Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Para que serve todas as opções de configuração gráfica dos jogos de PC? - PARTE 2



Continuando o artigo com o que significa e para que serve as opções gráficas nos jogos de PC, hoje você confere para que serve o "Supersampling", a "Filtragem Anisotrópica", a "Oclusão de Ambiente", a "Profundidade de Campo" e o "Pós-Processamento". E se ainda não viu a primeira parte, confira aqui para que serve o "Vsync ", o "Anti-Aliasing", o "Pyshx" além de outras opções gráficas.

Supersampling

Possui a mesma função do 'Anti-Aliasing', mas é uma forma mais bruta de diminuir os serrilhados. Quando ativado, o seu PC renderiza cada quadro com uma resolução muito maior do que o seu monitor pode exibir, e em seguida, encolhe a imagem para caber na tela. Depois de serem diminuídos, os dados da imagem de resolução maior são usados para calcular as cores necessárias para tornar as bordas mais suaves. Em se tratando de eliminar serrilhados o 'supersampling' possui o melhor resultado, mas não é a melhor escolha em questão de desempenho.

O que usar? Não utilize a menos que você possua um PC do mesmo preço de um carro popular muito potente e que aguente todas as outras opções no máximo.


Anisotropic Filtering ou AF (Filtragem Anisotrópica)

Imagem

Isso é um gif animado. Espere carregar e observe o chão.


Sempre que possível, os jogos precisam encontrar maneiras discretas de funcionar sem problemas e uma das mais antigas destes métodos envolve a criação de texturas borradas de superfície mais distantes, por exemplo o chão. Sem a filtragem anisotrópica, o resultado é o que se parece com cortes secos entre as transições dessas superfícies. Essa filtragem de texturas funciona para misturar esses detalhes de níveis, resultando em uma transição mais suave e menos perceptível das texturas mais próximas com as mais distantes.

O que usar? O impacto no desempenho é quase imperceptível, por isso, pode colocar despreocupado em 16x e desfrutar das mais suaves transições de grama, lama, ou de concreto que você já viu.


Screen Space Ambient Occlusion ou SSAO (Oclusão de Ambiente)

Imagem

Mais sombras, mais detalhado fica.


A oclusão de ambiente é um método de simular a maneira como as sombras se formam ao redor dos objetos e pessoas ou nos cantos de paredes. Na prática, são sombras "falsas" que são criadas por uma iluminação dinâmica e só existem a partir da sua perspectiva atual.

O impacto no desempenho é insignificante; no entanto a qualidade real dessas sombras varia de jogo para jogo. Ainda existe métodos mais avançados graficamente como o Horizon-Based Ambient Occlusion (HBAO) e HBAO+, que oferecem uma melhor qualidade nas sombras, mas exigem DirectX 10 ou 11 para serem executados.

O que usar? Se o seu PC suportar, opte pelo HBAO+. Mas se as sombras ficarem estranhas depois de ativar esta opção, você pode desligá-la para favorecer outros efeitos.

Depth of Field (Profundidade de Campo)

Imagem

Repare no fundo desfocado.


Se você tem miopia, você já está acostumado a perceber que os objetos mais distantes são mais desfocados do que aqueles que estão mais perto de você. A opção de profundidade de campo tenta simular este desfoque dos objetos distantes. A configuração controla a intensidade do desfoque, não a distância em que os objetos começam a ficar borrados.

O que usar? O impacto no desempenho também é insignificante, então fica ao seu gosto se quer uma configuração que ainda permite que você veja um pouco claramente ou se quer muito desfocado.


Post-Processing (Pós-Processamento)

Esta configuração possui efeitos diferentes para cada jogo. O mais comum são efeitos de luz como o "bloom" (que é quando a luz se espalha suavemente pelo cenário) ou o "motion blur" (que simula o borrão de luz quando há movimentos rápidos).

Outro efeito deste parâmetro é a simulação da mudança de luz quando se passa de um ambiente muito escuro para um muito iluminado, como aquele clarão que nos deixa cego até nossos olhos se acostumarem, e vice-versa. Se você enfrentar problemas de performance, desabilite ou diminua o nível desta configuração, caso contrário, coloque no máximo, pois imersão é tudo.

O que usar? O custo de desempenho é perceptível, por isso opte pelo mais baixo se você tiver problemas, e também não é todo mundo que gosta dos efeitos de "motion blur" e "bloon", por isso dependendo do seu gosto pessoal você pode desativá-la.


Via: Consoletuner

E aí, gostou? O artigo foi útil para você? Encontrou algum erro? Deixe nos comentários sua opinião.

Fonte: Tribogamer

Comentários

19 Ago, 2014 - 19:01

Comentários

Serj36 23 Ago, 2014 14:03 0

Aiiii simmmmmmmmmmm ;) valeuu pelas dicas chapa... muito agradecido q venha mais infos ;)

Fausto99 21 Ago, 2014 23:53 0

Grilex escreveu:
Vinyoli escreveu:Podia jurar que Depth of Field era a distância que os modelos eram processados e rendernizados


Também. Achava que quanto mais Profundidade de campo, mais eu veria objetos ao fundo com mais nitidez...

Esse é o Distance View, ou Draw Distance.

Fausto99 21 Ago, 2014 23:43 0

Drymay escreveu:Depth of Field quando usado o do ENB perde pelo menos metade do FPS ! Skyrim é um bom exemplo disso kkk


O Depth of Field da série STALKER é o mais impressionante que eu já vi, acontece em diferentes níveis, e de forme inteligente...Mas isso detona completamente o desempenho.

Efeitos de oclusão também costumam consumir desempenho. Os únicos 'inofensivos' são anisotrópico e motion blur. Que por sinal, odeio blur srsrsr...

lucifeh 20 Ago, 2014 20:52 1

Pissedzzz escreveu:Uma duvida,alguns games tem a opçao MOTION BLUR,acho que seria aquela para diminuir a borrada na transiçao do movimento certo?Mas ela ta sempre desativada,ai fica a duvida,se vc ativar essa opçao, sera que cancela o motion blur ou ativa o motion blur.Tipo sera que estando desligada diminui o borrao e se vc ligar vai liberar o borrao do movimento?sei-la acho que me perdi .

Que eu saiba o motion blur é a borrada na movimentação para suprir falhas em baixo framerate, se sua máquina suporta 60 fps estáveis é melhor deixar essa opção desligada

Pissedzzz 20 Ago, 2014 17:24 0

Uma duvida,alguns games tem a opçao MOTION BLUR,acho que seria aquela para diminuir a borrada na transiçao do movimento certo?Mas ela ta sempre desativada,ai fica a duvida,se vc ativar essa opçao, sera que cancela o motion blur ou ativa o motion blur.Tipo sera que estando desligada diminui o borrao e se vc ligar vai liberar o borrao do movimento?sei-la acho que me perdi .

Drymay 20 Ago, 2014 14:51 0

Depth of Field quando usado o do ENB perde pelo menos metade do FPS ! Skyrim é um bom exemplo disso kkk

cristiancs 20 Ago, 2014 13:47 0

Muito bom.
Vai ter mais?

BossGrave 20 Ago, 2014 10:31 1

diohammed escreveu:Espero que tenha parte 3, por que ainda não foi mencionado o tessellation


Cara... pensa num troço pesado, cai o fps pela metade quando ligo ele no Tomb Raider. Em compensação o cabelo da Lara fica muito realista.

jcarlos_sgdf 20 Ago, 2014 08:47 2

Aí sim! matéria que faz diferença!!!

cuceta 20 Ago, 2014 08:35 2

Muito bom esse post

diohammed 20 Ago, 2014 01:21 2

Espero que tenha parte 3, por que ainda não foi mencionado o tessellation

xtdoog 19 Ago, 2014 23:49 3

Matéria interessantíssima, nota 10, tirei várias dúvidas!!