Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

6 vezes que jornais utilizaram imagens de jogos em notícias



A cada ano que passa, os gráficos dos jogos ficam cada vez mais realistas. Personagens e paisagens podem muito bem confundir muitas pessoas e, as vezes, é fácil achar que imagens ou vídeos são reais. Na verdade, até jornais já fizeram isso.

Muitos acreditaram estar diante de uma imagem que parecia ser real, especialmente por não interagem com jogos todos os dias. Não que isso tire a credibilidade da noticia, mas utilizar uma imagem de videogame para ilustrar um acontecimento real, além de provar que os gráficos são fantásticos, também é muito engraçado. Confira seis vezes em que tivemos jogos sendo usados em noticiários, seja para ilustrar ou apenas para inspirar uma imagem:


Imagem

TV2 na Dinamarca usou imagem de Assassins Creed em um notícia sobre a Síria

Bom, depois dessa Assassins Creed ganhou mais um ponto no quesito realismo, e tudo graças a uma rede de noticias respeitada na Dinamarca ter procurado uma imagem da cidade de Damasco e ter acreditado que a versão feita no jogo se tratava de uma imagem real.

O fato aconteceu no início de 2013, a estação de notícias TV2 utilizou uma foto da cidade de Damasco como pano de fundo para uma notícia sobre a Síria. Mas parece que o responsável por colocar a imagem estava com um pouco de pressa, já que não utilizou uma foto do capital, mas sim uma imagem do primeiro Assassins Creed. O mais engraçado é que Assassins Creed se passa em 1191 e a real capital atualmente é um pouco mais moderna do que a TV2 mostrou. A TV2 rapidamente se desculpou pelo uso da imagem e alertou a todos "lembre sempre de verificar as fontes das imagens."


Imagem

BBC utiliza logotipo de Halo para representar o Conselho de Segurança da ONU

Em 2012, a rede de notícias BBC publicou uma reportagem sobre o Conselho de Segurança das Nações Unidas, de modo que eles precisavam de alguns bons logotipos para apimentar o relatório. Aparentemente, algumas informações se cruzaram e eles acabaram com o logotipo da UNSC. O United Nations Space Command (ou Comando Espacial das Nações Unidas) de Halo.

Ao relatar sobre as críticas da Anistia Internacional contra a verdadeira UNSC, BBC mostrou os logos da Anistia ao lado do UNSC de Halo. O erro foi rapidamente divulgado por telespectadores e pela internet e por isso a BBC voltou atrás substituindo a imagem em segmentos posteriores. Eles pediram desculpas pelo erro, dizendo que "a BBC News faz todos os esforços para garantir a precisão de todas as imagens divulgadas. No entanto, de vez em quando erros acontecem." Porém, devido ao fato do logotipo do UNSC verdadeiro não se parecer em nada com o do jogo, a única forma de misturá-los é colocando "UNSC" no Google e pegando a primeira imagem.


Imagem

O CanAsian Times no Canadá fez a mesma coisa que a BBC, mas não corrigiu

Em defesa da BBC, pelo menos a imagem do UNSC foi consertada bem rápido, uma vez que eles assumiram o erro. Porém outras organizações de notícias não são sempre tão sensíveis. O caso em questão é com o CanAsian Times, que também utilizou o logotipo do UNSC de Halo em uma notícia sobre o Conselho de Segurança da ONU, dois meses antes da confusão da BBC, e o erro ainda está lá.

Imagem

Fox News e o logotipo de BioShock Infinite

Em julho deste ano, a Fox News publicou um relatório sobre a política de imigração nos EUA, incluindo uma entrevista com o governador do Texas, em que ele desafiou o presidente a se encontrar com ele na fronteira. O relatório provavelmente não será lembrado por isso, mas sim porque o logotipo utilizado pela Fox News foi definitivamente roubado do jogo BioShock Infinite. O uso do logotipo é particularmente bem-humorado dado o seu contexto e a rede que escolheu para utilizá-lo.

Imagem

Cutscene de ArmA II utilizada como imagens de um ataque terrorista

Enquanto a maioria desses deslizes são bem-humorados e bastante inócuos, este é um pouco mais insidioso. Em 2011, o programa de notícias Exposure do Reino Unido publicou uma matéria expondo a ligação entre o ditador líbio Muammar Gaddafi e o Exército Republicano Irlandês Provisório (IRA), um grupo terrorista com sede na Irlanda do Norte. Você talvez esteja preocupado do porque isso tem a ver com jogos, e você está certo. Nesse matéria, no intuito de demonstrar imagens de um ataque do IRA a tropas britânicas, utilizaram imagens de uma cutscene do jogo ArmA II.

O vídeo, mostrou uma cena muito convincente de um helicóptero sendo abatido por forças terrestres. O Exposure afirmou que o vídeo havia sido feito por próprios agentes do IRA, mas os jogadores foram rápidos em apontar que as imagens foram tirado de ArmA II, um jogo de tiro tático que se passa na terra fictícia de Chernarus. O Exposure manteve a alegação de que o vídeo havia sido gravado e que houve um pouco de confusão. Mesmo assim, os órgãos reguladores britânicos chamaram o vídeo de "material enganoso".


Imagem

SophieCo na Rússia mostrou uma imagem de The Phantom Pain em uma história sobre crianças soldados

Um dos casos mais recentes aconteceu na Rússia. Imagine você assistindo a um programa sério falando sobre assuntos sérios. Como as crianças soldados no Sudão, por exemplo. De repente você se distrai e por um breve momento você se depara com uma imagem de Metal Gear na tela. Se isso acontecer, há uma boa chance de você estar assistindo ao programa de notícias russo SophieCo.

A agência de notícias utilizou a imagem como parte de uma história sobre ex-crianças soldados. Usando uma variedade de imagens apropriadas para o tópico, a maioria serviu bem a sua finalidade ilustrativa, mas a imagem (vista aos 05:35 deste vídeo) não foi muito bem escolhida já que não era uma imagem real. Apesar disso, após o acontecimento circular pela internet, os responsáveis pelo programa disseram que a imagem foi usada intencionalmente, mas talvez isso tenha sido uma desculpa pela gafe.

Fonte: Tribogamer

Comentários

18 Set, 2014 - 18:59

Comentários

SoKiSy112 19 Set, 2014 22:14 -1

http://migre.me/lMwJk

turconha 19 Set, 2014 17:46 0

isso prova o quanto jornais são manipuladores e sensacionalistas.

AlexKapranos 19 Set, 2014 16:11 0

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk google imagens!

chucky515 18 Set, 2014 23:30 0

kkkk, os jornais tem que contratar games para dizer se é uma imagem de jogo ou não, porque assim ta d+ kkk

rodneymatheus 18 Set, 2014 22:32 3

LHCM escreveu:Estagiários Oh God!

so pode vei...

Djcs 18 Set, 2014 20:46 2

Foram procurar imagens no google Haha!

LHCM 18 Set, 2014 19:22 7

Estagiários Oh God!