Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Você não é ruim em jogos — o problema é o seu cérebro [vídeo]



Mesmo o jogador mais orgulhoso precisa admitir: em dado momento, se surpreendeu xingando o controle, o console e, naturalmente, o próprio jogo por uma ação desastrada. "Mas eu aperte o maldito botão!", diz o sujeito, amaldiçoando toda a descendência de um pobre desenvolvedor inocente (salvo exceções). Bem, de fato, a culpa não é sua: o problema está no seu cérebro.

Ou, particularmente, em certa inépcia da sua massa cinzenta quando se trata de passar a seguinte informação: "Amigo, você é muito ruim nisto. Já pensou em tentar jardinagem?". De fato, é disso que trata o vídeo acima, postado pela celebridade do YouTube Anthony Carbone. No centro da questão, entretanto, está certo "lag" (atraso) inevitável quando se trata do cérebro humano.

Imagens com cinco quadros de atraso

Uma TV moderna normalmente atrasa a exibição das imagens processadas em algo entre 15 e 40 milissegundos. Pouco preocupante, alguém diria, já que a taxa de atualização dos melhores jogos normalmente fica em 60 quadros por segundo. Entretanto, eia algo curioso: entre a captação de uma informação sensorial e o processamento do seu cérebro, há um "longo" intervalo de 80 milissegundos.



Basicamente, no frigir dos ovos, as imagens que você acredita ver em "tempo real" na tela da sua TV estão chegando com com 80 milissegundos de atraso. Em outras palavras, o que você vê na verdade se encontra sempre atrasado em aproximadamente cinco quadros. "Mas eu apertei o botão!". Certamente que apertou — o problema é que foi tarde demais.

Mas nós conseguimos evitar uma bolada na cara

Bem, mas então por que a maioria de nós consegue evitar uma bolada na cara, mesmo com uma velocidade absurda do disparo? Afinal, convenhamos, se o seu cérebro dependesse da informação de alguns milissegundos antes para avisar os seus braços... Ninguém mais teria nariz hoje em dia.

Conforme lembra o sujeito do vídeo, trata-se da chamada "predição neural". Basicamente, desde que você nasceu, a sua massa cinzenta coleta informações que podem ser úteis em momento futuro. Dessa forma, você se torna capaz de prever a tal bolada assim que vê os primeiros movimentos do pé de alguém — sim, isso deve ter falhado da primeira vez.

Imagem

Nos jogos, entretanto, as regras formadas a partir da experiência podem ser constantemente subvertidas — de forma que objetos semelhantes podem apresentar comportamentos completamente díspares em jogos distintos. Isso complica as coisas para o seu cérebro, que passa a não conseguir prever com suficiente precisão e velocidade uma situação de perigo — sobretudo quando há inúmeros elementos disputando a sua atenção na tela.

Filtro sensorial

A dificuldade de predizer momentos de perigo em uma tela de video game ganha ainda mais um efeito complicador: o seu cérebro é incapaz de apreender e processar toda a informação sensorial que o rodeia. Caso o fizesse, haveria uma sobrecarga inevitável.

Em vez disso, há o que é chamado de "filtro sensorial". Basicamente, os seus miolos são destinam o processamento disponível para as informações sensoriais consideradas mais relevantes. E, sim, isso pode deixar passar muita coisa, sobretudo em momentos de stress... Como, por exemplo, quando você joga video games.

Imagem

Apesar das relativas limitações, entretanto, nosso cérebro é incrivelmente resistente na hora de admitir uma falha. Em vez disso, nós tentamos distanciar os eventos negativos e as derrapadas ocasionais, de tal forma que o problema seja atribuído a consoles, jogos e mães de desenvolvedores. Mas tenha a consciência: o problema provavelmente não vai muito além da sua caixa craniana.

Fonte: Baixakijogos

Comentários

16 Ago, 2014 - 10:26

Comentários

Fabricio Santos 17 Ago, 2014 22:11 0

Falando em jogos de luta todos os controles de console são uma bosta mesmo porque vc acha que nos campeonatos os caras usam controle arcade.

Lucas_M_S 17 Ago, 2014 17:39 0

heldervet escreveu:Excelente news mesmo! Isso explica o porquê de algumas pessoas serem melhores do que outras em alguns jogos. Simplesmente a informação chega mais rápido aos seus cérebros e consequente a ação é mais rápida também.
Sofro em BF4 FUUU!

mas o que mais atrapalha no BF4 é o maldito netcode.

DIO3N 17 Ago, 2014 13:42 1

interessante a matéria, eu desde pequeno ja tinha otimos reflexos sempre tive uma resposta rapida a cordenação motora e nem jogo muito multiplayer mas quando jogo até q sou mais ou menos

heldervet 17 Ago, 2014 11:51 1

Excelente news mesmo! Isso explica o porquê de algumas pessoas serem melhores do que outras em alguns jogos. Simplesmente a informação chega mais rápido aos seus cérebros e consequente a ação é mais rápida também.
Sofro em BF4 FUUU!

iGhosthy 17 Ago, 2014 11:06 0

Legal essa news, tipo quando nós pegamos um jogo novo é muito estranho, mas é só passar horas, semanas e meses jogando que você vira tipo um expert. Exemplo quando eu era criança só tinha um jogo de corrida no PC NFS Porsche 2000 e eu era muito ruim, mas depois de meses jogando o mesmo jogo, cara nem arranhava mais o carro, altas manobras loucas no volante.
Voltando ao presente, isso não irá me impedir de xingar os malditos jogadores do meu time quando perco um gol nível brasil no Fifa 14. Damn!

Marlon018 17 Ago, 2014 03:22 0

Igual o Sheldon que xinga o cérebro quando faz algo ruim. "Stupid brain!". kkkkk

http://data3.whicdn.com/images/62078363/thumb.gif

termynator 16 Ago, 2014 23:02 0

news de qualidade o/ mais ainda vo xinga meu controle ou o teclado e mouse qndo erra em algo kkkkkkkkkk'z

diogoexpress 16 Ago, 2014 22:55 0

News muito interessante não avia pensado por esse ponto de vista esta explicada minha ruindade em determinados jogos lol ,parabéns pela News e que a tenham mais post inteligentes e legais como este .

badchrono 16 Ago, 2014 21:04 0

Não acho algo bom culpar o seu cérebro por alguma ação, por mais que seja um bom argumento pelo qual foi direcionado o post, não consigo concordar em nos rebaixar.

Se está complicado, treine mais, não desista por ser um "defeito".

lfca7 16 Ago, 2014 14:47 0

pessoal corra AGORA para a steam e pegem o tropico 4 collectors edition por 68 centavos 99% de desconto hahahaha

Sthialth 16 Ago, 2014 14:27 3

muito manero a new. Ainda continuarei xingando a manete pq afinal ela realmente ta com o r1 falhando kkkk

akumariper 16 Ago, 2014 12:48 11

Muito bom, não tenho mas paciência para jogar no hard, vou de normal ou até fácil , assim posso afirmar que fica mais prazeroso jogar vídeo game, principalmente pra quem tem outros compromissos e preocupações, os gamer de hoje em dia trabalhão, estudam tem filhos então é bem melhor jogar para não se estressar e sim relaxar e se divertir, e esse papo que a culpa é do controle é desculpa de PATO. Joinha!