Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

[DEIXE SUA OPINIÃO] Minecraft e o medo de se tornar gigante

A Microsoft adquiriu a Mojang por 2,5 bilhões de dólares. Será que o dinheiro continua a comprar ideologias e conceitos fenomenais? Há um preço para tudo?



É oficial! Depois dos rumores que davam conta do interesse da Microsoft em comprar a Mojang - a criadora de Minecraft - o negócio foi oficialmente confirmado na página oficial da companhia. Os valores não foram escondidos, e a gigante americana comprou a mojang por 2,5 bilhões de dólares. Quantia que sem duvida é muito dinheiro para um estúdio que há alguns anos dependia da contribuição dos seus fãs para concluir Minecraft, cujo a versão beta durou bastante tempo até o seu lançamento oficial.

Provavelmente a maior notícia nem seja o negócio. Provavelmente, o que importa destacar é que os seus cofundadores entregaram, literalmente, a chave da companhia sueca à Microsoft. Ou seja, Markus "Notch" Persson, Carl Manneh e Jakob Porser deixaram a empresa após a conclusão deste negócio, com uma verba que lhes daria a garantia, desde já, a uma reforma antecipada. No comunicado lemos que o trio vai atrás de novos projetos e a equipe de desenvolvimento de Minecraft não será afetada, continuando a produzir as versões restantes – incluindo as destinadas aos consoles da Sony, mas no futuro irá passar obviamente pela massificação da licença nas plataformas da Microsoft; não faria sentido se fosse o contrário.


Imagem

Apesar do valor astronômico do negócio, os fundadores já haviam acumulado muito dinheiro desde o lançamento de Minecraft. Desde as diferentes versões do jogo, o merchandising, às licenças, há muito tempo que os fundadores deram esta produção indie como bem-sucedida. Assim, a necessidade de mais financiamento para eventuais novos projetos não foi a razão para a venda da companhia. No comunicado, a empresa explica que o motivo da venda foi devido ao enorme crescimento de um projeto simples e humilde para uma máquina monumental de fazer dinheiro. Nunca foi a intenção de Notch tornar-se tão grande, e o próprio tem vivido assombrado com a questão: com tanto dinheiro, a Mojang continuará a ser independente? Talvez o trabalho em pequenos projetos, desde o lançamento do fenômeno, tenha servido para manter aparências, mas os milhões entrando na conta, sarcasticamente, sempre foram um peso na consciência do produtor. A pressão de se manter como líder de Minecraft foi aumentando, tornando-se cada vez mais complicado de lidar com a responsabilidade.

A relação entre a Mojang e a Microsoft sempre foi muito boa, desde que começaram a trabalhar na adaptação de Minecraft no Xbox 360. Essa foi também a razão da escolha na companhia, embora não saiba se houve outro eventual interessado – certamente que compradores não faltariam.


Imagem

É fato que Minecraft é um fenômeno que ultrapassa qualquer compreensão: não é bem um jogo, mas pode ser qualquer jogo. É o Lego da nova geração. E é impressionante observar o impacto que Minecraft tem em qualquer faixa etária, desde os mais novos, crianças de seis, sete anos, aos adolescentes e jovens adultos. A capacidade, quase infinita, de criar locais e experiências, mesmo que visualmente tudo seja "quadrado".

Qual será então o futuro de Minecraft? Mais uma exclusividade para as plataformas da Microsoft? Os fãs responderão positivamente a esta mudança de mãos? Neste momento é impossível dizer qual será a estratégia da gigante Microsoft, mas certamente ela já pensou em uma ou várias sequencias para expandir o conceito do jogo. Mas a aquisição da Mojang sem os fundadores e criadores originais não será como adquirir uma concha vazia? – não diminuindo a importância do resto da equipe; mas já vimos a Microsoft cometer este tipo de erro: ao entrar no mercado de consoles, com o primeiro Xbox, a Microsoft adquiriu a Rare, até então uma das mais cotadas e profícuas produtoras de jogos, gerando a saída dos seus fundadores, os irmãos Stamper e dezenas de programadores responsáveis pelos seus maiores sucessos; a Lionhead Studios ainda manteve o seu líder durante vários anos, mas Peter Molyneux também acabou abandonando a empresa; a Ensemble Studios, responsável por Age of Empires e Halo: Wars sofreu o mesmo destino; e a lista é ainda maior.


Imagem

A introdução de novas políticas de produção em massa das grandes corporações, para rapidamente amortizar o investimento, normalmente desvirtua todo o conceito original. Os fãs poderão ser marginalizados pelas direções tomadas, por se sentirem na necessidade em investir no jogo que afinal, sempre sentiram vontade de contribuir. Entre a vontade de ajudar, pela qualidade humilde dos produtos, à obrigação de investir para suportar grandes estruturas é o que distingue a indústria indie das produções megalômanas. Resta agora saber onde é que a Majong e o seu Minecraft se inserem no pensamento futuro dos fãs.

Minecraft agora pode deixar o seu aspecto "inacabado" quadriculado, para oferecer texturas ultrarrealistas da nova geração. Mas isto é apenas uma suposição. O que você acha?


Via: gamer.com

Fonte: Tribogamer

Comentários

24 Set, 2014 - 18:44

Comentários

Sergio-F 25 Set, 2014 21:37 0

Pessoal reclama de minecraft parecem invejosos, porque seus joguinho Ultra-realista não consegue nem metade do sucesso de minecraft.
História? Baixa um Mod que tem muitos com histórias boas.
Outros não jogam porque diz que é pixelizado.
PAREM DE FICAR USANDO DESCULPA, não gostam, pronto, deixa quem gosta jogar, cada um tem o seu jogo preferido, mas não, sempre tem um que quer acabar com os gosto dos outros desejando mal ao jogo. Joga pixelizado "se quiser" - https://www.youtube.com/watch?v=yXjcaNRgrxs
Diz agora dos gráficos. (mesmo assim terão do que reclamar)
LeoGhost21 escreveu:nunca joguei ou tive vontade de jogar
não acho graça,quem gosta td bem mas não consigo ter vontade de jogar ele
assim como lol,grand chase,dota2 tipo não consigo criar interese por esses jogos
gosto é gosto temos que criticar e comentar sem ofender ngm

Antes eu não curtia minecraft, hoje sim.
E assim como você, eu resipatava quem jogava, hoje sou um dos que joga.
Acho que cada tem seu jogo preferido.

HienaBRA 25 Set, 2014 16:32 0

ziulotaner00 escreveu:
treks escreveu:se ele receber melhores graficos pode até ser que atraia ainda mais jogadores pois tem muitos jogadores preconceituosos e que naum jogaram até hoje por causa dos graficos, eu naum acho graça alguma nesse jogo e naum sei porque ele faz tanto sucesso assim, existem obras primas e que naum recebem toda a atenção que o minecrafit vem recebendo inclusive dos youtubers garimpeiros de like

Não curto esse game também mais sejamos justos que ele faz esse sucesso todo por pura inclusão de jogadores que tem PCs fracos e medianos em um jogo online cheio de possibilidades e recursos.

Resumindo,eu invejo a inteligencia ideia que esses caras tiveram para criar esse jogo pois nem jogos com ideias similares como Garry's Mod e etc conseguiram esse sucesso todo.


Então como vc explica o sucesso dele no Xbox e Ps3?

joao2345 25 Set, 2014 12:47 0

P3t3r escreveu:Mais o MineCraft ja e muito grande Grande Merda , que tem retardados que preferm ficar jogando essa copia de Lego virtual a comprar um balde de Lego ( real ) e estimular a imaginação criando arte !!


True Story!

pelo visto você nunca viu um time-lapse e julga como retardados aqueles que gostam de coisas diferentes de você

True Story!

LeoGhost21 25 Set, 2014 11:11 0

nunca joguei ou tive vontade de jogar
não acho graça,quem gosta td bem mas não consigo ter vontade de jogar ele
assim como lol,grand chase,dota2 tipo não consigo criar interese por esses jogos
gosto é gosto temos que criticar e comentar sem ofender ngm

P3t3r 25 Set, 2014 10:54 -2

Mais o MineCraft ja e muito grande Grande Merda , que tem retardados que preferm ficar jogando essa copia de Lego virtual a comprar um balde de Lego ( real ) e estimular a imaginação criando arte !!


True Story!

Yria 25 Set, 2014 10:42 0

O maior referencial que um empresario pode demonstrar com relação sobre se o seu empreendimento é um sucesso ou não, não é quando ele acaba e sim se ele conseguiu vender o mesmo.

Quanto ao futuro de minicraft estou otimista, acho que a empresa vai fazer modificações interessantes no game, se adicionarem mais conteúdos, ferramentas e criarem uma linha de quests como em cube World eu já estaria feliz.

Marlon018 25 Set, 2014 01:38 3

Eu não vejo problema nisso. O cara fez um produto de sucesso, uma empresa maior ofereceu um bom valor, e ele fez o que qualquer um faria: aceitou. O cara fez certíssimo em vender a empresa enquanto ela está em alta. Hoje vale 2,5 bilhões, e daqui 2 anos quem garante?

Speedrain 25 Set, 2014 01:02 -2

Eu não trocaria nem o campo minado por Skyrim asushafushaduf, mas falando serio, minecraft é um jogo que foi inteligentemente criado, fez sucesso pela características especial, onde você pode criar quase tudo que você quiser ( pelo menos se tratando de construções)

ziulotaner00 25 Set, 2014 00:10 4

joao2345 escreveu:
ziulotaner00 escreveu:
treks escreveu:se ele receber melhores graficos pode até ser que atraia ainda mais jogadores pois tem muitos jogadores preconceituosos e que naum jogaram até hoje por causa dos graficos, eu naum acho graça alguma nesse jogo e naum sei porque ele faz tanto sucesso assim, existem obras primas e que naum recebem toda a atenção que o minecrafit vem recebendo inclusive dos youtubers garimpeiros de like

Não curto esse game também mais sejamos justos que ele faz esse sucesso todo por pura inclusão de jogadores que tem PCs fracos e medianos em um jogo online cheio de possibilidades e recursos.

Resumindo,eu invejo a inteligencia ideia que esses caras tiveram para criar esse jogo pois nem jogos com ideias similares como Garry's Mod e etc conseguiram esse sucesso todo.

minecraft não é tão leve assim não


Me impressiona existir jogadores de Minecraft que não trocariam seu joguinho pixelado nem pelo Skyrim.

Eles gostam do jogo,aceitem True Story!

spaizer 24 Set, 2014 23:23 -5

eu jogaria se os gráficos fossem menos "despixelizados", pode ate manter os quadrados e tudo mais, mas não sei como até hoje não tiveram coragem de lançar umas texturas mais flat.

andersonzero 24 Set, 2014 22:39 0

treks escreveu:se ele receber melhores graficos pode até ser que atraia ainda mais jogadores pois tem muitos jogadores preconceituosos e que naum jogaram até hoje por causa dos graficos, eu naum acho graça alguma nesse jogo e naum sei porque ele faz tanto sucesso assim, existem obras primas e que naum recebem toda a atenção que o minecrafit vem recebendo inclusive dos youtubers garimpeiros de like

Opinião é igual a C#, cada um tem uma você deu a sua!

ronyalan3 24 Set, 2014 21:06 -9

Nunca li tanta *****.