Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

"TVs tradicionais vão se tornar inviáveis", diz criador do Oculus Rift



Sabe aquele sonho de consumo alimentado por uma belíssima TV de LED com uma quantia obscena de polegadas? Bem, é provável que esse ideal tenha um prazo de validade bem mais curto do que se poderia imaginar. De acordo com o fundador da Oculus VR — responsável pelo badalado Oculus Rift —, Palmer Luckey, os televisores tradicionais devem se tornar "inviáveis" dentro de "uma ou duas décadas".

"Por que motivo você compraria uma TV com 60 polegadas?", questionou Luckey em entrevista ao site Maximum PC, no que diz respeito aos custos necessários para desenvolver e comercializar um aparelho de TV típico. "Mesmo que ela saísse por um preço relativamente baixo, os custos em logística e com a manufatura dos materiais brutos ainda seriam muito elevados."

Imagem

Realidade virtual: mais barata e mais portátil

Por outro lado, "um aparelho de VR [realidade virtual, na sigla em inglês] será muito melhor e muito mais barato, e você poderá levá-lo para qualquer lugar". De fato, mesmo uma das vantagens mais óbvia das TVs atuais, a possibilidade de várias pessoas assistirem ao mesmo conteúdo simultaneamente, foi rebatida pelo desenvolvedor — que acredita que mesmo isso deve ser oferecido pela realidade virtual em breve.

Imagem

"É tudo uma questão de o quão boa será a realidade virtual", ele continua. "Eventualmente, a realidade virtual vai se tornar boa o suficiente — tão convincente quanto a própria vida real, ou pelo menos algo próximo disso." De acordo com ele, mesmo a simulação de "se sentar em uma sala para assistir à TV" deve se tornar possível em algum momento.

A Oculus VR foi fundada em 2012, e acabou recentemente adquirida pelo Facebook por vultosos US$ 2 bilhões — com o objetivo de transcender os jogos eletrônicos, eventualmente dando origem ao que Zuckerberg chamou, em release oficial de imprensa, de "a plataforma de impacto social mais forte de todos os tempos".

Imagem

Já o próprio Oculus Rift ganhou recentemente um novo kit de desenvolvimento — mais enxuto e com bem menos fios, vale dizer —, o qual pode ser adquirido via pré-compra por US$ 350, com distribuição para julho. Já a versão final, para os consumidores, deve chegar em algum momento entre o final de 2014 e o início de 2015.

Fonte: Baixakijogos

Comentários

19 Abr, 2014 - 11:25

Comentários

tHIAGO16 19 Abr, 2014 21:52 1

mesma historinha de jogos de video game sem joystick

kamuidc 19 Abr, 2014 16:18 1

Será como a histórias dos notbooks acabarem com os desktop, há espaço para todos. Mas dá para ficar imaginando um Oculus Rift com o mesmo peso e desine de um desses óculos da google. Para quem acha que estou viajando lembrem que os primeiros PC eram coisas que ocupavam salas inteiras.

marlon_tho 19 Abr, 2014 13:55 2

Não imagino o futuro com as pessoas presas a óculos, me parece muito limitado, acredito que deve ser como nos filmes de ficção cientifica e a imagem se projete em 3d no ambiente, o que já existe , só basta algum fazer com uma melhor qualidade e eficiência. Esse OCULUS RIFT é uma piada.

Taranto 19 Abr, 2014 13:05 2

Eu discordo. Pra mim ele só disse o que ele mesmo deseja que aconteça. Acho difícil que as TVs se tornem inviáveis em apenas 2 décadas.

akumariper 19 Abr, 2014 11:37 6

Estava conversando sobre isso com um amigo essa semana, e na minha opinião é inevitável essa tecnologia chegar as salas de cinema e as nossas casas , não só para jogos mais para filmes também, talvez sera possível escolher em que direção vc vai olhar numa determinada sena, mas não acho que as tvs vão se tornar obsoletas, muitas vezes agente deixa a tv ligada e vai fazendo outra coisa isso não seria possível com o óculos, só o futuro dirá se vai ser viável ou não para a industria do cinema e da TV.