Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Urban Legends - Entrevista Tribo Gamer com os desenvolvedores desse jogo brasileiro promissor



Entrevista Tribo Gamer com os desenvolvedores do jogo brasileiro Urban Legends, a Machine Bear Games.

Urban Legends é um jogo de Survival Horror baseado na lenda urbana/creepypasta de Jeff the Killer.

Urban Legends vai estar disponível inicialmente no nosso idioma (português) e em inglês. Mais idiomas devem ser disponibilizados com o tempo.

O game está em votação no Steam Greenlight: http://steamcommunity.com/sharedfiles/filedetails/?id=252009436

Vamos a entrevista:

Rafael Marton: É um enorme prazer receber vocês da Machine Bear para uma entrevista na Tribo Gamer. Jogos de Survival Horror estão entre meus preferidos e estou ansioso em jogar o game de vocês, Urban Legends.



Machine Bear: Nós que agradecemos por nos dar essa oportunidade! Também estamos ansiosos para ver a reação do pessoal quando forem jogar Urban Legends.

RM: Falem um pouco sobre vocês da Machine Bear. Qual suas idades, em quantos são e sobre como foi o começo de vocês no mundo dos jogos.

MB: Nossa equipe é formada por 6 profissionais: Danilo Nunes Paulo, 21 anos, cursa último ano de Ciência da Computação na PUC-SP. Começou a jogar aos 8 anos, num Nintendo 64; Kaique de Queiroz, 18, cursando Ciência e Tecnologia na UFABC, começou no Playstation 1 e PC; Rodrigo Guedes, 23, formado em Design Gráfico, ganhou um Megadrive aos 6 anos; Leonardo Kiyan, 19, cursando Jogos na FMU, começou com 1 ano quando sua irmã ganhou um Super Nintendo. Danilo e Leonardo são responsáveis pelo 3D, Texturização e Animação, Rodrigo pela Arte e Level Design, e Kaique pela programação. Contamos com o apoio de um investidor, e de Thiago Namidomi, responsável pela trilha e efeitos sonoros!



RM: Como surgiu a ideia de fazer um jogo baseado numa lenda urbana e o que devemos esperar da história e jogabilidade do game?




MB: Tudo começou quando Danilo, Kaique e o Leonardo cursavam o Play-Game da escola SAGA – School of Art, Game and Animation. Junto com o trabalho de conclusão de curso, decidimos fazer um jogo de terror baseado em lendas urbanas/creepypastas (na época Slender: The Eight Pages era um sucesso). E então, começamos a esboçar a estória/roteiro. No início, era para ser apenas um jogo rápido e desafiador. Mas a estória foi se desenrolando e se tornando mais do que um simples jogo de terror. Estamos desenvolvendo todo um universo por trás do enredo principal, em que as lendas servem somente como base. Quanto à jogabilidade, será First-Person, imersiva, sem HUD. O jogador terá que prestar atenção nos elementos do cenário. Com o Jeff perseguindo o jogador o tempo todo, este terá que buscar rapidamente esconderijos no hospital - o terror psicológico será constante.

RM: Quando começou o desenvolvimento do jogo e quais as principais dificuldades que vocês tiveram durante o desenvolvimento?

MB: Em 2012 tivemos a ideia de abrir a Machine Bear. Concretizamos o sonho em Agosto de 2013. Além de convencer o investidor, a dificuldade atual é trabalhar com um orçamento e prazos reduzidos, com um número limitado de recursos profissionais. São 4 pessoas dedicadas full time para um jogo 3D complexo, sem Motion Capture. É um super desafio!

RM: Notei que vocês usam a Unreal Engine para o game, engine que é usada para muitos jogos AAA. A ideia de vocês desde o começo foi investir alto e possivelmente fazer frente a games como Penumbra, Amnesia, Outlast, entre outros grandes jogos do gênero?

MB: Desde o início, queríamos que o jogo tivesse gráficos atuais, dentro do possível. Como na SAGA aprendemos UDK3, já tínhamos mais familiaridade com a engine. O game não teve um investimento alto, tanto que estamos lançando-o com Indie. Mas nada impede de competirmos com os jogos citados. Se ele for bem aceito, poderemos investir mais nos próximos jogos!



RM: Quais são os jogos favoritos de vocês e quais serviram de inspiração para o desenvolvimento de Urban Legends?


MB: Bom, reuni uma lista aqui do pessoal: Bioshock, The Legend of Zelda e Metal Gear Solid (Danilo), Kingdom Hearts, Shadown of the Colossus e Castlevania: Symphony of the Night (Rodrigo), Fire Emblem, Mario e Tetris (Leonardo), Civilization, Assassin's Creed e Europa Universalis (Kaique). Já de inspiração, foram principalmente Bioshock, Outlast, Silent Hill e Batman (Serie Arkham).

Imagem

RM: Como está sendo a experiência de vocês com o Steam Greenlight? Estão otimistas em ter o jogo aprovado na Steam?

MB: Muito Boa! Estamos quase nos top 100 jogos da Steam Greenlight! Analisamos todos os comentários com muita atenção, positivos e negativos! Qualquer comentário neste momento para nós é super importante ! Estamos otimistas!

RM: Não pude deixar de perceber o grande número de comentários positivos sobre o que foi mostrado do game na página do Greenlight. Como vocês se sentem em relação a isso?

MB: Estamos honrados! É bom sentir que a comunidade gamer apoia o desenvolvimento brasileiro de games e o futuro do Urban Legends.

RM: Quais são os planos futuros da equipe para o jogo? Já pensam em outros projetos?

MB: Temos um segundo jogo em andamento. Infelizmente só podemos revelar neste momento que será um jogo 2D para PC e Mobile. Em relação ao Urban Legends, temos planos para a continuação! Queremos que as pessoas joguem o Urban Legends com aquela sensação de "quero mais".



RM: Vocês podem se dedicar em tempo integral ao desenvolvimento de jogos ou possuem algum tipo de trabalho ou tarefa além de desenvolver jogos?

MB: Tempo Integral, pois isso é fator decisivo para cumprir com as metas de tempo x orçamento. Mesmo com alguns de nós fazendo faculdade, damos um jeito. Se preciso, trabalhamos nos feriados e fins de semana.

Imagem

RM: O que vocês pensam a respeito do atual cenário de desenvolvimento de jogos no Brasil?

MB: O mercado brasileiro de games esta em crescimento, e aqueles que estão apoiando este crescimento estão vendo que vai dar, ou já esta dando, resultado. Infelizmente, esse mercado ainda é pequeno. Nós sabemos que não é fácil começar uma carreira nessa área aqui no Brasil. Não existem muitas referencias nacionais, não se formos comparar a gigantes como Ubisoft, Square Enix e Nintendo. O tipo de game que mais se destaca são jogos 2D de plataforma, não que isso seja ruim (tanto que estamos trabalhando atualmente em um jogo 2D plataforma), mas vemos poucos desenvolvedores que se arriscam em tentar algo em outros estilos. O mercado não é maduro o suficiente, e infelizmente, não se tem o devido apoio e motivação.

RM: Foi um prazer receber vocês da Machine Bear aqui na Tribo Gamer. Agradeço pelo tempo de vocês e desejo muita boa sorte com seu jogo!

MB: Nós que agradecemos! Obrigado pela Tribo Gamer por entrar em contato com a gente e nos dar essa chance de divulgar a Machine Bear e o Urban Legends! Esperamos que gostem do jogo e de outros games que sairão mais pra frente, e que continuem apoiando a empresa! Obrigado.

Urban Legends se encontra em votação no Steam Greenlight.

Não deixe de dar sua contribuição votando no jogo em sua página no Steam Greenlight

Site oficial da Machine Bear

Página oficial da Machine Bear no Facebook

Trailer oficial do jogo:


Fonte: Tribogamer

Comentários

12 Mai, 2014 - 14:32

Comentários

Falconssj 14 Mai, 2014 21:22 2

Urban Legends foi Aprovado na Steam Greenlight!

chucky515 13 Mai, 2014 13:50 3

muito legal, entrei para votar + já tinha votado =)

buiusemluxo 13 Mai, 2014 12:28 4

Marcos2012 escreveu:Mais um voto garantido Joinha! , gostei do vídeo o jogo parece promissor.
Legal ver miais jogos brasileiros no Steam Greenlight e com o nosso idioma.
Marton mais uma ótima entrevista, parabéns .



2 votos garantidos

KillerDreams 13 Mai, 2014 10:38 5

O site está de Parabéns como também o responsável pela entrevista, é sempre bom ver os jogos brasileiros começando a conquistar o seu espaço, e Tribo dando todo o suporte necessário para divulgar o jogo e seus produtores.

Marcos2012 13 Mai, 2014 05:04 4

Mais um voto garantido Joinha! , gostei do vídeo o jogo parece promissor.
Legal ver miais jogos brasileiros no Steam Greenlight e com o nosso idioma.
Marton mais uma ótima entrevista, parabéns .

vbmvagner 12 Mai, 2014 21:58 5

Que legal, pela entrevista eles pretendem fazer toda uma serie de games baseados em creepypastas. Será, talvez, a primeira franquia de jogos brasileira. Fui no site e lá tem umas fotos do cenário, me lembrou aqueles games de terror "old school" do Ps1.

No aguardo para um gameplay com mais detalhes do game... Parabéns Marton_TR pela entrevista e agradecimentos pela divulgação.

Adriano Pongo 12 Mai, 2014 20:19 5

Pelo o video Já da pra ver que e o jogo promete Sou muito fã desse tipo de jogo mais nunca jogei um que fosse dublato em pt .br quem sabe esse será o primeiro já estão de parabem.
.

Henry Master 12 Mai, 2014 19:59 6

Já é sua marca, fazer uma entrevista pormenorizadamente esclarecedora.
Valeu Marton, é sempre bom conhecer, quem estar pro trás de um jogo indie tão promissor, quanto este aqui apresentado. E o melhor de tudo, um jogo "completamente" brasileiro, pois vem em PT-BR ^^
Esse vou comprar pré venda! isso se vc não me der de presente, claro! Bwahaha!

PS: Restam 5 dias pra o Queruba me dá um jogo... Mesa Mesa Mesa

Rael_MK 12 Mai, 2014 17:21 5

Entrevista bem detalhada, legal conhecer um pouco da história destes desenvolvedores como de tantos outros devs brasileiros, parabéns!

Como sempre, apoio e torço não so pra equipe do Urban Legends, mas a todas equipes de desenvolvedores nacionais.

Joinha!

lordbilly escreveu:se o jogo ta sendo feito por brs por q o titulo ta em english ?????????????? so eu achei errado isso ?? ?


Sinceramente nem adianta perder tempo respondendo, é sempre o mesmo lenga lenga...

Marton_TR 12 Mai, 2014 16:36 5

lordbilly escreveu:se o jogo ta sendo feito por brs por q o titulo ta em english ?????????????? so eu achei errado isso ?? ?


Essa acho que posso te explicar fácil.

Nome de jogo quase sempre é em inglês, a não ser que você queira limitar o público do jogo a um país ou idioma, como os japoneses fazem com alguns jogos.

Veja na própria Steam que jogos feitos em qualquer canto do planeta têm o nome em inglês.

Inglês é praticamente um segundo idioma em muitos países.

Se você não fizer isso, não vende.

O importante é que o jogo vai ter nosso idioma.

Ero_Sennin 12 Mai, 2014 16:35 5

Parabéns por mais uma incrível entrevista Marton!

LAZERCROMO 12 Mai, 2014 16:11 5

Joinha! Muito show,tem meu voto! :D