Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Telescópio Registra Nuvem de Poeira Capaz de Formar Planetas

O telescópio espacial Spitzer da Nasa registou uma erupção de poeira em volta de uma estrela jovem, possivelmente resultante da colisão entre grandes asteróides. Este tipo de impacto pode eventualmente levar à formação de planetas.

Cientistas observavam a estrela baptizada de NGC 2547-ID8, quando surgiu uma enorme quantidade de poeira entre Agosto de 2012 e Janeiro de 2013. «Acreditamos que dois grandes asteróides colidiram um com o outro, criando uma enorme nuvem de grãos semelhantes a areia bem fina, que estão a degradar-se em pedaços menores e a afastar-se lentamente da estrela», disse o principal autor do estudo e estudante Huan Meng, da Universidade do Arizona (EUA). A pesquisa foi publicada na revista Science.

O Spitzer já tinha observado poeiras oriundas da colisão entre asteróides, mas essa é a primeira que vez que os cientistas conseguem recolher dados antes e depois da colisão. A visualização oferece um vislumbre do violento processo de formação de planetas rochosos como a Terra.

Planetas rochosos iniciam a vida como material de poeira circulando em torno de estrelas jovens. Os aglomerados desse material juntam-se para formar asteróides, que crescem de tamanho ao longo do tempo e transformam-se em proto-planetas. Depois de cerca de 100 milhões de anos, os objectos evoluem para planetas maduros, terrestres. A lua pode ter surgido justamente da colisão entre a proto-Terra e um objecto do tamanho de Marte.

Fonte: Diariodigital/Sapo

Comentários

02 Set, 2014 - 20:30

Comentários

Vitordb 03 Set, 2014 12:11 0

Priston31 escreveu:
jhayrus escreveu:Parece um corpo !!!


Aquele imagem é meramente ilustrativa. Imagens desse tipo ainda mais por estarem próximos de estrelas não podem ser tiradas normalmente, são por raios ultra violeta, detectores de radiação, etc.

Pois é. Essa galera olha pra imagens de galaxias e corpos celestes e acha que a cor delas é assim, não sabendo que são incluídas pelo computador conforme os supostos elementos fisicos ou gasosos daquele corpo celeste, ou aglomerado, etc. As fotos reais são ridículas, e isso é frustrante, pois não sabemos nem a cor destes locais.

Priston31 03 Set, 2014 09:50 0

jhayrus escreveu:Parece um corpo !!!


Aquele imagem é meramente ilustrativa. Imagens desse tipo ainda mais por estarem próximos de estrelas não podem ser tiradas normalmente, são por raios ultra violeta, detectores de radiação, etc.

jhayrus 03 Set, 2014 00:31 2

Parece um corpo !!!