Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Cinco Fatos que Você Não Sabia Sobre Dead Space



Contém spoilers.

Durante minha tensa jornada pelo interior da Ishimura, procurei saber sobre todas as curiosidades possíveis a respeito do jogo Dead Space. Mesmo após concluído este mergulho no pesadelo, continuei pesquisando detalhes que poderiam ter escapado durante a luta pela sobrevivência. Alguns destes fatos talvez você já conheça... outros, podem tirar o seu sono.

Mensagens Secretas

A mais famosa das mensagens escondidas dentro do jogo surge a partir da letra inicial de cada um dos doze capítulos:

New Arrivals

Intensive Care

Course Correction

Obliteration Imminent

Lethal Devotion

Environmental Hazard

Into the Void

Search and Rescue

Dead on Arrival

End of Days

Alternate Solutions

Dead Space

"NICOLE IS DEAD". Este é um segredo que não chega a estragar a narrativa, uma vez que despista o maior segredo do jogo: a identidade de quem já sabia deste fato desde o princípio. Curiosamente, acontece uma batalha com um Chefe de Fase no final de cada "palavra". E, em cada capítulo que forma a palavra "DEAD", morre um NPC.

Entretanto, a mais oculta das mensagens secretas aparece nos próprios escritos da Unitologia escritos em sangue nas paredes. A chave para este mistério aparece ao concluir o jogo. Após os créditos, a tela de conclusão do último capítulo aparece escrita em "unitologês":


Imagem

Normalmente, estaria escrito aí: 'Dead Space', 'Chapter 12' e 'Completed'. Considerando-se então que a cada letra do nosso alfabeto corresponde um símbolo na língua alienígena, alguns jogadores determinados jogaram tudo novamente e começaram a traduzir as mensagens nas paredes, preenchendo as letras que faltam seguindo a lógica e criando um alfabeto completo.

A maioria das frases está no clima do jogo, mesmo que 99% dos jogadores não as decifrem: "Unidade é eterna"; "A Morte é apenas o começo"; "O sacrifício é inevitável"; "Não tenha medo e reúna-se com o sagrado: Altman nosso mártir, nosso pioneiro".

Continuando suas pesquisas, porém, descobriu-se um bloco de hieróglifos que aparecia uma vez em todos os níveis:


Imagem

O que estava escrito? "Você acredita? deadspace.ea.com/ibelieve Sua luz mostrará o caminho. Nós deixamos um presente para você."

Mas, o que isto significa?? Seria uma conspiração?? No endereço eletrônico (que não funciona mais...) havia as regras da brincadeira: encontrar doze códigos escondidos em cada nível do jogo.


Imagem

Escondidos como??? Em cada nível existe um símbolo que brilha verde se você mover sua lanterna sobre ele. Para os donos da versão para Xbox do jogo, o símbolo podia ser um Y ou um X e o código final seria YXYXXYXXYXXY. Para os donos da versão para PS3, o símbolo podia ser um T (de Triangle) ou um S (de Square) e o código final seria TSTSSTSSTSST. Para os donos da versão para PC do jogo, não existe símbolo, não existe código, desculpe-nos por fazê-lo perder seu tempo.

Depois desta longa e complicada tarefa de decifração, você poderia digitar o código com o jogo em pausa e receber o FANTÁSTICO prêmio de 5 nodes extras. E só.

Morrendo com Estilo

Um dos maiores atrativos de Blood e jogos de sua época era que a morte de seus oponentes era sempre uma animação previamente renderizada. Tudo bem que cada tipo inimigo atingido, digamos, por um tiro da flare gun morria sempre da mesma maneira. Mas as mortes eram tão criativas e, por que não dizer, sádicas, que era impossível enjoar delas. Hoje em dia, cada inimigo abatido "morre" em tempo real, com sua animação criada na hora pela engine, geralmente com alguma física bizarra aplicada e um ou outro bug.

Dead Space traz de volta parte deste sabor antigo. Mas com uma reviravolta masoquista: as animações de morte só acontecem quando Isaac Clarke morre. Uma vez que o primeiro instinto de um jogador é manter seu personagem vivo, é bem provável que você, assim como eu, não tenha visto todas as formas possíveis de morrer neste jogo... Graças ao YouTube, agora você pode testemunhar o que os Necromorfos tinham em mente pra você:




FPS para o Xbox?!

Dead Space não nasceu como um survival horror sombrio do jeito que conhecemos. No começo, havia armas, havia luzes de neon e havia o Xbox. O primeiro Xbox. Em 2006, ele já existia como um protótipo rodando no console, mas, por algum motivo interno, possivelmente o fim do ciclo de vida da plataforma, o título foi adiado em mais dois anos e se tornou o jogo temos hoje.

Em 2009, durante um evento de animação, o Diretor de Arte Ian Milham mostrou o vídeo abaixo como parte da apresentação "Creating Horror and Immersion with the Art of Dead Space".




Algumas artes conceituais mostram também duas criaturas que foram cortadas do produto final. Estranhamente, é possível encontrar estas imagens até hoje em sites conceituados como se fossem uma amostra fiel do jogo:

Imagem

Imagem

Imagem

Carne de Açougue

Em busca da perfeição na caracterização da grande quantidade de carne disforme no jogo, seus designers foram até as últimas consequências. Como relata Tracy Espeleta, uma assistente de produção do jogo, o time encomendou uma autêntica peça de carne no açougue e estudou atentamente como ela reagia a diferentes agressões. Ela esclarece que nenhum animal foi ferido durante a pesquisa e que a carne tinha sido reservada para uma festa e então cancelada no último minuto. Entre mandar a peça para o lixo e colocá-la à disposição de um bando de loucos com um estranho brilho no olhar, o açougueiro tomou a decisão que geraria o festival de repulsa que vimos no jogo.

Tracy conta que ela mesma foi responsável por socar o porco morto com a fúria de Rocky, o Lutador. Em seguida, prosseguiu-se com sucessivos cortes na musculatura da carcaça, análise da entranhas e outras atividades salutares.


Imagem

Imagem

Somando este relato com os bizarros vídeos encontrados na pasta do jogo, eu diria que eles fizeram mais do que Tracy nos conta. Possivelmente, deixaram a carcaça apodrecer e filmaram o processo... Se você tem estômago forte, confira um dos vídeos de que eu estou falando em http://www.youtube.com/watch?v=8eDxlYQRK4E.

Outras Vidas de Isaac Clarke

Dead Space foi desenvolvido pela Visceral Games, ainda que a empresa não tivesse esse nome na época. Então, se alguém pode ser considerado responsável pela terríveis tormentos que Isaac Clarke atravessa em sua obstinada busca pela amada, esse alguém são eles. Não satisfeitos em jogá-lo nas piores situações possíveis, eles reaproveitaram o personagem em outros título: ele volta como um personagem jogável na edição européia de Dante's Inferno. Depois da Ishimura, o pobre coitado atravessa outro inferno atrás de outro amor... O skin faz parte da "Death Edition", que também traz o poema original de Dante no pacote, junto com um artbook e documentários de produção.

Imagem

Mas seu sofrimento termina por aí (pelo menos até Dead Space 2). Isaac Clarke também dá as caras em outros títulos mais amenos, seja curtindo uma partidinha de golfe em Tiger Woods 10 ou dando umas voltas de skate em Skate 3.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Você pode conferir tudo isso de graça, baixando o jogo original pelo Origin, em promoção que vale até o próximo dia 8 de maio.

Se quiser ainda desvendar todos os mistérios de Dead Space em português, baixe a tradução do jogo clicando aqui.

Fonte: Blog/Retinadesgastada

Comentários

13 Abr, 2014 - 17:27

Comentários

brunossj3 15 Abr, 2014 19:14 1

Parabéns pela matéria.

Alan_Rivarola 15 Abr, 2014 07:08 1

É nesses detalhes que tu nota que o jogo não é bom atoa.

juniorthrash 14 Abr, 2014 21:59 1

Pra quem ainda não jogou esse maravilho jogo, ainda esta de graça no Origin, é pegar, deixar na conta e jogar a hora que quiser, vlw.

Arthortem 14 Abr, 2014 20:13 3

Aquele bixo que se regenera é muito chato, se você parar, tchauzinho!!! É muito pressão nessa parte, fora ainda que aparece outros bixos enquanto você avança e ele ainda está atrás de você pela ventilação. kkkkk x_x

JRmax 14 Abr, 2014 15:19 1

Ótimo game, zerei os três. realmente vale muito a pena, se tiver um quarto eu irei comprá-lo com certeza... mas se voltar um pouco aos moldes do 1 e 2... o 3 ficou um pouco a desejar mas é mt bom tb.

chucky515 14 Abr, 2014 15:00 1

bem legal essa matéria '-'

alesilva77 14 Abr, 2014 13:05 2

Bela matéria e obrigado por compartilhar conhecimentos que eu mesmo desconhecia até então!
Agora isso de dead space no primeiro xbox foi realmente a minha maior surpresa...isso só mostra o quão o console estava a frente de seus concorrentes...ps2 e game cube.

yoysef 14 Abr, 2014 13:02 1

dead space e um otimo jogoo..
todos os 3.. :)

escrotoide 14 Abr, 2014 12:27 1

Dead space lembra half life... alguns inimigos são idênticos, como zumbi com uma hunterzinha na cabeça, a roupa do protagonista, lance vida na parede e a arma de gravidade só que de modo diferente ,pra não da na cara. Pra mim o que muda mesmo é que um é em terceira pessoa e outra em primeira...
Mas ambos são games excelentes. Recomendo!

Vinyoli 14 Abr, 2014 12:03 1

Faltou mostrar ele jogando basketball no NBA on fire ;)

serafuchiha 14 Abr, 2014 08:56 2

parabéns pela materia ,, otimo conteudo ,,, fãs da série como nós agradeçemos ,,, depois de acompanhar toda a série ,ver os filmes e tudo mais ,,,sempre fica aquele gostinho de quero mais nessa série ,, aguardamos anciosos o anuncio do dead space 4 ,,pq depois do final memoravel na expanção do 3 simplesmente não vemos a hora de por as mãos no 4 ...vlw galera t+

conradomd 14 Abr, 2014 08:37 1

Será que esse ano anunciam o 4?