Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Cuidado: malware solto no Twitch rouba itens e dinheiro do Steam

Recentemente adquirido pela Amazon por US$ 1 bilhão, o site de streaming de jogos Twitch é o mais novo alvo de malwares na internet. Um dos casos recentemente descobertos é bem perigoso e envolve o roubo de perfis e carteiras virtuais em outro serviço bastante usado na área de games, a plataforma e loja virtual Steam.

De acordo com a F-Secure, que recebeu um alerta sobre o malware, tudo começa com mensagens em forma de spam nas janelas de chat do Twitch: bots fazem convites aos espectadores para ganharem itens gratuitos ou participarem de promoções incríveis, como ter a chance de faturar raridades de jogos como Counter-Strike: Global Offensive.

Imagem

O passo seguinte do infectado que clicou no link envolve um programa em Java que pede email, nome e permissão da pessoa - algo puramente fantasioso para tentar dar credibilidade à promoção. É aí que o malware começa a replicação.

Muito poder

Batizado de Eskimo, o vírus é capaz de instalar um arquivo binário no Windows e executar as seguintes ações:

[list]Fazer capturas de tela

Adicionar novos amigos, aceitar pedidos de amizade e fazer trocas com contatos no Steam

Comprar itens (caso haja dinheiro na carteira virtual)

Enviar uma proposta de troca

Aceitar transações pendentes

Vender itens com desconto no mercado[/list]

Ou seja, o inventário e a carteira de uma conta no Steam podem ser esvaziados, seja por simples transferências ou por vendas com descontos incríveis (até 35%) na plataforma. Para realizar as trocas da conta infectada para uma pessoal, vários perfis fakes já foram encontrados no site, com os nomes a seguir:

Imagem

O Steam possui um sistema de segurança rigoroso para o acesso de contas em outras máquinas, mas esse processo é feito totalmente no PC do usuário, levantando menos suspeitas. Uma verificação de identidade adicional quando forem detectadas trocas em excesso com contas suspeitas - ou o cuidado do usuário para não clicar em qualquer link atrativo - poderia solucionar o problema.

Fonte: Tecmundo

Comentários

13 Set, 2014 - 10:57

Comentários

juniorthrash 14 Set, 2014 20:38 0

Falando nisso eu lembrei da época do Orkut, sempre tinha um FDP que me mandava links, para vc clicar, mas sempre que clicava abria para vc por o seu login, esses trouxas, espertos não cae nessas coisas, mas para não passar em branco eu colocava o login: Filhadaputa@vaitomar. e senha: seuarrombado...
Essas coisas gentis, pelo menos quando os manés ia ver quem caiu, tava lá! Hahahahah...

Ghoug 14 Set, 2014 18:19 0

starbearer77 escreveu:curiosamente nos últimos dois dias recebi convites de usuários que não tinham absolutamente nenhum jogo na conta.


Cara eu também, se o cara for nivel 0 e nem tiver jogo não aceito nem fudendo.

starbearer77 14 Set, 2014 15:46 0

curiosamente nos últimos dois dias recebi convites de usuários que não tinham absolutamente nenhum jogo na conta.

Vandercy-F 14 Set, 2014 14:13 0

E sempre tem um fdp q manda convite, perfil privado e pá ne kkk e deve ser q não tem jogos pagos na Steam eu sempre bloqueio quem me manda convite.

"Desconfio até da minha sombra." kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Mother of God!

rationet 14 Set, 2014 07:54 0

TH1AGOWAR escreveu:E é por isso que o MEDO esta tomando conta da steam,ngm quer mais fazer troca ou acessar links de estranhos por MEDO de perde seu "investimento" de anos.fazer o que ne,boas coisas vem com ruins tbm




ps:todo dia,SIM TODOS OS DIAS, algum fdp aleatorio manda pedido de troca/trade com link externo pra roubar minha conta


Não é todo dia, mas pelo menos uma vez por semana recebo convite de amizade de gente que não tem amigos ou grupos em comum comigo, não tem jogos pagos na Steam e, pior, o perfil é privado. Lógico que não adiciono.

chucky515 14 Set, 2014 02:49 0

ainda bem que nem uso ele =)

yurigreger 14 Set, 2014 01:48 1

Bom eu tambem sou super cauteloso, so aceito gente para adicionar que tenham porens.

1 - Ele tem que ter pelomenos 3 ou 4 amigos em comum se nao tchau
2 - Nao seja perfil privado
3 - Se for para fazer troca, obrigatoriamente tem que se apresentar no steam trade e ter ao menos 95% de boa reputacao.
4 - Link nao aceito nenhum e nao ciclo em nenhum
5 - Pra me add tem q ser BR, se for Gringo tchau... tenho que conhecer se nao nem insista.

juniorthrash 13 Set, 2014 19:59 3

Na steam eu não aceito link de ninguém, os que eu conheço que são meus amigos se tiver que mandar algo me mandam no meu email, já os desconhecidos eu ja falo que logo que nao recebo links de ninguém, já deixo escrito em português em inglês, justamente para nao ter problema!
Ah e também não aceito convites de pessoas que deixam seus perfis privado, é uma falta de respeito, o cara quer ser seu amigo, mas não quer mostra o perfil dele, mas o seu ele quer ver, affff!

reginaldoMaster 13 Set, 2014 19:55 2

Eu já fui uma vitima não desse do Twitch perde minha conta por 5 dias por minha sorte e os amigos que tenho aqui na tribo o no steam recuperei a conta.Muito cuidado galara.
Mother of God!

ziulotaner00 13 Set, 2014 15:44 0

ItalloIgor escreveu:Me admira é pessoas ainda acreditarem nessas coisas. Se fosse só um ou outro e os mais novos até dava para entender, mas são muitas pessoas e até gente com idade para saber que isso é vírus. Oh God!

Cara as coisas não são tão simples como você pensa,ontem um cara me enviou um convite para adicioná-lo na minha lista de amigos na steam e 5 minutos depois de adicioná-lo ele me mandou um suposto link de uma promoção para ganhar jogos na steam.

Logicamente que não cliquei no tal link,mais infelizmente tem gente muito inocente que clicaria nos links desses chats sem pensar.

Tem contas da steam que valem muito dinheiro em gifs e itens da comunidade,essa parada e seria já fui alvos desses espertinhos só que não me pegaram pois desconfio até da minha sombra kkkkkkkkkkk

Rafarofa 13 Set, 2014 15:26 0

Não uso twitch mas vou avisar pros meus amigos que usam

falador_de_verdades 13 Set, 2014 14:33 0

Não utilizo Twitch, mas obrigado por avisar