Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Para que serve todas as opções de configuração gráfica dos jogos de PC? - PARTE 1

Saiba agora o que significa, para que servem e quando usar Vsync, Anti-Aliasing, MSAA, PhysX.



Para muitos jogadores a primeira coisa a se fazer antes de jogar qualquer jogo no PC é verificar as configurações. Mas se você já ficou sem saber o que fazia algumas daquelas siglas ou se simplesmente não notou muita diferença, agora você fica sabendo para que serve cada uma dessas opções e quando você deve usar ou não.

E o mais importante, você vai ficar sabendo o quanto cada configuração tem impacto na sua placa de vídeo, com isso você pode escolher as configurações que tornarão o jogo mais bonito ao mesmo tempo em que o mantém funcionando. Confira:


Resolution (Resolução)

Imagem


A resolução é a medida do número de pixels horizontais e verticais que são enviadas para o monitor, ao contrário da resolução dos consoles que só leva em conta os pixels verticais, já que TVs widescreen exibem uma proporção fixa. Quanto mais alta a resolução mais detalhes estarão disponíveis para você independente das outras configurações gráficas, mas isso também vai exigir um pouco mais do seu PC.

Imagem

Tipos de resolução. Alguns PCs mais poderosos atualmente já suportam a 4K.


O que usar? A maior possível, que normalmente será a resolução nativa do seu monitor. Uma resolução maior é a maneira mais fácil de ver mais detalhes.

Refresh Rate (Taxa de Atualização)

Esta opção indica quantas vezes a imagem exibida no seu monitor será atualizada por segundo. É medida em hertz (Hz) e é um número que é melhor você manter em 60. Por quê? Bom, porque 60Hz é o limite máximo de taxa de atualização da maioria dos monitores modernos e se o seu PC é poderoso o suficiente para renderizar muitos quadros por segundo, o jogo rodará muito mais 'suave'.

A maioria dos jogos de console são executados em apenas 30 quadros por segundo, embora muitos televisores são capazes de suportar 60. Por isso se um jogo for mau portado para PC ele provavelmente vai manter esse limite de 30 quadros, mesmo que o seu hardware seja capaz de rodar o jogo mais rápido e mais suave.

O que usar? Você não precisa se preocupar com isso, já que quem define isso é o seu monitor, não o jogo. Mas apenas por garantia, deixe em 60Hz.


Vertical Sync ou Vsync (Sincronização Vertical)

Imagem

O Vsync serve para evitar que isso aconteça.


Esta é uma opção mais importante que a "Taxa de Atualização". Sem a Vsync ativada, sua placa de vídeo fica livre para renderizar quadros em uma taxa maior do que o seu monitor consegue exibí-los. O resultado é o que chamamos de "screen tearing", onde parece que a parte de cima da tela fica desalinhada com a parte de baixo.

Este 'erro' é mais perceptível quando você gira a câmera muito rápido. A Vsync limita a capacidade da sua placa de vídeo para que ela renderize os quadros por segundo no mesmo nível da taxa de atualização do seu monitor.

O que usar? Ative essa opção somente se você tiver "screen tearing" durante seus jogos. A Vsync pode resultar em travadas, bem como problemas de desempenho se o seu PC não for capaz de manter os 60 quadros por segundo.


Anti-Aliasing ou AA

Imagem

Um close em um portão de Batman: Arkham City com diferentes tipos de Anti-Aliasing.


Ao se observar de perto notamos que alguns objetos nos jogos, principalmente se estiverem na diagonal, apresentam bordas serrilhadas. O Anti-Aliasing é um filtro gráfico que se encarrega justamente de eliminar esses serrilhados e com isso suavizando o visual do jogo. Ele faz isso alterando a cor dos pixels em volta dessas bordas de modo que haja uma mistura gradual da cor sobre as extremidades, produzindo assim a ilusão de suavidade.

Mas isso tem um alto custo na performance, já que a sua placa de vídeo vai precisar armazenar dados de alta resolução para cada quadro. No entanto, a maioria dos jogos oferecem vários níveis de anti-aliasing, o que lhe permite encontrar um desempenho/qualidade aceitável . Dentro desses vários níveis temos:

  1. Multisampling Anti-Aliasing (MSAA): esse é um tipo particular de anti-aliasing que tenta ser mais inteligente e menos dependente do sistema, se aplicando apenas à partes específicas de cada quadro, ao invés de toda a estrutura. O resultado é bom, mas ainda é possível ver alguns serrilhados;
  2. Fast Approximate Anti-aliasing (FXAA): com um modo de processo mais rápido e menos intenso, o FXAA não usa dados do quadro de maior resolução. Em vez disso, ele é aplicado diretamente nos pixels na resolução da tela que você está jogando. O resultado é um pouco desfocado, mas é satisfatório para quem possui problemas com processamento;
  3. Temporal Anti-aliasing (TXAA): semelhante ao MSAA, mas com um extra. O TXAA leva em conta os quadros anteriores para produzir o seu próprio quadro seguinte através da média das cores. Isto significa que o movimento de uma borda irregular afeta a forma como o TXAA irá tratá-lo. É uma tentativa de reduzir o "flickering", mas em alguns casos pode criar imagens mais desfocadas que o FXAA ou o MSAA. O TXAA é exclusivo das placas da Nvidia, mas a AMD criou sua própria versão chamado de MLAA.


O que usar? É provável que você seja capaz de, pelo menos, utilizar o FXAA ou 2xMSAA sem sofrer um grande impacto no desempenho. Mas se você pode poupar quadros, aumente o MSAA até seu PC começar a fazer barulho.


PhysX

Imagem

Repare nos detalhes da imagem da esquerda.


Como o próprio nome sugere, o PhysX é responsável por todos os detalhes físicos do jogo. Isso significa, os detalhes nas explosões ou destruição do cenário, cacos de vidro, além de outros objetos que se movimentam como os cabelos e roupas ao vento.

Essa opção é tecnicamente exclusiva das placas de vídeo da Nvidia, mas ainda é possível executar o PhysX através do seu CPU, mas é provável que isso cause bastante lentidão. Mesmo com uma placa da Nvidia, o uso do PhysX pode prejudicar o desempenho do jogo, portanto se o seu jogo estiver travando, esta é geralmente a primeira coisa que você deve desativar.

O que usar? A menos que você tenha uma placa poderosa da Nvidia, você deve deixar isso quieto. E mesmo que você queira muito utilizar, apenas alguns jogos dão suporte ao PhysX ou realmente valem a pena a utilização, mas esteja livre para experimentar, sempre lembrando que terá um alto custo de desempenho.




Um vídeo para ver o PhysX em ação.


Via: Consoletuner

E aí, gostou? O artigo foi útil para você? Encontrou algum erro? Deixe nos comentários sua opinião. Amanhã tem a PARTE 2, com "Supersampling", "Filtragem Anisotrópica", "Oclusão de Ambiente" e mais, aguarde.

Fonte: Tribogamer

Comentários

18 Ago, 2014 - 18:15

Comentários

Serj36 23 Ago, 2014 14:03 0

Aiiii simmmmmmmmmmm ;) valeuu pelas dicas chapa... muito agradecido q venha mais infos ;)

rachubiku 20 Ago, 2014 10:27 0

KCr4st0 escreveu:Nota: se o seu pc não for bom, rode um jogo leve qualquer que sua placa de vídeo consiga colocar o fps em 120 que perceberá ...

KKKKkkkkk


Cara fiquei interessado no que disse, quer dizer que o hdmi vai ate 60hz? Então tenho que ter um monitor que use aquela entrada de miniport para resoluções acima de fullhd? Na questão do fps tem mais a ver com a programação do jogo do que com a placa grafica pq tenho uma agp que suporta 2k tenho jogo que passa do 120fps como cod e BF em fullhd pq não tenho monitor com miniport e tenho jogos que não passa dos 30fps então hz e fps não tem nada a ver com outro!?

Kravin 20 Ago, 2014 02:46 0

Excelente matéria !

KCr4st0 20 Ago, 2014 01:12 0

Nota: se o seu pc não for bom, rode um jogo leve qualquer que sua placa de vídeo consiga colocar o fps em 120 que perceberá ...

CUIDADO !!!

quando vc jogar estará fadado a gastar dinheiro com pcs kkkkk
vai querer uma placa de video melhor pra rodar todos os jogos no Ultra e com fps 120 e não ficar limitado aos míseros 60 fps que todo mundo diz ser ideal ...

Boa Sorte !!!
KKKKkkkkk

ivan cesar guedes 20 Ago, 2014 00:58 2

Só para ajudar o autor tem alguns errinhos que você deixou escapar e pode arrumar "se quiser é claro :) "

"Com isso você pode escolher as configurações que tornaram o jogo mais bonito ao mesmo tempo (que o mantém funcionamento)" - Aqui acho que faltou um "em" ou substituir por funcionando...

"Fast Approximate Anti-aliasing (FXAA): com um modo de processo mais rápido e menos intenso, o FXAA não usa dados do quadro de maior resolução. Em vez disso, ele é aplicado diretamente nos pixels na resolução da tela que você está jogando. O resultado é um pouco desfocado, "mas é" mas é satisfatório para quem possui problemas com processamento" - Aqui a palavra esta duplicada...

Parabéns pela postagem tanto a parte 1 quanto à parte 2 estão ótimas, um artigo muito bem explicado e de fácil entendimento, havia algumas coisas que eu confundia com outras e agora sei bem para que serve, muito obrigado por compartilhar conosco, muitos já sabem para que servem, mas muitos também ainda possuem dúvidas..

acarde23 20 Ago, 2014 00:00 1

Uai nao especifikei quais jogos ? Castlevania Lords of Shadow 2, Call of duty black ops 2 Dead Ri2 etc.. alguns games nao tive problema com ela 9600 128 bits? mas ta bom consigo roda alguns games.. bacana... Alguem recomenda algum sitde de venda de processador i5 barato vlw vlw

clissst 19 Ago, 2014 21:32 0

combo custo beneficio - GA-970a-UD3 , fx 6100, corsair vengeance 1600 hz, HD 7950, Corsair 600 watts, 4 fans , H2 NZXT, Corsair H55 pra esfriar bicho....
pronto resolve a parti um e dois desse post

nicaelll 19 Ago, 2014 19:36 -4

na moral não tem plataforma mais **** que o PC a unica coisa que estraga é a pirataria que é muito forte acho que a galera devia se conscientiza mais e ver que os desenvolvedores se esforçam pra lançar os jogos pra PC mesmo com lucro minimo

ISilva 19 Ago, 2014 18:49 4

KCr4st0 escreveu:Experimenta ter um "Monitor Gamer" com 3DVision, com taxa de atualização de ao menos 120hz, e deixar seu FPS travado no 60. Vc estará simplesmente subutilizando sua máquina. Eu posso escrever o que for aqui que só saberão o que eu estou dizendo quem realmente jogar com 120+ de FPS. Quando escutei os primeiros rumores dos consoles intitulados de next-gen a primeira coisa que procurei saber foi o tipo de conexão e quando me deparei com HDMI, que limita a taxa a 60hz, percebi o tamanho da piada. Só com isso os pcs colocam os consoles no lixo. Quer entender realmente ?! não importa o pc q vc tem, compre um monitor gamer, os da BENQ são uma boa, e jogue um jogo com a taxa a 120hz.


Claro, até porque qualquer um pode comprar um monitor. Oh God!

cristiancs 19 Ago, 2014 18:34 2

Muito bom esse tutorial!

ritch2012 19 Ago, 2014 17:52 1

essa sim é uma materia interessante...

vergil12 19 Ago, 2014 17:29 2

garley escreveu:Só sei de uma coisa, preciso trocar minha R9 270 urgente por uma 9600GT Troll! Basd Ass

2 Vo vende minha 7950 pra pega 2 9600 ke ai minha vida fika de boa SO MUCH WIN! Troll!