Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

"Tiger Robocop!", "Mini Taxi!", "Alec Fu!"; Confira como entendíamos as falas dos personagens de Street Fighter II na década de 90

Para relembrar os bons tempos de fliperama com nossas nomenclaturas ultra-originais dos golpes



Eu vivo aqui evocando os bons e velhos tempos de quando os fliperamas ainda venciam os consoles domésticos na preferência e adoração dos games. E os motivos não eram poucos: games mais alucinantes, fichas e mais fichas a poucos centavos de seu alcance e a possibilidade de jogar com um monte de amigos e berrando insultos e palavrões – algo que a maioria dos pais jamais permitiam que os filhos fizessem em seus quartos ou na sala de casa.

Nesta mesma época, o entendimento na língua inglesa na maioria dos casos não importava na hora de se divertir e isso, aliado as limitações técnicas que os games tinham no início dos anos 1990, fizeram milhões de bordões típicos nascerem entre os gamers, os do clássico "Street Fighter II" estavam entre os mais populares.

Praticamente ninguém se importava em saber o que os personagens realmente falavam quando soltavam os golpes, tudo o que contava era o que parecia que eles diziam. Você lembra-se de todas estas gírias inocentes e hilérias? Pois vamos agora relembrar cinco dentre as mais famosas:


Imagem

"Brother!"

Fala original: "Brazil!"

Era dita quando: Estávamos a caminho de lutar contra o Blanka


O primeiro bordão do qual me lembro nem mesmo era dito por algum lutador, mas sim pelo "narrador" da lutas (o cara que repetia "Round 1", "Fight", "You win" entre outras) – e acontecia bem no momento em que o aviãozinho aterrissava no Brasil para lutarmos contra o Blanka.

O cara bem que falava "Brazil!", mas era muito mais fácil e divertido gritar junto com ele "Brother!". Além deste caso, lembro-me também que no fliperama que eu costumava frequentar o pessoal substituía "U.S.S.R" (União Soviética, arena de Zanguief) por um cômico e absurdo "Neandertal!", mas não tenho certeza se esta se espalhou.


Imagem

"Mini Taxi!"

Fala Original: "Spinning Bird Kick!"

Era dita quando: soltávamos o "helicóptero" da Chun-Li


Carregar dois segundos para baixo, jogar a alavanca para cima e pressionar chute. Esse era o comando para o "Spinning Bird Kick" da chinesinha Chun-Li, mas quem disse que o nome do golpe era esse mesmo?

Bem, além da Capcom, parece que mais ninguém. O "Mini-Taxi" ganhou a aprovação da galera com grande velocidade, sendo considerado um dos bordões mais clássicos do game.


Imagem

"Pro Tek Tek Tuguen!"

Fala Original: "Tatsumaki Senpukyaku!"

Era dita quando: desferíamos a "giradinha de pernas" com o Ryu ou o Ken


Aqui temos muitas variações: há quem dizia que o Ryu e o Ken berravam "Trek Trek Turuget", outros ainda que pensavam ser "Apu Te Te Tuguen", isso para citar somente duas das quais me lembro bem.

Porém, a mais aceita versão para o complicado golpe em japonês "Tatsumaki Senpukyaku" ainda hoje é o bizarro "Pro Tek Tek Tuguen". Para não correr o risco de errar, eu pessoalmente preferia falar "giradinha".


Imagem

"Alec Fu!" ou "Alex Fu!"

Fala Original: "Sonic Boom!"

Era dita quando: soltávamos a "magia" (ou, para alguns, o "poder") de Guile


Ah, Guile! Ô cara apelão pra se enfrentar e jogar, pelos céus.

E seus golpes (todos os dois especiais nos bons tempos de simplicidade), também eram adorados pelos jogadores. A começar pelo "Facão" / "Pente" / "Mortal".

Mas a estrela mesmo era o projétil que o militar americano atirava ao carregar-se dois segundos para trás, jogar a alavanca para frente e apertar soco: o nome de fábrica? "Sonic Boom". Mas o nome que estava no coração da galera era bem outro: "O Alex Fu não tá saindo!" / "Vai ficar só no canto dando Alec Fu? Apelão!"


Imagem

"Tiger Robocop!"

Fala Original: "Tiger Uppercut!"

Era dita quando: fazíamos o comando para o inesquecível "Shoryuken" do Sagat


Encerramos com a mais clássica e, de longe, a mais amada entre os jogadores mais velhos.

Temos neste exemplo um caso típico de referência pop datada: na época em que SFII detonava nos fliperamas, a série "Robocop" estava no auge ("Cinema em Casa" e "Sessão da Tarde" adoravam passar os filmes do cyber-policial Murphy), então foi só a voz ficar um pouco diferente no "Uppercut" para que ele se transformasse imediatamente no movimento mais amado por todos: o "Tiger Robocop"!




São lembranças que nem um "Pilão Giratório" nas ideias é capaz de apagar...

Fonte: Pop

Comentários

15 Mai, 2014 - 11:32

Comentários

claiton paim 16 Mai, 2014 11:50 1

Sobre os palavrões que a news retrata que podia ser dita porque estava longe dos pais, isso nos fliperamas aqui na rua de casa na época não podia dizer não, o dono do bar proibia palavrões, quem xingava era advertido até duas vezes,na terceira o dono do bar expulsava o boca suja e como punição proibia ele de frequentar o fliperama por um mês, lembro que no apogeu do street fighter eu não saia dos fliperamas, uma vez tava na luta final contra Bison depois de muitas fichas gastas e já tinha tomado advertências, Bison entrou com uma sequência,vi meu sangue ir igual água,não aguentei e mandei um palavrão junto com um soco na máquina, a tela de game over surgindo e junto com os gritos do dono do bar me expulsando, ficar sem ir nos fliper por um mês foi uma tortura, só ouvia os caras falar em hoyuge, pre pre pre prugue, ague robocop, eu me via doido...kkkkk

vitin_martins 16 Mai, 2014 10:05 1

poooo massa demais, eu lembro muito do dhalsim tbm cara que a galera da minha rua falava "Dona Vange!" kkk era uma senhora idosa da rua, acabou pegando...

rosstler 16 Mai, 2014 09:10 1

Cara, muito boa matéria! Só quem viveu naquela época dos anos 90 sabe do que a gente ta falando aqui... kkkkkkkk! Acho que variava de "tribo de games" as pronúncias. Lembro que, aqui em Porto Alegre, a gente chamava o golpe de cabeça do E. Honda de "Ru-Rui", o "Alex Full" (Guile), "Ra tec tec trugem" (Ken/Ryu), "Star Kick" (chun-Li)...

Mas acho que o "Tiger Robocop" era nacional mesmo! kkkkk!

chucky515 16 Mai, 2014 01:13 1

uedegar 0_o
kkk

sathler2011 16 Mai, 2014 01:11 1

adugue, roiuguerte, pro tec tec pug, ken e ryu lendas sem contar o parafuso do tio dalshim o hu ui do honda o yuuuuu do vega as mãos rápidas do honda era reflexo e a da chun-li tinha a pisadinha o mini taxi e o monte de perninha era d+ aqui em bh

Lecon 16 Mai, 2014 00:58 1

heheheh lembro q meu vizinho me disse q tinha um jogo num bar meia boca da rua q um lutador dizia meu nome,affe fui correndo ver,era o guile * ALEX FU *
pegaram no meu pé uma data,e naquela epoca alguem q consegui solta um raio virava o rei,mestre,senhor do universo hahahahah
e claro q meu favorito ela o guile nao atoa
epoca boa de street fighter,muita diversão mesmo

aibol 16 Mai, 2014 00:08 1

Tatsumaki Senpukyaku eu ouvia, ha tek tek turugen

vbmvagner 15 Mai, 2014 18:22 1

Pro Tek Tek Tuguen, também dito "ataque das coruja", tinha também o "macuma fire"...kkkkkk

leostrife 15 Mai, 2014 17:22 1

Tudo graças a péssima dublagem e baixa qualidade sonora da época... kkk
Engraçado que Mortal Kombat vc entendia legal, acho q a dublagem que era ruim mesmo no Street..

salomaw 15 Mai, 2014 17:01 1

akumariper escreveu:Tinha um Street Fighter 2 , num barzinho aqui perto, e lembro bem o que agente falava era Ta ta turugui, Roliudi e raduken - Tigher Robocop -&rt; (esse acho que é padrão) - Cuscus dentre outros; era muita algazarra que a mulecada fazia, e tempos bons.


man eu falava...Tigger capataz!! euahueaueh

leopositivo 15 Mai, 2014 16:57 2

Uga faier!!!! Uga Fei. Ê saudade!!!!!

fabiopdo 15 Mai, 2014 15:45 1

Saudade deste tempo! Quase todos eu realmente falava assim kkkk

Hj não é a mesma coisa agora e cada um no seu quadrado online.