1080p funciona no Xbox One, mas pode piorar desempenho
Quando parecia que a resolução 1080p, que é o popular Full HD, parecia finalmente encontrar estabilidade no Xbox One, o lançamento de Diablo 3: Ultimate Evil Edition para o console reacendeu as discussões sobre a necessidade e a possibilidade de atingir tamanha qualidade gráfica — e qual o custo disso.Isso porque o game foi demonstrado e lançado com a resolução a 900p em vez do Full HD prometido. Uma atualização lançada no dia seguinte fez a alteração para o 1080p prometido, mas esse atraso foi o suficiente para levantar as discussões: o problema seria que o Xbox One até consegue atingir a taxa, mas isso impacta na taxa de frames e pode piorar o desempenho de games em determinados momentos de ação ou com muitos elementos em tela?
O diretor de produção da Blizzard, John Hight, afirmou ao site Eurogamer que o Full HD não apresentava respostas tão imediatas quando quatro jogadores encaravam uma sala cheia de demônios, por exemplo. E, como a desenvolvedora queria tudo rodando da forma mais suave possível, ela resolveu diminuir a resolução.
"Encontramos desafios no começo para chegar ao 1080p. É aí que tomamos a decisão de descer aos 900p, isso que demonstramos na época da E3. E a Microsoft estava com 'Isso é inaceitável, você precisa dar um jeito de conseguir uma resolução melhor'. Então trabalhamos diretamente com eles e eles nos deram uma atualização de código para que conseguissemos o 1080p completo", explicou o diretor.
Full HD e 60 fps: ou um, ou outro?
Como dito lá em cima, a história até que apresentou um final feliz: a Blizzard conseguiu atingir o 1080p sem grandes impactos visuais. Mas foram identificados dois problemas que não podem ser ignorados. O primeiro é que, como mostra o vídeo acima, há uma queda de 60 fps para 50 fps em alguns momentos. Muitos jogadores podem nem notar a diferença, mas essa é uma questão que deve ser levada em conta.
Além disso, vale ressaltar que isso só aconteceu depois de dificuldades encontradas e de trabalhos feitos diretamente com a Microsoft. Será que isso precisará acontecer em todos os próximos títulos que tentarem alcançar a resolução Full HD? Há quem diga que deveria ser do jogador a decisão de travar a taxa de frames por segundo, como acontece em alguns jogos, ou de escolher jogar em 900p para obter o melhor desempenho possível de um título.
Só que o mercado parece demandar cada vez mais o 1080p "puro" — e essa guerra, que pode atingir mais alguns games do que outros, talvez demore para terminar.
w0nd3rb0yfx 21 Ago, 2014 15:11 0
O que imaginava para esta geração era processador PPC7/8 16-32 núcleos, 16GB de ram ddr5, hd 500gb com troca livre.
Sairia caro, sim, mas aguentaria um ciclo de 10 anos tranquilo.
E a desculpa das devs que é difícil programar é pura balela, se o sdk for bem otimizado fica transparente produzir jogos tanto para PC quanto para os consoles.
Esse custo baixo oferecido pela Amd pode sair caro no futuro.
Priston31 21 Ago, 2014 14:18 0
noslineg 21 Ago, 2014 10:13 1
fabriciorasta 21 Ago, 2014 08:30 -4
rafaelmessias 21 Ago, 2014 05:45 3
marcio 20 Ago, 2014 23:27 -3
chinobistar 20 Ago, 2014 22:36 0
ratacoisa 20 Ago, 2014 20:52 0
Rafael_Rivals 20 Ago, 2014 20:49 -5
Cybercat 20 Ago, 2014 20:49 0
Trata-se de ser Realista nada mais que isso...
Cybercat 20 Ago, 2014 20:42 -1
Claro a PS4 é claramente superior a XboxOne e mal começou a a tal dita guerra dos 1080p 60 f, já esta ai jogos tipo Tomb Raider,Metal Gear Solid entre outros que prova bem isso a passos largos e só estamos ainda no inico...
jhon001 20 Ago, 2014 20:32 0
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