Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

10 coisas que você não sabia sobre O Máskara!

Alguém me segure! O Máskara é um dos meus filmes favoritos. Eu sei que é galhofa pura e pouco acurado com relação ao seu material fonte, mas o poder da nostalgia não me deixa encontrar defeitos no filme... e muito menos em Tina Carlyle!

Mas aqui estão algumas curiosidades que você pode não saber sobre o insano anti-herói de cara verde... será que ele é mesmo um herói?

Imagem

O personagem surgiu nas HQ’s

O Máskara foi criado por Mike Richardson em 1982 e publicado pela Dark Horse Comics. Nos quadrinhos, as histórias giravam em torno de uma máscara vudu que a cada edição era usada por uma pessoa diferente. Seu primeiro "dono" foi Stanley Ipkiss.

A máscara dava ao seu portador poderes mágicos permitindo que ele pudesse realizar todos os seus desejos. Parece perfeito, mas aos poucos o objeto começa a controlar quem a usa e sempre tenta destruir a vida da pessoa que a possui.

O Big Head dos quadrinhos (apelido pelo qual é conhecido quem usa o artefato) é muito mais violento e sombrio do que o simpático herói que vemos nas telonas e no desenho animado e, na maioria das vezes, as histórias terminavam com a morte do protagonista para que a máscara pudesse acabar com a vida de seu novo dono.

Imagem

O começo do filme seria diferente!

Nos planos iniciais de Chuck Russell, o diretor planejava incluir uma cena que servisse de prólogo para o filme. Veríamos um navio Viking chegando na América do Norte do século 11. Os vikings desceriam na praia, enterrariam um baú contendo a máscara de Loki e partiriam.

Isso explicaria a cena que vimos na edição final do filme, que mostra uma escavadeira atingindo e abrindo um baú e liberando a máscara que, mais tarde, seria encontrada por Stanley Ipkiss.

Essa cena foi incluída no DVD do filme.

Imagem

Tina Carlyle!

Tina Carlyle foi o primeiro papel na carreira cinematográfica de Cameron Diaz. Originalmente, o papel seria de Anna Nicole Smith, mas enquanto saiam de uma agencia de modelos procurando figurantes para o filme, os produtores encontraram Cameron Diaz e decidiram transformá-la no interesse amoroso do protagonista.

Cameron não sabia atuar e não passou na primeira audição para o filme, mesmo assim os produtores insistiram no potencial da loira e depois de algumas lições de teatro ela fez o teste novamente… e não passou! Cameron Diaz só foi aprovada depois da 12ª audição, quando faltava apenas 1 semana para iniciarem as gravações!

A atriz não teve tempo para ter aulas de canto e sua voz, durante sua apresentação no Coco Bongo, foi dublada por Susan Boyd.

Imagem

Jim Carrey recusou um cachê de 10 milhões de dólares para gravar Máskara 2!

O ator tomou essa decisão de pois de gravar Ace Ventura 2 e perceber que reprisar um personagem não representava um verdadeiro desafio para sua carreira. Para gravar O Máskara, o ator recebeu 450 mil dólares.

Em vez de O Máskara 2, os estúdios resolveram apostar em O Filho do Máskara, o que acabou se transformando em uma das piores sequências da história de Hollywood.

Imagem

Stanley Ipkiss e Jim Carrey são fãs de desenhos animados!

E foi essa semelhança que convenceu o ator a interpretar o personagem. Mesmo nas histórias em quadrinhos, Stanley Ipkiss é fissurado nos famosos Cartoons Americanos, daí vem toda a criatividade de seu Big Head em usar marretas gigantes e buzinas escandalosas como armas.

A personalidade de Stanley, no filme, foi inspirada em diversos personagens como Taz (quando se movimenta como um tornado), Pepe Le Gambá (quando flerta com Tina), Pernalonga (quando finge morrer nos braços dos bandidos) e no lobo de Tex Avery (no Coco Bongo). Inclusive, Stanley assiste à animação Red Hot Riding Hood, de Tex Avery, em seu apartamento, no começo do filme.

Imagem

O Coco Bongo existe!

E Jim Carrey é o dono! O Máskara foi muito bem recebido pelo público e pela crítica. Apesar de ser muito diferente de seu material fonte, o filme conseguiu popularizar o personagem e arrecadou mais de 350 milhões de dólares em bilheteria.

Jim Carrey percebeu a popularidade de tudo relacionado ao filme: brinquedos, roupas, desenhos animados… e decidiu inaugurar a boate Coco Bongo, em Cancún. O clube é um dos locais mais visitados durante o Spring Break e com preços bem acessíveis (cerca de 20 dólares) é um grande atrativo para os turistas.

Lá dentro, o visitante encontrará shows de música e dança, apresentações teatrais e, logicamente, muitas e muitas doses de tequila.

Imagem

Mais Jim Carrey no personagem!

Além das semelhanças entre Jim Carrey e Stanley Ipkiss, muito do personagem foi moldado pelo seu próprio intérprete. Jim Carrey admitiu que se inspirou em seu pai para criar a persona do Máskara, além do terno amarelo-banana ter sido ideia do ator.

Quando iniciou sua carreira como comediante, Jim Carrey pediu que sua mãe lhe fizesse um terno amarelo para que o público desse risada antes mesmo dele abrir a boca. Os produtores aprovaram a sacada e, inclusive, uma nova saga do Big Head foi lançada nas HQ’s com o famoso terno amarelo.

Para o largo sorriso do personagem, Jim Carrey usou próteses extremamente desconfortáveis. Tanto é que para as cenas em que o personagem apareceria com a dentadura não haviam falas. Jim Carrey passou a usar as próteses no dia a dia para se acostumar a elas e conseguiu falar usando o acessório, o que deixou suas cenas ainda mais hilárias.

Inclusive, a cena em que o Máskara tira uma camisinha do bolso e diz: "Desculpa, bolso errado!" foi improvisada pelo ator e arrancou gargalhadas da equipe envolvida na gravação.

Imagem

Tenente Kellaway!

No filme, Tenente Kellaway é o oficial que atormenta a vida de Stanely Ipkiss investigando o protagonista e tentando provar que ele realmente é o Máskara. Um chato, pra falar a verdade…

Mas nos quadrinhos, Kellaway usou a Máskara e foi um dos Big Heads mais interessantes da história do personagem. Durante seu arco, o policial conseguiu realizar seu desejo: limpar a cidade da criminalidade. Kellaway tornou-se um justiceiro impiedoso e matava quem ousasse infringir a lei, mas foi ficando cada vez mais violento e sádico. Enquanto lutava contra o vilão Walter (sim, aquele grandão que aparecia nos desenhos animados e parecia com o Tropeço da Família Adams) Kellaway foi cercado pela polícia e acabou atacando seu parceiro. Depois disso, o tenente retirou a máscara e a enterrou, prometendo nunca mais usá-la.

Imagem

Semelhanças e diferenças!

Durante essa matéria falei muitas vezes sobre as diferenças entre o filme e os quadrinhos. Mas quais são essas diferenças, afinal. A começar pelo nome do personagem.

No filme, o protagonista é chamado de Máskara, já nas HQ’s, quem usa a máscara é conhecido como Big Head.

Stanley Ipkiss é retratado por Jim Carrey como um homem de coração bom que usa a máscara para seu próprio bem, mas que se sacrifica para tentar ajudar os outros. Nas HQ’s, Ipkiss é corrompido pela máscara e só quer saber de vingança para com aqueles que zombavam dele quando não tinha poderes sendo, inclusive, assassinado por sua namorada no final da história.

No filme, a máscara dá a Stanley a capacidade de alterar a realidade e fazer praticamente o que quiser. Nas HQ’s a máscara tem a capacidade de alterar a percepção da realidade. O objeto pode controlar o que as pessoas pensam, mas não necessariamente é capaz de criar uma nova realidade. Apesar disso, o Big Head tem poder de conjurar feitiços e criar objetos, além de ter um fator de cura acelerado enquanto estiver usando a máscara.

Mesmo com as diversas diferenças, o filme ainda utilizou elementos do arco de Stanley Ipkiss das HQ’s, como a parte em que o personagem se vinga dos mecânicos que zombavam dele, a cena em que o personagem rouba o banco, além da paixão pelos desenhos, que já comentamos anteriormente.

Imagem

Crossovers!

Como todo bom personagem das histórias em quadrinhos, o Máskara já participou de diversos crossovers e provavelmente os mais notáveis sejam com Lobo e com o Coringa.

Em Lobo & The Mask, O Maioral é contratado para eliminar uma ameaça que pretende destruir o universo. Lobo acaba vindo parar na Terra, onde conhece Big Head. Depois de uma batalha que destrói metade da cidade, Lobo acaba matando o bandido que usava a máscara e toma o artefato para si. Quando usa a máscara, O Maioral se transforma em uma fera irracional e sai destruindo todos os planetas que encontra em seu caminho até cair em um buraco negro que o leva para uma dimensão paralela. Lá, ele percebe que ele é a ameaça que destruiria o universo. Ele volta no tempo e deixa a máscara no lugar onde o bandido a encontrou e quando é contratado para assassinar a ameaça, simplesmente não faz nada e recebe seu dinheiro com sua missão cumprida!

Já em Joker Mask, o Coringa encontra a máscara em um museu de Gotham e sem saber de seu poder resolve usá-la para pregar mais uma peça no Batman. Ali nasce um dos seres mais poderosos que já foi visto nas histórias em quadrinhos. A loucura do Coringa é elevada a níveis absurdos e ele começa a atacar a cidade com brutalidade jamais vista. Kellaway e Batman unem forças para deter o Big Head dos Big Heads, mas, mais uma vez, a inteligência do Cavaleiro das Trevas volta a salvar Gotham. Batman consegue convencer o Coringa a tirar a máscara alegando que o Palhaço do Crime estava sendo controlado e que suas piadas estavam ficando sem graça.

Fonte: Legiaodosherois/Virgula/Uol

Comentários

01 Ago, 2014 - 16:55

Comentários

fabriciorasta 04 Ago, 2014 12:01 -1

grande desenho e filme...o filho do maskara é tão lixo que só assisti ao trailer.. Poderiam fazer tranquilo mais uns 3 filmes do maskara...cada um com um vilão da serie em desenho..

buiusemluxo 03 Ago, 2014 09:08 0

huudson escreveu: na certa a Cameron diaz deu pra alguem do filme pra insistirem tanto nela



13 tentativas?

ela fez o camasutra inteiro kkkkkkkkkkkk

MassacreSK8 03 Ago, 2014 08:07 0

essa do super coringa seria sim uma otima ideia para o homem morcego resolver em um game

douglas ito 03 Ago, 2014 01:26 1

por muito tempo eu fiquei torcendo pelo Maskara 2....só q ñ veio True Story!

moises3d 02 Ago, 2014 16:55 0

O que posso dizer, apenas muito boa a matéria com certeza!

lucasmca24 02 Ago, 2014 12:59 0

onde eu poderia estar baixando ? as hqsCatastrofe?

CadastrodeSite 02 Ago, 2014 11:57 2

É o auge da beleza de Cameron Diaz.
Eu tinha baixado as HQs em cbr pra ler nesse fim de semana, mas depois de tanto spoiler deletei tudo

joanstation 02 Ago, 2014 11:43 0

Conteúdo muito bacana, parabéns.

rafael speedy 02 Ago, 2014 11:14 0

boa matéria, mereceu um curti

mcdyn 02 Ago, 2014 10:38 0

pra mim, é o único herói que acho legal, se é que posso chamar-lhe de herói? curti muito o jogo dele no SNES

chucky515 02 Ago, 2014 10:19 0

bem legal essa matéria, valeu

Lecon 02 Ago, 2014 09:23 0

Vi o filme varias vzes, quando vi pela primeira vez em wide, imagem esticada, Cameron diaz fico com corpão, nussa altos delirios hehehehe
E concordo com o amigo q disse, depois desse filme, ela parece q perdeu um poco o corpo, fico sequinha magrela srsrs
Boa materia, ja baxei pra ver de novo