Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Entre críticas e tropeços, o que está errado com a série "Final Fantasy"?

Senta lá, Lightning: "Final Fantasy XIII" não foi todo aquele sucesso que se esperava, né...


Mais com cara de lamento do que celebração, "Lightning Returns: Final Fantasy XIII" encerrou no último mês de fevereiro o arco de histórias da heroína Lightning.

E não só isso: marca também o insosso desfecho do projeto Fabula Nova Crystallis, selo praticamente abandonado pela Square Enix que simbolizava o universo no qual acontecem os jogos de "FF XIII".

Porém, com uma trilogia de títulos extremamente contestada, um título portátil que por enquanto só saiu no Oriente e outro que acabou virando "Final Fantasy XV", é de se questionar o trabalho da Square Enix com sua franquia mais famosa.

Afinal, o que está acontecendo com "Final Fantasy"?

O custo da inércia

"Final Fantasy XIII" foi anunciado com pompa e circunstância como jogo exclusivo do PS3, com direito a um lindo e empolgante vídeo em computação gráfica e a ousada promessa do tal Fabula Nova Crystallis, que sinalizava uma enxurrada de jogos ambientados neste novo universo em alta definição.

À época da produção de "FF XIII", o produtor Yoshinori Kitase chegou a declarar para a revista Edge, em 2009, que "os títulos 'Final Fantasy' sempre são jogos de vitrine, representam um instantâneo muito claro do pessoal da Square Enix numa época específica".

A frase ajuda a entender parte do problema: em um aparente estado de inércia, a Square Enix continuou com "FF XIII" a apostar em tudo que até então havia funcionado, especialmente gráficos elaborados e enredos rocambolescos.

Contudo, dois fatores impediram a mesma estratégia de continuar funcionando. Em primeiro lugar, os gráficos em alta definição de "FF XIII" consumiram muito mais tempo - e consequentemente, dinheiro - do que os visuais dos jogos anteriores.

Além disso, à época as produtoras ocidentais já estavam botando as asinhas pra fora e lançando RPGs extremamente competentes para consoles. Verdade seja dita, no mundo dos computadores a história era outra, com séries europeias e americanas dominando, mas até então os consoles eram reino quase único dos JRPGs.

"Elder Scrolls: Oblivion" pavimentou o caminho para o sucesso de "Skyrim", enquanto "Mass Effect" e "Dragon Age" lideraram as investidas de outros bons RPGs ocidentais.

Incorporando elementos de jogos de ação e oferecendo muita liberdade de criação e exploração em contraste aos enredos 'sobre trilhos' dos JRPGs, logo conquistaram uma grande fatia do mercado.


Você se lembra do primeiro trailer de "FF XIII"?


"Vamos vencer Skyrim!"

Eventualmente, a aparente incapacidade da Square Enix em adaptar às novas circunstâncias um plano já em ação - ou talvez necessidade e/ou teimosia em se manter fiel a uma estratégia que já havia consumido muito dinheiro - minou boa parte do respeito que fãs tinham por "Final Fantasy".

De fato, os próprios produtores não ajudaram muito, com declarações, no mínimo, exageradas (para não dizer sem noção).

Durante a produção de "Lightning Returns: Final Fantasy XIII", o diretor Motomu Toriyama disse que o objetivo da equipe de desenvolvimento era "vencer Skyrim", que cerca de nove meses antes havia passado como um furacão pelo mercado, vendendo milhares de milhares de cópias e arrebanhando diversos prêmios de "Melhor do Ano" em veículos especializados - inclusive aqui no UOL.

Uma série de experimentos no mundo mobile deu a entender que a Square Enix mais atirava para todos os lados do que executava um plano para a franquia. Ainda que alguns lançamentos tenham agradado, como a adaptação de "Final Fantasy VI" para smartphones e tablets, verdadeiras bagaceiras como "Final Fantasy All the Bravest" merecem cair no limbo do esquecimento.


Imagem

Passos cuidadosos

Atualmente, a cautela da Square Enix em lidar com "Final Fantasy" sugere que a produtora sabe que o show não pode parar, mas pretende estudar melhor o terreno.

Na E3 2013 ficamos sabendo que "Final Fantasy Versus XIII" virou "Final Fantasy XV" e desde então pouquíssimo se falou sobre o jogo - já em desenvolvimento desde 2006.

"Final Fantasy X/X-2 HD Remaster" enfim chegou para PS3 e PS Vita, revigorando um dos episódios mais queridos do público ocidental, mas nada se fala em dar tratamento similar a outros episódios.

Mesmo em relação ao exótico título musical "Theatrhythm", que angariou boas críticas e vendas no ocidental, perdura a dúvida se a versão expandida "Curtain Call" virá também para este lado do planeta. Por ora, o lançamento é só no Japão.


UM POUCO DE HISTÓRIA...


"Final Fantasy" surgiu em 1987 como um arroubo de criatividade e competência de Hironobu Sakaguchi e uma pequena, mas talentosíssima equipe. O que era pra ser o jogo de despedida da então apenas Square virou hit no Japão.

De lá pra cá, a série duelou com "Dragon Quest" pela preferência do público oriental e conseguiu repetir e consolidar o sucesso no ocidente com "Final Fantasy VII", de 97, para o PS1, que promoveu o uso de gráficos tridimensionais e longas cenas em computação gráfica.

"Final Fantasy" virou sinônimo de RPG para consoles e abriu caminho para diversas produções no gênero, tanto da própria Square quanto de outras produtoras.

Todo esse carisma, 'star power' e sucesso durou até o fim da geração PS2 e o colossal "FF XII", mas algo mudou na transição para a era da alta definição, com PS3 e Xbox 360...

Fonte: Jogos/Uol

Comentários

19 Abr, 2014 - 10:16

Comentários

RickWes 22 Abr, 2014 04:26 1

Cara realmente, eu vi os anos se passando, os FF novos sendo lançados, e sinceramente, não fiquei tão empolgado quanto os antigos...
Talvez tenha sido pq depois do PS2 a minha plataforma virou o PC, então acho que a exclusividade dos consoles contribuiu para isso também... Mas talvez não, pq se eu realmente ficasse muito excitado pra jogar um FF do PS3 por exemplo era só alugar na locadora aqui perto. Eles alugam console e game, foi assim que eu zerei GoW 3 e Ascencion, além de InFamous 1 e 2...

Só sei que da Square eu só to esperando mesmo o Kingdom Hearts novo!! Acho que esse sim vai ser do *******!!!
PS: Chrono Trigger &rt; FF :P

vbmvagner 20 Abr, 2014 09:51 2

edimarjr2 escreveu:o q é JRPGs?

JRPG é um estilo de game criado no japão que mistura aventura e geralmente um combate tático...

Há alguns elementos de RPG nos JRPGs mas eu não os consideraria RPGs genuínos: entre as semelhanças estão: personagens divididos de classes, sistema de progressão não linear do personagem.

Porem diferentes dos WRPGs os "J" tem enredo linear e não ha interação tipica dos RPGs com outros personagens da trama, tudo se resume em seguir um caminho e falar com as pessoas certas nos momentos certos. Mas acho que a principal diferença é que nos JRPGs o mundo é apresentado sob uma perspectiva externa à do protagonista, enquanto nos WRPGs a ideia é que você seja o protagonista.

Exemplos de JRPGs: serie "Final Fantasy", "Xenogears", "Chrono Trigger", serie "Dragon Quest".

Exemplos de WRPGs (ou simplesmente RPGs): serie "The Elder Scrolls", serie "The Witcher", serie "Fallout", serie "Dragon Age", serie "Mass Effect".

hero10 19 Abr, 2014 21:26 0

Skyrim se tornou o "epico" a ser batido! Fuckyeah!

edimarjr2 19 Abr, 2014 20:43 1

o q é JRPGs?

Deniel Snake 19 Abr, 2014 19:38 1

Eu só queria um remake do FF7 para PC, depois a Square poderia pedir falência q nem ligo, ja fui muito fã da Square, mas depois q se tornou SquareEnix só fez cagada.

vbmvagner 19 Abr, 2014 18:28 1

Agra escreveu:O problema não esta em Final Fantasy, e sim na industria atual de games que encontra-se saturada de FPS e jogadores que cada vez mais "leite com pera" que só querem "atirar atirar e atirar" e não tem interesse em um jogo com uma proposta diferente seja ele RPG, JRPG, e outros generos.

Discordo! Só pra constar parte dos RPGistas não esta interessada nos JRPGs! Na verdade me lembro bem que algum tempo atrás havia um hype tão grande encima dos "J"s que o inverso do que você falou aconteceu, simplesmente os WRPGs escarcearam!

Não se esqueça que na ultima década foram lançados games incríveis com propostas cada vez mais brilhantes e várias das franquias de RPG caíram no gosto do publico... A industria dos games vai muito bem obrigado!

andre5236974 19 Abr, 2014 13:27 4

falta o jogo não ser linear e ter mais liberdade, fora o fato de não lançarem todos os FF para o PC..

-kilua- 19 Abr, 2014 12:45 7

O QUE ESTÁ ERRADO COM A SÉRIE "FINAL FANTASY"?
não ter lançado para pc , ta tudo bem tem 2 final fantasy que gostamos no pc mas depois de quanto tempo, eu queria jogar o final fantasy XII ou IX ou XIII e o mais recente XV no pc

fabriciois 19 Abr, 2014 12:35 3

de fato... jogos com maiores liberdades, tendem a serem mais divertidos