Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

8 fatos que todo jogador de PC precisa encarar, pois não está sempre certo

Que gamer nunca passou por aquela situação de, durante uma conversa em uma roda de amigos, ser abordado pelo famoso "PC Master Race", que fala que tudo no PC é muito melhor do que nos consoles?

No meu caso, por exemplo, quando falo para meus amigos que sou um orgulhoso dono de um PC de jogos dos melhores, mas prefiro manter-me nos consoles, a reação é ainda pior. Normalmente, o que vem em seguida é uma enxurrada daqueles mesmos comentários, do qual eles costumam achar serem irrefutáveis.

Pois é. O fato é que essas afirmações, na verdade, são bem mais fracas do que eles imaginam. Como prova disso, fizemos uma lista com as principais afirmações que vemos sendo feitas por eles, e respostas simples do porquê de isso ser uma grande ladainha.

1- "No PC fica mais bonito"

O principal argumento vindo dos PC gamers é também um dos mais falhos. O fato é: sim, você pode ter jogos com gráficos muito melhores no PC. Para isso, no entanto, você provavelmente vai precisar investir em uma máquina duas, três, quatro vezes mais cara do que o console.

E mesmo assim, vale frisar que esse é um grande "pode". Afinal, muitos jogos são feitos com foco principal em consoles (o aguardado Destiny é um bom exemplo), de maneira que acabam ficando não apenas mais bonitos, como também mais fluidos do que no PC.

Imagem

2- "Roda melhor no PC"

Novamente, a resposta é semelhante à que dei logo acima – você pode ter games mais bonitos no PC, mas vai precisar de um bom investimento. E nem mesmo isso é uma garantia.

Aqui, porém, entra um ponto ainda mais complicado: pela enorme possibilidade de combinações de peças, é comum termos problemas de compatibilidade na hora de rodar um game. Enquanto isso, o console, com sua configuração fechada, mas otimizada ao máximo, acaba por evitar esses tipos de problemas com maior frequência.

Há também o já comentado fato de os games muitas vezes serem feitos para os consoles, fazendo com que eles rodem muito melhor nessas plataformas. Se você duvida, basta lembrar da dor de cabeça que os PC gamers tiveram com Watch Dogs, enquanto os donos do PS3/PS4/Xbox360/XOne jogavam sem problemas.

Imagem

3- "PCs são mais baratos"

Certamente, montar um PC é bem mais barato. Com menos do que você gastaria em um console, é possível comprar um computador funcional. Mas será que ele é capaz de rodar jogos com a mesma eficiência? Nem de longe.

Se quiser conseguir um computador poderoso para games, é bom estar preparado para gastar, no mínimo, uns 3 ou 4 mil reais. E isso sem considerar outros acessórios, como mouse, teclado, som e monitor; já no caso dos consoles, basta conectar tudo o que vem na caixa e jogar na TV – que você certamente tem em sua casa.

Imagem

4- "Montar um PC personalizado é fácil"

Criar um PC monstruoso com as configurações que você sempre sonhou definitivamente é algo bem-vindo. Mas já a parte de montar... Bem, prepare-se para um bom sofrimento. Por mais que, nos últimos anos, o processo de montagem esteja muito mais fácil, com encaixes melhores e sem a necessidade de, por exemplo, preparar sua máquina para não queimar o processador, mesmo quem tem bastante conhecimento nisso tem problemas para conseguir reconhecer cada menor encaixe e saber onde vai cada cabo.

Isso sem falar no curso que você acaba precisando fazer para aprender quais peças precisa comprar; se sua placa deve ser modelo ATX ou Micro-ATX; descobrir que você vai ter que escolher uma fonte mais potente para suportar tanta energia... Em resumo, quem acha que montar um computador peça por peça é fácil provavelmente já fez isso muitas vezes ou nunca passou da teoria.

Imagem

5- "Jogar FPS é melhor com mouse e teclado"

Outro ponto que muitos PC gamers consideram irrefutável, mas completamente falho. Usar mouse e teclado, controles, sensores de movimento ou o que quer que seja, não há uma opção melhor que a outra: tudo se resume à opção na qual você se sente mais confortável. E, é claro, qual se encaixa melhor para uma situação – afinal, jogar um MMO ou um RTS com controle é quase tão eficiente quanto pilotar um carro em um game de corrida com teclado.

Como já estou imaginando o sorriso sarcástico de muitos, venho com um caso simples bastante recente: o campeão da EVO 2014 usava apenas um controle de PS1 com adaptador, vencendo aqueles "jogadores profissionais" que carregavam seus Razer Atrox e seus controles de arcade personalizados.

Imagem

6- "Jogos online funcionam melhor no PC"

Essa é outra questão totalmente relativa. Tudo depende, do game e da plataforma: por vezes, o jogo x funciona melhor no PC, enquanto o título y é muito mais estável nos console (ou mesmo, por vezes, em um console específico).

E se mesmo assim alguém achar que o PC se sai melhor aqui de maneira geral, basta tentar se lembrar daquelas várias vezes em que você e seus amigos ficavam caindo do servidor, morrendo por lags absurdos e errando seus tiros porque o inimigo mudou de posição em um instante.

Imagem

7- "PCs têm mais retrocompatibilidade"

Tudo bem que, em teoria, nossos computadores ainda suportam aqueles DVDs, CDs e disquetes velhos de jogos. Mas prepare-se para uma verdadeira batalha se quiser fazê-los funcionar, procurando programas próprios para isso, pois é difícil que uma máquina atual consiga, por padrão, tenha compatibilidade com seu Super Monkey Island ou seu Full Throttle.

Imagem

8- "Consoles são para crianças"

Sério, vamos precisar descer para esse argumento? Então por que não aproveitamos para dizer que games é que são para crianças? Poucas declarações podem ser tão fracas quanto essa.

Imagem

Fonte: Baixakijogos

Comentários

23 Jul, 2014 - 19:21

Comentários

caiomedeiros 14 Fev, 2015 13:31 0

Que isso , todos são bons! Não existe nenhum melhor do que o outro , na verdade o ideal era se ter todos os consoles e mais o PC. Infelizmente no Brasil isso se torna uma Piada!

Trostdorf 12 Ago, 2014 15:16 0

Estes dias quase comprei um console pra colocar na minha sala, não tenho nada contra console, até gostaria de ter um, mas o problema é o preço dos jogos, sempre que me empolgo pra comprar um console, este problema me faz desistir.

maumau007 27 Jul, 2014 19:34 0

Isso aqui agora vai virar a GV com essas matérias de fanboy?
Tá na cara que esse cara é um frustrado que queria um pc bom, mas já que não tem ataca. aff
E assim começa a decadência de um site.

aildorock 27 Jul, 2014 15:16 0

q bosta de matéria de consolista (que curte um consolo) do caramba kkkkkkkkkk

HienaBRA 27 Jul, 2014 13:10 0

A galera pensa que quando PCista reclama dos ports lançados pra PC é porque o jogo tá inferior a versão do console, quando na verdade os PCistas reclamam justamente quando a versão está igual e não superior ao console, é exatamente este o caso de Dark Souls por exemplo, que roda na resolução nativa dos consoles e o suporte ao teclado é uma porcaria, como eu não ligo muito para gráfico (mesmo tendo o PC como minha plataforma principal) e jogo no controle e não no teclado, adoro jogar Dark Souls até o momento tenho 370 horas de jogo. pra quem ainda quer melhorar o gráfico de Dark Souls tem os MODs...

fabiobracinho 27 Jul, 2014 12:06 0

sou mais meu pc core Quad 3.6 placa gtx 650 8 giga de ram hd 1 tera rodo tudo de boa rararararaarara

wolfhh 27 Jul, 2014 11:38 0

Minha plataforma primaria é PC E SEMPRE SERÁ mas a verdade é a seguinte:
os kras QUE ficam falando um monte de m3rda aqui por que torcem o narizinho de kuz@es que eles tem por que a nVadia perdeu os consoles pra AMD simples assim
na realidade esses caras que metem o pau nos consoles não são PCistas que nem alguns acreditam aqui
são invejosos nviAdistas kkk

HienaBRA 27 Jul, 2014 11:14 0

Mas mesmo assim eu tenho um Wii, comprei porque com ele eu tenho acesso a mais jogos do que eu teria se comprasse um xbox ou Ps3, essas duas plataformas junto com o PC tem muito jogo redundante, a maioria dos jogos saiam para essas 3 plataformas, se eu comprasse um xbox eu teria muito jogo repetido nas duas bibliotecas, o xbox só adicionaria um punhado de exclusivos, com um Wii eu ganho uma vasta biblioteca de jogos diferentes dos que tenho no PC. Eu entendo seu comentário se você foi um PC gamer durante a geração Ps2, os jogos eram mal otimizados e saiam muito poucos jogos para o PC, mas as coisas mudaram, tenho esse PC a 5 anos sem trocar peça alguma e te garanto que a performance dele é igual ou superior ao Xbox na grande maioria dos jogos, os jogos ficam mais leves com o passar do tempo, mesmo com mais gráficos eles ficam mais leves, joguei Overlord 1 e 2 esses dias e o 2 apesar de muito mais bonito era também mais leve, já constatei isso em vários casos.

HienaBRA 27 Jul, 2014 10:59 0

#Mattheews eu estava jogando enquanto você escreveu este texto enorme...
Eu também pego meu controle de xbox e deito no sofá... pelo visto você não conhece o Big Picture do Steam, ele me dá uma interface da qual posso controlar tudo pelo joystick, exatamente como você faz no xbox, com relação aos jogos eu só posso dizer que você só terá acesso a todos os jogos se tiver todas as plataformas, e eu não vejo muito sentido nisso, no seu xbox não teria como jogar o primeiro The Witcher, o dono do Ps3 não pode jogar Alan Wake, eu no PC não posso jogar RDR e se não tivermos um console da Nintendo não poderemos jogar Mario, Zelda ou Metroid, paciência, eu não quero ter todas as plataformas e ter todos os jogos disponíveis, pois eu não terei tempo para jogar a todos, eu já não tenho tempo para jogar todos os meus 230 jogos da biblioteca do Steam, isso sem contar com os da Uplay e Origin.

mekitachi 27 Jul, 2014 10:59 0

Eu só tenho uma coisa pra dizer! A Steam veio pra salvar nos PCistas kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

http://www.oplayer2.com.br/wp-content/uploads/2014/05/Logo_Steam.jpg

wolfhh 27 Jul, 2014 10:46 0

placa ASUS AMD A55BM-E/BR FM2 R$196,26

VGA Sapphire Radeon R7 260X 2GB DDR5 128-Bit PCI-Express 3.0 R$430,86

Memória Adata XPG 8GB 1600 Mhz DDR3 AX3U1600W8G9-RB R$339,91

Fonte CaseMall 500W Total Power Plus - ALL-500TTP R$109,56

HD WD 1000GB 7200rpm 64MB Cache SATA 6.0Gb/s 3.5´´ WD10EZEX R$ 249,9

Gabinete CaseMall Pretorian CB-171 Red R$ 129,97

esta tudo lá no KABUM muito fácil de montar não é nenhum bicho de sete cabeças , instalar o OS e colocar o brinquedo pra funcionar

TOTAL R$1957,87 essa configuração é o suficiente pra bater fácil e com folga um console da geração atual seja ele $ony ou micro$oft

agora se eu for entrar no mérito dos outros benefícios como por ex a Steam com suas promoções espetaculares e seus F2P sensacionais ai a coisa vai ficar feia pra valer

TakeshiHD 26 Jul, 2014 11:35 0

Respondendo ao comentário do #Mattheews (ficou grande pra caramba), concordo plenamente, todo mundo deveria ter um PC/Console, porque muitas vezes os PCistas se acham com o direito de falar "console é de criança, pc wins" como se PC fosse Deus e console é o resto. Tá certo que eles tem mods e tudo mais, mas não ficam no direito de falar mal. Eu estou vendo um notebook para games (mesmo sem entender bulhufas de prcessador e placas de vídeo) e não é assim caro. Mas pra um cara como eu fico boiando pra saber se vai rodar ou não. Acho que qualquer plataforma tem suas vantagens e defeitos, mas se quisesse eu escolheria todas elas. PC tem a Steam que é bem barato os jogos, mas quem tem console pode alugar um jogaço na locadora. E olha que tá barato pra caramba. Mas acho que é tudo coisa de fanboy, o melhor é ter um PC/Console (se o dinheiro permite) e saber respeitar as opiniões de cada um. Existe uma crítica construtiva e existe o "esse é melhor e ponto, não se discute".