Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Senado aprova texto do Marco Civil da Internet e Dilma o sanciona em evento

O projeto recebeu a aprovação dos senadores na noite de ontem e foi oficializado hoje (23) pela presidente da República durante a conferência internacional sobre governança na internet, a Netmundial



Apenas algumas horas após sua aprovação pelas comissões de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e de Ciência e Tecnologia (CCT), o projeto do Marco Civil da Internet (PLC 21/2014) recebeu ontem a aprovação final do Senado. A oposição afirmou que havia necessidade de mais tempo para discussão sobre o tema, mas uma manobra de inversão de pauta tornou a matéria o primeiro item a ser votado na noite.

O governo tinha interesse que o projeto fosse aprovado rapidamente e sem emendas, de forma que pudesse ser transformado em lei durante a conferência internacional sobre governança na internet, a Netmundial, que acontece em São Paulo a partir de hoje (23). O texto foi sancionado pela presidente Dilma Rousseff na cerimônia de abertura do evento e passa a estabelecer os princípios, as garantias, os direitos e os deveres para internautas e provedores brasileiros.

Antes da votação, o líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), afirmou que vão haver outras oportunidades para que sejam feitos ajustes no texto no futuro, por meio de medida provisória. Além da aprovação na CCJ e na CCT, o projeto recebeu o parecer da comissão de Fiscalização e Controle (CMA) já no Plenário.

Escapando das idas e vindas

Imagem

O projeto do Marco Civil não é recente, tendo sido enviado em 2011 pelo poder Executivo à Câmara dos Deputados e só recebendo aprovação em março deste ano, após muitas negociações entre parlamentares e o Planalto. O texto então ficou menos de um mês no Senado, no qual os senadores aliados barraram propostas de alteração sugeridas pela oposição, a pedido do Palácio do Planalto.

Caso as alterações fossem feitas, o projeto teria que retornar para análise dos deputados, o que adiaria sua aprovação. Como a presidente vai participar do evento em São Paulo, o governo tinha pressa em aprovar o texto, que deve ser apresentado como uma das suas respostas às denúncias de que autoridades e empresas brasileiras teriam sido espionadas por uma das agências de inteligência dos Estados Unidos, a NSA.

Um princípio considerado um dos pilares do projeto, a neutralidade da rede foi aprovada e deve começar a valer assim que a lei for sancionada. Já o armazenamento de dados no Brasil, que era tido como uma prioridade para o governo, com o objetivo de dificultar atos de espionagem, não recebeu aprovação. Esse ponto já havia sido derrubado pelos deputados para tornar possível a aprovação da matéria na Câmara.

Só mais um tempinho

Imagem

Embora a oposição tenha pedido mais tempo, ela não foi contrária ao projeto como ele foi apresentado, mas afirmou que o Senado poderia fazer melhorias no texto. "Eu quero só um mês para desatar alguns nós desse Marco Civil da internet", alegou o líder do DEM, José Agripino. Já o líder do PSDB, Aloysio Nunes, criticou a pressa do governo e afirmou que os senadores têm um "papel a cumprir".

Nunes ainda se queixou da "proibição" de fazer emendas e disse que isso foi uma "atitude autoritária da presidente da República". Já a ex-ministra da Casa Civil e senadora Gleisi Hoffmann negou autoritariedade, afirmando se tratar de uma questão da importância da matéria em pauta. "Temos um grande evento acontecendo no Brasil, e é importante que tenhamos uma resposta concreta para regular a internet", afirmou.

Segundo o relator Ricardo Ferraço (PMDB-ES), o projeto é fruto de um amplo ciclo de debates e consultas feitos, entre outros meios, também pela internet. Ele afirma que o Marco Civil foi construído pelos usuários em um processo inovador, inclusivo e democrático. "O resultado foi um texto maduro, equilibrado e inteligente, que balanceia os direitos e as obrigações dos usuários", ressalta.

Sobre segurança e liberdade

Imagem

O relator lembrou que até hoje os administradores de sites de hospedagem podiam retirar conteúdos mediante notificações, mas que a partir da nova lei isso terá de ser feito apenas por determinação judicial. Na opinião de Ferraço, o Brasil está dificultando a ação de hackers e serviços de espionagem de dados e comunicações em geral.

"A evolução tecnológica tornou difícil, senão impossível, a plena garantia da privacidade online. Mas o sigilo de comunicações pela internet estará certamente mais protegido com as novas regras para guarda e disponibilização de dados pessoais", ressalta. Embora Ferraço concorde que o texto merecia mais análise, se demonstrou satisfeito com a possibilidade de que ele seja revisado no futuro.

O senador Walter Pinheiro (PT-BA) considerou que aperfeiçoamento na lei podem acontecer posteriormente e lembrou que até agora os pequenos provedores têm sofrido com a concorrência dos dominantes, ligados a grandes empresas de telecomunicações. "O Marco Civil permite completar a obra de liberdade de comunicação e a quebra de monopólios que tínhamos no país", explicou.

Saudações nas redes

Após a aprovação do projeto do Marco Civil ontem (22), a presidente Dilma Rousseff enviou mensagens saudando o Senado por meio de sua conta no Twitter. Em suas mensagens, ela destacou a importância do princípio da neutralidade de rede, que é "fundamental para a manutenção do caráter livre e aberto da internet", e disse que o modelo da lei brasileira "poderá influenciar na busca do caminho para a garantia de direitos reais no mundo virtual".

Segundo a presidente, o Marco Civil da Internet é um "passo fundamental para a garantia da liberdade, privacidade e do respeito aos direitos do usuário da internet". Ela afirmou que a lei impede que o conteúdo dos planos de dados seja bloqueado, monitorado, filtrado ou analisado e estabelece que as empresas de telecomunicações "devem tratar de forma isonômica quaisquer pacotes" de informações.

Fonte: Tecmundo

Comentários

23 Abr, 2014 - 18:33

Comentários

DOLLYMAN 26 Abr, 2014 00:12 2

como postei na outra news

o marco civil da internet vai nos "defender" tanto da espionagem e da "exploração" das empresas de telefonia quanto o estatuto do desarmamento nos protegeu da criminalidade


http://liberzone.com.br/wp-content/uploads/2014/03/dont-spy-on-me.png

pergunta pra quem defende isso ai e o socialismo

se o marco civil da internet irá melhora a vida dos internautas, pq quanto mais livre (capitalista) uma nação, mais livre é sua velocidade de conexão ???

se regulamentação é a resposta pra melhorar os serviços pq em países com pouca regulamentação eles são melhores???

se o problema do brasil é o "capitalismo" pq temos um dos menores indices de capitalismo do mundo ???


pra quem ainda nao tem uma ideologia politica aqui um indice de liberdade econômica eai vc vai poder escolher entre uma austrália(capitalista) ou cuba(socialista), mas lembre-se pra gente como o pallas a coreia do norte e a Somália são melhores pra se viver que numa suiça ou suécia da vida

vbmvagner 24 Abr, 2014 17:49 1

Esse Battleface é uma figura.

Taxa todo mundo de "petralha", "socialista", "esquerda caviar" mas fica ofendido com a palavra "reaça". Além de ser uma atitude muito reaça Troll! é também muita hipocrisia.

Tenta desmerecer uma posição a favor do Marco Civil com o argumento de que "ninguém explica o POR QUÊ"! Diz que leu a PL, pois é, nela a todo um arquivo anexo explicando o "por quê".

E ainda ridiculariza meu vocabulário de pseudo intelectual... FUUU! Bwahaha!

É mas de pseudo intelectual você entende: Rodrigo Constantino, Olavo de Carvalho, Reinaldo Azevedo, entre outros... Troll!

peplegal 24 Abr, 2014 16:57 2

Battleface escreveu:cara o PT hoje...blá...blá...blá...(falando mal)


Amigão...entendo a sua revolta com o PT. Eu mesmo, que defendo as Esquerdas, não consigo "engolir" muita coisa do PT.

Mas não sou ingênuo de acreditar que outro partido faria melhor. Tenho 44 anos e já vivenciei a Ditadura, o Sarney, o Collor, Fernando Henrique, Lula, etc.

Todos fizeram coisas boas...e coisas Terríveis também.

Nao ver o mundo apenas como Bem X Mal é um bom começo.

Corrupção não está associado a ala Esquerda, Centro ou Direita. É um fenômeno mundial, originada da Natureza Humana quando enxerga alguma Vantagem.

Somente um Caráter construído com Bases Morais Sólidas faria o indivíduo superar seu desejo natural de Só Querer Vantagem.

A Esquerda (em teoria) acredita que este Caráter poderia ser construído... A Direita assume que isto jamais ocorrerá e que há indivíduos melhores (ricos)...e piores (pobres).

A Esquerda, mesmo falhando, tenta olhar o lado do Povão...A Direita só joga migalhas.
.

sophos_nsm 24 Abr, 2014 14:14 3

Pallas fica frio, ñ pensei em vc qdo falei CC. citei a revista (e citei a veja tambem) pq é focadamente editorial. ao inves de passar a noticia e deixar cada um decidir tentam manipular o consumidor (leitor???). E pior ainda saem espalhando bobagens que os outros ruminaram antes. Não foi pra tu não, fica frio. Eu mesmo leio a carta e leio a veja (caso contrario nem saberia o que é esquerda caviar) só não me deixo manipular pelo que meia duzia de idiotas pensam.
De qualquer maneira não falei de grupos esquerda direita, mas sim de grupos: manipulados não manipulados e coloquei as caracteristicas de cada grupo. é algo introspectivo para cada um decidir pá..

grupo a:não manipulado
le noticia
procura outros veiculos
procura a fonte se disponivel
julga por si proprio

grupo b: manipulado
le a noticia (as vezes nem isso)
corre para colunistas da carta capital ou veja ou youtubers sei la
absorve e repete o discurso.

battleface tu ainda ta aqui? não ia embora 2 horas atrás?

sophos_nsm 24 Abr, 2014 13:49 2

o texto nada tem a ver com esquerda ou direita... por que chamar de petista ou de esquerda caviar?

simples! quando não se tem uma tese forte (ou não se leu porcaria nenhuma) mais facil atacar a pessoa de petralha, esquerda caviar do que manter o debate no plano das ideias.

que diabos petista ou esquerda caviar tem a ver com a discussão?NADA! Mas o cara ameaçou ir embora meia duzia de vezes tendo sido batido na argumentação, disse que o site é lixo, que vai falir e no entanto não sai daqui.

patetico.

sophos_nsm 24 Abr, 2014 13:43 -1

Battleface
ok eu ja conheço o conceito criado pelo RODRIGO CONSTANTINO e REPETIDO por você sem qualquer senso critico, só não absorvo essas ridicularidades atoa. falando nisso tu não disse que ia embora? ainda ta por aqui nesse site "falido" e pior que o gamelixo?

Pallas 24 Abr, 2014 13:37 1

O modelo venezuelano tem tanto potencial (claro, com alguns ajustes) que é o regime mais combatido pela imprensa. Observe:

http://veja.abril.com.br/blog/rodrigo-constantino/tags/venezuela/
http://g1.globo.com/politica/noticia/2014/04/ex-deputada-venezuelana-diz-que-seu-pais-vive-regime-sem-escrupulos.html
http://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2014/02/1413216-editorial-venezuela-no-abismo.shtml

Leia os links e veja a ridicularização e deslegitimação feita. Veja também o quanto você se alinha com os dizeres dessas companhias midiáticas, acho que você deveria refletir sobre isso.

Agora se quiser continuar nos taxando de petralhas/socialistas, fique à vontade. Só não reclame nas próximas vezes em que você for chamado de reaça, pois é exatamente o que você e toda aquela gente da GV são (segundo as próprias ciências sociais), seja consciente ou inconscientemente.

sophos_nsm 24 Abr, 2014 13:37 -1

como não ser manipulado
le noticia
procura outros veiculos
procura a fonte se disponivel
julga por si proprio

como funciona o manipulado
le a noticia (as vezes nem isso)
corre para colunistas da carta capital ou veja ou youtubers sei la
absorve e repete o discurso.
----

uma pergunta para todos: em qual grupo vc se encaixa?

RazielSky 24 Abr, 2014 13:36 1

Engraçado que sempre vejo os mesmos argumentos, não si pode criar coisas novas porque não temos o básico, isso é claramente um discurso meio ignorante, não si pode frear todos os projetos do Brasil pelo básico ao mesmo tempo que não podemos deixar o básico de lado, os dois tem que seguir juntos.

sophos_nsm 24 Abr, 2014 13:30 -1

fala de manipulaçao mas vive de bordões de manipuladores... incluindo vc "chama de esquerda caviar" por que rodrigo constantino lhe disse para chamar assim.

sophos_nsm 24 Abr, 2014 13:28 3

Battleface escreveu:militante socialista em um site de games rsrs que piada chamo isso de esquerda caviar. O único que não manipula que não compra votos para você é o governo não é?

não tinha ido embora? vai ficar no site que segundo suas palavras vai falir?

Pallas 24 Abr, 2014 13:20 0

Battleface - Você mesmo está se comportando como um reacionário ao postar esse tipo de vídeo e disseminar esse tipo de discurso. Eu sou favorável ao regime de Cuba? Parcialmente, pois defendo a democracia e acredito piamente que é a forma mais autêntica de se construir uma sociedade. Em Cuba, não encontramos isso, visto que se trata de um regime de partido único em que não é possível eleger o presidente, por exemplo. De toda a forma, entendo o porque de os cubanos e chineses não abrirem espaço para a oposição, mas não vou entrar em detalhes.

Quanto à Venezuela, aí é uma coisa completamente diferente. O governo venezuelano foi eleito democraticamente pelo povo e foi um dos únicos a apresentar uma proposta de reforma social viável para uma nação. Se demais países latino-americanos decidirem se inspirar em seu regime, os valores defendidos pelos conservadores (EUA e ocidente como um todo...) seriam postos em xeque e o sistema correria sérios riscos.