Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Tsubasa, o Allejo japonês



Quem aqui já jogou Super Campeões? Se não jogou, pelo menos já ouviu falar de Oliver Tsubasa, não é mesmo?

Acredito que grande parte da nova geração de gamers chegou a dar pelo menos uma olhada nele, né? Para termos ideia, ouvi falar que o companheiro de Trivela Ubiratan Leal tem dois quadros em sua casa do maior jogador asiático da história. Um deles é a foto de campeão japonês e a outra ele não revela o conteúdo.

Se o Diamante Negro inventou a bicicleta, o goleiro René Higuita, a jogada conhecida como escorpião, Tsubasa foi o inventor do Pontapé Voador. O japonês ficou tão famoso no mundo do futebol, que até alguns se atreveram a fazer os seus feitos nos gramados de verdade. Os jogadores Kosuke Ota e Nahiro Ishikawa, do Tokyo FC, conseguiram recriar uma das assinaturas da estrela nos gramados reais, o chute de trivela:



O viral acima tomou conta das redes sociais e dos navegantes da internet por alguns dias. Apesar disto, este é apenas um dos motivos para valorizarmos o atleta japonês mais conhecido dos gramados virtuais. Enfim, tem muito mais história* para contar!

Imagem

GAROTO PRODÍGIO

Tsubasa fez tanto sucesso que muitos jogos sobre ele foram lançados no mercado. Ao todo foram dez títulos, entre eles, Captain Tsubasa, o primeiro, que chegou no Japão em 1988. O título só chegaria ao ocidente 4 anos e meio mais tarde, com o nome de Tecmo Cup Soccer Game.

Ao longo da carreira, Tsubasa teve três pilares fundamentais para o seu sucesso. O primeiro deles foi a Maria chuteira Sanae, que sempre foi apaixonada pelo japa.

O segundo foi seu companheiro de ataque. Assim como Pelé e Coutinho, Bebeto e Romário, Tarô Misaki foi um dos grandes responsáveis pelo sucesso de Tsubasa. Conhecido como Carlos, na versão tupiniquim, Misaki foi um cigano do futebol e chegou a atuar por muitas equipes do mundo.

O terceiro e, não menos importante, foi Rivaul, seu grande rival no futebol, que atuava pelo Cataluña FC, ou Barcelona FC, devido aos direitos autorais. Qualquer semelhança com o nome de Rivaldo não é mera coincidência.

Logo aos 16 anos de idade, Tsubasa chamou a atenção do mundo ao conquistar o torneio das Confederações, ao vencer as mais fortes seleções do mundo. Isto fez com que ele ficasse conhecido desde pequeno e começasse a trilhar uma carreira de sucesso no planeta.

Imagem

VENERAÇÃO

Os títulos e o bom futebol dentro do gramado serviram como base para a seleção japonesa, que vivia uma verdadeira crise dentro dos gramados. Muitos dizem que o futebol na terra do sol nascente só começou a ganhar vida depois da passagem do brasileiro Zico, mas Oliver Tsubasa foi fundamental para o crescimento e o conhecimento do esporte no país. Sem um ídolo real, a sensação dos gramados virtuais teve o apoio da Federação Japonesa de Futebol e as campanhas com seu nome pelas cidades era algo inevitável.

Tsubasa era jogador da seleção de base do Japão e, devido a sua qualidade técnica era questão de tempo para ele se transformar em ídolo. Após anos de experiência nas seleções menores, Tsubasa chegou ao ápice na seleção principal, onde também era o capitão. Seu momento mais marcante foi na final da Copa do Mundo, em 2002, contra Allejo, quando levou sua seleção ao inédito título mundial.

Brincadeiras à parte, Oliver Tsubasa é o maior jogador da história do futebol japonês. Dizem que Honda e Kagawa foram seus pupilos. Respectivamente, os atletas do Milan e Manchester United também demonstram devoção ao grande ídolo do passado.

Se você quiser conhecer mais sobre a relação entre Tsubasa e os jogos de videogame, recomendo Captain Tsubasa: Gekito no Kiseki, lançado em 2010 para o Nintendo DS e Super Campeões, para PS2. Ah, e também tem o primeiro de todos, como descrito no início do texto: Tecmo Cup Soccer Game.



* O texto acima possui fatos reais da carreira de Tsubasa e algumas pitadas de fantasia.

Fonte: Kotaku

Comentários

20 Abr, 2014 - 14:06

Comentários

vbmvagner 21 Abr, 2014 10:51 1

Nunca gostei muito de animes nem de futebol, mas esse anime é muito épico. Bons tempos em que a tv aberta ainda tinha programação infantil de qualidade.

danielgames2012 20 Abr, 2014 22:26 1

akelas voadoras la na lua pra chutar de bicicleta, ou aquelas bolas que empurram o goleiro pra dentro do gol rasgante ate suas roupas..sinistro ...mas assisti muito....bacana d+

vallum 20 Abr, 2014 21:13 1

Na verdade, o principal rival do Tsubasa sempre foi o Santana, do Flamengo. Rivaul apareceu so na serie Road to 2002...

Os melhores jogos pra quem quer comecar a jogar seriam os do SNes (Captain Tsubasa 3, 4 e 5, sendo que tem ainda o J, muito diferente e ruim). Outro muito bom eh o do Sega CD. E Tecmo Cup eh muito ruim!
Particularmente meu preferido eh o 5. Tem uma boa historia, ate mesmo com capitulos extras, com focos em personagens secundarios e ate mesmo rivais.

kalu 20 Abr, 2014 20:33 2

**** que ele jogou no sao paulo no anime

maffuban 20 Abr, 2014 15:06 1

andre5236974 escreveu:Grande Tsubasa salvou minhas tardes com super campeões ^^ mas chute de trivela é comum no futebol quase todos os jogadores bons conseguem realiza-lo ( destaque para o Quaresma MITO).



Mas a trivela no Anime era absurda, ia contra a lei da física.! HuHUHAUAHu

andre5236974 20 Abr, 2014 15:04 2

Grande Tsubasa salvou minhas tardes com super campeões ^^ mas chute de trivela é comum no futebol quase todos os jogadores bons conseguem realiza-lo ( destaque para o Quaresma MITO).

maffuban 20 Abr, 2014 14:54 1

Sempre pensei que Tsubasa fosse apenas Personagem de Anime!

Então existiu mesmo a trivela voadora, os campos no Japão tb tem 100 Km cd um?

Mother of God!