Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

5 lesões e problemas graves que quem joga videogame pode sofrer



Imagem ilustrativa


Ah, o século 21, como é bom viver hoje em dia. Rodeado por tecnologias que facilitam a vida de todo mundo e cheio de opções agradáveis e deliciosas para aproveitar a vida! Todos os avanços tecnológicos e científicos nos proporcionam o prazer de relaxar e nos descontrair enquanto todo o trabalho pode ser feito na ponta dos dedos. Bom, mais ou menos isso. Hoje em dia tanta tecnologia disponível pode não ser a melhor coisa ainda mais se levarmos em conta nossa saúde.

Devido a tantas facilidades que temos, as vezes nem é preciso se levantar ou até mesmo sair de casa, basta uma ligação ou mesmo o acesso a internet que é possível resolver de tudo. Isso sem falar nos videogames e computadores, que tomam boa parte do nosso dia. E é sobre os problemas que eles podem causar é que vamos falar. Claro que em termos de entretenimento os jogos são uma das melhores opções, mas o excesso pode sim fazer mal para a sua saúde, desde sua coluna até no seu dia a dia. Então confira cinco problemas que quem passa muito tempo na frente da TV ou do computador podem sofrer:


Dormência

Imagem

A imagem acima resume bem o que muitos sentem ao passar um tempo jogando ou na internet. Sim. Exceto se fizer da forma correta muitas pessoas sentem dormência até em menos tempo.

E isso é mais do que algo apenas irritante. Este problema pode se apresentar como http://pt.wikipedia.org/wiki/Parestesia parestesia, que é causada por danos nos nervos sensoriais desde o contato ou pelo rompimento das terminações nervosas, e sim, em excesso pode fazer isso. Por isso, passar muito tempo sentado pode sim ser um problema.

Talvez você demore a sentir alguma coisa mais grave e até ache normal uma vez ou outra ficar com a bunda alguma parte dormente , mas esses ‘pequenos’ danos aos nervos ao longo do tempo podem significar que, no futuro, você terá dificuldade em ficar em pé ou até mesmo se sentar confortavelmente.

O que fazer: Bom, da próxima vez que você estiver jogando ou na internet por muito tempo, lembre de se levantar e se mover um pouco. Aparentemente, se movimentar mesmo que pouco já resolve muitos desses problemas. Experimente você mesmo.


Dor nas costas

Imagem

Este problema não é exclusivamente de quem passa muito tempo jogando ou na internet, afinal desde os tempos de escola que estamos acostumados a nos sentar naquelas cadeiras desconfortáveis e nas piores posições possíveis. E não importa se você tem a melhor e mais confortável cadeira, ou se joga no sofá velho da sala ou na cama, no final sempre vamos estar nas mais loucas posições a fim de encontrar a ‘posição perfeita’ ou mais ‘confortável’ para.

A maioria dos jogos nos mantem por horas sem mudar a postura que estamos, o que pode ter alguns problemas sérios. Concentrados em passar de fase, nem nos damos conta de que aquela posição é a pior possível e mais uma vez pode significar que, eventualmente, que essa dor nas costas muitas vezes temporária pode se tornar crônica. E acredite, dor nas costas é algo que você nunca vai querer ter. NUNCA.

O que fazer: mais uma vez se levantar e fazer uma caminhada de 40 minutos mais ou menos por aí, além de claro estar atento a sua postura enquanto você joga.


Síndrome do Túnel do Carpo

Imagem

Síndrome do túnel do carpo é um nome que quase sempre anda de mãos dadas com o uso do computador. É causada quando o principal nervo que passa sobre o osso do carpo no punho é pressionado ou agravado. É mais comumente associada ao uso do mouse e até mesmo dos controles de jogos. Também conhecida como Síndrome de WASD ou Thumb Gamer, entre outros nomes.

Ter que segurar um mouse ou um controle em ângulos estranhos para um longo período de tempo significa que a área do túnel do carpo, que é onde os principais nervos e tendões da mão estão alojados, acaba ficando inchada.

O que fazer: já que nem todo mundo utiliza mouses ou controles ergonômicos, é sempre melhor flexionar sua mão e pulso de tempos em tempos enquanto estiver jogando ou navegando na internet e depois que parar também. Afinal, o tratamento para a Síndrome do túnel do carpo pode exigir a imobilização do polegar, além de proporcionar um incômodo permanente. Então não deixe que isso aconteça.


Bolhas

Imagem

As bolhas são uma das coisas no mundo que pode realmente fazer você conhecer o verdadeiro significado da dor. Elas coçam, queimam e estouram. Os que mais sofrem normalmente com isso são os ‘gamers hardcore’, mas quem já teve o prazer de jogar no controle do Atari também já deve ter sofrido um pouco na época. Mas os tempos modernos também têm seus próprios vícios.

Segurar o controle ou o mouse do computador de forma errada, mesmo que por algumas horas pode facilmente causar bolhas e erupções cutâneas em seus dedos, palmas das mãos e nos pulsos; este último especialmente comum em usuários de desktop.

O que fazer: se possível opte por controles e mouses ergonômicos, mas caso não seja, mas uma vez pausas regulares durante o jogo ajudam bastante no combate as bolhas.


Dores musculares e Deslocamentos

Imagem

Graças ao Kinect e Wii Move, temos visto novas variedades de lesões. Se juntando a dor das bolhas e das costas temos as dores musculares, nas articulações e nos ombros, e até mesmo deslocamentos. Há uma razão para que os esportistas façam alongamento e se aqueçam antes de qualquer competição.

Com a nova era de jogos interativos, o sofá foi deixado de lado e muitos jogadores passaram a pular e se movimentar freneticamente na frente dos videogames e acabam com distensão muscular, dor nas articulações e dor no corpo que pode durar dias.

O que fazer: embora seja apreciada a iniciativa de se levantar do sofá, os jogadores devem assumir a responsabilidade de seus corpos. Da próxima vez que pegar o controle para jogar Wii Sports ou uma sessão de dança Kinect, lembre-se de reservar alguns minutos para se aquecer e fazer um pouco de alongamento.


Este são só alguns dos problemas que podem ocorrer com quem passa muito tempo na mesma posição ou que exagera quando vai jogar. Lembra de mais algum ou tem mais dicas de como se prevenir, ou já sofre com algum problema? Deixe nos comentários.

Fonte: Tribogamer

Comentários

24 Ago, 2014 - 18:42

Comentários

flavinhohoop 28 Ago, 2014 15:16 -4

pega a sua noticia e F-O-D-A - S-E

GuilherZ 28 Ago, 2014 09:26 0

Dor nas costas é a pior !

finch 28 Ago, 2014 01:49 0

Dor nas costas realmente é a pior, eu mesmo tenho uma dor terrivel nas costas há muitos anos não só por causa dos games, precisa fazer uma fisioterapia e um tratamento de postura, acho q se chama rpg..
Ja durante os jogos, por mais q vc tente se corrigir não dá, vc sempre vai ficar torto não tem jeito, quando vc ve vc esta praticamente sentado com as "costas" na cadeira, é bizarro sim mas acontece muito.
Okay!

Wesley junior Silva 27 Ago, 2014 23:21 2

samn escreveu:Os nervos de minhas mãos estão doendo de tanto jogar.

Acho que podem estar doendo por um outro motivo Troll! Bwahaha! Se ferrou! Hihi! Ahh! Forever Happy!

dalponte 25 Ago, 2014 20:32 1

Brynko-dgs escreveu:
LucasRaykard escreveu:a um tempo eu n conseguia nem mexer a mão direita,tbm né eu passava quase 10 horas jogando Vish!

Acho que problema com a mão direta foi gerado por outro motivo
Troll! Haha! Hihi! Ahh!

kkk

rafonesrafa 25 Ago, 2014 13:04 2

eu tinha bolhas nos dedos quando jogava no ps2, agora que jogo com teclado e mouse não tenho mais e o que me incomoda é dor nas costas pq minha cadeira ter o encosto pequeno pra mim, vo comprar uma poltrona king sise

JRmax 25 Ago, 2014 11:17 0

A maioria desses problemas é relacionado a postura e falta de um pouco de exercício físico. 30 ou 40 minutos já resolvem esse problema.

rachubiku 25 Ago, 2014 10:04 4

Faltou as pernas minhas pernas ficam dormente e a noite doí demais, no meu caso não é só de jogar passo metade do dia sentado e isso trava o sangue das coxas, tenho medo de no futuro da uma trombose ou algo do tipo.

Bolhas ja são as marcas do guerreiro rsrsrsrsrs

iGhosthy 25 Ago, 2014 08:58 0

Essa Síndrome do Túnel não é só responsável por jogar, mas qualquer tipo de trabalho ou ação repetitiva, meu pai trabalhava com gestão e de tanto ficar usando PC e atendendo telefone ele tem esse problema nas duas mãos, o que gera dores, as vezes perde um pouco a força na mão pra segurar algo mais pesado essas coisas.

Brynko-dgs 25 Ago, 2014 07:39 11

LucasRaykard escreveu:a um tempo eu n conseguia nem mexer a mão direita,tbm né eu passava quase 10 horas jogando Vish!

Acho que problema com a mão direta foi gerado por outro motivo
Troll! Haha! Hihi! Ahh!

MatheusAmorimCE 25 Ago, 2014 05:54 1

Exatamente, trabalho com designer, tenho que passar horas na frente do computador.

th3math3us escreveu:
coelhin escreveu:isso é falta de trabalhar

E se o cara trabalha com isso?

th3math3us 25 Ago, 2014 03:15 2

coelhin escreveu:isso é falta de trabalhar

E se o cara trabalha com isso?