Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Gosta de Linux? Confira suas principais distribuições da atualidade (Parte 2)

Fedora

Como lembrado na primeira versão deste artigo, o Fedora, nascido no final de 2003, é o substituto de uma das distribuições mais antigas, o famoso Red Hat Linux, surgido em 1995 e então em sua versão 9, lançada em março daquele mesmo ano (2003).

Imagem

A Red Hat, a empresa americana responsável, dentre outras coisas, pelo desenvolvimento dos pacotes RPM, optou também em 2003, pelo modelo de desenvolvimento e uso abertos servindo a um sistema comercializado; sendo o Fedora o campo de provas e por ela vendido o RHEL, ou Red Hat Enterprise Linux.

Por conta de sua prestigiosa ascendência, o Fedora é largamente utilizado, contando também com um grande número de desenvolvedores.

Como o Ubuntu, o Fedora lança versões a cada seis meses. E por ser inovador, trazendo sempre as tecnologias mais recentes, traz algumas instabilidades, com as quais geralmente se pode conviver.

Exemplificando esta tendência à inovação, está a adoção pioneira do GNOME 3/GNOME Shell, que também não agradou a muitos usuários. Apesar de não ser uma distribuição difícil, o Fedora não é tão fácil de utilizar quanto as distribuições que o antecederam neste artigo. Mas há uma compensação que vem na forma da excelente contribuição comunitária denominada EasyLife, uma ferramenta de instalação de pacotes capaz de transformá-lo num desktop perfeito para o uso diário com uns poucos cliques.

CentOS

Por último, chegamos ao CentOS, uma distribuição feita por indíviduos e organizações que, apesar de não receberem investimentos pesados, criam um sistema estável da categoria Enterprise. Sendo assim, este sistema operacional possui recursos e funcionalidades suficientes para ser usado em empresas e corporações, mas sem o custo de suporte e certificação que os concorrentes comerciais costumam praticar.

Como se não bastasse, o CentOS é 100% compatível com o Red Hat Enterprise Linux, sendo derivado do mesmo código-fonte. Portanto, caso você precise de uma opção mais robusta do Linux, já sabe onde recorrer.

Imagem

O conteúdo do Canaltech é protegido sob a licença Creative Commons (CC BY-NC-ND). Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

openSUSE

O Projeto openSUSE é um esforço mundial que promove o uso do Linux em todos os lugares. O Projeto openSUSE cria uma das melhores distribuições Linux do mundo, trabalhando junto num aberto, transparente e amigável estilo como parte de uma comunidade mundial de Software Livre e de Código Aberto.

O projeto é controlado pela sua comunidade e conta com a contribuição de particulares, trabalhando como provadores, escritores, tradutores, experientes utilizadores, artistas e embaixadores ou desenvolvedores. O projeto abarca uma vasta variedade de tecnologia, pessoas com diferentes níveis de experiência, que falam diferentes idiomas e que têm diferentes experiências culturais.

Imagem

Distribuição

A distribuição openSUSE é uma distro polivalente fácil de usar, estável e completa.

Está voltada para usuários e desenvolvedores trabalhando em desktops e servidores. É ótima, tanto para iniciantes quanto para usuários experientes, bem como para "ultra geeks" (aqueles que conseguem dar nó em pingo d'água); resumindo, é perfeita para todos! O último lançamento, o openSUSE 12.2, traz novas funcionalidades e versões maciçamente melhoradas de todas as aplicações úteis a servidores e desktops. Vem com mais de 1,000 aplicações de código aberto.

Tails

Hoje em dia, navegar anonimamente pela internet é uma tarefa um tanto quanto difícil. Cada vez mais hackers e outros elementos podem ter acesso fácil à todas as suas informações, graças aos métodos utilizados pelos sistemas operacionais convencionais para se conectar à grande rede. Só que existem algumas alternativas que podem criar uma barreira em torno de suas informações, possibilitando total anonimato na internet. Tails é uma dessas alternativas.

Imagem

O Tails (sigla deThe Amnesic Incognito Live System) é um sistema operacional baseado no Linux e que pode ser bootado a partir de um simples pen drive, o Tails passa toda e qualquer conexão com a internet pelo pacote Tor, impossibilitando que outras pessoas consigam rastrear suas ações na rede. Todos os emails enviados pelas ferramentas disponibilizadas no SO são criptografados por OpenPGP e mensagens de chat são protegidas pela criptografia Off-the-Record.



Fonte: PPLWare, Baixaki

Fonte: Tribogamer

Comentários

20 Set, 2014 - 21:28

Comentários

toddyfreerider 21 Set, 2014 14:32 1

ja usei muito o backtrack uma versão baseada no debian.

thiagomg95 21 Set, 2014 11:16 1

Onde está a parte 1?