Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

10 filmes que tentaram capturar a essência dos jogos - PARTE 1



Jogos de videogame e filmes possuem uma relação difícil. Desde a tentativa lamentável de misturar filmes com jogos no Sega CD com o jogo Night Trap, ou Hollywood adaptando várias franquias para o cinema como Street Fighter 2 e até Super Mario Bros, os dois meios de entretenimento parecem se esforçar para encontrar a melhor maneira de serem compatíveis. Os jogos são um passatempo interativo e a experiência passiva de assistir a um filme pode ser um obstáculo de sucesso permanente ao se mesclar os dois.

Enquanto que alguns jogos possam ser melhores que muitos filmes que já vimos, talvez os jogos em seu sentido mais amplo podem oferecer um grande tema para ser explorados em filmes. Na verdade, ao longo dos anos alguns cineastas tentaram fazer um filme baseado em torno do conceito dos jogos, e os resultados, como veremos, são variados. Então, do ridiculamente ruim para o mais divertido, aqui estão dez filmes que tiveram inspirações no universo dos jogos. Confira:




The Lawnmower Man - O Passageiro do Futuro

Assim como os jogos de videogame, o escritor Stephen King também já teve uma relação instável com as telonas - enquanto que algumas adaptações cinematográficas de seus livros são ótimas (vide Um Sonho de Liberdade) muitas delas chegam a ser bastante horríveis. Então combine Stephen King com o conceito de habitar realidades virtuais e um estilo visual dos jogos de videogame em um filme e os resultados serão, tipo, muito trágicos. Em seu lançamento, em 1992, a maioria dos críticos, com razão, criticaram o terrível roteiro, mas muitos deles elogiaram os gráficos computadorizados, descrevendo-os como "deslumbrante" e "visualmente deslumbrante".

Na trama, o cientista Dr. Lawrence utiliza experiências com tecnologia para estudos governamentais e desenvolveu um sistema de "realidade virtual" e injeção de drogas, o qual realmente coloca o usuário no universo da informática. Jobe que é um jardineiro deficiente mental, é usado como cobaia, ligando o seu cérebro a um computador é sendo colocado no sistema virtual. Ele passa por um intenso programa de aprendizado, rapidamente ele desenvolve uma inteligência brilhante com poderes telepáticos e telecinéticos. Mas, nesse ponto, o jardineiro ganhou algumas ideias próprias sobre como a pesquisa deve continuar, e o Dr. Lawrence começa a perder o controle sobre a experiência e perigosos efeitos colaterais começam a aparece no jardineiro.

Como dito, versões anteriores do filme diziam que a obra era baseada no conto do famoso escritor Stephen King. King de fato escreveu um conto chamado no Brasil de "O Homem do Cortador de Gramas" (The Lawnmower Man) no livro Sombras da Noite (Night Shift) de 1978, mas ele é completamente diferente do assunto do filme. Stephen King processou os produtores do filme por tentarem associar o seu nome ao filme e declarou nos documentos judiciais que o filme "não tinha qualquer semelhança significativa" com sua história escrita no conto. Ele teve seu nome removido dos créditos do filme. O nome de King só foi removido quando foi ordenado que o estúdio lhe pagasse 10 mil dólares em indenizações.




Gamer

Gamer é quase um jogo de tiro em terceira pessoa, o thriller de ficção científica é estrelado por Gerard Butler como o ator desesperado para lançar sua carreira no cinema de ação a todo custo . Desta vez, ele interpreta John "Kable" Tillman, o melhor jogador do jogo SLAYERS.

Kable é na verdade um prisioneiro do jogo SLAYERS em um futuro próximo onde as prisões não são como as do século vinte. A criação de um revolucionário videogame com um ambiente on-line é a forma de diversão mais difundida entre os jovens. Semanalmente, milhões de internautas assistem condenados como Kable lutando para sobreviver como se fossem personagens virtuais em um jogo. Kable é o maior lutador do jogo, e é manipulado por Simon, um adolescente que o considera um mero personagem. Um grupo de rebeldes planeja derrubar a estrutura cruel do jogo, e para eles Kable é a peça chave para a vitória contra o sistema. No meio dessa batalha, e sob o comando de um adolescente, Kable terá que usar todas suas habilidades extravirtuais para vencer o jogo e derrubar o sistema, salvar sua família e garantir novamente a liberdade de muitos prisioneiros.

Quem vai assistir Gamer esperando um filme rico em caracterização e intrigante talvez fiique completamente decepcionado. Gamer é mais um daqueles filmes que usam uma desculpa para ter ação em tempo integral. Mas infelizmente, os momentos de ação são terríveis, o que é uma coisa ruim quando essa é a única coisa que você está esperando do filme.




The Dungeonmaster

É justo dizer que alguns dos filmes mais divertidos inspirados por jogos surgiram durante a década de 80, mas você está perdoado por não ver Dungeonmaster (inicialmente intitulado Ragewar), uma vez que a produtora responsável por isso, a Empire Pictures, entrou em colapso antes do seu lançamento. Ainda assim, graças à internet, as versões já estão disponíveis há algum tempo, então se você realmente quiser vê-lo, você pode procurá-lo por aí.

Agora, se você deve ou não fazer esse esforço é algo a se pensar. O enredo gira em torno de Paul Bradford e sua namorada Gwen que se encontram enfrentando Mestema, um feiticeiro ansioso para encontrar jogadores decentes com quem possa batalhar. Cada segmento é filmado por um diretor diferente, o que por um lado destaca um estilo particular para a Dungeonmaster um pouco complicado, mas, por outro certamente mantém o público em seus dedos. Na verdade não é nem de longe tão ruim como se pode pensar.




The Last Starfighter - O Último Guerreiro das Estrelas

No papel, The Last Starfighter soa mais para uma versão barata de Star Wars - e depois de assistir, você é obrigado a concordar. Mas também temos que admitir que não é tão ruim como se pode pensar, se tornando um daqueles filmes B mais obscuros e de baixo orçamento.

The Last Starfighter conta a história do gamer adolescente Alex Rogan (Lance Guest) que alcança a pontuação mais alta em Starfighter, antes de ser convocado para lutar numa guerra intergalática. O diálogo espirituoso e alguns efeitos especiais surpreendentemente tentava elevar The Last Starfighter acima do plágio dos sci-fi e talvez seja um dos primeiros filmes que foi inspirado por jogos de videogame e que se tornou um jogo de videogame depois.

Foi um dos primeiros filmes a fazer uso extensivo da computação gráfica por seus efeitos especiais. No lugar de modelos físicos, modelos prestados 3D foram utilizado para demonstrar naves espaciais e muitos outros objetos. O Gunstar e outras naves espaciais eram a concepção do artista Ron Cobb, que também trabalhou em Alien, Star Wars e Conan, o Bárbaro. The Last Starfighter, juntamente com Tron da Disney, tem a distinção de ser um dos primeiros filmes do cinema para o uso extensivo imagens geradas por computador (CGI) para descrever suas muitas naves, ambientes e cenas de batalha.




Tron - Tron: Uma odisséia eletrônica

A fascinação pelo jogo Pong em 1976, foi o gatilho para a produção de Tron, protagonizado por Kevin Flynn (Jeff Bridges) é um jovem engenheiro de Softwares que trabalha para uma grande corporação chamada ENCOM. Ele fica horas desenvolvendo novas ideias para videogames com o objetivo de fundar sua própria companhia, mas seus projetos são encontrados e roubados por outro funcionário, Ed Dillinger (David Warner), que os apresenta como seus e é promovido a Vice-Presidente, enquanto Flynn é demitido e forçado a abrir um Arcade para continuar a trabalhar.

Kevin decide invadir o servidor da ENCOM usando um programa chamado CLU para encontrar provas da fraude de Dillinger. Porém, CLU é detectado e destruído pelo Programa de Controle Mestre (MCP), um programa de computador criado por Dillinger para proteger os sistemas da ENCOM. O código de acesso usado por Flynn é desativado pelo MCP, o que também desativa o código de acesso de outro funcionário da empresa, Alan Bradley (Bruce Boxleitner), que confronta Dillinger e revela que criou um programa chamado Tron para monitorar o MCP. Após Bradley ir embora, o MCP confronta Dillinger e revela que planeja invadir os servidores do Pentágono e conquistar o mundo, já que está mais apto a fazê-lo do que os humanos. Dillinger é forçado a ajudá-lo.


OBS: sabemos que a imagem do inicio é de Tron: o Legado.

Fonte: Tribogamer

Comentários

20 Set, 2014 - 18:56

Comentários

silviola 21 Set, 2014 19:16 0

De fato... erro meu, não prestei atenção ao 10.

ISilva escreveu:
silviola escreveu:Você quis dizer: "10 FILMES &rt;ANTIGOS< QUE TENTARAM CAPTURAR A ESSÊNCIA DOS JOGOS - PARTE 1"
Ou é isso, ou cometeu um grande erro ao não citar como por exemplo: Wreck-It Ralph ( Detona Ralph ).


Disseram 10, colocaram 5, que tal esperar um pouco ¬¬'

dilver 21 Set, 2014 09:54 -1

street fight, mortal kombat, resident evil,hallo,e assim vai

chucky515 21 Set, 2014 02:13 1

eu curtia aquele street fight que passava no SBT '-'

gvgl94 20 Set, 2014 22:36 0

Esqueceram de Jogo Mortal :/
https://www.youtube.com/watch?v=9m_awQXJ4ag

ISilva 20 Set, 2014 22:35 2

silviola escreveu:Você quis dizer: "10 FILMES &rt;ANTIGOS< QUE TENTARAM CAPTURAR A ESSÊNCIA DOS JOGOS - PARTE 1"
Ou é isso, ou cometeu um grande erro ao não citar como por exemplo: Wreck-It Ralph ( Detona Ralph ).


Disseram 10, colocaram 5, que tal esperar um pouco ¬¬'

silviola 20 Set, 2014 20:35 -7

Você quis dizer: "10 FILMES &rt;ANTIGOS< QUE TENTARAM CAPTURAR A ESSÊNCIA DOS JOGOS - PARTE 1"
Ou é isso, ou cometeu um grande erro ao não citar como por exemplo: Wreck-It Ralph ( Detona Ralph ).

infinion 20 Set, 2014 19:46 1

Valeu pela lista, The Last Starfighter é um filme da minha infância e eu não conseguia lembrar o nome pra procurar novamente.