolha.

Faz sentido. E por que a gente ainda não votou o projeto?

O projeto não foi votado porque as empresas de telecomunicações não querem a neutralidade de rede e porque alguns partidos estão ameaçando derrotar o projeto com o único objetivo de pleitear cargos, ministérios e recursos do orçamento da União para projetos que são do seu interesse. É ano eleitoral e há muitas pessoas que se desligam de cargos chave para concorrer. Abre-se espaço para disputa: nossos direitos estão sendo negociados nessa base.

Se o Marco Civil não for aprovado, como será a minha internet daqui a alguns anos?

É importante aprovar o Marco Civil com neutralidade de rede. Se isso não ocorrer (como quer o Deputado Eduardo Cunha, que lidera a luta contra o Marco Civil), nossa internet será fundamentalmente diferente da que temos hoje.

Por que eu devo me importar com a neutralidade da rede?

Hoje, pagando pela conexão, você tem a liberdade de acessar o que quiser e a operadora não pode interferir na sua navegação. A neutralidade de rede busca garantir que isso não mude, ou seja, que as empresas de telecomunicações não possam bloquear ou deteriorar a qualidade dos serviços que você quer acessar. Desse modo, a neutralidade de rede serve para preservar a experiência que temos hoje, como usuários, na internet.

Sem a neutralidade, o provedor de conexão à internet poderá tornar mais lentos (ou até bloquear) seu acesso a serviços. E os provedores têm vários incentivos para fazer isso, como privilegiar seus próprios serviços em detrimento do serviço de concorrentes ou degradar deliberadamente o serviço de outras empresas que não possuam, com o provedor, um acordo comercial.

Eu ouvi que o deputado Eduardo Cunha é um dos principais oponentes do marco civil.

Quem mais está com ele? E quem está contra ele?

O Deputado Eduardo Cunha é o líder do PMDB na Câmara. O PMDB tem seguido as indicações de Eduardo Cunha e, atualmente, é contra a neutralidade de rede e tem dificultado a aprovação do Marco Civil. O problema é que a discussão sobre o Marco Civil foi contaminada pela disputa eleitoral e pela disputa por cargos nos Ministérios. Com isso, além do PMDB, outros partidos da base do governo (que normalmente apoia os projetos que o governo quer aprovar), organizados num grupo que tem se chamado blocão, têm seguido as orientações de Cunha, como PTB e PR. Contra Eduardo Cunha e a favor do Marco Civil estão os partidos que não romperam com o governo. Alessandro Molon (PT-RJ) é o autor do projeto que, atualmente, conta com grande apoio de entidades da sociedade civil de interesse público, como o IDEC, Intervozes, PROTESTE, além de militantes do software livre e instituições acadêmicas.

Tem alguma coisa que eu possa fazer para aprovar a proposta atual do marco civil?

Sim. Fique de olho nas campanhas online que estão ocorrendo. Entidades como Avaaz e MeuRio estão lutando pela aprovação do projeto. E, acima de tudo, informe-se e não deixe a campanha de desinformação dos que se opõem ao texto contaminar a opinião pública.

Fonte: Gizmodo/Uol

Comentários

20 Mar, 2014 - 12:51

Comentários

Cid 04 26 Mar, 2014 15:19 2

"Entre empresas e estado, prefiro que o controle fique com o estado. Pelo menos o povo tem influencia, ainda que frouxa, sobre ele..."

Que diga a Coréia do Norte.

"do jeito que o governo do PT (ou qlqr outro é) acha mesmo que eles vao fazer um bom trabalho? "

Só por ter o dedo do PT já é motivo para ter desconfiança.


vallen 20 Mar, 2014 20:11 4

Se o estado nao se preocupa em lhe dar educação, segurança, saude, saneamento... vc realmente vai acreditar que eles sendo os reguladores da internet, principal responsavel pelos conteudos veiculados ... do jeito que o governo do PT (ou qlqr outro é) acha mesmo que eles vao fazer um bom trabalho? sites com avaaz que pertencem indiretamente a coligados do PT ... abram os olhos uma materia como essa extremamente tendenciosa, AINDA TEM A CARA DE PAU DE DIZER: " NAO SE DEIXEM LEVAR PELA OPINIÃO PÚBLICA" tem cara de autoritaria, anti-democratica ... coisa que esse governo entende bem (quero deixar claro nao sou militante de ***** nenhuma) Observe bem a foto desses manifestantes, eles realmente parecem que entende algo de internet? ou estao ali de praxe? USANDO CAMISAS DE CTB (CENTRAL DOS TRABALHADORES) gente acorda!

denominator 20 Mar, 2014 19:30 7

sinceramente, essa noticia é uma tentativa de lob em prol do marco civil pelo amor de Deus, pesquisem sobre o que é essa lei, toda vez que ouço falar nela é sempre dizendo que o congresso tá mobilizado em aprová-la, sempre que tem muito politico engajado em alguma coisa é sempre bom por o pé atrás.

Pallas 20 Mar, 2014 16:45 2

LOSTHELL - Eu não sugiro nada porque estou carente de uma fonte que não esteja atrelada, de alguma forma, a algum partido político. A fonte que eu julguei como boa por um tempo agora mostra sinais claros de petismo através de propagandas políticas um tando descaradas, então estou sem nada.

Agora se a pergunta for o que não ler, fica mais fácil. Se a informação for apresentada de forma sensacionalista, parcial (não dando espaço para os dois lados se pronunciarem e se posicionando claramente a favor de um deles), "ousada", "salvadora da pátria", irrealista demais (no fim os três últimos itens desembocam no sensacionalismo)... não leia, e se ler, extraia apenas a informação chave da notícia para pesquisar mais sobre o assunto depois, a fim de tomar uma posição própria.

Enfim, a única interpretação confiável é a da sua cabeça, pois aquela dada pelos jornais, sites, revistas e até pelas redes sociais não prestam. Não falo exclusivamente pra você, mas pra todos.

LOSTHELL 20 Mar, 2014 16:07 1

Pallas - "Leia uma coisa decente", o que você sugere meu caro?

Pallas 20 Mar, 2014 16:02 0

LOSTHELL - Eu não costumo criticar quem diz essas coisas porque isso dá numa discussão interminável, mas se quer saber, as teorias de comunismo brasileiro são ridículas, simplesmente fogem por completo da realidade, ignorando a geopolítica brasileira e os eventos chave na história que nos levaram aonde estamos hoje. Enfim, largue a Veja e leia alguma coisa decente, por favor. Já bastaria dizer que não existe uma coalizão do bem (os conservadores) lutando conta as facções malvadas (os reformistas) que chegaram ao poder via voto popular aqui na América do Sul...

LOSTHELL 20 Mar, 2014 15:24 1

agustavo escreveu:Lendo a matéria eu penso q o Marco Civil é bom, mais lendo os comentários eu penso q é ruim! Afinal é bom ou ruim?

Pelo q entendi o Marco Civil Original é bom, e o Marco Civil depois do PMDB fazer alterações se tornou algo ruim! é isso mesmo? estou confuso... Mas!

A solução é você procurar o projeto atual e estudá-lo, faça uma análise dos países que também utilizam algo semelhante (China por exemplo), e veja os países com o qual nosso governo mantém relações e como funciona a liberdade de expressão virtual nos mesmos.

agustavo 20 Mar, 2014 15:14 1

Lendo a matéria eu penso q o Marco Civil é bom, mais lendo os comentários eu penso q é ruim! Afinal é bom ou ruim?

Pelo q entendi o Marco Civil Original é bom, e o Marco Civil depois do PMDB fazer alterações se tornou algo ruim! é isso mesmo? estou confuso... Mas!

cubadog 20 Mar, 2014 14:39 1

MARCO CIVIL DA INTERNET éuma vergonha e quem é favoravel so pode ter problemas mentais

agustavo 20 Mar, 2014 13:49 1

http://www.avaaz.org/po/save_the_internet/?cXEpQeb

http://salveainternet.meurio.org.br/

LOSTHELL 20 Mar, 2014 13:29 3

Então pelo que eu entendi na matéria com o marco civil querem tirar o controle da internet das mãos opressoras das operadoras e colocar nas mãos libertadoras do Estado. Soa como piada, nosso governo mantém relações com ditaduras comunistas aqui na américa do sul aonde a censura existe e a repressão também, além do fato de que o marco civil aqui no Brasil recebeu o apoio da China e da Rússia, que convenhamos, não é preciso ter um Qi alto pra saber que são países aonde a censura impera. Não caiam na falácia esquerdista, apenas olhem os países e seus governos em volta, analisem os FATOS e tirem suas conclusões vocês mesmos.

FORA MARCO CÍVIL

Pallas 20 Mar, 2014 13:20 1

joao2345 escreveu:tomara que esse projeto seja arquivado permanentemente ou até que não fique do lado das empresas mas sim dos consumidores

No início ele ia ficar ao lado dos consumidores (ele foi feito por cerca de 3000 civis que tiveram participação fundamental no projeto), o problema é que o PMDB ta mexendo em tudo quanto pode pra deixar o marco de acordo com as vontades das operadoras. Agora, com a revolta dos aliados, o PMDB aproveitou e retirou a neutralidade de rede do texto e quer aprovar assim ainda nessa semana. Eu, se fosse do PT e estivesse envolvido com o projeto, deixaria a votação ser adiada mais uma vez e aproveitaria pra retirar ele do congresso, as condições não são propícias pra aprovar o Marco Civil de forma decente.