Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Depression Quest: Gratuito no Steam, game alerta sobre perigos da depressão

Objetivo de "Depression Quest" é alertar as pessoas a respeito dos perigos da depressão


Não sei exatamente onde, mas me lembro de, certa vez, me deparar com uma frase que resume bem meu interesse por videogames. Ela dizia algo do tipo "videogames oferecem um ambiente seguro para que possamos viver experiências variadas, quase sempre distintas de nossa própria realidade". Basicamente, viver uma outra vida, por um curto período de tempo. O tal "role playing", dos RPGs.

O mais fantástico, para mim, é perceber como essas experiências podem impactar e trazer aprendizados à chamada "vida real". Jogos de corrida me fizeram um melhor motorista, simuladores de gerenciamento me ensinaram importantes lições de como lidar com recursos limitados e até um outro idioma pude aprender, com papel fundamental dos jogos.

Mas além de aprendizados tão técnicos, tão específicos, videogames podem ter um papel de educação muito mais subjetivo. Ao exercitar ética e caráter, em jogos, acredito fortemente que me tornei uma pessoa com melhor capacidade de julgamento. Pude, por vezes, entender melhor o lado do "outro", e assim, acho que me tornei uma pessoa menos egoísta.

O tal aprendizado, no entanto, em quase todos os casos, é um efeito colateral, uma conquista, de certa forma, acidental. Diferente do que vivi ao jogar o indie "Depression Quest". Como o nome bem sugere, o objetivo do jogo está longe de ser o entretenimento. "Depression Quest" foi criado para transmitir uma mensagem, e o faz muito bem.


ImagemNão há escolha fácil ou caminho óbvio em "Depression Quest"


O jogo coloca você no papel de um personagem sem nome, que acorda em um dia, como outro qualquer e precisa lidar com desafios banais do dia a dia. Tão simples quanto é possível ser, "Depression Quest" constrói seu cenário apenas com textos. No final de cada "página", cabe ao jogador escolher entre algumas opções apresentadas o que decidirá fazer na sequência.

Com um emprego desagradável, insegurança para continuar num relacionamento que parece ir bem e falta de vontade para trabalhar num projeto pessoal, o protagonista, um jovem adulto que mora sozinho em uma grande cidade, começa o jogo sofrendo de depressão. No começo, parece fácil decidir o que fazer para levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima. Mas ao mesmo tempo que, no decorrer do jogo, o personagem passa a ter consciência de sua condição, o jogador passa a entender que, no papel de um deprimido, decisões não são tomadas tão facilmente e quase nunca tem a consequência esperada.


Das costumeiras três ou quatro opções de atitude que o jogo oferece, umas ou duas, quase sempre, estão bloqueadas, riscadas por uma linha vermelha, mostrando o que a doença não te permite fazer. Pode parecer pouco, mas esta simples mecânica foi fundamental em minha experiência. Me fez entender uma das dificuldades básicas pelas quais pessoas em depressão tem que passar. A doença faz com a reação não seja um opção. Ponto final.

Daí em diante, "Depression Quest" vai apresentando mais e mais situações, que com um pouco de sorte, poderão desencadear uma ou outra chance de vislumbre de recuperação, todas elas graças à ajuda de pessoas próximas. Essa é uma das grandes lições que o jogo me trouxe: ninguém vence a depressão sozinho, e mesmo o suporte, muitas vezes, não é suficiente.


ImagemTexto e trilha sonora barulhenta são as únicas ferramentas narrativas do game


Dependendo da melhora ou piora da doença, a trilha sonora do jogo vai de uma melodia melancólica para um conjunto de chiados quase insuportáveis. Uma mensagem na parte inferior da tela também descreve seu atual estado, além de indicar se o personagem está ou não procurando terapia ou tomando medicação para a depressão, e as consequências de cada tratamento.

A história do jogo não tem propriamente um final. Não é possível falhar ou ter êxito, embora diferentes empreitadas possam apresentar desenrolares de roteiro muito diferentes. A conquista fica apenas para quem joga "Depression Quest" e, ainda que de uma forma mínuscula, possa vivenciar parte do drama que a depressão pode causar, graças à boa narrativa do jogo.

Da forma mais simples possível, "Depression Quest" nos educa, nos ensina, e serve como um bom exemplo do papel que os videogames também podem ter na sociedade.

O jogo pode ser baixado gratuitamente, através do Steam, em versões de PC, Mac e Linux.

Fonte: Jogos/Uol

Comentários

22 Ago, 2014 - 09:49

Comentários

Robynho1010 27 Ago, 2014 12:59 0

HelenaCFH escreveu:
Menor22 escreveu:Ae galera é normal no site da tribo? Ao clicar em qualquer área do site abrir varias paginas não solicitada por minha parte?


Aparentemente, e infelizmente, sim.


Instala o AdBlock que barra tudo quanto é tipo de propaganda nos sites ... ele e extensao do chrome

DJSN 25 Ago, 2014 22:18 0

Depression Quest é um jogo feito por uma mulher que abusou mentalmente de seu namorado enquanto o traia com 5 pessoas, entre eles seu chefe (um homem casado) e um jornalista da Kotaku. O jogo foi publicado no Steam utilizando um falso escândalo involvendo um forum de homems virgems acusados de perseguir Zoe Quinn, a tal da desenvolvedora feminista.

creditos:LukEdu

HelenaCFH 24 Ago, 2014 19:38 0

Menor22 escreveu:Ae galera é normal no site da tribo? Ao clicar em qualquer área do site abrir varias paginas não solicitada por minha parte?


Aparentemente, e infelizmente, sim.

finch 23 Ago, 2014 15:45 0

Pessoal tanto gringos quanto brs tao descendo a lenha no jogo nas análises la na steam.

Menor22 23 Ago, 2014 14:52 3

Ae galera é normal no site da tribo? Ao clicar em qualquer área do site abrir varias paginas não solicitada por minha parte?

roxedo 23 Ago, 2014 00:39 0

pow ate queria jogar mais não manjo muito de inglês, se não for pedir muito, alguém que viu essa noticia e gostou do jogo se souber e puder traduzir seria uma boa.

Glock 22 Ago, 2014 21:27 10

Tenho depressão, mas eu venho melhorando, GRAÇAS A DEUS. Seu auge(ou o inverso disso) foi em 2006 e ñ pensei q pudesse sair daquele buraco q eu estava. Como o artigo bem disse, ñ é possível sair disso sozinho, é preciso ajuda. Procurei ajuda psicológica, mas ñ foi fácil encontrar um profissional em q eu me adequasse, mas consegui. Mudei de igreja, conhecendo gente nova e estando no meio de pessoas(sou meio antisocial). Atualmente, tenho estado mais bem do que mal, sendo q qdo a depressão estava forte, era o contrário. Fiz grandes progressos. Às vezes eu tenho recaídas, mas isso faz parte, todos nós temos nossos momentos ruins, mas ñ podemos deixar isso ser uma constante em nossas vidas. E devo tudo isso, minha melhora, a Deus.

Parabéns ao artigo, depressão é uma doença muito incompreendida pelas pessoas, não tem nada de frescura.

PS: vc é livre para acreditar ou não em Deus, mas sim, procure ajuda, pq sozinho vc ñ irá muito longe, sei bem disso.

joao2345 22 Ago, 2014 13:27 12

[]http://i59.*******.com/x1hw6u.png[/]

AlbertZero 22 Ago, 2014 11:58 3

Eu joguei até o fim. Tem muitas escolhas para fazer que mudam um pouco os rumos do rapaz, não é uma experiência muito agradável. Depressão é uma doença TERRÍVEL...

chucky515 22 Ago, 2014 11:44 3

só em pensar ler todo esse texto para jogar me da depressão

Xote 22 Ago, 2014 11:10 12

Quando eu começo a ficar triste devido aos problemas da vida, costumo a entrar em redes sociais como a Tribo Gamer, em poucos minutos acabo esquecendo os problemas. Interagir com noticias como essa e conversar com vocês do site tem sido muito gratificante.

ndakotax 22 Ago, 2014 11:03 0

Há muitas intrigas a respeito desse jogo. Até demais.