Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Paixão dos americanos pelo soccer pode transformar FIFA em uma franquia melhor

Quando falamos de excelência em jogos de esportes, sempre nos lembramos do futebol americano. É impressionante a jogabilidade e a atenção gráfica colocada em uma franquia premiada em todo o mundo. E tudo isto tem um motivo: a NFL é o esporte de sucesso no maior mercado de games do mundo, os Estados Unidos.

Só que o "nosso" futebol vem ganhando uma importância cada vez maior por lá. Além da excelente campanha na Copa do Mundo do Brasil, quando a seleção desbancou Gana e Portugal em um dos "grupos da morte", chegando assim às oitavas de final, o que se viu na torcida foi uma comoção durante os jogos da seleção.

Para termos uma ideia da paixão, segundo a Reuters, cerca de dois mil torcedores aguardaram horas apenas para entrar no estádio do Dallas Cowboys para assistir ao jogo contra a Bélgica.

Imagem

TORCIDA

A Major League Soccer cresce a cada ano. Em 1996, existiam 10 times na competição. Atualmente, há 19 equipes e com a previsão de mais cinco, nos próximos anos. Para comprovar a fidelidade do torcedor, basta vermos a média de público existente em alguns times da liga. O Seattle Sounders teve mais de 40 mil "supporters" por jogo na última temporada. Portland Timbers (20.674) e Los Angeles Galaxy (22,152) ficaram acima dos 20 mil pagantes por partida.

Se isso já não bastasse, uma pesquisa feita pela ESPN, em 2012, constatou que o futebol é o segundo esporte com maior interesse entre pessoas de 12 e 24 anos nos Estados Unidos, ou seja, uma faixa etária que se diverte muito com os games.

Imagem

VENDAS

Os dados acima começaram a refletir no mercado. Segundo o NPD Group, entre 2010 e 2012, a série FIFA cresceu 35%, no número de vendas, nos Estados Unidos, diminuindo cada vez mais rápido a superioridade adquirida pelas séries Madden e NBA 2K no país.

Como escrevi no início, a série Madden chegou ao patamar atual devido à demanda. Jogo bom é jogo vendido e cada vez mais o norte-americano gosta de futebol, tornando a possibilidade da série FIFA ganhar uma atenção ainda maior dos desenvolvedores nos próximos anos. A possibilidade de termos um game desta modalidade chegando ao nível de excelência de um Madden cresce a cada momento.

Imagem

Thiago Simões é comentarista de futebol e hóquei no gelo na ESPN, e toda sexta-feira ele fala de esportes na coluna Kotaku Sports. Siga o Thiago no Twitter.

Fonte: Kotaku

Comentários

26 Jul, 2014 - 08:25

Comentários

TWippel 26 Jul, 2014 18:48 2

Que eu saiba, é um estúdio inglês que trabalha na produção do Fifa... E pra quem manja de Futebol mesmo, sabe que não tem povo mais apaixonado por futebol que Inglês... Nada mudará na franquia.

alex64 26 Jul, 2014 13:32 1

Só na cabeça de americano que tem campeonato mundial de futebol (com a bola oval) só com times de lá. Kkkkk muito idiotas.