Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Nintendo completa 125 anos; relembre a história

Há 125 anos surgia uma das mais importantes empresas do mercado de jogos do mundo, a japonesa Nintendo. A companhia foi fundada em 23 de setembro de 1889, mas então operava como fabricante de cartões de um tipo de baralho japonês chamado Hanafuda.

Foi só na década de 1970 que a Nintendo resolveu apostar nos jogos eletrônicos. Nessa época a empresa começou a perder dinheiro com os baralhos enquanto concorrentes como Atari e Bandai se erguiam no novo setor.

Até a década de 1980, além de pequenos aparelhos, a Nintendo fabricou também fliperamas, e em meados de 1981 surgiu o primeiro grande sucesso da companhia: Donkey Kong. Foi nele, aliás, que apareceu o Mario, futuramente principal personagem da marca.

Do sucesso de DK ao primeiro console levou apenas dois anos: em 1983 surgiu o Famicom, que chegou aos Estados Unidos como NES. A partir daí a Nintendo decolou, tornando-se líder no mercado de consoles e jogos - vendendo Super Mario Bros., Legend of Zelda, entre outros.

Os problemas começaram quando a Sega apareceu com o Mega Drive, que na década de 1990 conseguiu reduzir a importância dos consoles da Nintendo. A marca enfrentou mais concorrência pesada com o surgimento do PlayStation, da Sony, que bateu de frente com o Nintendo 64.

Depois a Sony apresentou o PS2 quando a Microsoft lançava o Xbox e a Nintendo via o GameCube, sucessor do N64, derrapar no mercado. O Wii, de 2006, ainda conseguiu segurar a companhia por fazer concorrência com os caros PS3 e Xbox 360, mas sua versão mais moderna, Wii U, não vendeu o esperado, afundando a Nintendo em uma crise financeira que dura até hoje.

Fonte: Olhardigital/Uol

Comentários

23 Set, 2014 - 14:17

Comentários

ysmael100 23 Set, 2014 23:19 0

125 anos de história reduzidos a 6 parágrafos?
Quem ler essa matéria e não souber nada de games,vai pensar que a nintendo não é nada...
Ela não anda com o mesmo brilho e a mesma grandiosidade de outrora, mas falar assim da empresa que tem, na lista dos 10 jogos mais vendidos pra console, todos as 10 posições é realmente uma falta de vontade na hora de escrever a matéria.

Ou é coisa de fanboy do PS4/XBOX ONE.

Não é pq ela está por baixo que vocês precisam chutar...

fabianoxavier 23 Set, 2014 15:15 -1

kkkkkkkk 125 anoss