Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Phil Fish diz que Youtubers estão roubando dos desenvolvedores de jogos



Phil Fish, mais conhecido pelo jogo FEZ, publicou uma serie de tweets polêmicos, dizendo que os Youtubers estão roubando dinheiro dos desenvolvedores de games.

Nos tweets que foram pegos pelo site GameSpot, o desenvolvedor disse:

Os youtubers deveriam pagar o que ganham com os seus vídeos aos desenvolvedores dos quais eles roubam conteúdo. A renda gerada por anúncios deveria ser compartilhada com eles. Isso deveria ser a base do YouTube. O que estão fazendo deveria ser considerado pirataria.



Se você ganhar dinheiro colocando um conteúdo meu no seu canal, você fica me devendo. Simples assim. Se você compra um filme, você pode colocá-lo para todo mundo assistir de graça com anúncios? Não, é ilegal.

Isso pode ser prevenido. Mas agora, comprar o FEZ, colocar TODO conteúdo dele no Youtube, colocar anúncios e fazer dinheiro com isso é TOTALMENTE LEGAL. E o desenvolvedor não deve ser recompensado pelo trabalho dele estar sendo compartilhado com todo mundo.

Isso está certo, faz muito sentido.


Depois de um monte de comentários negativos, Fish postou "Esqueça" e protegeu sua conta. Se fazer uma pesquisa no Twitter pela conta dele, ela não irá mais aparecer, isso pode significar que ele a apagou.

Fonte: Gameranx

Comentários

18 Jun, 2014 - 20:55

Comentários

Voddyhunter 20 Jun, 2014 15:04 0

Pode até ser que legalmente ele tenha tal direito sim, porém deve-se ver a coisa por um outro lado também que seria a divulgação que o youtuber faz do jogo, com certeza muitas pessoas se baseiam por vídeos e por opiniões de outras antes da compra de um jogo, ainda mais se for uma franquia desconhecida, acho que ao invés de ficar de choradeira por conta de alguns centavos ganhos por outros com vídeos de sua obra, seria melhor que ele tivesse bom senso e enxergasse o bem que um vídeo do youtube por fazer pra sua franquia, acho que só fica de mimimi um produtor que não tem segurança se seu produto será bem recebido...

Sossap 20 Jun, 2014 14:31 2

Concordo em partes, devia ter um limite, se o cara fizer um ou dois vídeos analisando, aí acho super positivo para a publicadora e para a desenvolvedora. Se faz um playthrough, também acho ok, já que isso também divulga. Tá, não quer analisar nem fazer playthrough? Ótimo, façam algo no formato do nerdplayer, que apesar de não analisar nem nada, fazem poucos vídeos do mesmo jogo. Agora tem uns caras aí que não preciso nem falar o nome já que a grande maioria conhece que fazem DEZENAS de vídeos do mesmo jogo, vão extraindo dinheiro do jogo até parar de fazer sucesso, e acho que as desenvolvedoras e distribuidoras tem todo direito de cobrar disso.

homeripper 20 Jun, 2014 01:43 0

Pra mim ele falou uma grande bobagem, filmes e musicas são feitos para serem consumidos do exato modo como foram criados, não existe interação com o telespectador ou ouvinte, a pessoa absorve o conteúdo simplesmente vendo ou ouvindo e, é por isso que sua exibição não é gratuita, porém, com os jogos a coisa é diferente, ninguém usufrui um jogo, ninguém sacia sua vontade de jogar, apenas vendo um vídeo de gameplay no Youtube. Quando alguém vê um vídeo sobre um jogo no Youtube ele está consumindo o conteúdo gerado pelo youtuber, e não o jogo propriamente dito.
Por exemplo, quando uma pessoa observa um quadro ela está admirando a pintura, e não o modelo... Ninguém vê os pais da Gioconda, ou ela própria levando os créditos pela Mona Lisa, eles são do pintor, Da Vinci.

mine19 19 Jun, 2014 18:36 0

mas que jogo é esse? FEZ?

maycsmoke 19 Jun, 2014 17:59 0

ele não entende que os youtubers não estão ganhando por postar conteudos dos outros, estão divulgando conteudos dos outros...
tem jogos que não tem sequer uma campanha de marketing decente, e se não fosse pelos youtubers, muitas pessoas sequer saberiam da existencia deles, e o jogo FEZ é um deles....

Zigooo 19 Jun, 2014 16:37 2

Acho que se ele não gosta de videos do jogo dele no youtube, é só ele reivindicar direitos autorais. Se eu fosse o diretor ou presidente de uma empresa dessa eu seria oportunista e pagaria para pessoas fazer videos do meu jogo linkando a lojas para comprar o jogo, e para fazer elogios ;)

xandjam 19 Jun, 2014 15:14 0

Esse negocio de divulgação é papo furado, e nenhum desses yotubers quer largar o sso, e deixar de ganhar grana na moleza... Alem de, muitas vezes eles queimarem o filme do jogo ao invez de divulgar...

Na minha opinião, todo conteudo desse tipo teria q ter autorizaçao previa para poder ser divulgado, ou seja, os youtuber teriam q pediar autorização as desenvolvedoras pra postar conteudo sobre o game... e nao as desenvolvedores terem q reivindicar conteudo.

Eu tinha curiosidade de ver quantos desses caras continuariam postando no youtube, se o mesmo nao gerasse mais receita... Acredito q uns 4 ou 5 só, por hobby.

MrDarkness 19 Jun, 2014 13:52 -3

roxedo escreveu:que cara otário, se ele não quer que façam videos do jogo dele é só ele reivindicar o conteúdo e pronto, agora o cara se doer pq ganha menos do que muito youtuber por ai e tenso, kkk

É, taí a solução!
Tem muito youtuber que deixou de gravar Batman Arkham Origins pq praticamente tudo que a pessoa postar do jogo é reivindicado pela Warner, tanto é q amigos meus youtubers vão boicotar qualquer jogo que seja da Warner de agora em diante.

turconha 19 Jun, 2014 13:34 0

Concordo, por que quando se pega conteudo da TV ou certas musicas o youtube não deixa gerar receita e com os jogos podem?

roxedo 19 Jun, 2014 12:50 -3

que cara otário, se ele não quer que façam videos do jogo dele é só ele reivindicar o conteúdo e pronto, agora o cara se doer pq ganha menos do que muito youtuber por ai e tenso, kkk

ziulotaner00 19 Jun, 2014 11:26 -2

Faria sentido se ele se referi-se aos detonados que praticamente colocam o jogo todo no canal.

Eu sei que tem alguns noobs que precisam desses detonados para passar de alguma parte complicada do jogo,mais mesmo por esse motivo o custo de ajudar a incompetência ou impaciência de alguém não vale a pena nesses detonados.

E a parte central da noticia que e a remuneração financeira por parte dos youtubers eu acho uma estupidez.

Não me entendam mal Basd Ass ,e que simplesmente não faz sentido algum.

Imagine um pintor que acabou de pintar um quadro lindo e perfeito e vendeu ele para um museu muito famoso,vários frequentadores do museu adoram ficar admirando a tal obra do pintor e tirando fotos.
E do nada o pintor decide que não se pode tirar fotos sem que-lê pague uma porcentagem mesmo ele tendo vendido o tal quadro ao museu.

Resumindo,chamar os youtubers de piratas foi meio exagerado.Só acho Desafio Aceito!

MatheusAmorimCE 19 Jun, 2014 11:00 1

Eu admiro o Fish, mas ele tem que entender que com esses vídeos, os youtubers estão fazendo marketing para o jogo.

São incontáveis os jogos que eu comprei por causa de alguns gameplays que vi no Youtube.