Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Aplicativos Android estão cheios de falhas pelo uso de códigos reciclados

Embora o Android tenha se tornado uma plataforma muito mais estável em um espaço de poucos anos, ele ainda não se tornou livre de ser um sistema sem alguns bugs. E segundo a empresa de pesquisa Codenomicon, boa parte disso se deve ao fato de boa parte dos apps para ele utilizarem códigos reciclados.

Para quem está se perguntando, códigos reciclados são, basicamente, códigos feitos por outras empresas que são utilizados por desenvolvedores para adicionar novas funcionalidades para seu app. Entre essas funcionalidades, temos, por exemplo, ferramentas de segurança e bibliotecas de criptografia.

Códigos reclicados: úteis, mas perigosos

A prática é, de fato, bastante comum: a maior parte dos apps do mercado costuma usar esses códigos em comum. O problema, como notado pelo site Readwrite, uma falha grande pode afetar uma enorme quantidade de programas – foi o que aconteceu, por exemplo, com o famoso Heartbleed.

Do outro lado da moeda, muitos desenvolvedores que não utilizam códigos em comum acabam pagando com uma grande perda de segurança. O WhatsApp foi um caso desses: seus criadores tentaram fazer seu próprio código de encriptação, mas este acabou vindo cheio de falhas. Como resultado, o software foi alvo de vários ataques.

O mais assustador é pensar no número de programas vulneráveis detectados pela Codenomicon. De acordo com sua pesquisa, pelo menos 25 dos 50 apps mais baixados na loja do Android possuem falhas pelo uso desses códigos.

Parece um dilema e tanto, não? Com isso, a empresa afirma estar se preparando para trazer um relatório mais detalhado durante a conferência de segurança Black Hat, que ocorrerá nos dias 6 e 7 de agosto. A ideia aqui é entrar em consenso sobre a melhor maneira de testar a segurança dessas bibliotecas de código, de maneira que desenvolvedores fiquem cientes dos riscos de utilizá-las da melhor maneira – além de, é claro, manter esses códigos atualizados com os patches mais recentes.

Fonte: Tecmundo

Comentários

30 Jul, 2014 - 11:34

Comentários

RubenDarkPTGamer 31 Jul, 2014 05:24 1

brunnotwd escreveu:por isso fica travando os celulares con o sisitema android ate aqueles com o Processador Quad Core

porque tipo, pelo menos para jogar, nao tem a haver so com processador, tem a haver com a gpu e a ram tambem, para jogar a gpu e mais importante, eu sei disso porque o meu xperia l tem apenas um dual core de 1ghz e por causa da adreno 305 ele roda todos os jogos...

Sergio-F 30 Jul, 2014 19:16 1

brunnotwd escreveu:por isso fica travando os celulares con o sisitema android ate aqueles com o Processador Quad Core

É claro que vai travar, muitos devem comprar um Quad Core para jogar, mas não sabe desativar os Apps de segundo plano, não me admiraria se a bateria também acabasse rápido.
Tenho um Galaxy Y Young, e travou alggumas vezes, mas só quando tentei abrir jogos pesados.

brunnotwd 30 Jul, 2014 11:47 3

por isso fica travando os celulares con o sisitema android ate aqueles com o Processador Quad Core