Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

15 coisas que você provavelmente não sabia sobre The Legend of Zelda

Uma das maiores e mais famosas séries da história, Zelda conseguiu acumular muitos mistérios e curiosidades em sua longa "vida". Infelizmente, isso também quer dizer que vários de nossos leitores provavelmente nunca ouviram falar alguns dos fatos mais interessantes da série – e não estamos falando apenas da trama ou da cronologia da franquia, mas também de vários fatos interessantes sobre o desenvolvimento de alguns dos zeldas.

Com isso, o BJ coletou algumas das curiosidades mais interessantes da série e as trouxe na lista que você pode conferir abaixo.

"Por que Link?"

Convenhamos que esse provavelmente foi seu primeiro pensamento quando soube que o protagonista do game não se chamava "Zelda". Segundo o próprio Shigeru Miyamoto, a origem do nome é bem curiosa, como revelou em uma entrevista ao Game Kult:

"O nome de Link vem do fato de que originalmente, os fragmentos do Triforce supostamente seriam chips eletrônicos. O jogo devia se passar tanto no passado e futuro, e como o personagem principal viajaria por ambos e ser o ‘elo’ (‘Link’, em inglês) entre eles, eles o chamaram de Link."

Imagem

Pois é, esperávamos saber o motivo do nome, e acabamos descobrindo que Zelda nem sempre foi apenas uma série de fantasia medieval...

"Por que Zelda?"

Já a fonte do nome de Zelda tem uma explicação bem mais simples. Segundo Miyamoto, a escolha veio com base na romancista Zelda Fitzgerald, uma escritora que ele admirava; além disso, ele afirmou gostar de como seu nome soava.

Por falar nisso, você sabia que antes de ganhar o nome "The Legend of Zelda", o game era apenas chamado de "Adventure"?

Imagem

A "verdadeira" Zelda

Crie sua dungeon

Durante o projeto do primeiro Zelda, o game tinha um conceito um pouco diferente do normal. Isso porque a ideia dos desenvolvedores era utilizar o sistema de gravação do Famicom para permitir que os jogadores criassem suas próprias dungeons e compartilhá-las com seus amigos.

Não demorou, porém, para que eles percebessem que explorar esses mapas era muito mais divertido do que criar as dungeons, o que os levou a criar cenários pré-feitos e jogar fora a possibilidade de montar ou editar locais.

Imagem

 "I am Error"

Se há algo que a grande maioria dos fãs sabe sobre Zelda II (além do fato de ele ser incrivelmente difícil), essa é a frase acima, dita por um personagem da vila Ruto. Ao que muitos pensam, esse seria um erro na programação que traz o aviso de falha no lugar do nome correto do NPC. Mas, na verdade, trata-se de um grande mal entendido.

O fato é que o nome do personagem era mesmo "Error". Isso devia ser um trocadilho em conjunto do nome de outro personagem do game, chamado "Bug", mas um erro de tradução neste último fez com que ele fosse chamado "Bagu" na versão americana do título. Anos se passaram até que isso fosse revelado.

Imagem

Os Sábios e as vilas

Vale notar outra curiosidade que apenas os poucos a jogarem o Zelda II por completo devem ter percebido: Rauru, Saria, Darunia, Ruto, Impa e Nabooru; os nomes de seis dos Sages de Ocarina of Time são também as vilas que você encontra no título de NES.

Curioso também é o fato de que a clara homenagem de OoT à Zelda II acabou sendo o contrário, pela história da série, sendo que as vilas ganharam esses nomes para agraciar os sábios do game de N64.

O Triforce dos Deuses

Você sabia que o nome de A Link to the Past é bem diferente por aqui em comparação ao título usado na versão japonesa? Seu nome "correto" seria "A Lenda de Zelda: Triforce dos Deuses". A alteração foi feita para evitar controvérsias religiosas.

Essa não foi a única alteração feita no game com esse intuito. Os textos em hylian foram refeitos por originalmente parecerem hieróglifos; o sacerdote da igreja originalmente era chamado de padre, parte do chão de uma das dungeons foi modificado por lembrar a estrela de Davi... E isso só considerando A Link to the Past.

Imagem

Quase foi um FPS

Parece mentira, mas acredite: o modo de primeira pessoa usado por link em Ocarina of Time para disparar flechas, lançar o Hookshot e realizar outras ações originalmente seria o modo de câmera padrão para o personagem, até mesmo para lutar.

Um castelo gigante

Devido a limitações de hardware do N64, Shigeru Miyamoto pensou no mundo de Ocarina of Time com um design bem mais simples do que imaginamos. O game todo ocorreria dentro do castelo de Ganondorf, sendo que os cenários seriam acessíveis através de quadros (sim, exatamente como em Super Mario 64).

Obviamente, a ideia não se manteve e temos o game que conhecemos atualmente. Mas algumas ideias permaneceram – foi o caso, por exemplo, da mecânica de saltar para dentro de quadros, que acabou sendo usada em Phantom Ganom. Já a ideia de termos uma mesma dungeon como centro da aventura foi utilizado em Minish Cap.

Imagem

A esposa de Aonuma e o visual de Link

Em seus primeiros títulos, Link possuía um visual quase tão caricato quanto o de Mario, mas isso mudou com a chegada de Ocarina of Time, quando nosso protagonista ganhou uma aparência muito mais estilosa e parecida com a de um personagem de anime. E se você gostou da mudança, pode agradecer à esposa de Eiji Aonuma.

Segundo uma declaração de Aonuma, sua esposa disse não gostar da aparência caricata de Link (que foi usado nos estágios iniciais do desenvolvimento de OoT para o N64) e pediu que seu marido desse a ele um visual mais bonito. O resultado, você já sabe.

Mesmo assim, vale notar que Aonuma não quis deixar o visual cômico completamente de lado. E é por isso que Link continuou usando uma túnica que mais parecia uma saia.

Imagem

Encontrando-se com o passado

Você sabia que dois Links já se encontraram em um mesmo game? Isso ocorre durante sua aventura em Twilight Princess: como confirmado pelo Hyrule Historia, o espírito guerreiro que ensina novos golpes ao protagonista é, na verdade, o Link de Ocarina of Time.

Imagem

Z-Targeting e Chanbara

Você já percebeu que a ferramenta de mira de Ocarina of Time, o famoso Z-Targeting, faz com que os inimigos ao seu redor (com exceção daquele em que sua mira está travada) ataquem com menor frequência? Isso não é coincidência.

A ideia, no game, é imitar o Chanbara, um subgênero de filmes de samurai em que o protagonista é capaz de derrotar hordas de inimigos sozinhos. E é claro que, mesmo quando cercados, os heróis de Chanbaras nunca são atacados de todos os lados de uma vez: seus inimigos esperam pacientemente serem derrotados um por um.

Sobre os glitches no 3DS

Ocarina of Time é um dos games mais conhecidos de todos os tempos não apenas por sua ótima qualidade geral, mas por possuir uma lista enorme de glitches. Os jogadores gostavam tanto de encontrar e realizar essas falhas no título que, ao lançarem seu remake para 3DS, a Nintendo fez seu melhor para que esses erros ainda estivessem lá.

Imagem

Zelda of the Colossus

Se você acha que Ganon é grande na batalha final de Ocarina of Time, pense que ele podia ter sido muito, muito maior. Antes da versão que vemos agora, o chefão seria gigantesco, ao ponto de Link precisar escalá-lo no melhor estilo de Shadow of the Colossus. A ideia foi engavetada, entretanto, devido a limitações do hardware.

O mistério da Deku Mask [Spoilers]

Quem jogou Majora’s Mask sabe que as máscaras principais de Link são, na verdade, a manifestação física dos espíritos de Darmani, para a Goron Mask e de Mikau, para a Zora Mask. Mas e para a Deku Mask? A resposta está logo no início do game – mais exatamente naquela estranha árvore com feições de Deku, pela qual o jogador passa pouco depois de ser transformado por Skull Kid.

Imagem

Embora isso nunca seja confirmado oficialmente, fortes indícios apontam para tal. Primeiro, temos o fato de que o mordomo da família real Deku diz achar Deku Link parecido com seu filho; então, durante os créditos, vemos o personagem chorando aos pés da pobre árvore.

A trilogia que nunca existiu

Lembra-se dos games Oracle of Ages e Oracle of Seasons, lançados para Game Boy Color? Pois bem, os título teriam também um terceiro "irmão", chamado Oracle of Courage. A dificuldade de implementar o código de transferência de dados entre os três acabou resultando no fim desse terceiro título, porém.

.....

É claro que essas são apenas algumas das informações interessantes sobre a série. E você, que outras curiosidades sabe sobre The Legend of Zelda? Deixe seus comentários e dicas aqui – quem sabe, com sorte, ela não aparece em uma nova lista do game?

Fonte: Bj

Comentários

01 Ago, 2014 - 18:34

Comentários

vinicius-sampaio 03 Ago, 2014 00:56 0

Belo post, e Ocarina of time é épico, que jogaço !!!

junin7x 02 Ago, 2014 10:47 0

show de bola o//

animecave 01 Ago, 2014 22:59 0

ainda existe uma trilogia na franquia zelda
digo, trilogia direta
no caso do wind waker- phantom hourglass e spirit tracks q sao com os mesmos protagonistas
sem ser reincarnacoes e tal

ratacoisa 01 Ago, 2014 20:02 -5

N64 é pouco quadrado Troll!
proximo post! Ahh!

ananindeua 01 Ago, 2014 19:42 3

franquia zelda e metroid são show de mais!!!