Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Mortal Kombat: confira as maiores curiosidades sobre a franquia

Mortal Kombat X será lançado no PS3, PS4, Xbox One, Xbox 360 e PC em 2015, mas antes dele vieram outros jogos que marcaram esta popular série. Um dos games de luta mais famoso de todos os tempos, Mortal Kombat guarda inúmeras curiosidades sobre sua produção, personagens e até mesmo sobre pontos que você nem imagina. Confira algumas abaixo e surpreenda-se:

Dois Sub-Zeros

Imagem

Essa curiosidade é até bem conhecida, mas é verdade: existiram dois Sub-Zeros. O primeiro, chamado de Bi Han, é o original e irmão mais velho do segundo Sub-Zero. Foi ele quem matou Scorpion, mas logo em seguida foi morto pelo ninja amarelo, que voltou do inferno para se vingar.

Depois que morreu, Bi Han também voltou do inferno, mas com a identidade de Noob Saibot, após ser revivido por Quan Chi. O segundo Sub-Zero se chama Kuai Liang e jurou vingar seu irmão, frente a Scorpion.

Noob Saibot ao contrário

Imagem

E por falar em Noob Saibot, saiba que ele foi inspirado pelos criadores do Mortal Kombat – o jogo, não o torneio. Ao contrário, "Noob Saibot" quer dizer "Boon Tobias", que nada mais é que o sobrenome da dupla que produziu o game.

Veja a semelhança: Ed Boon e John Tobias. Ao contrário, o sobrenome da dupla é Noob Saibot, e partiu daí a inspiração para o batismo do famoso lutador que se esgueira pelas sombras, que por sua vez foi o primeiro Sub-Zero, como citamos acima.

Dois homens, muitas lutas

Imagem

No elenco do primeiro filme de Mortal Kombat, há dois astros de cinema bem peculiares: Robin Shou e Cary-Hiroyuki Tagawa. Eles parecem gostar muito de jogos de luta, já que, além de interpretarem o mesmo papel em outras produções da série, também viveram outros personagens, de outras séries.

Robin Shou, por exemplo, foi Liu Kang nos dois primeiros filmes de Mortal Kombat, mas também viveu o mestre Gen em Street Fighter: A Lenda de Chun-Li, além de um vilão em Dead or Alive: Vivo ou Morto. Já Cary-Hiroyuki Tagawa foi Shang Tsung em pelo menos três produções diferentes, incluindo o seriado Mortal Kombat: Legacy, e também Heihachi Mishima, no filme de Tekken.

O primeiro personagem secreto

Imagem

Reptile é o primeiro personagem secreto em um jogo de luta. Criado em uma época onde esse conceito sequer existia, ele era o lutador misterioso que aparecia no primeiro Mortal Kombat, mas não era controlado pelo jogador.

Reptile veio a ser jogável apenas no segundo game da série, com um visual mais bem definido. Vale lembrar que o lutador utilizava o mesmo uniforme de Scorpion no primeiro título, apenas alterando sua cor para o verde. Após muitos anos, hoje ele possui uma identidade visual bem diferente.

Inspirações japonesas

Imagem

Chefões da série, como Kintaro e Motaro, possuem inspirações japonesas, ao menos no nome. Ainda que seu visual e suas histórias não remetam em nada, os nomes fazem referências a heróis de lendas orientais.

Motaro, por exemplo, vem de Momotaro, um herói que nasce de dentro de um pêssego. Já Kintaro, originalmente, é uma lenda japonesa que conta a história de um jovem que foi criado nas montanhas, entre animais, e se tornou incrivelmente forte.

Ermac, o bug

Imagem

Ermac, o lutador ninja vermelho, surgiu a partir de um bug. No final do primeiro jogo, um dos nomes nos créditos aparecia como "Errmac", ou "Error Macro", que era basicamente um erro de programação. Na época, uma revista norte-americana bolou uma brincadeira, dizendo que Ermac era um ninja vermelho, e criou uma imagem falsa para "provar".

A brincadeira foi levada tão a sério que, tempos depois, Ermac surgiu na série como um dos personagens jogáveis, mais precisamente em Ultimate Mortal Kombat 3, e até hoje é um dos favoritos dos fãs.

Johnny Cage, o grande dragão branco

Imagem

Johnny Cage foi originalmente inspirado pelo astro de cinema Jean Claude Van Damme. Suas roupas do primeiro jogo, inclusive, foram inspiradas por um filme de Van Damme: O Grande Dragão Branco. Suas iniciais, JC, também fazem referência ao astro.

Apesar de sua personalidade pouco lembrar Van Damme, Cage tem até mesmo alguns dos golpes utilizados pelo astro nos filmes. Jean Claude Van Damme também seria o ator para interpretar os movimentos do lutador no primeiro game da série, mas recusou o convite por conta de sua agenda apertada.

Mortal sem sangue

Imagem

O primeiro Mortal Kombat, para Super Nintendo, não mostrava sangue vermelho durante os golpes dos personagens. Isso se deu por conta de uma censura imposta a esta versão, o que deixou muitos fãs descontentes.

Felizmente, quem optava pela edição do Mega Drive (ou Genesis), podia contar com todo o conteúdo intacto, inclusive o sangue vermelho, sem se preocupar com censura e em busca da versão mais violenta o possível.

Violência, mas nem tanto

Imagem

Apesar de ser conhecido por dua violência, e por conter os famosos Fatalities, Mortal Kombat não era o game mais violento disponível em sua época original. Desde aquela época já existiam outros com teor violento bem mais elevado, como Chiller.

Chiller era um jogo de tiro em trilhos para PC, que foi lançado em 1986. Nele você encontra cenas bem fortes de pessoas mortas e violência gráfica, com corpos desmembrados e espalhados pelo cenário. Mortal Kombat só ganhou a alcunha de "Jogo mais violento" por ter sido o responsável pela criação do ESRB, o órgão de classificação etária para games nos EUA.

Realista até dizer chega

Mortal Kombat foi originalmente criado com uma técnica de captura de movimentos inovadora para a época. Em vez de utilizar lutadores desenhados em 2D, como ocorria com Street Fighter, os produtores optaram por gravar atores reais e digitalizá-los dentro do game.

Assim, até Mortal Kombat 3 (e sua versão Ultimate), os lutadores eram criados com base na filmagem de atores reais em um estúdio. Muito desse material pode ser encontrado com facilidade hoje, na web, por meio de gravação de bastidores.


Fonte: Techtudo

Comentários

21 Set, 2014 - 11:15

Comentários

ronimc 22 Set, 2014 11:49 0

MK1 no Mega Drive tinha sangue sim, mas era horroroso graficamente e sonoramente devido às limitações do console. O que não ocorria com o Super Nintendo.

OROCHIHEBERT 22 Set, 2014 10:33 0

gamacd escreveu:Aventureiros do Bairro Proibido, pra mim esse filme tem quase todos elementos de MK, nele podemos ter referencia à Johnny cage, lyu kang, Rainden, Shang tisung, Goro, Kitana, Sonya Blade e Kung Lau.

cara, tava assistindo ele novamente, tem uma parte que um dos 3 temporais passa por uma estatueta e quebra ela com a mão, exatamente como no bônus do mk1
...

Voddy_D_Hunter 22 Set, 2014 03:00 0

OROCHIHEBERT escreveu:Rayden. Shang Tsung e Goro foram inspirados respectivamente em: Lithing, Lo-Pan e a estátua de Shintai, do filme "Aventureiros do Bairro Proibido" de Jhon Carpenter


Esse ai está bem na cara mesmo, quando vi esse filme logo percebi, bom filme por sinal, muito engraçado, rs...

atrelegis 21 Set, 2014 23:32 0

"Foi ele quem matou Scorpion" isso esta errado, não foi ele, foi o quan chi...

Vinyoli 21 Set, 2014 23:19 0

MEU DEUS!!! CARA, COMO VOCÊ PODE ESQUECER DE FALAR QUE UNS PERSONAGENS FORAM CRIADOS POR FÃS EM UM CONCURSO?!

rosstler 21 Set, 2014 22:55 0

Uma observação sobre a versão com ou sem sangue do MK1. No Mega Drive, a gente fazia uma comando, no início do game para habilitar o sangue. Tenho quase certeza que era A + B + A + C + A + B + B. Putz! Bons tempos!

gamacd 21 Set, 2014 22:09 0

Aventureiros do Bairro Proibido, pra mim esse filme tem quase todos elementos de MK, nele podemos ter referencia à Johnny cage, lyu kang, Rainden, Shang tisung, Goro, Kitana, Sonya Blade e Kung Lau.

vallum 21 Set, 2014 19:06 0

escreveu:No elenco do primeiro filme de Mortal Kombat, há dois astros de cinema bem peculiares: Robin Shou e Cary-Hiroyuki Tagawa. Eles parecem gostar muito de jogos de luta, já que, além de interpretarem o mesmo papel em outras produções da série, também viveram outros personagens, de outras séries.


LOL. Eles trabalham como atores em filmes do tipo e foram pagos pra isso. Tem que ser meio ingenuo pra concluir que gostam de jogos de luta somente por terem trabalhado em varias producoes baseadas em games... :P

OROCHIHEBERT 21 Set, 2014 18:12 0

Rayden. Shang Tsung e Goro foram inspirados respectivamente em: Lithing, Lo-Pan e a estátua de Shintai, do filme "Aventureiros do Bairro Proibido" de Jhon Carpenter