Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Nem tudoesta perdido! Grandes filmes sobre games



Nos últimos anos, é impressionantes como temos visto o lançamento de péssimos filmes ligados a grandes jogos, com exceção do filme "Detona Ralph" da disney, que não é exatamente um filme sobre um game, mas sobre diversos em geral, todos os demais beiram ao lixo, indo de atuações medíocres, até roteiros que roteiros que assassinam completamente a história de um grande jogo, ou a junção destes dois fatores (vide The King of Fighters e Tekken).

Ou seja, desde o lançamento do Super Mario Bros The Movie, seguido pela saga Resident "Alice" Evil (que eu parei de ver no 2º), e outras "coisas" como Alone In The Dark, cada vez mais eu vemos com receio as produções cinematográficas, sobre games, mas sim meus amigo há uma luz no fim do túnel.

Já houveram grandes produções cinematográficas sobre jogos, o primeiro filme do Mortal Kombat que o diga, o enredo do filme, o excelente elenco, fez com que a própria história do filme se tornasse mais marcante que a do jogo, por exemplo até hoje eu considero que quem realmente derrotou Goro no primeiro torneio não foi Liu Kang e sim Jonny Cage.

Mas deixando o passado de lado, e no presente, quais são os bons filmes sobre jogos? Na real são poucos, eu pessoalmente só encontrei 3, e dois deles não são sem 100%, e perdem pontos em quesitos como Efeitos Especiais e atuação, mas os roteiros são muito bem elaborados, e seguem exatamente as linhas abertas deixadas pelos games!

O primeiro é o Forward Unto Dawn, é um filme sobre Halo, que conta uma história paralela, não focado em nosso glorioso Master Chief (que tem um destaque excelente no filme diga-se de passagem), e que nos mostra a franquia de uma outra forma. O mais bacana do filme é a fidelidade, ele não quebra em momento algum o fluxo de evento dos games, e se mantém de certa forma fiel, ao enredo da saga, já que ele narra um acontecimento paralelo, que pode ser incluído em qualquer espaço de tempo

Infelizmente, nem tudo é lindo, os efeitos são bem medianos (estilo seriado americano), e os atores são bem medianos, o que quebra a imersão do filme, mas que ainda tem perdão, visto que o mesmo foi produzido por um pequeno estúdio, com provavelmente poucos recursos.

O segundo é Red Faction Origins, o roteiro segue algumas brechas deixadas ao final do game Red Faction Guerrilla, e da uma continuidade a história, o roteiro é parcialmente fiel, e os figurinos são meia boca, sendo alguns bem próximos aos vistos no jogo, e outros totalmente diferentes, ele ainda sofre dos mesmos pecados de Forward Unto Dawn, atores meia boca, e mal escolhidos (nosso Alec Mason do filme não é de longe nem parecido com o do game, a não ser pelas roupas), e efeitos de 3ª qualidade, mas o mais importante é que ele não destrói o enredo do game, segue comendo nas bordas e aproveitando algumas brechas, o que de arrancada já é algo incrível.

E como sempre, vamos deixar por ultimo o melhor de todos, o simplesmente espetacular Final Fantasy VII: Advent Children, o longa de animação narra os acontecimentos pós game, com uma qualidade visual impecável e seguindo uma linha de eventos que apenas valoriza ainda mais o game! De longe um dos melhores filmes sobre jogos da história (no meu ver o primeiro filme do MK ainda ganha &rt;.<), pra quem não viu ou não conhece (o que acho difícil), fica a dica.

No fim queria concluir, dizendo que, nem tudo é ruim, ainda há grandes filmes sobre games, o mais impressionante é que todos são feitos por pequenos estúdios, quase independentes, ai fica a dúvida, se os pequenos fazem, por que os grandes ainda "perdem a mão"???

A justificativa bizarra de que "quem assiste o filme precisa entender sem ter jogado o game" não vale nada! E os exemplos acima estão ai para mostrar isso, acho que o que falta na verdade é diretores e roteiristas Gamers em Hollywood, gente que seja tão apaixonado pela 7ª arte (cinema), quanto pela quanto pela 10ª arte (games).

Se discorda ou concorda, deixe ai a sua opinião.

Fonte: Tribogamer

Comentários

11 Jul, 2014 - 13:37

Comentários

iGhosthy 15 Jul, 2014 09:16 0

Mortal Kombat é sem base porque os personagens do jogo, são feitos em cimas dos atores, e foram muito bons os filmes, agora Resident Evil, aff, até o 3 na minha opinião vai bem, agora do 4 em diante, é uma bosta tanto em comparação com o jogo como em qualquer filme em geral

cuceta 12 Jul, 2014 19:59 0

Eu assisti Sillent Hill 1 achei ótimo,
assisti Silent Hill 2 achei um lixo sem tamanho, que bom que não fui o único,
Esperança na humanidade renovada.

angel_slayer 12 Jul, 2014 16:27 0

Verdade, o Resident Evil Degeneration bate de frente em qualidade e fidelidade com Advent Children, esqueci completamente dele!

Eu preferi não avaliar o Hitman nem Silent Hill, pq foram filmes que eu pessoalmente ainda não vi, e são franquias que eu também não acompanho, então fica difícil fazer uma análise justa desses filmes.

Em defesa do Red Faction: Origins, eu digo o que coloca o filme nesta lista é justamente o roteiro, que faz com que o filme parece parte integral da serie, e que ao meu ver compensa as demais falhas técnicas que eu citei acima, e ainda ganha um desconto por ser feito por um estúdio minusculo, assim como julguei sem perdão filmes que tinham grandes orçamentos e que poderiam ser simplesmente espetaculares se fosse mais fiéis a série.

Pois como eu falei anteriormente, aqui minha ideia aqui não foi avaliar somente a qualidade do filme, mas deixar em evidência aqueles que realmente se esforçaram para acompanhar os game.

ºBrunoº 12 Jul, 2014 13:03 0

ratacoisa escreveu:O problema é que o filme tem que ser para a massa(+grana), nao somemte para os fas, isso holywood não abre mão. Assim tem que ser isso ai que vemos na telinha Argh!

Isso mesmo. Eles são sacanas e sabem que um franquia bem conhecida vai render mais que algo desconhecido... e não estão nem ai para o ditos fãns dessa franquia...

aildorock 12 Jul, 2014 12:44 0

Esqueceu resident evil degeneração e condenação brother. ;)

ananindeua 12 Jul, 2014 10:14 2

Dos 3 citados, apenas o mortal kombat é um bom filme,
essa web serie do halo, pra quem não conhece halo, é uma droga e esse red faction é muito tosco filme classe c de Hollywood.

filmes bons na minha opinião:
*prince of persia
*silent hill 1
*hitman
*e o mortal kombat é claro :)

web series
*street fighter
*mortal kombat

Guardian_21 12 Jul, 2014 08:57 0

davison_silva escreveu:cara senti falta de Prince of Persia é um ótimo filme ele não segue 100% o enredo do jogo mais é todo baseado nos 3 primeiro jogo publicado pela Ubisoft. a que ame o filme e a quem odeie. eu particularmente gostei. se Assassin's Creed o filme seguir a mesmas linha será um bom filme.


CONCORDO... principalmente nas cenas de saltos pelos muros o que me lembrou os primeiro princes (286 e 386)

robmattei 12 Jul, 2014 00:55 0

eu curti muito Silent Hill ...

Alan_Rivarola 11 Jul, 2014 23:31 0

Estranho não citar Silent Hill que conseguiu ser um dos melhores filmes sobre games(exceto o Revelations que não vi, e pelo que falam, acabou sendo uma *****).

_crhis_ 11 Jul, 2014 22:44 0

Forward Unto Dawn eu achei bem legal....mas red faction...é uma ***** gigantesca

TONY MIG 11 Jul, 2014 21:06 0

se o filme do mass effect que tá pra sair em 2017 fizer jus ao game e for bem feito, pode ficar ao lado de star wars como uns do smais ****s já feitos, vamos rezar e esperar pra ver

angel_slayer 11 Jul, 2014 17:47 0

Realmente me esqueci do Tomb Raider, realmente é um bom filme, e se mantém na linha da fidelidade.

Mas quando ao Prince of Persia, infelizmente o filme não segue a linha, ele comete deslizes, ou seja é difícil visualizar ele como parte integrante da história de um jogo, pense bem, se você assistir ao filme do MK, Red Faction ou Halo, e jogar o jogo, você sentirá como se aquele filme REALMENTE fizesse parte de todo o conjunto. O que infelizmente não ocorre com o prince of persia e muito menos com a serie Resident Evil.

O principal motivo de eu criticar a série RE, não é pelo fato de os filmes serem ruins, sim eles são bons, MAS não são nem de longe uma versão cinematográfica da série de games. Eles simplesmente pegam tudo o que foi feito nos jogos e tocam no lixo, da mesma forma que Tekken e KOF fizeram, só que com um filme com bons atores e efeitos especiais.

O objetivo deste post é ressaltar os filmes que realmente valorizam os jogos nos quais se baseiam, e não só o seu título.